Banco de talentos: como construir um de sucesso?

Você já deve ter ouvido falar, mas sabe o que é banco de talentos na prática e qual a sua importância em uma empresa?

O grande desafio de todo o setor de Recursos Humanos é encontrar profissionais de alta capacidade que atendam aos requisitos da descrição do trabalho, contratá-los e depois retê-los na empresa.

Mas isso é possível criando e mantendo um banco de talentos atualizado.

Se você ainda não conhece o termo e não entende exatamente o que é um banco de talentos, saiba que é a oportunidade para sua empresa gerar um diferencial, atraindo grandes talentos do mercado e os mantendo em sua organização.

Para que essa vantagem competitiva faça parte da rotina e da cultura organizacional da empresa, neste post vamos explicar o que é um banco de talentos, seus benefícios e o caminho para construir um de sucesso.

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O que é um banco de talentos?

O banco de talentos é um sistema de registro de informações pessoais e profissionais de diversos indivíduos e que funciona interna e externamente.

Imagine que o gerente de um dos departamentos da empresa vai se aposentar e é hora de promover um talento interno.

Internamente, por meio do banco de talentos, o RH já tem em mãos todas as principais informações sobre potenciais candidatos, com base no resultado de diferentes tipos de avaliações de desempenho. Isso facilita:

  • A pesquisa
  • A filtragem e
  • O processo de seleção dos perfis mais bem avaliados

 

Externamente, a mesma solução pode ser utilizada a partir da construção de um banco de dados de candidatos que já realizaram entrevistas na empresa, mas não conseguiram a vaga por um determinado motivo.

Diante de uma nova oportunidade, na mesma área em que se candidatou anteriormente ou em outra, que o RH acredita ser relevante, basta voltar a entrar em contato com o profissional.

Por que as organização devem construir seu próprio banco de talentos?

Há uma infinidade de razões pelas quais o uso do banco de talentos pode apoiar positivamente sua empresa para criar uma estratégia de recrutamento eficaz e responsiva.

No entanto, é importante reconhecer que uma pequena porcentagem dos candidatos nos quais você está interessado está procurando ativamente uma nova função.

A maioria deles está pelo menos disposta a conversar com você sobre sua organização e o que ela pode oferecer a eles em termos de carreira futura.

É essencial aproveitar essa vontade, para que você possa dar os primeiros passos na construção de um relacionamento positivo para ambas as partes.

Construir essa base é crucial para envolver os melhores talentos à frente de outras empresas que estão também competindo por eles.

Além disso, ter um banco de talentos de candidatos adequados pode acelerar seu processo de recrutamento, além de melhorar a qualidade das contratações.

Começar do zero toda vez que a empresa aprova uma nova vaga ocupa um tempo valioso que as equipes de recursos humanos e as lideranças poderiam usar muito melhor.

Imagine ter uma lista pronta, ao seu alcance, de pessoas que já se envolveram com a organização, para entrar em contato sempre que surgir uma nova vaga!

Fatores a serem considerados ao construir um banco de talentos

Há algumas coisas importantes a serem consideradas antes de começar a criar um banco de talentos para o seu negócio.

A primeira é como lidar melhor com a administração e coordenação, garantindo que você obtenha o melhor dele.

Existem muitas ferramentas no mercado especializadas em organizar e gerenciar bancos de talentos.

Além disso, a maioria das organizações usa sistemas de rastreamento de candidatos baseados em nuvem, para ajudá-los a simplificar e agilizar o processo.

As planilhas manuais não oferecem a flexibilidade necessária ao lidar com um grande volume de candidatos.

Usar um software de rastreamento ou gerenciamento de candidatos é uma ótima maneira de acompanhar todo o processo ao longo de toda a sua vida útil com sua organização, desde o interesse inicial e a criação de engajamento até a triagem, entrevista e, finalmente, a contratação.

Ele permite que você filtre e classifique os candidatos de acordo com suas principais habilidades, experiências e competências, agrupando-os em possíveis correspondências de trabalho e adequação para funções futuras.

Também vale a pena ter em mente que o tamanho, a composição e a cultura de sua organização inevitavelmente afetarão o tipo de banco de talentos que você irá construir, bem como a forma como você o gerencia.

