Recrutamento e Seleção: Entenda a Diferença e Como funciona

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Recrutamento e seleção é o subsistema de RH que tem a função de atrair e escolher as pessoas mais indicadas para trabalhar em uma determinada vaga de uma organização.

Porém, é necessário entender que recrutamento e seleção podem ser tanto um processo, quanto uma área do conhecimento dentro da própria estrutura de recursos humanos.

Além disso, é muito comum que esses termos sejam empregados juntos, como se fossem sinônimos ou atividade única, quando na realidade são funções distintas, que se complementam e dependem uma da outra para terem sucesso.

É indispensável conhecer a diferença entre recrutamento e seleção para entender como o processo funciona. Vamos entender melhor cada uma delas a seguir.

O que é recrutamento?

É o anúncio da vaga, ou seja o conjunto de informações, de procedimentos e de técnicas utilizados para atrair candidatos potencialmente qualificados para ocupar as posições existentes em uma organização. Sua finalidade é trazer o máximo de profissionais possíveis, dentro das especificações necessárias.

Nesta etapa também ficam a descrição das vagas, a divulgação nos canais pertinentes e o recebimento de currículos e aplicações. É o primeiro contato entre a empresa e um talento, então, quanto melhor e mais específica for à divulgação da vaga, mais chance que candidatos aderentes à função encaminhem o currículo.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração desta etapa é: o quão conhecida é a minha empresa? As pessoas tem interesse em trabalhar nela? Sabemos que existem empresas que são “sonhos de consumo” para os candidatos. Normalmente são empresas que têm boa visibilidade e muita credibilidade.

Se por acaso sua empresa não é muito conhecida, será necessário incluir um pequeno resumo da história e os principais objetivos da organização, para que isso ajude a despertar nos candidatos, o desejo em trabalhar na corporação.

Mas não se esqueça! Esse processo não acontece apenas quando há vagas em aberto. Ele é contínuo e se intensifica durante este período. Empresas bem preparadas estão sempre de olho em possíveis novos talentos.

O que é seleção?

A seleção ocorre quando há um certo número de candidatos previamente recrutados para a vaga e possui o objetivo de escolher quem ocupará o cargo em questão.

Os critérios para fazer uma boa seleção são variáveis, conforme as características do cargo em questão. No processo de recrutamento e seleção são utilizadas diferentes ferramentas e táticas que tornam os resultados mais certeiros, como veremos em detalhes. Algumas maneiras de realizar essa seleção podem incluir:

  • provas escritas;
  • testes de habilidades;
  • entrevistas presenciais ou por Skype;
  • vídeos;
  • dinâmicas em grupo;
  • e muitos outros.

 

Como podemos ver, desde o início do recrutamento até o final da seleção, existem inúmeras ações e atividades que visam encontrar os candidatos que estão alinhados ao perfil desejado pela empresa. Sempre com maior potencial de envolvimento com a cultura organizacional.

Qual a importância do processo de recrutamento e seleção?

A realização de um processo de recrutamento e seleção tornou-se uma parte importante na estrutura empresarial. Isso porque existem muitos benefícios envolvidos e eles podem otimizar diversos setores e funções, gerando, assim, mais lucro e eficiência.

Quando existe dificuldade na atração dos candidatos, por exemplo, o grande desafio é garantir que os valores e a maneira de trabalhar do candidato tenham a ver com a cultura organizacional.

Imagine uma contratação com profissionais que não se encaixam na estrutura da empresa. Os indicadores tendem a demonstrar que o resultado deste processo foi negativo, pois acabou gerando desperdício de energia, tempo e dinheiro. Com isso, sabemos que uma seleção e recrutamento adequados ajuda na redução do turnover na empresa, fazendo com que haja menor rotatividade.

Outro ponto a observar é que a sucessão de liderança também será mais fácil, uma vez que você terá apenas pessoas bem capacitadas, qualificadas e propriamente alinhadas com a visão e missão da sua empresa no quadro de funcionários.

Quais são os tipos de recrutamento e seleção?

Há diferentes formas de realizar um processo de recrutamento e seleção. No entanto, podemos dividi-las em quatro categorias principais, sendo:

  • interno;
  • externo;
  • misto;
  • online.

 

Você deve escolhê-las com cuidado, já que elas possuem características distintas e seu uso dependerá da cada situação. Confira mais detalhes sobre elas a seguir.

