Inteligência Artificial na Gestão de Pessoas: O futuro já começou

A inteligência artificial tem permeado nossas vidas, redefinindo a maneira como fazemos compras, dirigimos, comunicamos e gerenciamos nossa saúde.

E à medida que as aplicações da IA continuam a crescer, o mesmo acontece com as novas ideias e investimentos que as pessoas fazem.

As organizações estão rompendo com a análise de RH convencional e explorando novas maneiras de atrair e contratar melhores talentos, prever o desgaste, liberar talentos em toda a organização e implantá-los com habilidade.

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Inteligência Artificial: O Futuro da Gestão de Pessoas

A análise preditiva orientada por computador e por dados está amplamente fortalecendo a maioria das decisões críticas de negócios em finanças, marketing, suporte ao cliente e vendas.

No entanto, a análise de dados hoje não entra em ação quando se trata de gerenciar pessoas e tomar decisões sobre como atraímos, crescemos, retemos e motivamos nosso pessoal.

Além disso, muitas empresas evitam usar dados para tratar de questões críticas, como qual equipe provavelmente terá problemas de desempenho e as razões por trás desses problemas? Como melhorar a eficiência gerencial? O que está impulsionando a cultura de trabalho e o envolvimento dos funcionários?

No entanto, os líderes e especialistas de RH estão começando a perceber o poder e o impacto das estatísticas e insights baseados em dados quando se trata de amenizar os riscos e impulsionar os poderes de tomada de decisão para eficiência organizacional e gerenciamento de pessoas.

Com tecnologia avançada baseada em dados, não é uma surpresa que os especialistas de RH estejam olhando para a IA como sua ferramenta de escolha ou de estímulo perfeito para tomada de decisão precisa e gestão de pessoas.

Então, como a IA mudaria a vida do RH?

A inteligência artificial consiste em analisar, decompor e transformar dados em um formato humanizado, fácil de interpretar e estudar.

Um bom exemplo de IA são as sugestões e previsões que obtemos de nossos smartphones sem ter que ser lembrado das mesmas.
Com o afluxo impressionante de dados na área de recursos humanos, a inteligência artificial pode oferecer um oceano de percepções em áreas-chave que muitas vezes passam despercebidas, como produtividade, eficácia gerencial, envolvimento do funcionário e avaliação de talentos, para citar alguns.

Isso ajudaria os RHs a entender sua força de trabalho de uma maneira muito melhor e prever as tendências dessa força, bem como identificar áreas problemáticas com bastante antecedência.

A Inteligência Artificial pode fornecer feedback e reconhecimento em tempo real, construir equipes ideais para desafios específicos, conduzir gerenciamento de desempenho em tempo real e fornecer estratégias para as lideranças sobre como melhor envolver, inspirar e treinar seus membros de equipe.

As empresas estão utilizando a Inteligência Artificial em RH por exemplo:

  • Para redesenhar sua estratégia de entrega de serviços, ajudando lideranças e colaboradores a responder dúvidas e tomar decisões sobre funções, carreiras, salários e aprendizado.
  • Construir um banco de dados gráfico para descobrir oportunidades de melhorar a produtividade e a qualidade do serviço.
  • Para entender as relações dos funcionários e melhorar a diversidade e a eficiência da equipe.

 

RH e Inteligência Artificial na Prática

Existem muitas plataformas que oferecem uma infinidade de aplicações, entre elas:

Integração

Usando meios preditivos, como publicidade de recrutamento programática, os algoritmos procuram e atraem candidatos qualificados.

Assim que uma pessoa se inscreve em um anúncio de emprego, os algoritmos os classificam e filtram espontaneamente usando técnicas de aprendizado de máquina.

Os candidatos a empregos que fazem a triagem dos algoritmos iniciais são solicitados a jogar uma série de jogos online construídos em torno dos padrões da neurociência cognitiva.

Esses jogos envolventes geram e analisam dados abundantes de comportamentos, atributos e características relacionadas ao trabalho.

Os candidatos bem-sucedidos, então, participam de uma entrevista online totalmente automatizada, baseada em IA, que avalia suas emoções, veracidade e o conteúdo de suas respostas em relação aos requisitos do trabalho.

IA na retenção de funcionários

A análise de retenção preditiva é uma das soluções mais maduras, implementadas e simples no campo da análise da força de trabalho.

Os algoritmos usados agora por milhares de organizações preveem quais funcionários correm o risco de deixar a organização.

No trabalho e no comportamento do dia a dia, os funcionários emitem muitos sinais sobre suas intenções.

Ao acumular dados de um software de avaliação de desempenho automatizado para determinar os níveis de engajamento, feedbacks e percepções sobre o motivo da saída dos funcionários, a IA pode fornecer previsões com o clique de um botão em nível de equipe e de empresa.

Mídias sociais

Uma plataforma de análise preditiva analisa as atividades dos funcionários em canais de mídia social publicamente acessíveis, como LinkedIn e Twitter, para avaliar os padrões de comportamento de procura de emprego.

Os sistemas de inteligência artificial identificam padrões e criam conexões que seriam intrincadas e demoradas para desvendar.

