As Melhores Dinâmicas de Grupo Para Processo Seletivo

A dinâmica de grupo para processo seletivo é utilizada na avaliação das pessoas em sua dimensão social, isto é, o comportamento e a capacidade dos candidatos para gerenciar em uma situação de grupo, é analisado.

Há muitos tipos de dinâmica de grupo, como discussão de um tópico atual, simulação de uma reunião de trabalho, planejamento de uma estratégia de negócios, etc., e eles são escolhidos dependendo do perfil de trabalho que a empresa precisa preencher.

Neste tipo de avaliação, as habilidades mais observadas, são:

  • Raciocínio;
  • Liderança;
  • Sociabilidade;
  • Extroversão;
  • Comunicação verbal e não verbal;
  • Capacidade de síntese e análise;
  • Trabalho em equipe;
  • Iniciativa;
  • Cooperação;
  • Eficiência;
  • Dinâmica;
  • Criatividade;
  • Flexibilidade.

 

Qualquer entrevista pode ser um desafio e não apenas para o colaborador em potencial. Muitos empregadores estão se perguntando: até que ponto uma única entrevista face a face pode realmente falar sobre o candidato?

É por isso que um número cada vez maior de recrutadores está procurando maneiras adicionais de testar as habilidades dos candidatos, incluindo a dinâmica de grupo para processo seletivo. Elas variam em formato, mas existem dois métodos preferidos:

  • Discussão em grupo

O grupo geralmente consistirá de sete candidatos ou menos, além de um ou mais entrevistadores. Os entrevistadores pedirão a cada candidato que se apresente.

Depois, eles receberão um conjunto de perguntas e cabe a cada candidato tornar suas respostas fortes, dinâmicas e memoráveis.

  • Atividade de grupo

Normalmente, o grupo receberá um problema ou quebra-cabeça para resolver, embora você também possa ser solicitado a construir um modelo ou preparar uma apresentação sobre o negócio.

Os entrevistadores estarão olhando para ver como cada candidato contribui para o grupo, o que acontece se surgirem conflitos ou desentendimentos e com que eficácia você trabalha em equipe.

Se você é novo nesse estilo de entrevista, saber o que esperar pode lhe dar uma vantagem sobre os outros candidatos.

Portanto, antes de comparecer a qualquer dinâmica de grupo, descubra o máximo que puder sobre como elas funcionam, o que será esperado de você e, o mais importante, como você pode ter sucesso no que é frequentemente uma situação desconhecida.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Por que os Empregadores Usam Dinâmica de Grupo Para Processo Seletivo?

Algumas organizações consideram essa abordagem um meio útil de selecionar candidatos. Normalmente, se uma entrevista em grupo estiver presente no processo de recrutamento, você será notificado em tempo hábil para que tenha tempo de se preparar.

Uma dinâmica em grupo é muito diferente de uma entrevista típica e é frequentemente usada pelos empregadores para avaliar uma habilidade específica, como trabalho em equipe ou habilidades interpessoais.

A forma como a entrevista é entregue irá variar dependendo da organização e, em certa medida, do papel para o qual você está se candidatando.

O processo da entrevista geralmente segue os mesmos passos, embora as atividades possam variar consideravelmente.

Para alguns empregadores, uma dinâmica em grupo é uma maneira de ver como os candidatos lidam com situações e pessoas desconhecidas.

Para outros, é uma maneira de avaliar como os candidatos trabalham de forma colaborativa ou como usam determinadas habilidades. Outros motivos incluem:

Economia de tempo

Realizar dinâmicas em grupo é muito mais rápido do que passar vários dias entrevistando e recrutando candidatos individualmente.

Esse método também pode agilizar o processo de recrutamento, particularmente em situações em que uma empresa está nomeando um grande volume de candidatos ao mesmo tempo.

Ambiente em tempo real

As dinâmicas em grupo podem replicar o ambiente de trabalho diário e dá aos empregadores a oportunidade de ver como os candidatos podem atuar.

Comparação

Permite que os empregadores comparem os candidatos diretamente, para que possam recrutar os indivíduos que apresentem melhores habilidades.

Como se Preparar Para a Dinâmica de Grupo

Como sempre, com qualquer forma de avaliação ou entrevista, a preparação é fundamental. Como regra básica, você deve pesquisar a empresa.

Em particular, explore sua história, visão e valores, bem como os produtos e serviços oferecidos. Conheça também seus clientes e como eles agem.

