Headhunter: Saiba Tudo Sobre as Funções Dste Profissional

A palavra headhunter em inglês significa “caçador de cabeças”, mas a tradução mais apropriada seria “caçador de talentos”. Pois o headhunter é um profissional que tem como função buscar talentos para as áreas executivas.

Com um mercado altamente competitivo esse profissional faz toda a diferença, porque ele ajuda tanto as empresas a encontrarem bons funcionários, como os próprios colaboradores a terem uma boa colocação no mercado de trabalho. Dessa forma, ambos poderem alcançar juntos o sucesso.

Nesse artigo você vai entender como funciona a profissão de headhunter, como pode se tornar um e as perguntas que eles mais fazem durante o processo seletivo.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Como funciona a profissão de headhunter?

O headhunter pode trabalhar de forma autônoma, ser um prestador de serviço, ter contratos temporários, ou mesmo um funcionário integral de uma empresa.

Ele tem como objetivo preencher as vagas abertas dentro das organizações, procurando as pessoas mais qualificadas do mercado. Ele atua como intermediador entre o cliente e o candidato ao emprego.

O headhunter analisa cuidadosamente o perfil dos candidatos e escolhe o mais capacitado para preencher o cargo.

Qual a diferença entre o headhunter e um recrutador do RH?

Apesar das profissões serem parecidas são diferentes. O recrutador do RH trabalha dentro da empresa, tendo como objetivo selecionar os candidatos que participam do processo seletivo, aplicando testes de perfil, realizando entrevistas individuais e dinâmicas em grupo.

Já o headhunter faz um trabalho de campo, atuando fora da empresa, comparecendo a festas e eventos corporativos, assim selecionando os candidatos mais capazes através de networking.

O headhunter muitas vezes não tem um local de trabalho definido, por isso ele não precisa necessariamente ser um funcionário em tempo integral em uma empresa.

Geralmente o headhunter tem uma grande rede de contatos, que vai aumentando com o passar do tempo, pois os próprios candidatos se aproximam desse profissional para estabelecer relações e assim conseguir entrar no mercado de trabalho.

Já o recrutador do RH fica limitado à empresa, realizando a divulgação da vaga e aguardando a chegada dos currículos para começar a contratar os candidatos.

Quais as características de um headhunter?

Para que o headhunter realize um bom trabalho é necessário que ele tenha algumas características, como:

Análise

Esse profissional deve ser um bom analista para poder identificar o perfil do candidato e verificar com qual empresa ele combina.

Bom ouvinte

O headhunter também deve ser um bom ouvinte, para poder prestar atenção em todas as características do candidato e anotar os pontos mais importantes para assim poder entender a pessoa melhor.

Ter bons argumentos

O profissional também deve ter bons argumentos para quando for apresentar o candidato à empresa interessada, mostrando todos os aspectos que estudou sobre ele e explicações de por que ele é adequado para ela.

Habilidade de negociação

Essa característica é importante, pois sabendo o que a empresa procura e o salário e os benefícios que o candidato deseja o profissional pode tentar atendê-los da melhor forma possível.

É preciso que o headhunter persuada os empregadores a entrevistar e contratar candidatos, assim como convencer os candidatos a participar das entrevistas, preparando ambos os lados para essas entrevistas, ajudando-os a chegar a um acordo.

Um bom networking

Como dissemos anteriormente é essencial que o headhunter tenha uma ampla rede de contatos, pois dessa forma ele saberá quem procurar quando uma empresa precisar de um profissional para preencher uma vaga em aberto.

Autocrítica

O headhunter também deve conhecer bem a si mesmo e saber analisar as situações de forma tranquila, procurando aprender com os próprios erros.

Conhecer as organizações

Além disso, é importante que o profissional tenha uma visão madura do mercado de trabalho, devendo ter experiência e conhecer a dinâmica das organizações. Dessa forma saberá quais são as necessidades das empresas e quais tipos de candidatos buscar.

Ter flexibilidade

É necessário que o profissional tenha flexibilidade, para que assim ele possa compreender ambos os lados, tanto da empresa quanto do candidato e assim saber o que ambos necessitam, para que possa fazer recomendações assertivas.

Autoconfiança

É importante que o headhunter tenha confiança em si mesmo, dessa forma poderá ter segurança em suas decisões e passará essa sensação a seus clientes e candidatos.

Ter iniciativa e liderança

Essas duas características são essenciais, pois as decisões partirão do headhunter, é ele que buscará e indicará o melhor profissional para ocupar a vaga aberta da empresa que o contratou.

Ser empreendedor

O headhunter também deve ter uma visão ampla sobre a empresa para poder identificar se o cargo em questão é realmente necessário e analisar o descritivo da função, a missão e visão da empresa.

