Seu RH sabe como contratar as pessoas certas?

Contratar a pessoa errada para uma função pode ser um grande inconveniente, sem mencionar uma perda potencialmente enorme de tempo, dinheiro e outros recursos.

Principalmente no caso de um novo negócio, em que as contratações iniciais costumam ser essenciais, definindo o tom para o futuro da cultura da empresa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Por que contratar as pessoas certas é importante?

Conforme as empresas crescem, pode ser cada vez mais difícil colocar o foco suficiente no processo de contratação.

Mas se você deixar sua busca por talentos diminuir, isso pode ter sérias consequências para os negócios, como:

Implicações financeiras

Os números que cercam más contratações e seus custos associados são bastante surpreendentes.

De onde vem esse custo? Você pode ter que pagar pelo treinamento de funcionários se eles forem subqualificados.

Se isso não funcionar, existem os custos associados ao desligamento e integração de funcionários se você precisar iniciar o processo novamente.

Afeta o moral dos funcionários

Um local de trabalho onde cada membro da organização funciona em perfeita harmonia geralmente está fora da realidade.

Os conflitos estão fadados a acontecer, mas com as pessoas certas eles não terão um impacto negativo duradouro.

As baixas contratações podem ser um catalisador para um local de trabalho tenso, desconectado e desengajado.

Além disso, o tempo gasto para corrigir o erro de uma má contratação pode deixar o resto de sua equipe desmotivada.

Diminuição da produtividade

Se você tem uma contratação ruim e o funcionário não consegue fazer seu trabalho com eficácia, ou tão bem quanto a pessoa que ele substituiu, significa perda de tempo.

A longo prazo, isso pode ter um impacto real nos resultados e no desempenho geral da equipe.

Para auxiliar um colega com dificuldades, os funcionários podem começar a assumir outras funções que não estão realmente em sua descrição de trabalho.

Isso não afeta apenas seu próprio desempenho e produtividade, mas também sua capacidade de cumprir compromissos, atingir metas e manter os padrões.

Reputação

Contratações ruins, especialmente aquelas voltadas para o cliente, podem prejudicar os relacionamentos se os clientes não forem bem atendidos, e os relacionamentos não são fáceis de reconstruir depois que a confiança é quebrada.

As empresas devem garantir que os funcionários que representam seus negócios possam melhorar ou manter sua reputação e lucratividade, e não prejudicá-la.

Há também o gerenciamento da reputação interna que precisa ser considerado. Quando uma empresa contrata e mantém uma péssima contratação, os funcionários podem questionar a capacidade da alta administração de tomar decisões inteligentes.

Isso pode prejudicar o relacionamento entre a administração e as equipe de uma empresa.

Dicas de como contratar as pessoas certas

Saber como contratar as pessoas certas é uma tarefa desafiadora, mas se você determinou que é hora de contratar um funcionário, seguir as etapas aqui sugeridas o ajudará a garantir que escolheu o candidato ideal para sua equipe, sua visão e sua nova empresa como um todo.

Seja específico na descrição do cargo

No estágio de recrutamento, é provável que você publique uma descrição da vaga no site da sua empresa, por meio do LinkedIn, por meio de sites de anúncio de emprego ou em fóruns e quadros de avisos mais específicos do setor.

Este é o momento de lembrar: um anúncio de emprego genérico produzirá resultados genéricos. Portanto, seja específico.

A maioria dos candidatos pensa em termos do cargo, digamos “Estrategista de marca” e, a partir daí, extrapola os requisitos e responsabilidades.

Este é um bom ponto de partida, mas as funções e suas tarefas relacionadas são frequentemente únicas dentro de uma empresa.

Pergunte aos membros da equipe que trabalharão mais intimamente com essa nova contratação, como eles entendem essa função e o que valorizam na pessoa que a desempenha.

Da mesma forma, uma boa pergunta para fazer a um funcionário que está saindo da empresa é se ele considera que suas atribuições estavam de acordo com a descrição original do cargo.

Uma resposta comum de funcionários que pedem demissão logo após serem contratados é: “Não me candidatei para isso”.

Infelizmente, na maioria das vezes eles estão certos e há uma descrição de cargo insuficiente que justifica essa atitude.

Contratar Exige Preparação

Certifique-se de que o candidato está bem informado sobre o horário e local da entrevista, o código de vestimenta, a duração aproximada da entrevista e se ele precisa apresentar algo ou não.

Pergunte a todos os candidatos se eles têm requisitos especiais, por exemplo, mobilidade.

Você também precisa se preparar. Geralmente, é melhor fazer as entrevistas de forma consecutiva para que você se concentre totalmente no processo de recrutamento e possa fazer comparações com mais facilidade.

Se mais alguém participar da entrevista, os critérios de avaliação devem ser definidos antecipadamente.

Por exemplo, quais os pontos com maior relevância? Experiências, qualificações, abordagem geral ou adequação à cultura da empresa?

Isso o ajudará a fornecer uma base de comparação. Também deve ficar claro quem fará quais perguntas e a ordem de execução.

