Trabalho Híbrido: A nova realidade das empresas começou!

O trabalho híbrido não é uma novidade. Algumas empresas que já vivenciavam um modelo mais flexível de trabalho antes mesmo da quarentena e agora até tiveram a oportunidade de aprender como usá-lo da forma mais estratégica.

A chegada do novo coronavírus obrigou muitas empresas a reinventarem suas operações e a forma como suas equipes trabalham. Por conta das regras de distanciamento e isolamento social, muitas organizações permitiram o teletrabalho, ou home office como é mais utilizado no mundo corporativo.

Em geral, o home office vem dando certo para as organizações, mas é claro que existem alguns problemas que surgiram com essa forma de trabalho, como falta de estrutura, movimentação da casa, distância física dos colegas e até mesmo ansiedade e estresse.

Neste artigo, vamos ver o que é e quais as vantagens do trabalho híbrido, pois uma vez que fomos forçados a trabalhar de casa, e isso deu certo, é de se esperar que esta modalidade de trabalho venha sendo aplicada por muitos agora.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é uma modalidade de trabalho flexível. Nela o profissional pode realizar parte do trabalho na empresa e a outra parte no home office. É o regime de trabalho que dá mais flexibilidade e autonomia para que gestores e colaboradores organizem suas rotinas.

Profissionais e estudiosos do mercado de trabalho afirmam que o formato híbrido une as melhores coisas dos dois modelos de trabalho, pois permite que os profissionais realizem tarefas que exigem mais foco e concentração em casa e aproveitem as rotinas presenciais para a realização de tarefas que pedem mais socialização.

Além do mais, existe a possibilidade das empresas organizarem o trabalho das mais diferentes maneiras: dividir o mês de trabalho entre semanas presenciais e semanas remotas, determinar semanalmente quais são os dias em que o colaborador deve ir ao escritório e quais dias deve trabalhar de casa, etc.

O que diz a lei sobre o modelo híbrido de trabalho

No âmbito legal, você precisa saber que, ao menos por enquanto, a CLT não contempla o modelo de trabalho híbrido. Não há nenhum capítulo ou artigo específico da legislação que apresenta normas sobre esse tipo de jornada.

Contudo, isso não significa que as empresas estão totalmente no escuro. Com a publicação da Reforma Trabalhista – Lei n° 13.467, em 2017, a legislação passou a regular o teletrabalho, porém as definições são diferentes.

Ainda teve a MP 927, que esteve em vigência por um tempo regulamentando o home office. Entretanto, por ser uma MP, acabou caducando com o tempo e reforçando a necessidade de que o governo pensasse em formas de incluir o modelo de trabalho híbrido em uma nova resolução.

Para evitar problemas legais, ao adotar uma jornada de trabalho híbrida, a empresa deve fazer um aditivo de contrato home office para resguardar a relação entre empregador e colaborador. A ideia é ter um documento que comprove que as partes acordaram o novo modelo de trabalho, podendo ainda serem definidas algumas regras.

Direitos dos trabalhadores no trabalho híbrido

Antes de mais nada, precisamos ressaltar uma questão importante que não pode ser ignorada por sua empresa: não é porque não há uma legislação específica sobre a jornada híbrida que não existam direitos a serem respeitados.

Atualmente, com a regulamentação do home office pela Reforma, a CLT traz em seu texto regras que precisam ser conhecidas por empregadores, pelo RH e pelos trabalhadores.

As vantagens do modelo de trabalho híbrido

Além de mais flexível e servir para minimizar as chances de contágio do Covid-19, mostraremos outras vantagens que têm potencial para fazer você entender por que vale a pena enfrentar o desafio de atuar no meio online e no meio offline simultaneamente.

São pontos que tornam o modelo de trabalho híbrido como uma opção válida não só durante a pandemia, mas também para um futuro quando tudo isso tiver passado. Vamos a eles!

1. Diminuição de atrasos

Uma das vantagens mais notáveis da adoção do home office é a redução do tempo gasto no trânsito.

O colaborador não precisa lidar com o estresse do trânsito, que pode afetar seu humor e sua produtividade no trabalho. Assim, ambas as partes envolvidas nessa relação saem ganhando.

2. Descentralização

A descentralização que prevê uma autoridade mais dispersa em que pessoas de níveis hierárquicos mais baixos também podem tomar decisões.

Com os funcionários trabalhando remotamente, é necessário que cada um tenha mais autonomia para cumprir suas tarefas. Isso favorece a cultura colaborativa e o trabalho em equipe e o fluxo dos processos na empresa, além de motivar a confiança dos funcionários.

