Tipos de Recrutamento: Você Sabe Qual o Melhor para sua Empresa?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
A alta competitividade do mercado resultou na criação de processos de contratação mais práticos, rápidos e econômicos. Os tipos de recrutamento possuem atributos, vantagens e desvantagens distintas.

É importante conhecê-los, pois assim você pode analisar qual o melhor tipo para sua empresa e que te ajudará a encontrar o candidato ideal. Por isso você deve fazer uma análise detalhada para ver qual trará mais benefícios para sua organização.

Neste artigo você vai entender melhor o que é recrutamento, sua importância, quais os tipos de recrutamento usados pelas empresas, suas vantagens e desvantagens.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é recrutamento?

É um processo que tem como finalidade trazer candidatos para uma vaga estabelecida, de forma a reunir várias opções para haver mais chances de encontrar o profissional ideal.

Para saber se o tipo de recrutamento escolhido está trazendo benefícios à sua empresa é importante se atentar às métricas e aos indicadores de desempenho do setor de RH como: taxa de rotatividade, custo médio por contratação, número de candidatos por vaga, impacto no ambiente de trabalho e vagas fechadas no prazo.

Por que o recrutamento é importante?

Porque traz muitos benefícios para a empresa, pois além de melhorar vários setores e funções, resultando em mais produtividade e lucro, um recrutamento bem feito, com a escolha de funcionários que estejam alinhados com a missão da companhia, também diminui a taxa de rotatividade e o custo que a organização teria com novas contratações.

Além disso, a relação entre os funcionários é mais amistosa, assim diminuindo as faltas e atrasos e a companhia ainda contará com pessoas capacitadas que estão ajustadas com a missão e visão da empresa, tornando mais fácil a formação de líderes.

Quais os tipos de recrutamento usados pela empresa?

Os tipos de recrutamento são caracterizados de acordo com o meio utilizado para procurar profissionais e impulsionar o processo seletivo. Existem seis tipos principais de recrutamento, que são: externo, interno, misto, online, às cegas e por indicação.

Você deve conhecer cada um deles para usá-los da melhor maneira possível dentro da sua empresa. Confira mais informações sobre cada um deles:

Recrutamento externo

Esse tipo de recrutamento é o mais utilizado pelas empresas, ele tem como objetivo atrair profissionais fora da companhia, com competências equivalentes às vagas abertas.

O recrutamento externo pode ser feito de três formas: por meio de anúncios públicos, headhunter ou parcerias.

No caso dos anúncios públicos eles podem ser colocados na sede da empresa, em jornais, revistas, universidades ou sites. Dessa forma os candidatos que se interessarem pela descrição da vaga podem enviar seus currículos por meio do contato disponível no anúncio.

O headhunter é um serviço de consultoria que busca talentos por meio de uma rede de contatos específica de forma discreta. Assim ele consegue identificar e selecionar os melhores talentos, havendo mais chances de escolher o candidato ideal. Esse método é mais utilizado para cargos de gestão.

Já as parcerias são utilizadas para divulgar vagas de nível técnico e superior. As parcerias são realizadas com instituições que divulgam as vagas internamente ou simplesmente indicam candidatos para a vaga.

Vantagens

Entre as vantagens do recrutamento externo estão:

  • aumento de talentos;
  • novas ideias;
  • facilidade em instituir novas práticas organizacionais;
  • aumento da motivação.

 

Desvantagens

Entre as desvantagens do recrutamento externo estão:

  • desmotivação por parte dos funcionários internos por não terem chance de promoção;
  • custo maior com o processo seletivo;
  • período de integração mais longo.

 

Recrutamento interno

Nesse tipo de recrutamento a busca por candidatos acontece dentro da própria organização, sendo que apenas participam os funcionários da empresa. Dessa forma há um reaproveitamento de talentos, que podem receber uma promoção ou mudarem de setor.

O recrutamento interno pode ser realizado de maneira informal, por reenquadramento dentro de plano de carreira ou por meio de abertura de concorrência.

De forma informal acontece quando a procura se restringe a uma equipe, por exemplo, no caso de um gerente de vendas que se aposenta e um membro do time é selecionado para receber a promoção.

Já no reenquadramento dentro do plano de carreira a empresa limita sua busca aos funcionários habilitados pelos critérios do plano de carreira.

Por meio de abertura de concorrência é quando a empresa divulga as vagas para os funcionários que estão de acordo com os requisitos exigidos, sendo que a divulgação pode ser feita por meio de e-mail ou afixação em murais.

Vantagens

Entre as vantagens do recrutamento interno estão:

  • custo menor;
  • valorização dos funcionários;
  • conhecimento sobre o perfil dos candidatos;
  • menos rotatividade.

