Indicadores de Desempenho: O São e Como Podem Ajudar Sua Empresa

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Os indicadores de desempenho ou KPI (Key Performance Indicator) são valores numéricos e percentuais usados para analisar se as ações realizadas e decisões tomadas dentro de uma organização estão conseguindo alcançar os objetivos que foram planejados.

Através desses valores é possível saber que medidas tomar para melhorar os processos internos, de modo a proporcionar melhores resultados para a empresa.

Neste artigo você vai entender melhor o que são indicadores de desempenho e qual sua importância, conhecer os principais indicadores de desempenho que podem ser usados, quais seus benefícios para a empresa e como escolher os melhores indicadores para usar em seu negócio.

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O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho são valores quantitativos que permitem medir o que está sendo realizado na empresa para que ela possa administrar seus processos internos da melhor forma para atingir os objetivos estipulados.

Os KPIs também permitem que a organização passe suas metas e resultados para os funcionários, assim eles ficam a par da eficiência do processo e como se encontra a performance da empresa em um determinado período de tempo.

Isso também permite difundir a visão, a missão e os valores da empresa entre os funcionários. Assim eles se integram e podem entender a importância de suas funções dentro da empresa.

Qual a importância dos indicadores de desempenho?

A escolha correta dos KPIs pode ser decisiva para o sucesso de uma organização. Pois por meio deles é possível analisar mais profundamente a eficácia da administração e de seus resultados.

Além disso, a organização tem a oportunidade de conferir o que está dando certo e o que precisa ser melhorado e que medidas tomar para a obtenção de melhores resultados.

Quais os principais indicadores de desempenho usados pelas empresas?

Existem quatro tipos de indicadores que são cruciais em uma empresa, sendo que cada um deles representa uma instância diferente, entre eles estão:

Indicador de desempenho de produtividade

Esse KPI se refere à relação que existe entre o uso de recursos da empresa à quantidade de entregas que o processo faz em certo espaço de tempo. Ele mede a produtividade de cada colaborador, por hora trabalhada e por hora/máquina.

Esse tipo de indicador deve ser acompanhado por indicadores de desempenho de qualidade, dessa forma é possível saber se o que está sendo produzido se aplica às necessidades e desejos dos clientes.

Indicadores de desempenho de qualidade

Esse tipo de KPI é obtido por meio da relação do número de saídas totais
com as saídas sem desvios ou defeitos. Ele é utilizado para identificar entregas fora do padrão e desvios no processo.

Nesse caso é essencial medir a impressão e satisfação dos clientes sobre as entregas que foram realizadas.

Indicadores de desempenho de capacidade

O indicador de desempenho de capacidade mede a quantidade máxima de entregas que pode ser realizada em certo período. Dessa forma é possível medir o limite de tempo do processo.

Indicadores de desempenho estratégicos

Esse KPI tem relação com o planejamento estratégico da empresa, mostrando o quanto ela se encontra próxima de sua visão de futuro. Ele indica o caminho e faz uma comparação da situação atual da empresa ao que deveria ser.

Quais outros tipos de indicadores de desempenho cruciais para a empresa?

Existem também outros indicadores de desempenho que são essenciais para a empresa e que devem ser adotados, entre eles estão:

Indicador de lucratividade

Esse tipo de KPI é caracterizado pela relação entre o lucro e as vendas totais da empresa. O resultado obtido é representado por meio de um valor percentual que indica qual a lucratividade que a empresa está tendo.

Indicadores de rentabilidade

Esse indicador é medido por meio da relação entre o lucro e o investimento feito na empresa. O resultado obtido também é representado por meio de um valor percentual que indica qual foi a rentabilidade da empresa.

Indicador de competitividade

Esse tipo de KPI mede a relação da empresa com a concorrência, mostrando qual a fatia do mercado que pertence à organização. O valor pode ser obtido por meio da divisão entre o volume de vendas da empresa pelo volume de vendas total do mercado.

Indicador de valor

Esse indicador é obtido por meio da relação entre o valor percebido ao se receber algo e o valor que foi gasto para produzir o que foi recebido.

Indicador de faturamento

Esse tipo de KPI mostra quanto a organização obteve em vendas. Ele considera apenas a receita bruta e não o abatimento de custos, sendo bom para medir os produtos mais e menos favoráveis.

Indicador de vendas x oportunidade

Nesse indicador a empresa analisa o funil de vendas, sendo capaz de saber os motivos que levam os clientes a comprarem ou desistirem da compra.

Indicador de marketing

Esse tipo de indicador de desempenho ajuda a empresa a entender sua posição diante do mercado, assim ela tem a oportunidade de avaliar sua abordagem de divulgação para obter melhores resultados.