Estas são informações valiosas que você deve saber, que podem ser cruciais se a atividade da dinâmica em grupo para processo seletivo for uma apresentação sobre a empresa.

Além de pesquisar a empresa, você deve rever a descrição do trabalho. Certifique-se de participar da entrevista com uma boa compreensão de como a função se encaixa com a organização como um todo e como suas habilidades e experiência combinam com a oportunidade para a qual você se candidatou.

Empresas que normalmente utilizam a dinâmica de grupo para processo seletivo, incluem:

  • Organizações de tecnologia

Normalmente, quando necessitam recrutar em funções de desenvolvimento de negócios ou vendas. Uma entrevista típica incluirá uma apresentação feita pela empresa, seguida por uma dinâmica de grupo, apresentações em pequenos grupos e entrevistas individuais.

  • Empresas de investimento ou financeiras

As dinâmicas são geralmente baseadas em um assunto controverso para que os entrevistadores possam avaliar como os candidatos lidam com o conflito.

Perguntas Clássicas nas Dinâmicas de Grupo

Depois de ter concluído as atividades ou discussão sobre um determinado tema, você pode ser solicitado a responder conjunto de perguntas que podem incluir:

Como você contribuiu para o desempenho geral da equipe?

Essa questão deve ser abordada falando sobre seus pontos fortes, como habilidades de planejamento e organização, bem como sua capacidade de resolver problemas. Melhore suas respostas com exemplos relevantes.

Como a equipe concluiu a tarefa com sucesso?

Os candidatos devem explicar como eles usaram os recursos, como eles superaram os obstáculos e a maneira pela qual a equipe se comunicou e encorajou um ao outro a alcançar um objetivo compartilhado.

Reconheça a contribuição que cada membro da equipe fez para completar coletivamente a tarefa.

Como você se descreveria como colaborador?

Em vez de simplesmente transmitir o que está escrito no seu currículo, tente pensar em algo interessante e único a dizer.

Destaque suas habilidades e tente se diferenciar dos outros candidatos para demonstrar que você é o candidato mais adequado para o trabalho.

Por que você decidiu se candidatar a nossa empresa?

Forneça exemplos fortes do motivo pelo qual a função e a organização são de seu interesse, evite áreas como remuneração, direitos de férias ou outros benefícios.

Bons exemplos podem incluir algo como progressão na carreira ou uma oportunidade para desenvolver suas habilidades.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Dicas de Sucesso na Dinâmica de Grupo

Uma boa preparação e conhecer o formato da entrevista são elementos-chave para o sucesso em dinâmica de grupo para processo seletivo. Vejamos as melhores práticas para alguns dos outros elementos envolvidos:

  • Chegada

Como regra básica, você deve sempre chegar cedo, especialmente para entrevistas em grupo. Chegar atrasado certamente fará você se destacar, mas pelas razões erradas.

Chegue em boa hora, não cedo demais nem tarde demais. Em uma entrevista em grupo, é provável que você esteja sendo avaliado a partir do momento em que você entra no prédio, portanto, chegar cedo pode ajudar a criar uma boa impressão e você pode interagir com outros candidatos conforme eles chegam.

  • Quebra-gelo

O quebra-gelo pode ser sua primeira oportunidade para causar uma boa impressão. É uma boa prática preparar algo breve antes da entrevista, para evitar os momentos embaraçosos de pensar sobre o que você vai dizer.

A preparação inadequada para uma introdução ao quebra-gelo pode iniciar a entrevista com o pé errado e definir um tom negativo.

  • Decoro

Sua postura e linguagem corporal dizem muito sobre você. Certifique-se de que você está sentado corretamente, pareça que está interessado no que as outras pessoas estão dizendo e mostre que você está ouvindo quando os entrevistadores estão falando.

Mesmo se você começar a relaxar conforme a entrevista avança, certifique-se de manter uma boa postura e boas maneiras.

  • Ouça atentamente as informações sobre o desenvolvimento do teste e leia atentamente os materiais fornecidos;
  • Tente ser natural e se comportar como você é. A falta de naturalidade passa uma impressão negativa;
  • Participe ativamente, pois um dos seus objetivos é que aqueles que o avaliam levem você em conta, embora nem a pessoa que fala mais e nem a que quer ser notada seja a melhor;
  • Quebre o silêncio se aparecer tensão, tomando a iniciativa de começar os testes;
  • Seja acessível e aperte a mão de outros candidatos antes da entrevista;
  • Fale com clareza e confiança durante a sua apresentação;
  • Demonstre entusiasmo, faça perguntas e dê sugestões;
  • Se a oportunidade surgir, faça perguntas adequadas aos entrevistadores sobre a função, como por exemplo, quantas pessoas estarão trabalhando no departamento ou peça que descrevam uma rotina diária típica.

