Atração de Talentos: Como atrair candidatos qualificados

Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam ao tentar preencher as vagas de emprego é conseguir atrair candidatos certos.

Embora você não possa garantir que os candidatos com o maior potencial de talentos se inscrevam para trabalhar em sua empresa, você pode aumentar as chances de isso acontecer desenvolvendo uma estratégia de recrutamento que os atraia.

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Por que o talento é importante?

É impressionante como uma organização obtém um aumento de produtividade dos melhores talentos.

Um estudo com mais de 600.000 pesquisadores, artistas, políticos e atletas descobriu que os de alto desempenho são 400% mais produtivos do que a média.

Estudos de empresas não apenas mostram resultados semelhantes, mas também revelam que a lacuna aumenta com a complexidade de um trabalho.

Em ocupações altamente complexas, como o trabalho intensivo de informações e interação de gerentes, desenvolvedores de software e outros, profissionais de alto desempenho são impressionantes 800 por cento mais produtivos.

Suponha que sua estratégia de negócios envolva iniciativas multifuncionais que levariam três anos para serem concluídas.

Se você pegasse 20% do talento médio que trabalha no projeto e o substituísse por um grande talento, em quanto tempo alcançaria o impacto desejado?

Se essas pessoas fossem 400% mais produtivas, levaria menos de dois anos. Se fossem 800% mais produtivos, demoraria menos de um.

Se um concorrente usasse 20% mais talentos em esforços semelhantes, ele chegaria ao mercado antes de você, mesmo que começasse um ou dois anos depois.

Você obtém resultados ainda mais notáveis comparando a produtividade do 1 por cento superior e inferior.

Para empregos não qualificados e semiqualificados, o 1% do topo é três vezes mais produtivo. Para trabalhos de complexidade média, como técnicos e supervisores, 12 vezes mais.

Uma pessoa no 1% superior vale 12 no 1% inferior. Para trabalhos de alta complexidade, o diferencial é tão grande que não pode ser quantificado.

Como atrair candidatos qualificados

A geração do milênio é muito menos leal a seus empregadores do que seus pais. Os trabalhadores agora permanecem em cada emprego, em média, por 4,4 anos, mas a média esperada de permanência dos trabalhadores mais jovens é cerca de metade disso.

Muitas vezes as pessoas subestimam o custo da rotatividade: quanto mais informação e interação o trabalho exigir, maior será a ameaça à produtividade se os talentos que executam essas tarefas deixarem a empresa e mais tempo e dinheiro serão investidos em novas contratações.

E se os concorrentes roubarem seu talento, eles obterão uma compreensão interna de suas estratégias, operações e cultura.

O talento é importante porque seu alto valor, escassez e a dificuldade de substituí-lo criam enormes oportunidades quando as empresas acertam.

Conheça aqui algumas estratégias que poderão ser aplicadas na sua empresa para atrair e reter os melhores talentos.

Crie um programa de indicação de funcionários

Você sabia que as referências de funcionários contribuem para quase metade de todas as contratações, mas representam apenas 7% dos candidatos?

Mesmo que um pequeno número de candidatos venha de indicações de funcionários, esses candidatos são mais propensos a serem contratados do que alguém que se candidata aleatoriamente às suas vagas.

As recomendações são bem-sucedidas porque seus funcionários conhecem as qualificações do candidato e já estão familiarizados com a cultura da empresa.

Seus funcionários também têm um alcance distante. Uma pessoa tem em média 100 contatos nas páginas de mídia social.

Se você tem 100 funcionários, são 10.000 conexões. A possibilidade de encontrar bons candidatos torna-se melhor com um programa de indicação.

Muitas empresas obtêm sucesso com programas de indicação de funcionários. Pessoas indicadas têm maior probabilidade de permanecer mais tempo nos empregos. A conexão imediata com a empresa, por meio de um funcionário, pode ser o motivo para isso.

As pessoas que indicam outros candidatos também têm maior probabilidade de permanecer mais tempo.

Esse método é ótimo para construir seu pool de talentos. Ele envolve seus funcionários em encontrar ótimos colegas de trabalho.

Um programa de indicação de funcionários é benéfico para todas as partes envolvidas com o seu negócio.

Use sites de anúncios de emprego

Os quadros de empregos representam em média 43% de todas as inscrições que uma empresa recebe para uma vaga.

É importante aproveitar ao máximo as suas ofertas de emprego para atrair os melhores candidatos

Muitas pessoas recorrem a sites de anúncios para encontrar sua próxima oportunidade de trabalho.

Existem sites que permitem aos usuários procurarem empregos em suas áreas específicas.

Os anúncios tornam o processo fácil para quem procura emprego. Você pode postar nesses sites gratuitamente, o que é benéfico para o seu negócio.

Publicar em painéis de empregos é uma ótima maneira de atrair candidatos qualificados em potencial.

Para obter os melhores candidatos, certifique-se de que suas postagens contenham uma boa quantidade de informações e sejam vinculadas à postagem em seu próprio site.

