Recursos Humanos: Conheça as Funções e o Dia a Dia do Setor

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Recursos humanos ou simplesmente RH é o setor da empresa que realiza a gestão de pessoas através de práticas e técnicas, tendo como objetivo administrar os comportamentos internos e valorizar todas as pessoas que trabalham na organização.

Até alguns anos o RH não era muito valorizado, sendo visto apenas como o setor que realiza a contratação e desligamento de funcionários, mas nos dias atuais ele tem sido cada vez mais considerado e tem ganhado espaço.

Pois através desse setor é possível elaborar estratégias para não só alcançar as metas estipuladas pela empresa como garantir a produtividade, o bem-estar no ambiente de trabalho e também atrair e reter talentos.

Neste artigo você vai entender melhor o que é recursos humanos, sua importância, saber quais as funções deste departamento, entre outras informações relevantes para você e sua empresa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é recursos humanos?

Recursos humanos pode tanto se referir ao conjunto de funcionários de uma organização quanto ao setor que atua elaborando estratégias de gestão de pessoas.

Esse setor foi criado no início do século XX, em meio à revolução industrial, tendo como objetivo atuar como intermediário entre empregado e empregador.

Mas com o passar do tempo o RH foi mudando e começou a desenvolver técnicas de planejamento estratégico, ajudando a realizar a manutenção da empresa e estabelecendo a conexão entre departamentos e funcionários.

Qual a importância do RH?

O RH tem grande importância para a empresa, pois esse setor realiza práticas administrativas especializadas na gestão do relacionamento entre empresas e pessoas, tendo como objetivo proporcionar mais satisfação às pessoas envolvidas, além de ajudar a alcançar as metas da organização.

Através do trabalho dos profissionais de RH é possível traçar metas alinhadas ao negócio e estratégia da empresa, ajudar no desenvolvimento de profissionais, reter talentos e fazer com que a organização alcance bons resultados e se mantenha competitiva.

Quais as funções do RH?

O setor de recursos humanos possui diferentes atribuições, as quais melhoram o relacionamento entre a empresa e os funcionários, contribuindo tanto para o desenvolvimento da organização quanto a satisfação do colaborador.

Entre as funções que o RH possui, estão:

Recrutamento e seleção

Essa é a atribuição que as pessoas mais relacionam ao setor, sendo uma das funções mais estratégicas nas empresas mais modernas. Pois cabe ao setor de RH encontrar os talentos mais capacitados para as vagas disponíveis na organização.

Assim quanto mais eficaz for esse processo melhor será o conjunto de colaboradores da empresa e assim mais perto ela estará de alcançar bons resultados.

Esse trabalho também envolve a participação dos gestores responsáveis pelos cargos que se encontram disponíveis e atenção ao dinheiro e tempo investidos no processo.

Aplicação de recursos humanos

Cabe também ao RH criar políticas de convivência entre colaboradores e gestores, a fim de tornar o ambiente de trabalho satisfatório para todos, valorizando a comunicação e a criação de iniciativas para valorizar os funcionários com o intuito de mantê-los sempre motivados e comprometidos.

Treinamento e desenvolvimento

O setor de recursos humanos também deve promover meios de desenvolvimento pessoal aos funcionários, realizando a criação de técnicas para o crescimento de cada um e da equipe, para que possam melhorar tanto habilidades subjetivas quanto técnicas.

Por isso o RH deve promover cursos de capacitação de acordo com cada cargo, para que o profissional esteja atualizado e cada vez mais habilitado para executar seu trabalho.

Indicação de benefícios

Cabe ao setor de RH realizar a indicação dos benefícios que podem ser ofertados aos funcionários. Há benefícios gerais que são fornecidos a todos os funcionários, como: plano de saúde, vale-refeição e
vale-transporte.

E também há aqueles que são oferecidos como uma forma de recompensar por bons resultados, como: trabalho home office uma vez por semana, trabalho de meio período na sexta-feira, entre outros.

Em casos de recompensa o ideal é que o benefício seja decidido de acordo com o gestor da equipe. Afinal ele conhece melhor seus colaboradores e saberá qual o benefício mais apropriado.

Além disso, é importante que o benefício esteja alinhado com as possibilidades da empresa, para que não prejudique seu orçamento.

Retenção e manutenção de talentos

Outra função dos recursos humanos é não só reter os melhores talentos como mantê-los na organização motivados e comprometidos. Para isso é necessário haver dedicação e acompanhar a carreira do profissional dentro da empresa.

Realização da avaliação de desempenho

O RH também deve realizar a avaliação de desempenho, que é uma ferramenta muito importante, que tem como objetivo analisar a performance dos funcionários da organização.

O desempenho é avaliado através de três fatores, tempo, custo e qualidade. A avaliação deve ser realizada por meio das metas estipuladas pela empresa de acordo com cada setor.

