O que é a Retenção de Talentos e como aplicar na sua Empresa

Reter talentos é sinal de sucesso para uma organização. As empresas cujos funcionários permanecem por períodos mais longos economizam tempo e dinheiro.

Entender a importância de reter talentos e as estratégias a serem usadas pode ajudar sua empresa a aumentar a produtividade com funcionários mais especializados.

Um programa abrangente de retenção de colaboradores é um diferencial importante em mercados de talentos restritos.

Neste artigo, veja como reduzir a rotatividade de funcionários, reter os melhores talentos e estabelecer uma força de trabalho engajada.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que significa retenção de talentos?

A retenção de talentos refere-se à capacidade de uma organização em manter seus funcionários mais qualificados para aumentar a produtividade, atingir as metas organizacionais e limitar os gastos vinculados à contratação.

Ao verificar se está retendo talentos, uma empresa analisa a porcentagem de funcionários que permaneceram durante um determinado período.

Por exemplo, uma empresa que manteve oito em cada 10 funcionários em um ano teria uma taxa de retenção de 90% e uma taxa de rotatividade de funcionários de 10%.

Cada organização tem uma taxa de rotatividade média diferente devido ao tipo de trabalho que executa e outros fatores como salário, por exemplo.

Um programa de retenção de talentos pode ser aplicado em todas as empresas. Sejam micro e pequenas empresas, sejam multinacionais, o sistema beneficia e ajuda a alavancar ainda mais os negócios.

Muitos fatores contribuem para a rotatividade de funcionários, por isso é importante considerar as necessidades exclusivas de sua empresa ao criar sua estratégia de retenção.

Estratégias comuns para reter talentos incluem:

  • oferecer salários e benefícios competitivos;
  • oferecer oportunidades de desenvolvimento de carreira;
  • criar uma cultura de trabalho positiva.

Funcionários felizes têm menos probabilidade de deixar seus empregos, o que significa que você não precisa gastar tempo e recursos recrutando e treinando novos funcionários.

Um estudo descobriu que as organizações com uma forte estratégia de retenção de talentos têm taxas de rotatividade de pessoal 50% menores.

A importância da retenção de talentos

A retenção de talentos pode melhorar o moral e a motivação dos funcionários, levando ao aumento da produtividade e da criatividade.

Funcionários talentosos são mais propensos a se envolver em seu trabalho, levando a melhores resultados para a empresa.

A retenção efetiva de talentos é importante porque funcionários experientes e qualificados são essenciais para o sucesso de uma organização.

Esses funcionários geralmente têm amplo conhecimento da organização e desempenham um papel estratégico dentro de sua equipe.

Além disso, qualquer rotatividade em uma força de trabalho altamente qualificada resulta em despesas significativas para qualquer negócio.

Estima-se que a substituição de um funcionário experiente custe de três a cinco vezes o salário anual desse funcionário.

A retenção adequada de talentos traz vários benefícios, como:

  • aumento da produtividade;
  • facilita a tomada de decisão;
  • preserva o capital de inteligência;
  • limita a rotatividade dentro da equipe;
  • melhora a cultura da empresa;
  • leva a uma melhor experiência do cliente;
  • aumenta a receita;
  • aumenta o engajamento e a satisfação dos funcionários;
  • constrói uma reputação positiva da marca.

Empresas são feitas por pessoas, ainda que existam tecnologias embutidas em seus processos internos.

Portanto, é natural supor que se o time da sua empresa for formado por pessoas engajadas, alinhadas com os valores da empresa e com bom desempenho, certamente a empresa irá crescer.

Em um estudo recente, pesquisadores comprovaram que uma pessoa de talento superior é até 8 vezes mais produtiva do que uma pessoa de desempenho mediano, isso é claro, levando em conta a complexidade do trabalho.

O que incentiva os funcionários a permanecerem em uma organização?

As organizações que têm experiências positivas e oferecem oportunidades para usar habilidades pessoais podem levar a uma força de trabalho mais engajada.

Os funcionários tendem a permanecer por razões, como:

Apreciação

Colaboradores recompensados ​​por suas ações têm maior probabilidade de permanecer com o empregador, pois se sentem valorizados.

Pertencimento

Quem desenvolve vínculos com os integrantes de sua equipe e se sente parte da cultura da empresa cria uma forte ligação com sua organização.

Crescimento

Ambientes de trabalho que permitem aprendizado e oportunidades para avançar na organização podem ser atraentes para funcionários que buscam se desenvolver em suas carreiras.

Felicidade

Sentir-se realizado no trabalho que faz e no ambiente de trabalho em que se encontra pode ajudar os funcionários a gostar de seu empregador e ter o desejo de permanecer por muito tempo.