Recrutamento interno

O recrutamento interno é um processo que ocorre dentro da organização. Ou seja, a busca pelo colaborador ideal se volta para o ambiente interno e fica restrita aos colaboradores já contratados.

Os principais benefícios desse tipo de recrutamento são:

  • redução de custo;
  • facilidade de análise de perfis;
  • aumento da moral no ambiente de trabalho;
  • maior rapidez no processo;
  • retenção de talentos.

 

Recrutamento externo

É o modelo de recrutamento mais comum nas empresas. O recrutamento externo se caracteriza pela busca de novos talentos no mercado de trabalho para o preenchimento das vagas em aberto.

Ele também possui suas vantagens, que são:

  • oxigenação de ideias;
  • aumento da motivação;
  • facilidade de instituição de novas práticas organizacionais;
  • aumento do capital intelectual.

 

Recrutamento misto

Como o nome já diz, recrutamento misto é uma mistura dos dois processos anteriores. Ele analisa, ao mesmo tempo, candidatos externos e internos para o cargo. Dessa forma, é possível conciliar uma abertura para novos talentos, com a possibilidade de valorizar os que a empresa já possui.

Recrutamento online

Recentemente, outra forma de recrutamento começou a aparecer no mercado: o recrutamento online. Ele se refere a processos de contratação que são feitos primariamente pelo meio digital.

Nesses casos, é feito o uso de softwares e ferramentas para realizar todas as etapas do recrutamento e seleção. É um tipo de recrutamento que requer técnicas específicas, mas pode trazer ótimos benefícios, tais como:

  • rápida divulgação;
  • maior alcance;
  • comunicação facilitada com os candidatos;
  • pré-seleção com filtros;
  • automatização de tarefas complexas.

 

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Etapas do processo de recrutamento e seleção

Algumas das etapas principais de processos de recrutamento e seleção padrão são:

1. Análise de necessidades

Primeiramente é preciso entender o que você procura em seu processo de recrutamento e seleção, ou seja, quais são as necessidades da empresa e o que ela espera de um novo colaborador.

Depois de ter isso alinhado, o setor de Recursos Humanos deve definir quais serão as funções a serem desempenhadas e quais as competências necessárias para realizar essas tarefas.

Nesta etapa é possível fazer um desenho dos cargos. Isso facilita e muito a contratação e até mesmo o dia a dia do cargo.

O que deve constar nesse documento:

  • Perfil profissional do cargo;
  • Competências desejadas para a função;
  • Atribuições e responsabilidades do cargo;
  • Horários, benefícios e remunerações.

 

2. Prospecção dos candidatos

Tendo a vaga definida de acordo com as necessidades da empresa, o próximo passo é buscar candidatos que estejam adequados para o cargo. É aí que começa efetivamente o recrutamento de talentos potenciais para a vaga por meio da divulgação.

Por isso, criar uma job description otimizada em publicações em redes sociais, sites especializados e agências de recursos humanos é fundamental, pois somente assim você encontrará candidatos alinhados com o perfil.

3. Triagem de Currículos

Depois desta etapa de prospecção, você, provavelmente, terá dezenas de currículos em mãos para analisar. Por isso, é necessário fazer uma boa triagem para separar aqueles currículos que não possuem perfil para a vaga.

É muito importante que a equipe de recrutamento e seleção faça uma análise cuidadosa, para, ao mesmo tempo, não desperdiçar energia com currículos inadequados, nem descartar profissionais com um bom perfil.

4. Entrevistas

Com os melhores currículos já selecionados, é hora de passar para uma etapa muito importante: as entrevistas pessoais.

Com elas você pode identificar as habilidades dos profissionais, analisar seus comportamentos e checar as informações de seus currículos.

Mas não perca muito tempo. Essas entrevistas iniciais possuem a função de dar apenas um panorama geral. Por isso, são rápidas e, em maioria, um pouco impessoais. Além disso, elas podem ser feitas até mesmo por vídeo ou telefone.

5. Testes e provas técnicas

Em alguns os cargos, é necessário que seja aplicado algum tipo de teste ou prova técnica para avaliar e até mesmo confirmar a competência específica daquele futuro colaborador.

No caso de funções mais específicas, pode ser adequado escolher, inclusive, mais de um teste. A empresa pode optar por, desde provas de conhecimentos gerais e específicos, até simulações mais complexas em grupos para avaliar a capacidade dos candidatos.