Supervisão de métricas e estratégias

O setor de recursos humanos deve supervisionar métricas e estratégias que se encontram sob sua responsabilidade. Dessa forma sabendo identificar situações que prejudicam a empresa e assim evitando erros nos processos, retrabalhos, diminuindo os custos e contribuindo para que a organização alcance bons resultados.

Cuidado com a saúde, bem-estar e segurança

Uma função muito importante do RH é o cuidado com a saúde, bem-estar e segurança do funcionário. Dessa forma o setor tem a preocupação em oferecer planos de saúde e aplicar medidas para não prejudicar a saúde tanto mental quanto física dos colaboradores.

Para que isso possa ser aplicado o RH deve apresentar opções praticáveis que estejam alinhadas à rotina da organização e que possam ser usadas pelos gestores, alguns exemplos são: ginástica laboral, campanhas de conscientização sobre saúde, pausas para diminuir o estresse e apoio psicológico.

Relacionamento com sindicatos

O setor de recursos humanos também deve firmar relacionamento com sindicatos, com o intuito de proporcionar melhorias no ambiente de trabalho e assim garantir os direitos dos funcionários. É essencial que a empresa e os sindicatos estejam alinhados, para não seguirem direções opostas.

Por isso deve haver uma política de negociação, o que vai ajudar a evitar conflitos e também a economizar tempo e dinheiro de possíveis problemas judiciais. Assim o RH deve ter o cuidado de manter o diálogo para chegar a acordos favoráveis, para isso é indicado contar com o apoio de advogados.

Avaliação do clima organizacional

Outra função do RH é avaliar o clima organizacional da empresa, dessa forma ele consegue qualificar o estado de ânimo dos funcionários. Assim é possível que o setor analise se a produtividade está sendo afetada pelo clima organizacional e tomar medidas para melhorá-lo, estando de acordo com os gestores de cada equipe.

Quais são os principais indicadores do RH?

O RH conta com indicadores de desempenho que ajudam a analisar o funcionamento dos processos deste setor dentro da organização e ver o que pode ser feito para melhorar.

Entre os indicadores que o setor de recursos humanos deve acompanhar, estão:

  • Absenteísmo: faltas e atrasos dos funcionários.
  • Turnover: taxa de rotatividade de funcionários.
  • Desempenho: performance dos funcionários ao exercer suas funções.
  • Retorno sobre investimentos (ROI): quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento e quantidade de dinheiro investido.
  • Retenção de talentos: conjunto de estratégias para manter os colaboradores motivados.
  • Clima organizacional: indicador de satisfação dos funcionários em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade da empresa.
  • Produtividade: relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço dividida por algum recurso necessário para sua preparação.

 

Quais os cargos do setor de recursos humanos?

O setor de recursos humanos trabalha com profissionais especializados em diferentes áreas, o que possibilita que o RH seja mais flexível e consiga realizar todas as suas funções.

Entre os cargos que podem existir em um setor de recursos humanos, estão:

  • assistente ou estagiário;
  • analista;
  • especialista;
  • generalista;
  • recrutador;
  • especialista avançado;
  • gerente de RH;
  • recrutador sênior;
  • consultor;
  • diretor.

 

Quais as habilidades que um profissional do RH deve ter?

Para trabalhar no setor de recursos humanos o profissional de RH deve ter tanto habilidades subjetivas quanto técnicas. As habilidades subjetivas ou soft skills se referem às competências específicas à personalidade do profissional.

Entre as habilidades subjetivas requeridas para atuar no setor estão:

  • boa comunicação;
  • flexibilidade;
  • capacidade para trabalhar em equipe;
  • ética;
  • liderança;
  • empatia;
  • valores ajustados aos da empresa;
  • habilidade para trabalhar com novas tecnologias.

 

Já as habilidades técnicas ou hard skills se referem ao conhecimento adquirido através de cursos, especializações ou treinamentos. Entre as habilidades técnicas solicitadas para trabalhar no RH, estão:

  • especialização em RH;
  • graduação em recursos humanos ou administração;
  • treinamentos na área de recrutamento e seleção;
  • conhecimento no manuseio de job boards;
  • conhecimentos na manipulação de ferramentas tecnológicas específicas para RH;
  • fluência em língua estrangeira;
  • conhecimento em Big Data.

 

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Valorização da Profissão

Como você pode ver neste artigo o setor de recursos humanos é muito importante em uma empresa, pois através dele é possível satisfazer os funcionários e possibilitar que a empresa a alcance suas metas, de modo que a organização e o colaborador possam se desenvolver lado a lado.

O RH tem diferentes funções às quais visam não só recrutar novos talentos como retê-los, mantendo-os motivados a trazerem bons resultados à organização.

Para manter o bom trabalho do setor é importante que realizar a medição de seus indicadores, assim ele pode verificar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

As empresas atuais estão cada vez mais valorizando o RH, pois sabem que através desse setor é possível incentivar os funcionários e assim proporcionar o crescimento da empresa.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?