As empresas em setores com muitas funções variadas em todos os níveis e altas taxas de rotatividade de funcionários se beneficiarão mais de um sistema abrangente para gerenciar um conjunto de talentos mais complexo.

Uma organização menor, ou que emprega indivíduos em funções mais especializadas ou de alto nível, procuraria um conjunto de talentos que pudesse ser gerenciado com foco em competências-chave, avaliações de habilidades e construção de engajamento de candidatos a longo prazo.

Benefícios da criação do banco de talentos

É inegável a versatilidade funcional desta ferramenta de gestão de pessoas. Para uso interno ou externo, o banco de talentos é relevante.

Além disso, os seus benefícios são tão flexíveis quanto suas aplicações. Alguns deles, são:

Processos otimizados

Ao realizar um novo processo seletivo, tendo um banco de talentos atualizado, o setor de RH já poderá contar com alguns possíveis candidatos mesmo antes de disponibilizar a vaga.

Isso também facilita o processo de triagem, estreitando a estratégia para que os profissionais de contratação foquem mais na avaliação dos diferenciais de cada candidato.

Redução de custos

Menos tempo investido na seleção e triagem de candidatos é uma boa economia. Sem contar que, para reter talentos, o banco de profissionais internos torna a contratação mais efetiva e menos onerosa.

Assim, encargos trabalhistas e outros custos de integração, ou seja, integração de novas contratações, deixam de pesar no orçamento.

Segmentação facilitada

Com a transformação digital e o consequente auxílio de soluções tecnológicas, como softwares de gestão, seu banco de talentos ganha um diferencial ainda maior: poder de segmentação.

Com ele, você pode filtrar os profissionais em seu banco de dados pelas habilidades desejadas ou outras características relevantes para a vaga em aberto.

Baixa necessidade de treinamento

Se o seu foco está na retenção de talentos, esse banco de dados é de grande valia para reduzir o número de treinamentos e qualificação dos colaboradores, além de integrações.

É possível, por exemplo, realocar um profissional para outra área sem demandar todo o tempo de planejamento que seria necessário, caso a opção fosse recrutar externamente.

Desta forma, mais oportunidades dentro da empresa. Algo que faz toda a diferença para quem valoriza um plano de carreira e quer se engajar plenamente no desenvolvimento da empresa.

Como construir um banco de talentos de sucesso

A organização, a disciplina e a rotina são qualidades essenciais para sua implantação.

O banco de talentos é uma atividade constante e deve ser atualizado de forma permanente. Por exemplo, quando:

  • Um colaborador acumula elogios da sua liderança
  • Foi realizado um novo processo seletivo e algumas pessoas se destacaram
  • Houve admissões e demissões, algumas por justa causa, sendo necessária uma reavaliação dos dados cadastrais.

 

É importante destacar que o banco de talentos, por si só, não é suficiente. Os recursos humanos da organização precisa ter o mapeamento pronto do perfil ideal para cada função.

Com isso, os recrutadores saberão exatamente:

  • O que procurar
  • Onde olhar
  • Quais habilidades e competências dos candidatos serão testadas

 

Além disso, é necessário:

Reconsiderar candidatos anteriores

As vagas para cargos sob demanda em boas organizações geralmente atraem um grande número de candidatos e, é claro, você acaba contratando apenas um deles.

Mesmo depois de selecionar e entrevistar os candidatos, você provavelmente ficará com uma lista restrita daqueles que se encaixam muito bem nos requisitos da função.

Portanto, certamente vale a pena manter contato com eles e o engajamento para funções futuras.

Lembre-se de que você já terá feito todo o trabalho mais difícil. Contanto que o aplicativo original não ultrapassado para ser considerado irrelevante, você provavelmente não precisará iniciar todo o processo de inscrição do zero.

Não negligenciar seu pool interno de talentos

Manter contato e envolvimento com candidatos externos é um fator crucial para ajudar sua empresa a garantir que ela possa atender às suas futuras necessidades de recrutamento.

Mas também é igualmente vital não negligenciar o talento que já existe em sua organização.

O recrutamento externo pode ser caro e demorado, sem garantia de contratação de um candidato que atenda às suas expectativas para a função.

Os candidatos internos já são conhecidos e, portanto, têm potencial para preencher lacunas de recrutamento futuras de forma eficiente.

Além disso, os funcionários valorizam trabalhar para uma empresa que dedica tempo para entender suas futuras aspirações de carreira.

