Feedback: Desenvolva seus Colaboradores e sua Empresa

O feedback é uma ferramenta que todas as empresas devem aplicar, pois por meio dele é possível oferecer e receber opiniões sobre o trabalho de determinado funcionário, seja ele gestor ou colaborador.

Essa prática pode ajudar a dar ânimo aos colaboradores e também corrigir ações que precisam ser aprimoradas. Dessa forma é possível melhorar a performance, a cultura organizacional e por consequência a produtividade da empresa.

Neste artigo você vai entender melhor o que é feedback, sua importância, seus benefícios, principais formas que existem e dicas de como realizá-lo.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que significa feedback?

A palavra feedback é inglesa e significa “alimentar de volta” ou “realimentar”. Esse termo foi usado pela primeira vez em torno de 1860 quando acontecia a Revolução Industrial.

Nessa época o significado era totalmente diferente do que conhecemos hoje, pois se referia à produção de energia, sinais de saída e movimento que voltavam ao ponto de partida em um sistema mecânico.

No entanto após a Segunda Guerra Mundial a palavra feedback passou a ser conhecida de forma diferente, sendo definida como avaliação de desempenho profissional.

O que é feedback?

Feedback é um processo de avaliação que se baseia na análise da performance ou comportamento de um profissional ou mesmo a opinião sobre a execução de determinada tarefa.

O feedback permite que quem o recebe possa compreender melhor os pontos positivos e negativos de suas ações, assim ajudando-o a refletir e pensar em formas de melhorar.

Qual a finalidade do feedback?

O feedback pode ser usado para diferentes finalidades, como:

  • criar interações verdadeiras por meio de um diálogo aberto e honesto;
  • reconhecer o trabalho das pessoas;
  • influenciar as pessoas a mudarem sua atitude para obter a melhora de sua performance;
  • saber o que seu gestor e equipe acham de seu desempenho e comportamento no trabalho;
  • ajudar o colaborador a entender melhor como funciona a execução de determinada tarefa, caso tenha entendido mal;
  • melhorar o desempenho tanto do funcionário como da equipe;
  • esclarecer o que se espera da performance e comportamento dos colaboradores para que atinjam as metas estipuladas.

 

Por que o feedback é importante?

Geralmente as pessoas tem receio de receber ou dar feedback, pois encaram como uma crítica, algo que temos dificuldade de aceitar. No entanto essa prática é importante, pois se trata de um toque ou conselho, que nos ajuda a entender o que estamos fazendo de errado e o que estamos acertando.

Dessa forma é possível que o profissional se desenvolva e a própria empresa também, pois não é somente os gestores que podem dar feedback sobre os colaboradores, eles também podem receber avaliações dos funcionários e até mesmo dos clientes.

Essa troca de opiniões é muito importante, pois permite que a empresa cresça, tornando-se mais produtiva. Além disso, acaba conquistando a confiança dos colaboradores que terão mais prazer em trabalhar em um ambiente onde todos podem opinar e se apoiar.

Quais os benefícios do feedback?

Como você viu o feedback é essencial tanto para o funcionário como para a empresa, proporcionando mais confiança para a equipe e oportunidade para que tanto o profissional como a organização cresçam.

Além disso, há outros benefícios que essa prática proporciona, entre eles:

Ajuda a motivar a equipe

É importante elogiar a equipe quando ela realizar o trabalho esperado ou mesmo superar as expectativas, assim como também é preciso apontar erros que ela venha a cometer.

Isso ajuda tanto a motivar os colaboradores como direcioná-los, mostrando-lhes o caminho que devem seguir, assim estimulando-os a melhorar cada vez mais e a interagirem melhor uns com os outros.

Permite troca de opiniões

Por meio do feedback você pode tanto dar como receber opiniões, dessa forma há uma troca de toques e conselhos que podem tanto auxiliar no crescimento profissional e da empresa como otimizar a relação entre os colaboradores.

Proporciona um processo de aprendizado contínuo

Por meio da troca de toques e conselhos todos, seja gestor ou colaborador ou mesmo a própria empresa tem a possibilidade de continuar aprendendo.

Isso permite que haja a melhoria de serviços e produtos, tornando a organização cada vez mais atrativa a seus consumidores, o que pode gerar melhores resultados.

Melhora a performance

Todos nós estamos em constante evolução, todos os dias aprendemos algo novo e que nos motiva a melhorar. E é exatamente isso que o feedback proporciona.

Ele ajuda a melhorar a performance tanto dos colaboradores, gestores como da própria organização, que por meio de opiniões sinceras poderá refletir sobre seus pontos fortes e fracos e assim tornar seu desempenho cada vez melhor.

Quais as formas principais de dar feedback?

Existem três principais formas de feedback: positivo, negativo e construtivo.

Feedback Positivo

Esse tipo de feedback tem como função elogiar o funcionário ou a equipe sobre sua performance. A intenção é que o colaborador ou a equipe continuem praticando as atitudes que foram enaltecidas.