 

Desvantagens

Entre as desvantagens do recrutamento interno estão:

  • pode gerar rivalidade entre os colaboradores que não participaram do processo seletivo e os candidatos;
  • não há a integração de novos talentos;
  • escolha pode ser questionada pelos participantes.

 

Recrutamento misto

O recrutamento misto une os dois tipos de recrutamento que mencionamos anteriormente: externo e interno. Por isso ele envolve a busca de talentos tanto dentro como fora da empresa.

Esse tipo de recrutamento pode ser feito de três formas: prevalência do modelo interno, prevalência do modelo externo ou modelo concomitante.

Na prevalência do modelo interno primeiramente é feita a busca por talentos dentro da organização e caso não encontre o candidato desejado continua a busca fora da empresa.

Já na prevalência do modelo externo ocorre o contrário são procurados candidatos fora da empresa e caso o recrutamento externo não consiga encontrar o profissional ideal posteriormente a vaga é aberta para os funcionários da organização.

Por outro lado no modelo concomitante o recrutamento externo e interno são realizados ao mesmo tempo, dessa forma há justiça na hora da seleção, não prevalecendo nem os de fora nem os de dentro.

Vantagens

Entre as vantagens do recrutamento misto estão:

  • mais possibilidades de busca de talentos;
  • clima de competição saudável.

 

Desvantagens

A maior desvantagem do recrutamento misto é a dificuldade de encontrar um equilíbrio para os candidatos internos e externos para que tenham a mesma chance de alcançar o cargo.

Recrutamento online

Esse tipo de recrutamento acontece pela internet, sendo um processo mais rápido e econômico, uma vez que algumas etapas podem ser automatizadas.

Ele utiliza programas específicos para filtrar as centenas de currículos enviados, selecionando os que tenham o perfil da vaga. Dessa forma o trabalho do RH se torna mais rápido e eficiente.

A busca pode ser feita por meio de um site de emprego, pelo próprio site da empresa ou por meio de headhunters, que pesquisam na internet em sites como Linkedin para buscar os melhores candidatos. Mas apenas a primeira parte da seleção é online, pois etapas presenciais também devem ser realizadas.

Vantagens

Entre as vantagens do recrutamento on-line estão:

  • Menor custo;
  • Facilidade em encontrar candidatos com o determinado perfil;
  • Maior visibilidade;
  • Mais praticidade durante o processo.

 

Desvantagens

A maior desvantagem desse tipo de recrutamento é a impessoalidade, no entanto há maneiras de amenizar isso, apresentando ao candidato a identidade da empresa desde o primeiro contato.

Recrutamento às cegas

O recrutamento às cegas é uma nova modalidade que tem como objetivo proporcionar justiça na hora da escolha do candidato, pois no primeiro momento alguns dados como gênero, idade e etnia são omitidos do currículo. Dessa forma é possível selecionar o profissional de acordo com suas competências, sem qualquer preconceito.

Porém esse tipo de recrutamento só deve ser realizado nas primeiras fases do processo, já que é necessário ter interação com os candidatos.

Recrutamento por indicação

O recrutamento por indicação é realizado por meio de um colaborador da empresa que indica um novo profissional para determinada vaga dentro da organização. Nesse caso esse colaborador fica responsável por parte das ações do novo funcionário.

Se a indicação é dada por meio das competências do candidato poderá haver sucesso na contratação, além do custo ser bem menor do que os outros processos.

No entanto se a indicação for feita por meio de opiniões pessoais e vínculos é ruim, pois transmite uma imagem negativa relacionada à ética do trabalho, podendo ser considerado uma injustiça por outros funcionários.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Escolha aquele que mais de adequa a sua empresa!

Como você pode ver neste artigo selecionar o tipo de recrutamento correto para sua empresa é muito importante, pois pode trazer vários benefícios como diminuição da taxa de rotatividade e dos gastos com novas contratações, além de melhorar as funções e os setores, proporcionando mais produtividade e lucro para a organização.

Existem seis tipos principais de recrutamento que as empresas podem utilizar como:

  • externo, que é o mais comum e tem o papel de selecionar candidatos de fora da empresa;
  • interno que dispõe dos talentos da empresa;
  • misto que une esses dois tipos de recrutamento;
  • on-line que utiliza softwares para tornar o processo mais fácil e rápido;
  • às cegas que escolhe os candidatos por suas competências e não por gênero ou etnia;
  • por indicação em que se escolhe um candidato que é indicado por um funcionário.

 

Cada um desses tipos de recrutamento tem suas características, vantagens e desvantagens, cabe a você analisar cada um deles e ver qual se adéqua melhor à sua empresa. Dessa forma poderá selecionar os melhores candidatos e assim escolher profissionais que se alinhem ao perfil do seu negócio.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?