Propósito

Funcionários que sentem que seu trabalho tem significado e apoiam a missão de sua empresa tornam-se comprometidos com sua organização.

Estratégias de retenção de talentos para aplicar na sua empresa

Aqui estão algumas estratégias para ajudar os gerentes a atrair e manter funcionários talentosos antes, durante e após a contratação:

Considere candidatos não tradicionais

Ao procurar pessoas talentosas, considere ampliar seus pré-requisitos.

Muitos candidatos não tradicionais, como graduados não universitários e jovens candidatos sem experiência, têm potencial para serem excelentes funcionários se tiverem a oportunidade.

Considere manter a mente aberta durante o processo de contratação e implemente uma variedade de métricas de qualificação.

Ofereça um salário competitivo

Um salário competitivo é importante tanto para atrair novos talentos quanto para manter os atuais.

Estudos sugerem que a maioria dos funcionários que sai de uma empresa o faz por um salário melhor.

Acompanhe os padrões do mercado e o orçamento para manter uma taxa de pagamento comparável por posição, nível de experiência e desempenho de cada funcionário.

Inclua benefícios

Para um candidato, o pacote de benefícios de uma empresa pode ser o fator decisivo.

Investir em benefícios imediatos e de longo prazo, como seguro de saúde, licença parental e planos de aposentadoria, pode atrair candidatos e motivá-los a permanecer na sua empresa.

Integrar de forma eficaz

A integração é o período de tempo no início do emprego, quando você orienta um novo funcionário sobre suas funções e a estrutura da empresa e preenche toda a documentação necessária.

É também um momento vital para formar equipes com os funcionários existentes e causar uma primeira impressão positiva e acolhedora.

Considere reservar um tempo durante a integração para construir conexões sociais que possam definir o padrão para a coesão da equipe no futuro.

Contrate por uma diversidade de pensamento

Promover um ambiente criativo com novas ideias é bom para a empresa e para os funcionários individualmente.

Uma equipe que pensa da mesma forma pode se dar bem mais facilmente, mas sua criatividade e inovação podem estagnar.

Ao contratar, considere candidatos com visões e abordagens diferentes para formar uma equipe com diversidade de pensamento.

Deixe espaço para negociação

Durante o processo de contratação e as avaliações anuais de desempenho, você pode abrir um espaço para negociações.

Esse momento pode ser uma oportunidade para um candidato ou funcionário atual expressar suas necessidades. Esteja disposto a ouvir e fazer concessões.

Considere os estilos de trabalho

Os funcionários podem ter abordagens diferentes para a produtividade.

Como gerente, você pode fazer adaptações razoáveis ​​para estilos de trabalho individuais e melhorar a retenção.

Por exemplo, você pode permitir que um funcionário use fones de ouvido com cancelamento de ruído se tiver dificuldades com as distrações de um escritório aberto ou aprovar horários flexíveis, desde que cumpram as metas de produção.

Evite mudanças bruscas

Às vezes, mudanças de direção são necessárias para uma empresa ágil, mas podem frustrar os colaboradores.

Essa frustração geralmente vem de se sentir excluído das decisões e ser surpreendido.

Você pode ajudar a deixar a equipe à vontade aumentando a transparência nas decisões antes que elas aconteçam e oferecendo aos funcionários a chance de fornecer um feedback significativo.

Lidere de forma eficaz

Um excelente líder inspira lealdade nos membros da equipe.

Um líder fornece um exemplo de comportamento profissional para os outros seguirem, toma decisões transparentes, ouve e responde a feedback e resolve problemas e conflitos de forma justa.

Considere encontrar oportunidades de treinamento de liderança para supervisores que desejam melhorar suas habilidades.

Promova o orgulho da empresa

Os funcionários são mais propensos a se comprometer com uma empresa da qual se orgulham.

Priorizar produtos de qualidade, condições de trabalho humanas, participar de filantropia responsável são formas de uma empresa aumentar o respeito e o orgulho entre seus funcionários.

Forneça vantagens

Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida dos funcionários durante o trabalho.

Acréscimos simples, como um café gratuito, almoço ocasional ou descontos para produtos e serviços da empresa, podem aumentar a satisfação dos colaboradores.

Priorize a saúde

Funcionários saudáveis ​​são a chave para um negócio saudável. Eles geralmente são mais produtivos, faltam menos ao trabalho e são mais felizes.

Se você tiver espaço, pode fazer uma área de exercícios ou ioga para estimular a saúde e controlar o estresse.

Você também pode negociar taxas reduzidas para academias e oferecer lanches saudáveis ​​na cozinha do escritório ou na sala de descanso.