Ser persistente

Esse profissional também deve ter persistência, pois apenas assim terá forças para continuar, mesmo se tomar uma decisão errada. Não desistindo de sua missão de encontrar o candidato ideal.

Ser ambicioso

O headhunter também deve ser ambicioso, no bom sentido, para que possa desejar que todos os lados fiquem satisfeitos, seu cliente, o candidato e a si mesmo. Se um dos lados não estiver satisfeito a contratação não teve êxito.

Boa comunicação

Como o trabalho desse profissional se baseia em conversar com o cliente, entrevistar o candidato e buscar mais contatos é muito importante que ele tenha uma boa comunicação, dessa forma poderá passar a mensagem que deseja com perfeição e poderá estabelecer boas relações.

Comprometimento com sua escolha

Não basta apenas escolher o candidato que julga melhor, cabe ao headhunter acompanhar o desenvolvimento do candidato na empresa, para ver se sua decisão foi acertada e assim ambos os lados estão satisfeitos.

Ser uma pessoa agradável

É bom que o headhunter seja agradável, assim fará com que seus clientes e candidatos fiquem mais à vontade para conversar e expor o que desejam.

Ser discreto

A discrição é essencial nessa profissão, uma vez que a maioria das vagas é sigilosa, por isso o headhunter deve manter assim para que possa ajudar a fazer uma boa contratação.

Como ser um headhunter?

Não existe um curso específico para ser um headhunter, pois as competências que esse profissional possui são desenvolvidas através de experiências profissionais. Mas uma forma de impulsionar as capacidades de um headhunter é conhecendo as técnicas de coaching.

Pois através dessas técnicas o profissional aprende sobre como funciona a mente humana, conceitos de psicologia, padrões comportamentais e mentais e inteligência emocional. Dessa forma ele passa a ter uma visão crítica e mais capaz de analisar as características dos candidatos, assim podendo tomar melhores decisões ao recomendá-los para as empresas.

Principais perguntas feitas pelo headhunter

Entre as funções do headhunter está realizar uma entrevista com os candidatos, assim ele pode entender e analisar se o perfil deles se encaixa com o perfil da empresa.

Entre as principais perguntas feitas nessas entrevistas estão:

Por que saiu da empresa em que trabalhava?

Essa pergunta tem como objetivo entender quais são as razões que levaram o profissional a ser demitido ou pedir demissão. Além disso, o headhunter também avalia a forma que o candidato se refere às empresas que trabalhou, mesmo que tenha tido uma experiência ruim com as mesmas.

Por que deseja mudar de emprego?

Já essa pergunta busca saber quais são os objetivos profissionais do candidato, para assim ver se ele se adéqua à vaga.

Por que quer trabalhar nesta empresa?

Nesta pergunta o headhunter tem como objetivo entender o que o candidato espera da empresa, o que o motiva e o que ele pretende se conseguir a vaga. Além disso, também é possível analisar se o perfil do candidato se adéqua ao da empresa.

Quais foram suas principais realizações profissionais?

Nesta pergunta é possível conhecer a carreira do candidato, saber mais detalhes de sua vida profissional e assim analisar se ele é a melhor escolha para preencher a vaga.

Quais são seus pontos fracos?

Através dessa pergunta o headhunter busca não saber os pontos fracos do candidato, mas como ele reage a essas características e o que procura fazer para melhorar em sua vida profissional.

Podemos dar andamento à entrevista em inglês?

Essa pergunta é feita para os candidatos que mencionam em seus currículos que são fluentes em inglês. O objetivo é saber se o profissional realmente domina a língua ou mentiu no currículo apenas para impressionar.

Qual sua pretensão salarial?

O headhunter precisa saber essa informação para verificar se a empresa pode pagar o que o candidato está pedindo e se há chances de haver negociação.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Como você viu neste artigo o headhunter é um profissional essencial para as empresas, principalmente de grande porte, uma vez que as ajuda a encontrar os melhores candidatos para os cargos executivos.

Através de sua visão crítica esse profissional consegue analisar cuidadosamente o perfil dos candidatos e escolher o mais capacitado para preencher o cargo.

Para ser um headhunter é necessário desenvolver algumas características como análise, saber ouvir, ter bons argumentos e habilidade para negociar, ter um bom networking, autocrítica e autoconfiança, flexibilidade, iniciativa e liderança, ser empreendedor, ambicioso, ter boa comunicação, persistência e ser uma pessoa agradável e discreta.

Não existem cursos para headhunter, mas as técnicas de coaching são bem-vindas uma vez que você aprende a analisar melhor os candidatos e assim tomar decisões mais assertivas.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.