Esse nível de relatório de inteligência preditiva permitiria que os profissionais de RH se tornassem estratégicos e proativos.

Além disso, sugestões alimentadas por IA ou inteligência prescritiva precederiam a análise preditiva.

O sistema pode utilizar dados históricos e recomendar práticas, bem como ferramentas, antes de propor as ações mais impactantes para resolver problemas previstos ou identificados.

Isso ajudaria os líderes e gerentes de RH a obter bons insights sobre as áreas de oportunidades e sobre aquelas que precisam de atenção.

Inteligência artificial como potencializador das habilidades das pessoas

A IA elimina grande parte da análise manual e do planejamento desafiador associado à criação de programas de pessoal e fornece recomendações baseadas em dados, em vez de intuição.

Como resultado, a IA está posicionada para ajudar as equipes e lideranças de RH a tomar decisões melhores e menos tendenciosas, resultando em ações mais impactantes.

O impacto das ações movidas a IA

Em última análise, o poder dos dados para as organizações de RH não consiste apenas em provar o retorno do investimento ou prever resultados futuros.

A verdadeira vantagem surge quando a IA aproveita os dados das pessoas para traduzir insights em ações.

Com os insights profundos e instantâneos que a tecnologia de IA oferece, os líderes e gestores de RH estão mais bem equipados para atrair, reter e inspirar ótimas pessoas, o que leva a um melhor desempenho dos negócios para a organização.

As tecnologias impulsionadas por IA combinadas com a experiência humana e insight são essenciais para construir a organização de RH eficaz de hoje.

A inteligência artificial tem o poder de ajudar as organizações a se tornarem ainda mais centradas nas pessoas – criando funcionários mais felizes, reduzindo o preconceito, permitindo programas mais valiosos e permitindo mais tempo para se concentrar no desenvolvimento da sua força de trabalho.

A Inteligência Artificial Transformando a Aprendizagem e o Desenvolvimento

O uso de IA está ao nosso redor e pode trazer grandes benefícios para o setor de aprendizagem e desenvolvimento e, em última instância, para a força de trabalho também.

As pessoas têm estilos de aprendizagem diferentes

Os estilos de aprendizagem afetam o desenvolvimento de soluções de aprendizagem. O estilo de uma pessoa pode ser influenciado pela idade, etnia, formação cultural e outros fatores que devem ser considerados no processo de desenvolvimento.

Por exemplo, estudos demonstraram que os homens pontuam significativamente mais alto no canal sequencial abstrato do que as mulheres, e as mulheres pontuam significativamente mais alto no canal aleatório abstrato do que os homens.

O resultado mostra que um estilo de ensino diferente otimizado por IA beneficiaria cada gênero.

A geração do milênio agora classifica o treinamento e o desenvolvimento pessoal como o benefício de trabalho número um.

As organizações precisam reconhecer isso e começar a implantar a IA para treinar os funcionários, otimizando o conteúdo para se adequar ao estilo de aprendizagem preferido dos usuários.

Isso não só tornará a experiência de aprendizagem mais agradável, mas também ajudará na retenção do conhecimento e no desempenho no trabalho.

Personalizando a experiência de aprendizagem

Conforme mencionado, cada funcionário terá um estilo de aprendizagem preferido e aprenderá de forma mais eficaz usando um método específico.

Isso pode ser feito por meio de tutoriais em vídeo, conteúdo escrito, treinamento presencial, gamificação, apresentações guiadas por áudio ou qualquer outro estilo.

Um programa de treinamento alimentado por IA permite que ele seja adaptativo, onde os módulos são modificados para se adequar às necessidades de cada colaborador.

O sistema pode oferecer tutoriais em vídeo para determinados funcionários, mas transcrever automaticamente os vídeos para artigos baseados em texto para outros.

Pode ser capaz de criar recursos visuais com base em conteúdo escrito e sugerir que o funcionário faça um dia de treinamento presencial nas seções do curso em que possui maiores dificuldades.

Os insights de aprendizagem também ajudam a desenvolver uma compreensão mais ampla do comportamento do aluno, levando a capacidades preditivas.

Usando os insights, as organizações podem criar conteúdo inteligente e posicionado, que é adaptável, intuitivo e responsivo à jornada pessoal do funcionário.

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Avaliações online

Testes, questionários e avaliações estão se tornando uma parte importante do e-learning. Eles ajudam a consolidar o aprendizado e medir a eficácia do curso. No entanto, uma limitação dessas avaliações é que elas adotam uma abordagem de tamanho único.

Os testes são desenvolvidos ao longo da linha de melhor ajuste para garantir que sejam adequados para todos os alunos, independentemente de sua capacidade.

Isso significa que alguns alunos podem achar esses testes muito fáceis e outros podem achá-los muito difíceis.

A inteligência artificial permite projetar avaliações adaptativas que vão além do formato estático de perguntas e respostas.

Ela possui a capacidade de avaliar a habilidade e progressão individual, adaptando o conteúdo do curso subsequente com base nos resultados dessas avaliações.

A IA transformará a forma como o conteúdo de aprendizagem é entregue, levando a um maior alinhamento com os valores de negócios.

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