3. Otimização de atividades

No modelo de trabalho híbrido como é preciso mesclar online e offline, novas formas de realizar as tarefas devem ser apresentadas. Sem esquecer de manter o padrão de qualidade e respeitando prazos.

Assim com a otimização de processos, os funcionários tendem a trabalhar melhor, reduzindo eventuais frustrações causadas por gargalos e retrabalhos.

Além disso, eles se sentem bem com relação ao trabalho e ao próprio desenvolvimento profissional, o que favorece a motivação e o clima organizacional.

4. Redução de custos

No modelo de trabalho híbrido a empresa pode tanto determinar os dias em que ninguém estará no escritório, quanto estabelecer um rodízio. Com isso, no fim das contas, há um gasto menor com energia, internet, vale-transporte ou auxílio-combustível e outros custos atrelados.

Existe ainda a possibilidade da empresa migrar para um espaço de coworking, uma opção flexível e com um aluguel mais barato.

Com a economia feita, a alta gestão pode repensar a aplicação de recursos para investir em melhorias e no crescimento da organização ou ainda trazer mais benefícios para os funcionários.

5. Melhor gestão do tempo

A melhor gestão do tempo não é apenas algo intrínseco ao trabalho, mas também um ganho de qualidade de vida por parte dos funcionários da empresa. Com menos tempo no trânsito, o colaborador pode gerenciar melhor os momentos que tem para si, com a família ou com os amigos, por exemplo.

Fatores que favorecem o bem-estar, a satisfação, a motivação e outros é estratégia, uma estratégia atrelada à lista de vantagens do modelo híbrido.

Inclusive, pode ser considerada uma das razões pelas quais o modelo de trabalho híbrido favorece o fortalecimento do employer branding, pois a valorização do capital humano é algo que favorece a atração e retenção de talentos.

Como criar uma equipe híbrida?

Primeiramente é essencial que os donos e gestores da empresa incentivem a prática de trabalho híbrido, de forma que os profissionais se sintam confortáveis com essa nova forma de realizar as atividades.

Outra coisa que é indispensável é a tecnologia. As equipes devem ter acesso a ferramentas para trabalhar com eficiência em lugares diferentes de forma simultânea. É primordial, por exemplo, utilizar aplicativos para troca de mensagens, plataformas de videoconferências e ferramentas para documentar processos.

Outra opção também, pode ser investir em serviços de coworkings, assim caso o colaborador necessite, terá uma estrutura para realizar suas tarefas, sem atrapalhar a rotina de trabalho da empresa.

A importância de um software de gestão do trabalho híbrido

Quando se fala em trabalho híbrido, é fundamental que todos na empresa possam acessar as informações necessárias de qualquer lugar, seja em casa ou no escritório.

Antes da pandemia, algumas empresas hesitavam quando o assunto era trabalho remoto porque sabiam que teriam que fazer investimentos em tecnologia.

Contudo, por conta da pandemia, a transformação digital deixou de ser algo a ser planejado nos próximos cinco anos, para algo que deveria ter acontecido ontem, sendo fundamental para garantir a sobrevivência de muitas empresas. Não teve jeito.

Um estudo realizado pela Capterra (uma plataforma de busca e comparação de softwares), realizado com 409 funcionários de pequenas e médias empresas, de diversos setores de todo o país, concluiu que 47% das PMEs entrevistadas não tinham nenhum plano de gestão de continuidade de negócios.

Para que essas empresas sobrevivessem, foi necessário alocar recursos financeiros do dia para a noite, tendo que se adequar à nova realidade, como por exemplo os negócios que precisaram se reestruturar para fazer atendimentos por delivery.

Ainda de acordo com a pesquisa, 63% dos gestores responsáveis pela compra de softwares das empresas consultadas afirmam que seus negócios adotaram novas ferramentas como resposta à Covid-19.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O trabalho híbrido já é uma realidade!

O modelo híbrido de trabalho já era visto como uma tendência no mercado mesmo antes da pandemia. Com o isolamento, as empresas precisaram se reinventar, e as mudanças tecnológicas foram aceleradas.

A flexibilização das restrições nos levou a dois cenários atualmente: um em que as empresas retomam o trabalho presencial por completo e outro em que não desperdicem tempo, recursos e os benefícios colhidos com a mudança para o trabalho remoto.

O equilíbrio foi encontrado no modelo híbrido de trabalho.

Sua empresa optou por este modelo, e agora você precisa de ajuda para escalar equipes eficientes e gerenciar times? Fale com um de nossos consultores e entenda em detalhes como a Menvie pode ajudar você!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.