Questionário de Avaliação de Desempenho: 15 Perguntas Estratégicas!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
O Questionário de Avaliação de Desempenho é uma ferramenta fundamental para identificar os pontos positivos e negativos da sua equipe, e montar metas claras para aperfeiçoamento e melhora no rendimento.

O processo de Avaliação de Desempenho requer que os itens avaliados sejam claros, tanto para avaliados, quanto para avaliadores.

Uma Avaliação de Desempenho equilibrada, considera resultados (entregas, metas de realização) e comportamentos (competências geralmente vinculadas aos valores da organização.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Como fazer uma avaliação de desempenho eficaz?

Para que o seu questionário de avaliação de desempenho seja eficaz ele estará dividido em, pelo menos,  duas partes que poderão ter pesos diferentes no total da avaliação:

  • Metas: vinculadas às funções do avaliado, factíveis e desafiadoras e que tenham sido combinadas com o avaliado previamente ao processo de avaliação. As metas, dentro do seu questionário de avaliação de desempenho serão apuradas/verificadas. O resultado deverá ser informado para compor o total de pontos da avaliação de desempenho, de acordo com os critérios estabelecidos e divulgados.
  • Competências: comportamentos observáveis que impactam diretamente nas atividades do avaliado e estão ligados aos valores da organização. As competências devem ser descritas de forma detalhada para que avaliados e avaliadores não tenham dúvidas sobre o comportamento desejado. As competências são avaliadas considerando níveis de prontidão como não atende, em desenvolvimento, atende e supera. A avaliação das competências deve ser baseada no relato de fatos que ilustrem os comportamentos.

 

15 Questões para uma boa avaliação de desempenho

Você, profissional de recursos humanos ou gestor de uma empresa, está em busca de formas de obter um bom resultado de suas avaliações de desempenho? A chave para isso é formular boas perguntas no seu Questionário de Avaliação de Desempenho.

Consideraremos a competência Relacionamento Interpessoal:

  1. O colaborador mantém bom relacionamento com os colegas de equipe?
  2. O colaborador mantém bom relacionamento com colegas de outras áreas ou unidades?
  3. O colaborador trata a todos com respeito e atenção, independente de sua posição hierárquica?
  4. O colaborador evita conflitos e busca alternativas para a solução de problemas de relacionamento?
  5. O colaborador assume o papel de conciliador quando surgem conflitos no local de trabalho?
  6. O colaborador é referência em comportamento para seus pares e/ou subordinados?
  7. O colaborador é reconhecido por seu comportamento equilibrado e respeitoso por colegas de outras áreas ou unidades?
  8. O colaborador demonstra maturidade ao tratar com agilidade de possíveis focos de conflito ou tensão relacionados ao seu comportamento?
  9. O colaborador assume o papel de padrinho de novos colegas contribuindo para sua integração ao trabalho e à equipe?
  10. O colaborador dá feedbacks assertivos,  focados em fatos e em tom respeitoso, sempre que solicitado?
  11. O colaborador dá feedbacks sempre que entende que suas observações poderão contribuir com um par ou até mesmo com seu gestor?
  12. O colaborador recebe feedbacks de maneira adulta e atenta, considerando com respeito as observações de pares e superiores?
  13. O colaborador encara o feedback como oportunidade de desenvolvimento e nunca como crítica a sua pessoa?
  14. O colaborador assume diferentes papéis em trabalhos em equipe, respeitando opiniões diferentes?
  15. O colaborador é um membro da equipe e procura valorizar a participação de todos, reconhecendo as contribuições e incentivando a participação?

As questões propostas são apenas um exemplo e não devem ser usadas todas na avaliação da competência sob pena de tornar o processo cansativo,  impedindo uma avaliação justa.

Recomenda-se que a avaliação de uma competência não tenha mais do que cinco perguntas ou afirmações e que sejam avaliadas, no máximo, cinco competências.

Sistema de Avaliação de Desempenho

O mercado está em constante evolução e é imprescindível que sua empresa acompanhe essas mudanças para se manter forte e competitiva. O conceito onde o funcionário é um mero “peão” no jogo empresarial já não existe mais.

Encontrar mão de obra qualificada está cada vez mais difícil, e manter seus melhores talentos motivados e produtivos é um grande desafio para os gestores.

Por isso a importância de um Sistema de Avaliação de Desempenho, para dar subsídios aos gerentes obtendo dados concretos e 100% confiáveis sobre desempenho, produtividade e evolução de cada colaborador.

Com a Análise de Desempenho em Competências ou Metas, identifique seus Talentos e estabeleça o Sistema de Recompensa para os Melhores Resultados, além do Plano de Desenvolvimento Individual para Melhorias e Aperfeiçoamento.

Nós da Menvie, já ajudamos mais de 200 Empresas no Brasil e no exterior e podemos ajudar você também a realizar uma Avaliação de Desempenho impecável na sua equipe.

 

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109