Indicador de recursos humanos

Esse KPI avalia a satisfação do colaborador, levando em consideração outros indicadores como taxa de rotatividade, treinamento e absenteísmo.

Indicador de rotatividade

O indicador de rotatividade analisa a entrada e a saída de colaboradores da empresa, identificando problemas com relação à cultura organizacional e condições de trabalho. Dessa forma pode avaliar se os funcionários estão satisfeitos trabalhando na empresa e o que pode ser melhorado.

Indicador de capacidade instalada

Esse KPI está relacionado à demanda de produção da empresa, levando em consideração a sua estrutura. Por meio do indicador de capacidade instalada é possível melhorar a infraestrutura da empresa.

Quais os benefícios dos indicadores de desempenho para a empresa?

O uso dos indicadores de desempenho proporciona muitos benefícios para a empresa, entre eles estão:

  • Melhora da comunicação entre os membros atuantes na organização;
  • Possibilidade de criar critérios corporativos únicos com a finalidade de definir objetivos e medir os resultados gerais, departamentais e individuais;
  • Mais praticidade e qualidade para tomar decisões que poderão ter um impacto positivo na empresa;
  • Gestão eficiente dos processos e o alinhamento dos objetivos;
  • Mais eficiência na identificação de problemas e erros, assim como na busca por soluções;
  • Possibilidade de identificar funcionários desmotivados ou que têm dificuldades para executar suas atividades, tendo o intuito de desenvolver treinamentos adequados à equipe de trabalho;
  • Otimização do rendimento e da lucratividade da empresa;
  • Melhora no alcance das metas, sendo que a empresa se torna mais capaz de alcançar bons resultados.

 

Como escolher quais indicadores utilizar na empresa?

É importante que você saiba em que situação sua empresa se encontra, onde deseja chegar e o que é significativo ao seu processo. Por exemplo, se você é um executivo de vendas não é necessário controlar todos os indicadores do setor de gestão de recursos humanos, você deve se concentrar no que gera valor à sua função.

Por isso você deve definir os indicadores de desempenho levando em consideração cada uma das partes interessadas ao seu negócio, como clientes, sociedade, mercado, funcionários, fornecedores e indicadores econômicos e financeiros.

Você também deve considerar o tamanho e perfil de sua empresa, optando por indicadores que sejam adequados a eles, deem informações que sustentem o andamento das ações e ajudem a medir a eficiência do planejamento.

Por exemplo, indicadores como Quantidade de Produção por Máquina ou Níveis de Estoque podem ser mais essenciais para uma grande empresa do que para um pequeno negócio.

Por isso é preciso ter muito cuidado ao escolher quais indicadores são mais adequados ao seu negócio, pois escolhas erradas podem resultar em decisões erradas, o que pode ser muito prejudicial para sua empresa.

É necessário desenvolver indicadores eficazes, dessa forma você pode ampliar a visão sobre seu negócio e pensar apenas em todas as partes envolvidas. Podendo elaborar boas estratégias de ação e assim alcançar os resultados desejados.

Passo a passo para escolher os indicadores de desempenho corretos

Como você pode ver escolher os KPIs corretos para sua empresa não é tão simples, sendo necessário analisar vários aspectos de seu negócio.
Mas o passo a passo a seguir pode ajudar a tornar essa tarefa mais fácil de compreender.

Primeiro passo

Primeiramente você deve entender as características de sua oferta ao mercado que mais associam percepção de valor aos clientes finais.

Segundo passo

Depois você deve definir os indicadores de desempenho para medir objetivos que terão que ser realizados para entregar esses valores a seus clientes.

Terceiro passo

É importante que os KPIs sejam fáceis de medir e de entender, para que seus funcionários possam compreendê-los.

Quarto passo

Você deve acompanhar com frequência o crescimento dos indicadores e os resultados que estão sendo obtidos.

Quinto passo

Caso os indicadores de desempenho não atinjam os objetivos definidos, você deve analisar e tomar as devidas providências para melhorar o processo.

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Aplique em sua empresa!

Como você pode ver neste artigo os KPIs são muito importantes para a empresa, pois por meio deles você pode analisar mais a fundo a eficácia da administração de seu negócio e de seus resultados.

Assim você pode conferir o que está dando certo e o que precisa ser melhorado e tomar as medidas necessárias para alcançar bons resultados.

Existem muitos indicadores de desempenho, sendo que neste artigo citamos os mais genéricos e que podem ser usados por empresas de diferentes segmentos. No entanto existem KPIs específicos e que você deve levar em conta ao fazer o planejamento estratégico de sua empresa.

Por meio do passo a passo que mostramos você será capaz de eleger os melhores indicadores de desempenho para seu negócio e assim poderá adequá-los aos objetivos de sua organização e obter bons resultados.

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