Carreira em RH: Dicas Para Ter Sucesso Nesta Área

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

O mundo mudou. Diversas ferramentas tecnológicas chegaram com tudo, transformando a maneira como gerenciamos as tarefas do nosso dia a dia. Na área de recursos humanos isso não seria diferente. O chamado RH 4.0 está aí e com ele precisamos nos adaptar para nos mantermos atuantes no mercado de trabalho.

A entrada dos millennials no mercado de trabalho transformou a relação empresa colaborador. Isso porque os profissionais desta geração têm um perfil mais dinâmico, criativo e destemido. Tais características fazem com que eles estejam sempre se aperfeiçoando e buscando crescimento na carreira.

Assim, as empresas se viram cada vez mais impelidas a investir em novas maneiras de se relacionarem com seus colaboradores, fomentando o espírito de liderança e a autonomia. É exatamente aí que o RH entra em ação, dando às organizações as condições necessárias para investir em seus recursos humanos e gerir seus talentos da melhor maneira possível.

Foi essa tendência dentro da cultura empresarial que fez crescer uma demanda por profissionais de RH qualificados, aquecendo o mercado de trabalho para quem atua na área.

A construção de uma carreira é algo contínuo. Há sempre o que aprender, crescer e multiplicar. Desenvolver soft skills, planejar a carreira passo a passo e estar disposto a enfrentar novos desafios pode ser o grande diferencial para conquistar sucesso na profissão.

Neste artigo separamos algumas dicas para alavancar a carreira dos profissionais de recursos humanos. Continue a leitura!

Os primeiros passos

O caminho para se tornar um profissional de Recursos Humanos de sucesso começa muito antes de entrar no mercado de trabalho. O primeiro passo, aquele que guiará sua carreira, está na sua formação.

Alguns profissionais que atuam em RH são formados em Psicologia ou Pedagogia. Estas áreas apresentam uma enorme contribuição para o setor. Contudo, diante das habilidades exigidas hoje em dia pelo mercado, que envolvem processos gerenciais e empresariais, é preciso se tornar um especialista.

Neste caso, uma graduação em Gestão em Recursos Humanos é a escolha mais assertiva. Escolhendo o curso de forma adequada, em uma instituição de ensino de qualidade e se dedicando aos estudos, suas chances aumentam muito.

No entanto a teoria, apenas, não é suficiente: é necessário ter conhecimento prático desde o início. Por isso, é muito importante buscar estágios na área. Eles irão fortalecer o seu currículo no futuro, além de serem uma ótima maneira de vivenciar a profissão e seus desafios de forma prática.

Mas não esqueça que a formatura não significa o fim dos estudos para o profissional de Recursos Humanos (de nenhuma área na verdade). É importante investir no aprendizado constante e manter-se atualizado a respeito das inovações e tendências da área.

Uma ótima pedida são os cursos de especialização e MBAs voltados para Gestão de Pessoas e Projetos. Além das possibilidades de pós-graduação, é interessante participar de congressos, palestras e outros eventos voltados para o aperfeiçoamento técnico e networking.

Características do profissional de RH

Como em qualquer área de atuação, o sucesso na carreira exige o desenvolvimento constante de algumas habilidades. O especialista em RH precisa encontrar o equilíbrio entre sua aptidões técnicas e suas características de personalidade.

Listamos algumas das principais soft skills necessárias para você ser bem-sucedido em sua trajetória profissional:

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Empatia

Estabelecer um relacionamento empático com todos os colaboradores, implica em desenvolver a habilidade de observar e ouvir o outro com atenção plena.

Assim, o profissional de RH conseguirá entender as necessidades por trás dos comportamentos e falas da equipe para, então, buscar maneiras de supri-las.

Visão global

O profissional de RH ocupa também, o papel de mediador dentro da empresa, procurando estratégias que alinhem as necessidades dos colaboradores aos objetivos do negócio.

Por esse motivo, é preciso desenvolver uma visão global. Somente assim é possível avaliar as situações mediante uma perspectiva ampla e completa, sem permitir que seus próprios julgamentos de valor interfiram na busca pelas soluções adequadas.

Habilidade com comunicação

Saber se comunicar de forma clara, objetiva e empática é uma das características mais importantes para o profissional que busca o sucesso na carreira em RH. Desenvolver boa retórica também é desejável também.

Mas uma coisa deve ficar clara: a boa comunicação vai além de habilidades verbais e escritas. A comunicação não-verbal, que inclui a postura profissional e a capacidade de escuta, também são atributos valiosos.

Alta qualificação

Como falamos anteriormente, ter uma formação acadêmica adequada é um investimento essencial para quem deseja trilhar um caminho de sucesso.

Além disso, o autoaperfeiçoamento constante é essencial, tanto por meio de cursos e eventos, quanto por meio de leituras e estudos individuais.

Interpretação de dados

Indispensável ao pensamento estratégico, a capacidade analítica, está diretamente relacionada à boa capacidade de interpretação de dados.

Hoje em dia existem diversas ferramentas tecnológicas que automatizam a coleta e a análise parcial desses dados. No entanto, cabe aos profissionais interpretá-los e usá-los para direcionar suas ações.

Afinidade tecnológica

A área de RH mudou muito nos últimos anos. A automatização dos processos chegou para contribuir muito. Por essa razão, nos dias de hoje, é indispensável saber manejar as ferramentas tecnológicas necessárias para a boa gestão, além de buscar constantemente conhecer novas soluções nesse sentido.