É importante que quem recebe o feedback positivo reflita sobre o elogio, aceite-o com alegria e se empenhe em continuar mantendo uma boa performance, evitando se engrandecer.

Feedback Negativo

Geralmente as pessoas têm mais resistência em receber esse tipo de feedback, pois tem a intenção de corrigir uma tarefa ou ação de quem o recebe.

No entanto ele deve ser visto como algo construtivo e que vai ajudar a melhorar sua performance profissional.

Feedback construtivo

Esse tipo de feedback além de dar a opinião sobre determinada ação também tem como finalidade propor uma solução para que o colaborador possa corrigir o que está errando e otimizar o que está acertando, assim melhorando seu desempenho.

Como dar e receber feedback?

Até aqui você entendeu a importância do feedback, seus benefícios e suas principais formas, mas e quanto a maneira de dar e receber feedback, existe uma certa?

Sim, pois é importante tanto respeitar quem está dando quanto quem está recebendo o feedback como dar ele no momento certo para que o toque e conselho seja bem entendido e assim a pessoa possa refletir e melhorar.

Por isso é importante seguir algumas estratégias que foram apontadas no site da Jody Michael Associates, que é especializada em coaching executivo e de carreira. Confira essas estratégias a seguir:

Dê o feedback no momento certo

A primeira estratégia é dar o feedback na hora certa, ou seja, quando o evento ou problema ainda é recente. Dessa forma tudo está fresco na memória tanto de quem oferece quanto quem recebe, assim permitindo que o feedback seja mais eficaz.

No entanto caso tenha havido uma discussão ou problema sério é preferível dar um tempo para as coisas esfriarem e então poder dar o feedback de forma mais centrada e tranquila.

Se prepare para o feedback

O feedback não deve ser dado de qualquer maneira é recomendado que você se prepare antes, para que possa elaborá-lo com cuidado e utilizar fatos e exemplos que possam ajudar o funcionário ou gestor a entender.

Não utilize a abordagem sanduíche

A abordagem sanduíche é um tipo de feedback que tem como objetivo dar uma opinião negativa entre duas positivas para amenizar a situação. No entanto os funcionários começam a perceber essa abordagem e podem ficar ansiosos esperando o feedback negativo sem se dar conta do positivo.

O ideal é dar a opinião de maneira direta e ao final oferecer apoio para que a avaliação seja melhor recebida.

Tenha cuidado ao dar feedback negativo

Uma crítica tem um impacto maior do que um elogio, por isso é preciso tomar cuidado ao dá-la ao funcionário, o ideal é que seja pessoalmente e de forma tranquila. Sem nervosismo ou irritação, caso contrário o feedback será mal recebido e poderá até mesmo afetar o bem-estar e a produtividade do colaborador.

Feedback positivo para novatos e negativos para experientes

O feedback negativo deve ser oferecido principalmente aos funcionários mais experientes, pois eles já veem que essa troca de opiniões pode ajudar no seu desenvolvimento profissional, o que não acontece com os novatos, que apenas desejam ser motivados no início, por serem mais inseguros.

Por isso é preciso investir mais em feedbacks positivos aos novatos, mas claro que é importante fazer críticas construtivas para que eles possam crescer profissionalmente.

Evite preconceitos de gênero

É importante que no ambiente de trabalho não haja preconceitos de nenhuma espécie, e em especial de gênero, uma vez que homens e mulheres devem ser vistos como profissionais iguais, sem favorecer nem um nem outro.

O que não fazer ao oferecer o feedback?

É importante evitar alguns erros ao dar o feedback, para que ele atinja seu objetivo e assim ajude o profissional e a empresa. Confira algumas ações que você não deve tomar:

  • oferecer feedback de maneira genérica, é bom sempre se dirigir à pessoa certa e que deve recebê-lo;
  • dar feedback negativo em público, o ideal é sempre dá-lo de forma pessoal e discreta;
  • falar que outras pessoas concordam com sua opinião se elas não estão na conversa;
  • fazer piadas durante o feedback, pois pode fazer parecer que não é sério;
  • oferecer feedbacks de forma rápida, sem conversar tranquilamente, pois assim será difícil a pessoa entender e não terá eficácia;
  • falar a avaliação de forma punitiva.

 

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Desenvolva-se!

Como você viu o feedback é essencial em uma empresa, pois ele ajuda a gestores, colaboradores e a organização a interagirem melhor entre si e mesmo com seus clientes e assim haver uma troca de opiniões que pode motivar a equipe, gerar melhores resultados e assim ajudar funcionários e organização a se desenvolver.

Mas para que o feedback tenha resultado é ideal que seja dado no momento certo, seja feito de forma direta, se tenha cuidado ao dar feedback negativo, não haja preconceitos e principalmente respeito entre ambas as partes.

Dessa forma a relação entre funcionários e gestores se tornará melhor e o ambiente de trabalho será mais harmonioso, havendo mais honestidade e apoio mútuo.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.