Estude bem o currículo do candidato. Procure lacunas de emprego, funções interessantes e informações sobre as quais você possa perguntar, incluindo seus interesses pessoais.

Utilize outros métodos de avaliação além das entrevistas pessoais

Embora seja uma parte importante do processo, alguém que entrevista bem um candidato é basicamente um bom entrevistador.

A entrevista pessoal pode nem sempre ser a melhor maneira de avaliar a verdadeira personalidade e habilidades de alguém, especialmente para pessoas que ficam nervosas facilmente.

Portanto, adicione algumas ferramentas ao seu processo de contratação, além de avaliar currículos e algumas rodadas de entrevistas, como testes de personalidade e questionários baseados em habilidades.

Entenda como a aspiração do candidato se encaixa no trabalho

Ao criar a descrição do cargo que espera preencher, preste atenção em como você vê a posição crescendo nos próximos anos. Como o seu candidato ideal se encaixa no plano de crescimento da sua empresa?

Durante o processo de contratação, é importante entender as aspirações do candidato. Como eles querem crescer na carreira nos próximos anos? Por que eles acham que este trabalho pode ajudá-los a atingir suas aspirações?

Ter uma ideia dos objetivos de carreira de cada candidato em potencial é uma parte fundamental do processo de contratação.

Isso realmente ajuda a ver o que um candidato pensa sobre o emprego disponível e se ele poderia ser uma boa opção.

É importante ter uma noção clara de como você prevê o crescimento do candidato ideal na função para a qual está contratando, bem como um entendimento das metas de carreira de seus candidatos.

Ter uma noção de ambos os aspectos o ajudará a determinar se há ou não alinhamento entre o seu candidato ao cargo e os objetivos da empresa.

Preste atenção às perguntas que eles fazem

É do conhecimento geral que qualquer bom candidato deve fazer perguntas criteriosas durante todo o processo. Isso mostra preparação e envolvimento por parte do candidato.

O ideal é fazer com que uma entrevista seja menos como uma sessão de perguntas e respostas e mais como um diálogo, no qual você e seu candidato em potencial fazem perguntas um ao outro para determinar o alinhamento.

As entrevistas não devem ser unilaterais, mas sim uma conversa. Os melhores contratados se preocupam com a equipe em que estarão, quem os gerenciará e como eles podem ajudar a levar sua empresa adiante.

Faça testes práticos

Não seria ideal se, antes de contratar, você pudesse ver como seu candidato em potencial realmente trabalha?

Você pode incluir alguma atividade prática em seu processo de contratação, como solicitar ideias para um novo projeto ou executar um pequeno aspecto da função para a qual você está contratando.

Você também pode testar as habilidades de resolução de problemas em um ambiente que simule uma rotina diária de trabalho.

O candidato irá mostrar seu estilo de trabalho em equipe, sua ética de trabalho e se ele se encaixa na cultura.

Escolha um problema-chave que sua empresa está enfrentando, relevante para a função em aberto e veja como o candidato faria para resolvê-lo.

Priorize o ajuste à cultura

O que define a cultura da sua empresa ? Que tipo de local de trabalho você espera construir e quais características você mais valoriza em seus funcionários?

É extremamente importante ter certeza de que qualquer contratação em potencial se encaixa na sua empresa, mas para determinar isso, é importante entender sua própria cultura e o que exatamente você está procurando em seu candidato.

Considere quais características específicas um funcionário em potencial deve ter para torná-lo um bom ajuste para sua cultura atual ou a cultura que você espera construir.

Embora um candidato possa parecer ótimo no papel, é importante ter uma abordagem holística do processo de contratação e procurar outras qualificações, como seus valores ou habilidades interpessoais.

Pergunte no que eles não são bons

Na hora de contratar, pergunte a um candidato no quê ele sabe que não é bom, e a resposta dele o ajudará a entender as expectativas profissionais para si mesmo.

Esta pergunta vai além do básico “quais são seus pontos fracos?” e faz com que os candidatos abordem áreas em que não possuam maiores habilidades.

Evite preconceitos inconscientes

Ao tomar decisões, nosso cérebro tende a fazer atalhos. Objetivamente isso é bom, mas também há um lado negativo.

Isso pode causar um preconceito inconsciente, criando a tendência de contratar “o mesmo tipo de pessoa” porque você sabe que funcionou no passado.

Em um ambiente de trabalho diversificado, todos trazem uma singularidade, seja em termos de formação, cultura, experiências de vida ou de trabalho, e assim por diante.

A diversidade é vital para valorizar as pessoas como indivíduos, ao invés de um grupo de trabalhadores, ajudando o negócio a crescer naturalmente.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Preste atenção às dicas não verbais

Procure por indicações de linguagem corporal positiva: sentar-se ereto, sorrir, contato visual, atitude otimista.

A maioria dos candidatos dá o melhor de si durante uma entrevista, então, se não ficarem entusiasmados com o emprego durante a entrevista, você pode ter certeza de que não ficarão entusiasmados depois de contratados.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.