Trabalhar com no treinamento e desenvolvimento para cargos mais altos no futuro melhora a sua marca empregadora e a taxa de retenção de funcionários ao longo do caminho.

Do recrutamento reativo para o proativo

Nesta nova era de recrutamento, onde o envolvimento do candidato é fundamental em um mercado tão competitivo, faz sentido para os negócios investir em automação de recrutamento que seja proativa por natureza.

Isso ajuda a construir relacionamentos de longo prazo com potenciais candidatos com base na confiança e no interesse mútuos.

Esta é a única maneira de garantir que sua organização seja capaz de atender às demandas de suas futuras necessidades de recrutamento com sucesso.

Pacotes de RH completos permitem que as empresas aproveitem o poder da tecnologia para entender melhor as necessidades de seus candidatos e mantê-los engajados.

Já se foram os dias de recrutamento passivo em que você publicava vagas e esperava por perfis.

Comece a recrutar proativamente criando e nutrindo um banco de talentos de candidatos anteriores.

Atrair profissionais precisa ir além do banco de talentos

A criação de um bom banco de talentos, seguindo todas as etapas anteriores, não é suficiente para buscar os grandes profissionais do mercado.

Você precisa ir um pouco além e criar uma estratégia de exposição da sua marca, produto e serviço para apresentar aos profissionais que deseja atrair.

Utilize táticas de inbound marketing e marketing de atração para captar talentos. Confira algumas práticas recomendadas:

Blog

Comece a publicar conteúdo sobre seus negócios e tópicos de nicho para que os usuários em sua área comecem a perceber o valor em sua organização.

Com as técnicas de SEO, você pode levar seu conteúdo ao topo do Google para a busca que faz mais sentido na atração de talentos.

Ao criar seus posts, lembre-se de trabalhar em duas frentes, uma abordando temas que vão interessar ao seu público e a outra reforçando os aspectos positivos da sua organização.

Então, não foque apenas em publicações que divulguem as ações da empresa, mas lembre-se de mencioná-las quando julgar conveniente, entre outros materiais.

Para que a estratégia funcione, é importante também, antes de tudo, ter uma definição clara de quem será seu público-alvo. A partir dessa configuração, você pode ajustar o tom de voz, o estilo do texto e a pauta.

Redes sociais

Use o Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais para alcançar rapidamente seu público por meio de publicações patrocinadas, que não devem se restringir à divulgação do conteúdo do seu blog.

Capriche nas imagens e adote textos curtos, indo direto ao ponto. Nos anúncios, lembre-se de fazer testes para encontrar seu público: idade, localização, profissão, interesses e escolaridade são alguns dos parâmetros disponíveis.

Materiais relevantes

E-books, infográficos, workshops e videoaulas ajudam você a capturar leads interessados em seu negócio e que podem entrar em seu banco de talentos.

Devem ser conteúdos mais profundos, que realmente valham o esforço do usuário. Em todos esses materiais, é importante ter cuidado em sua apresentação e procurar proporcionar a melhor experiência possível para o leitor.

Para criá-los, você pode investigar quais são as dúvidas mais comuns sobre seu produto ou serviço e pode analisar palavras-chave relacionadas nas pesquisas do Google.

A partir desses materiais, você filtrará os usuários mais interessados em seu negócio e que possam fazer parte de seu banco de talentos no futuro.

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Marketing de e-mail

A partir de e-mails cadastrados no banco de talentos e funil de vendas estabelecido com materiais ricos, ofereça conteúdo regularmente via e-mail para fortalecer o relacionamento com potenciais candidatos sem depender dos algoritmos do Facebook e Instagram.

Com e-mails, você deve fortalecer seu relacionamento com esses leitores. Crie conteúdo relacionado ao seu negócio que possa ser útil para eles e defina uma periodicidade para as mensagens.

Vale a pena fazer referências e links para o blog.

Em todas essas plataformas, não esqueça que o objetivo final é apresentar seu negócio como um bom lugar para trabalhar.

Por isso, antes de criar as diretrizes, reconheça quais são seus pontos fortes e diferenciais e mostre ao longo das publicações que você realmente valoriza seus colaboradores.

Utilizando essas estratégias, seus leitores irão perceber que fazer parte de seu banco de talentos é uma ótima opção para os melhores profissionais da área.

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