Invista em anúncios pay-per-click (PPC)

Se você realmente deseja que os candidatos vejam suas vagas de emprego, você deve investir em anúncios pay-per-click (PPC) .

Os anúncios PPC, pago por clique, aparecem acima dos resultados de pesquisa orgânica e operam em um sistema de leilão.

Você oferece lances para palavras-chave e, se seu lance estiver entre os mais altos, seus anúncios serão exibidos nos principais resultados de pesquisa.

Seu lance máximo determina quanto você paga cada vez que alguém clica. Com o PPC, você pode definir limites de quanto deseja gastar, para que não precise se preocupar em gastar mais do que seu orçamento.

Usando o PPC, você pode garantir que mais pessoas vejam suas ofertas de emprego online. E uma vez que o PPC tem como alvo pessoas que estão procurando por vagas relacionadas ao seu negócio, você atrairá candidatos mais específicos.

Use as redes sociais

Os sites de mídia social podem ajudá-lo a construir seu grupo potencial de candidatos. Você pode alcançar candidatos ativos e passivos nesses sites. A chave é saber quais sites você pode usar para obter os melhores resultados.

O LinkedIn é um ótimo site social para alcançar candidatos ativos. Muitos desses candidatos procuram o LinkedIn para fazer conexões e encontrar vagas de emprego. Esta é uma grande oportunidade para sua empresa alcançá-los.

Você pode postar sobre a cultura e os valores da sua empresa e anunciar suas vagas.

Funcionários e pessoas que seguem você podem compartilhar suas postagens e ajudá-lo a encontrar candidatos ainda mais qualificados.

Se seus clientes estão conectados com você no LinkedIn, eles também podem compartilhar essas postagens.

Isso abre a possibilidade de atingir mais interessados. Ele permite que você se conecte com esses candidatos e fale com eles pessoalmente.

O Facebook e o Twitter são ótimos para alcançar candidatos passivos. Esses sites de mídia social permitem que você se conecte com pessoas e compartilhe conteúdo. O conteúdo que você compartilha pode ajudar os candidatos a se lembrarem de sua empresa.

Este tipo de conteúdo pode ser a cultura ou os valores da sua empresa. Mostra aos candidatos passivos do que se trata o seu negócio.

Se gostarem da cultura da sua empresa, eles se lembrarão de você quando procurarem o próximo emprego.

Invista no seu site

Você deseja atrair candidatos que fiquem entusiasmados com sua empresa e, muitas vezes, seu website é a primeira interação com sua marca.

Para atrair os melhores talentos para sua empresa, você precisa de um ótimo site. É aqui que a maioria dos candidatos encontrará informações sobre o seu negócio.

Seu site precisa ser atraente e interessante e seus anúncios de emprego devem ser igualmente envolventes. Postagens genéricas não interessam aos candidatos.

Suas postagens devem ser relevantes e seus anúncios de vagas devem apresentar descrições claras, com a maior quantidade de informações possível para deixar os candidatos entusiasmados com a sua empresa.

É importante que seu site seja funcional e fácil de usar, mantendo os candidatos nele.

Pense na experiência do candidato

O que afasta a maioria dos candidatos é o processo de candidatura. Os melhores candidatos não perderão seu tempo em processos complicados, no momento de realizarem suas inscrições.

Qualquer coisa repetitiva ou excessiva deve ser rejeitada. Não faça com que os candidatos carreguem seu currículo no seu site e, em seguida, tenham que preencher um formulário sobre ele. Isso é uma perda de tempo e afasta muitos candidatos.

Uma página simples e de preenchimento rápido é o melhor caminho a percorrer. Solicite informações que sejam realmente importantes e que o ajudarão a decidir se deseja seguir em frente com o candidato.

Crie o formulário e preencha-o. Veja quanto tempo leva no processo. Se demorar mais de 5 a 10 minutos, você precisará refazer seu formulário de inscrições.

Ofereça vantagens e compensações

Os candidatos com melhor potencial sabem que suas habilidades estão em alta demanda.

Você não pode esperar atrair candidatos qualificados se não estiver disposto a oferecer pacotes de remuneração e benefícios competitivos.

Portanto, certifique-se de que está oferecendo um salário justo o suficiente em comparação com sua localização, seu setor e o nível de experiência do candidato.

Procure oferecer outras vantagens, como um bom seguro de saúde, horários flexíveis, alimentação e bônus por desempenho.

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Não se limite geograficamente na hora de atrair candidatos!

No passado, as organizações raramente ou nunca pensariam em contratar alguém que vivesse do outro lado do país.

Mas a tecnologia evoluiu a ponto de ser mais fácil do que nunca trabalhar de forma produtiva com pessoas talentosas que vivem em diversos lugares.

Se for possível, abra sua empresa para pessoas que residem em todo o país, ou em todo o mundo, se fizer sentido.

Caso decida contratá-los, eles podem trabalhar remotamente. Estudos mostram que trabalhadores remotos são geralmente mais felizes e mais produtivos do que seus colegas que trabalham de forma restrita dentro das empresas.

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