Facilite os deslocamentos

Em média, as pessoas gastam uma a duas horas por dia se deslocando para o trabalho. Tornar isso mais fácil para os funcionários pode melhorar a retenção de talentos.

Você pode organizar caronas, fornecer passes de transporte público para funcionários ou aprovar o trabalho remoto.

Animais de estimação

Dependendo do seu setor, ter um animal de estimação no escritório ou permitir que os funcionários tragam seus próprios cães e gatos bem comportados e vacinados para o escritório pode ser uma opção.

Estudos mostram que interagir com animais pode melhorar o humor e reduzir o estresse.

Competição amigável

Definir metas para uma competição amigável entre os funcionários pode aumentar a motivação.

Essa estratégia também reforça que sua empresa recompensa o excelente desempenho no trabalho.

Por exemplo, atingir uma meta de vendas pode render a um funcionário um vale-presente para um restaurante local ou um prêmio de reconhecimento.

Considere o teletrabalho

Dependendo do seu setor, você pode fazer adaptações para que os funcionários se comuniquem ou trabalhem remotamente em período parcial ou integral.

Se isso beneficiar seu estilo de trabalho ou permitir um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional para seus colaboradores é uma ótima opção como estratégia para reter seus talentos.

Implemente sistemas de recompensas

Você pode melhorar a retenção demonstrando aos funcionários que seu trabalho é reconhecido e será recompensado.

Use recompensas tangíveis para mostrar gratidão e elevar o moral de funcionários individualmente ou de equipes inteiras.

Mesmo os funcionários que não estão recebendo a recompensa podem vê-la como uma meta para seu desempenho futuro e se sentir motivados a ter um desempenho melhor.

Comemore

Datas comemorativas são momentos importantes para muitas pessoas e compartilhar essas comemorações com seus funcionários pode aumentar a felicidade deles no trabalho.

Para comemorar com sua equipe, você pode fornecer decorações de festas ou permitir que os funcionários decorem seus próprios espaços.

Você pode organizar festas anuais, criar uma tradição de dar presentes anônimos ou iniciar um reconhecimento festivo mensal dos aniversariantes.

Ouça

As habilidades de escuta são fundamentais para os gerentes e podem fazer uma diferença significativa na retenção de funcionários.

Você pode conscientizá-los de que recebe com satisfação seus comentários, ideias e preocupações, organizando reuniões regulares individuais e em grupo.

Mostre que você ouve sua equipe tomando ações com base em suas opiniões e dando respostas significativas.

Desenvolva talentos internamente

Se você deseja que os funcionários invistam em sua empresa a longo prazo, demonstre que fará o mesmo.

É mais provável que os funcionários permaneçam em uma empresa na qual sentem que podem progredir.

Forneça oportunidades para que os funcionários recebam orientação e oportunidades de treinamento e olhe internamente primeiro, antes de contratar.

Dê folga nos aniversários

Oferecer aos funcionários um dia de folga em seu aniversário é uma despesa relativamente pequena para a empresa.

No entanto, pode fazer uma grande diferença na satisfação dos funcionários, fazendo com que eles se sintam vistos e lembrados.

Esse pequeno gesto é uma demonstração do compromisso da empresa com o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Recompense a excelência

Quando um funcionário ou equipe realiza algo especial, conclui um grande projeto ou faz uma inovação, é importante para você, como gestor, recompensá-los.

Você pode fazer isso oferecendo um bônus, um jantar de agradecimento ou um pequeno presente.

Recompensar esforços extras e desempenhos excelentes pode tornar os funcionários mais satisfeitos com sua gestão e motivados a permanecer com você.

Promova a saúde mental

Manter uma carga de trabalho razoável que permita tempo para descansar pode reduzir o esgotamento dos funcionários.

Estar conectado com os colaboradores e agir nos primeiros sinais de que algo não está bem pode evitar futuros desafios de produtividade e perda de talentos.

Promova a identidade da equipe

Funcionários que se sentem incluídos e fazem parte de uma equipe têm maior probabilidade de permanecer na empresa.

Não importa em que setor você esteja, você pode promover a identidade da equipe entre os funcionários organizando eventos sociais dentro e fora do local de trabalho.

Você também pode organizar seminários de trabalho em equipe com consultores externos.

Reconheça marcos

Comemorar aniversários de trabalho, promoções e outras conquistas pode fazer com que os funcionários se sintam vistos e apreciados.

Uma cultura empresarial de reconhecimento de marcos também estabelece metas de longo prazo a serem alcançadas para funcionários motivados.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Pesquisar

Descubra seu Perfil Comportamental!

Responda ao rápido questionário e receba um relatório completo sobre suas habilidades pessoais e interpessoais!