6. Entrevista de seleção

Neste momento, com a lista de candidatos reduzida, é hora de fazer entrevistas pessoais e profundas. Elas servirão para que você realmente possa avaliar se o perfil do candidato é adequado à proposta da empresa.

Aqui também é comum que os gestores estejam presentes, assim, eles poderão avaliar de forma mais direta as pessoas com quem eles irão trabalhar.

7. Verificação de dados

Após ser feita a escolha pelo profissional mais adequado, chegou a hora de garantir que todas as informações passadas sejam verdadeiras e que não esteja nada fora de ordem com a documentação.

Aqui também é possível que o RH entre em contato com antigos empregadores ou se informe com a instituição de ensino para saber se houve realmente a conclusão do curso. É nessa hora também que podem ser solicitados documentos comprobatórios, como diplomas.

8. Comunique a escolha da empresa

Depois de todas as etapas anteriores concluídas, chegou a hora da contratação e é necessário comunicar ao candidato que ele foi selecionado.

Nesta última etapa, o setor de RH deve convidá-lo para realizar todos os trâmites necessários e preencher toda a documentação, bem como realizar exames de admissão e ambientar o colaborador na empresa.

Também é importante dar um feedback aos candidatos que não foram escolhidos. Mas tome cuidado, pois essa resposta deve ser cordial e clara, explicando, de maneira breve, o motivo pelo qual ele não foi escolhido para vaga.

Conheça os profissionais da área de Recrutamento e Seleção

A área conta com diversos profissionais para cumprir cada uma das etapas de um processo de recrutamento e seleção. Dependendo do tamanho da empresa é fundamental subdividir as responsabilidades para garantir uma análise precisa.

Headhunter

Pode ser atribuído a uma pessoa ou empresa com a função especializada de busca de profissionais diferenciados que podem ter habilidades técnicas ou executivas. É um tipo de recrutador, mas terceirizado.

As empresas que costumam utilizar um serviço de headhunter, fazem isso para ganhar tempo, pois esses profissionais têm facilidade em de garimpar no mercado, os melhores e mais talentosos perfis profissionais.

É um serviço pago e varia entre o valor cobrado à empresa ou um percentual do salário do candidato contratado — vai depender do tipo de contrato efetivado.

Recrutador

Possui as mesmas características do headhunter, mas é um funcionário da empresa que atua especificamente selecionando os currículos e perfis para as vagas. A ele cabe a missão de atrair os profissionais certos a ocupar posições dentro da organização.

Analista de Recrutamento e Seleção

Possui grande importância dentro do setor de RH, pois ele que tem uma função generalizada. Suas funções vão desde a etapa operacional de alinhamento do perfil com o gestor da área, divulgação das vagas, triagem e seleção dos currículos e contato com os candidatos até a entrevista preliminar para confirmação das informações descritas.

Business Partner

Este é o profissional que conhece o negócio, as estratégias e cultura organizacional da empresa, tem expertise suficiente para ajudar na busca e no encontro dos profissionais mais adequados.

O business partner ou parceiro de negócios tem um conhecimento aprofundado em diversos setores e com base nas premissas da empresa pode ajudar a alavancar um negócio contratando os profissionais estrategicamente.

Psicólogo

A avaliação comportamental e psicológica pode ser fundamental em determinados casos de recrutamento e seleção. Características como capacidade analítica, raciocínio lógico, atenção concentrada, liderança e afetividade são características que devem ser avaliadas pelos critérios de uma função.

As médias e grandes empresas mantêm um psicólogo na empresa para a aplicação de testes e acompanhamento dos funcionários, e com isso, criam um atendimento funcional diferenciado.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Mas afinal, como conseguir resultados com o recrutamento e seleção?

Um bom processo de recrutamento e seleção pode ser o grande diferencial de uma empresa em um mercado que está cada vez mais competitivo.

Escolher o profissional certo, através de um planejamento estratégico nas contratações, pode levar sua empresa à obtenção resultados reais. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados.

Coloque como meta principal atrair os melhores profissionais do mercado e encontrar estratégias para reter esses talentos!

A Menvie possui soluções que podem ajudar você e sua empresa no processo de recrutamento e seleção. Agende uma demonstração gratuita com um de nossos consultores para saber mais.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?