Isso permite aos profissionais da área a se dedicarem a tarefas mais estratégicas e ter mais tempo para cuidar das pessoas.

Foco em liderança

Um líder é uma pessoa que tem a capacidade de exercer uma gestão eficiente dentro de uma empresa. Em outras palavras, um verdadeiro profissional de RH!

Portanto, para quem busca um diferencial na carreira em RH, vale a pena investir na área de treinamentos voltados para lideranças.

Espírito de equipe

Outra característica importante é saber trabalhar em equipe. Este é, sem dúvidas, um imperativo na atuação da equipe de RH. Muitas das estratégias elaboradas trabalham em ações conjuntas, mesclando áreas e departamentos.

Por este motivo, é preciso atuar de maneira colaborativa e harmônica com os outros setores e profissionais da empresa para chegar às melhores soluções e tomar decisões corretas.

Como é o dia a dia do profissional que segue a carreira em RH?

Se você gosta de desafios, a carreira de RH é ideal! O cotidiano de um profissional de Recursos Humanos envolve superar obstáculos e conflitos, sempre buscando soluções viáveis do ponto de vista empresarial e humano.

Essa função do departamento pessoal dentro da empresa. Mas não pense que a função dos gestores de Recursos Humanos é apenas “apagar incêndios”.

Os profissionais que têm uma função mais estratégica, atuam diretamente na manutenção do clima organizacional e da motivação dos times. São eles que garantem mais produtividade e bons resultados para o negócio, sem deixar de lado o bem-estar dos colaboradores.

Como crescer na carreira profissional de RH?

Com a inteligência artificial melhorando os processos rotineiros na área, os profissionais de RH tem mais tempo para se dedicarem às pessoas. Com isso, as empresas cada vez mais vêm percebendo a importância dos colaboradores para o seu sucesso e, assim, a Gestão de Pessoas ganha um papel muito mais estratégico e focado em resultados.

Se você quer crescer em sua carreira de profissional de RH, é fundamental estar por dentro das mudanças que vêm acontecendo e ser responsável pela transformação na Gestão de Pessoas em sua organização. A seguir, enumeramos 5 dicas fundamentais para todo RH ter sucesso!

1. Esteja sempre atualizado

Para evoluir na carreira estar por dentro das novidades e tendências da área é muito importante para sua evolução. Nos dias de hoje as mudanças acontecem de forma muita rápida e diariamente, então fique atento a tudo! Sempre haverá uma coisa nova para aprender.

Procure se informar, ler blogs que falem sobre assuntos de RH, assim como da Menvie, faça cursos da área, vá em eventos e workshops. Assim, além de adquirir mais conhecimento, você terá a oportunidade de aumentar a sua rede de contatos e estar sempre por dentro das novidades!

2. Busque novas estratégias e métodos

Gerenciar pessoas hoje é bem diferente do que era há alguns anos. As novas profissões e gerações vão surgindo no mercado, assim métodos e estratégias da área de RH precisam acompanhar essas mudanças para alcançar melhores resultados.

Buscar por novas estratégias de gestão e conhecer práticas que podem te ajudar na rotina diária do setor de recursos humanos, como por exemplo o endomarketing. O importante para você é conseguir inovar em seu setor e se destacar em sua carreira profissional.

3. Conheça o negócio da empresa

Conhecer a organização onde você trabalha e estar constantemente alinhado às estratégias do negócio é outro ponto muito importante. Você precisa saber o que a empresa busca, onde ela deseja chegar, em que projetos ela está trabalhando no momento, o que precisa ser mudado.

Questões como essas são importantes, pois com isso você consegue identificar novas oportunidades e saber como você e todo o setor de RH podem ajudar. Além disso, demonstra pró-atividade, uma característica que é sempre bem vista entre os gestores.

4. Peça feedbacks regularmente

Ter um retorno se o que você tem feito está sendo válido ou não para o setor de RH, e para a empresa como um todo, é muito importante. Dessa maneira você consegue saber o que pode ser potencializado e o que precisa ser melhorado em sua carreira.

Por isso, peça para o seu gestor e aos colegas um retorno sobre a sua atuação. O recomendado é que feedbacks sejam recebidos no mínimo a cada dois meses, mas isso pode variar de acordo com a cultura da empresa. Assim, fica muito mais fácil identificar o que você precisa fazer para melhorar os seus resultados!

5. Tenha pensamento estratégico

Já mencionamos que o RH tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico. Partindo deste princípio, você precisa encontrar métodos e ferramentas que vão te ajudar a crescer e se desenvolver na área para não ficar para trás.

O pensamento estratégico nas organizações é uma soft skill fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente. Você pode por exemplo, utilizar um software para tarefas mecânicas, e assim liberar o tempo para pensar os problemas de forma mais estratégica.

O mundo mudou e o RH também

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Nos últimos anos, há boas perspectivas de carreira para gestores de RH, especialmente para os profissionais capazes de elaborar políticas de remuneração e benefícios. Essa especialidade é essencial para atrair os melhores profissionais e mantê-los na empresa.

Além disso, a reforma trabalhista trouxe grandes mudanças e as empresas sabem que quem cursa a faculdade de Recursos Humanos está se atualizado no que diz respeito a todas as novas normas da área.

Identificou-se com essa carreira? Já é um profissional da área e quer brilhar na carreira em RH? Continue acompanhando nossas publicações e se mantenha atualizado!

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?