 

Exemplo de Dinâmica de Grupo Para Processo Seletivo

Esta atividade tem como objetivo que os participantes desenvolvam uma ideia criativa trabalhando juntos. O grupo principal é separado em equipes menores de 4 ou 5 pessoas. Eles recebem algum problema para resolver juntos.

Por exemplo, eles são solicitados a trabalhar no pressuposto de que a empresa recebeu uma reclamação sobre seu serviço.

Assim, o grupo precisa criar uma ação para responder ao cliente insatisfeito. Em seguida, todos os grupos recebem 20 a 30 minutos para trabalhar no problema e criar uma solução.

Quando for a hora de as equipes apresentarem sua solução, todos devem ser incentivados a fazer perguntas e participar.

Desta forma, é possível observar as perguntas que são feitas por cada participante e a reação de cada colaborador. Quem está tomando as iniciativas? Quem tem uma boa postura e pode liderar o grupo?

Com essa dinâmica, você pode avaliar a maneira como os candidatos trabalham em equipe. Também é possível identificar perfis de liderança, além de analisar como cada um atua na resolução de problemas sob pressão.

Erros a Serem Evitados na Dinâmica de Grupo

Infelizmente, é fácil cometer erros sem perceber e muitos deles são mais comuns do que você imagina. Prepare-se, antes de participar de alguma dinâmica de grupo para processo seletivo. Veja algumas dicas:

Falando mais do que todos e agindo de forma autoritária

Antes, você deve pensar sobre o tipo de candidato que eles estão procurando, pois na maioria dos casos não é um líder que eles querem.

É o seu comportamento em grupo que está sendo avaliado, muito mais do que sua opinião.

Não sendo inclusivo

Embora a forma de liderar possa ser avaliada, é importante não ser avassalador. Um bom líder garantirá que as opiniões de todos no grupo sejam ouvidas, em vez de apenas expressar seus próprios pensamentos e ideias.

Se um membro do grupo estiver quieto, é importante incentivá-lo e pedir sua opinião.

Reinventando-se

Alguns candidatos em dinâmicas de grupo tendem a se reinventar completamente. O melhor conselho nestes casos é ser você mesmo. Forçar um comportamento pode ter o efeito oposto do que você deseja alcançar.

Interrupções

Talvez um dos erros mais comuns cometidos por alguns candidatos. À medida que o nível de competitividade aumenta durante a entrevista, alguns candidatos tendem a interromper o que os outros estão dizendo. Isso deve ser evitado a todo custo.

Sendo intimidado

Existe uma linha tênue entre o ponto anterior e este. É muito provável que uma ou duas pessoas do grupo tomem o controle da discussão ou atividade.

Se isso acontecer, não se sinta intimidado. Se você não concorda com o que eles estão dizendo ou fazendo, de qualquer maneira, ofereça sua própria opinião e pergunte aos outros no grupo o que eles pensam.

Cuidado com a linguagem

Ser controverso é uma atitude perfeitamente aceitável, mas é crucial que você permaneça educado. Evite ser vulgar, rude ou ofensivo e nunca “jure”. Evite criticar os outros ou causar discussões no grupo.

Evite discutir sua vida social

Por mais que você goste de beber ou jogar, não é realmente o lugar para discutir tópicos como esses.

Perda de concentração

Certifique-se de que você está alerta e ciente em todos os momentos. Mantenha contato visual e pareça entusiasmado durante toda a entrevista.

Sonhando acordado

Mesmo se você estiver contando os segundos até que a dinâmica termine, olhar pela janela ou parecer desinteressado não lhe garantirá um emprego.

Celulares

Coloque-os no modo silencioso, ou melhor ainda, desligue-os.

Embora uma dinâmica de grupo para processo seletivo possa ser muito diferente da entrevista tradicional à qual você está acostumado, os mesmos princípios básicos devem ser aplicados.

Prepare-se antecipadamente, chegue cedo, mantenha uma boa postura e demonstre entusiasmo e interesse na empresa.

Aplicar esses princípios básicos e demonstrar que você está confiante, pode dar a você uma vantagem sobre os outros candidatos.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.