O que é e como se tornar um CHRO de sucesso

Você sabe o que é CHRO? Do recrutamento à folha de pagamento, o departamento de recursos humanos de qualquer empresa desempenha muitas funções.

Os profissionais de RH implementam políticas para garantir o cumprimento de todas as leis trabalhistas, contratam novos funcionários, definem pacotes de benefícios e lidam com conflitos no local de trabalho.

Em uma função de liderança, o diretor de recursos humanos (CHRO) mantém a responsabilidade executiva por muitas dessas funções, ajudando a empresa a alcançar o sucesso a longo prazo.

Os cargos de gestão de RH são atualmente classificados como um dos cargos de negócios mais solicitados no mercado, por um bom motivo.

Eles fornecem uma oportunidade gratificante para qualquer pessoa com fortes habilidades de comunicação e organização.

Se você tem paixão por gestão de pessoas e operações de negócios, a função de diretor de recursos humanos oferece uma opção de carreira gratificante.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é um CHRO?

O diretor de recursos humanos (CHRO – Chief Human Resources Officer) é um executivo de gerenciamento de nível superior encarregado dos funcionários de uma organização.

O CHRO é responsável por administrar a gestão de capital humano de uma organização e outros sistemas de tecnologia de RH.

O rápido desenvolvimento e adoção de software de RH, a escalada da competição pelo talento dos funcionários e o aumento dos requisitos de conformidade do governo aumentaram a importância da função de RH em empresas, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais.

Por sua vez, as organizações começaram a elevar amplamente a classificação formal de gerenciamento de seu líder sênior de RH a um nível equivalente aos executivos C, como o diretor de informações (CIO), o diretor financeiro (CFO) e o diretor de marketing (CMO ), com acesso semelhante ao CEO.

Em vez de CHRO, algumas organizações usam títulos semelhantes, como vice-presidente de recursos humanos.

Responsabilidades do CHRO

Uma das principais tarefas do CHRO é desenhar e executar uma estratégia de talentos, que engloba o recrutamento, a contratação, o desenvolvimento e a retenção de colaboradores.

Esse processo inclui disciplinas de RH conhecidas como aquisição de talentos, gestão de talentos, treinamento de funcionários usando sistemas de gestão de aprendizagem e planejamento de sucessão.

Os CHROs geralmente estão envolvidos com software de gestão de talentos em empresas maiores.

O diretor de recursos humanos também costuma supervisionar o pacote de benefícios e os sistemas de software de uma organização para administrar planos de seguro e aposentadoria.

Outras responsabilidades do CHRO incluem o gerenciamento de programas de bem-estar e reconhecimento de funcionários, vantagens e engajamento, com o objetivo de tornar os colaboradores mais felizes e mais produtivos, diminuindo a rotatividade.

O CHRO também pode supervisionar a definição da remuneração dos funcionários e promover experiências e relações positivas, incluindo negociações coletivas, tratamento de queixas, reclamações e disciplina.

Plano de carreira para CHROs

Embora não haja uma rota de carreira claramente definida para os diretores de recursos humanos, eles devem ascender à liderança por meio de cargos em que obtenham experiência e desenvolvam disciplina no julgamento, treinamento e recrutamento de pessoas.

Alguns especialistas em negócios defendem que os CHROs procurem CEOs que veem os recursos de capital humano tão importantes quanto o capital financeiro para o sucesso da organização e procuram conselhos francos sobre como a força de trabalho deve ser estruturada.

Além disso, algumas grandes empresas contratam e promovem a geração do milênio com mais rapidez para estimular a inovação.

Portanto, os aspirantes a CHRO podem descobrir que seus planos de carreira estão se tornando mais curtos e que não precisam necessariamente sair das funções tradicionais de RH.

Habilidades importantes

A cada dia, os CHROs colocam em uso uma variedade de habilidades. Esteja você se comunicando com os funcionários ou implementando políticas de conformidade, você dependerá das habilidades que aprendeu nas aulas de graduação e muito mais.

Os CHROs devem ter experiência em gerenciamento de equipes e orçamentos e devem compreender a análise de negócios.

Além da experiência em RH, eles devem ser treinados em práticas comerciais éticas e qualificados em liderança, gestão de relacionamento, comunicação e consciência global e cultural.

Os diretores de recursos humanos também devem ser orientados por dados e análises e capazes de usar informações sobre talentos para aconselhar os CEOs de forma assertiva em decisões estratégicas de negócios, incluindo o gerenciamento da força de trabalho.

Os CHROs devem ser bons líderes de negócios e orientados para o desempenho, aceitando a responsabilidade de ajudar a força de trabalho de uma organização a contribuir diretamente para o sucesso financeiro geral da empresa. Em resumo:

Gestão de funcionários

A capacidade de gerenciar com eficácia os funcionários de uma empresa, incluindo suas funções no local de trabalho, benefícios e oportunidades de promoção.

Comunicação interpessoal

Capacidade de se corresponder de forma eficaz com todos os integrantes da área de RH, além dos funcionários e executivos da empresa.

Gestão financeira

A capacidade de gerenciar ativos financeiros com eficácia, investindo em oportunidades que geram retornos suficientes.

Conformidade

A capacidade de auditar as políticas de uma empresa para identificar e solucionar quaisquer questões legais em suas operações.

Equipe

Capacidade de recrutar, contratar e demitir funcionários para criar uma força de trabalho coordenada.

Falar em público

A capacidade de se dirigir a grupos de pessoas, normalmente novos contratados ou funcionários existentes, com confiança.

Instrução

Capacidade de ensinar aos funcionários quaisquer novos procedimentos ou atualizações das políticas existentes.

Proficiência tecnológica

A capacidade de usar todas as tecnologia necessárias, incluindo quaisquer computadores, tablets, telefones ou plataformas online.

Como se tornar um CHRO

A posição de um CHRO é altamente fundamental em todos os negócios. Eles determinam se um negócio irá falhar ou ter sucesso.

É por isso que todo membro de RH que planeja se tornar um CHRO deve primeiro aceitar a responsabilidade de ser o motivo do sucesso ou do fracasso.

No entanto, existem etapas cruciais para se tornar um CHRO. Atualmente, as posições de CHRO não são mais determinadas apenas por quanta experiência uma pessoa tem como RH.

A concorrência crescente e a evolução de novos requisitos de negócios mudaram muito a maneira como as empresas recrutam CHROs.

Então, como alguém pode chegar ao CHRO?

Vá além das funções de RH

Como um RH com planos de se tornar um CHRO, você estaria no caminho do fracasso se toda a sua carreira fosse focada em administração e funções de recursos humanos.

As responsabilidades de um RH estão gradualmente mudando para algo mais do que apenas estratégias de gerenciamento de funcionários, e a maioria das empresas está se preparando para a transição.

Um estudo recente descobriu que 60% dos CHROs não começaram suas carreiras como RH. O que isso significa?

As empresas estão mais interessadas nas habilidades adicionais fora de RH para impulsionar seus negócios.

Portanto, existem habilidades específicas de CHRO que você deve adquirir para ser contratado. Elas incluem habilidades analíticas, habilidades financeiras e visão de negócios.

Entenda a estratégia de negócios

Os líderes de RH não devem se concentrar em questões relativas aos funcionários sem entender como os fatores externos de negócios os afetam.

Por exemplo, como a cadeia de suprimentos está relacionada às vendas? Todo ambicioso profissional de RH deve entender como o negócio funciona, antes de poder prosperar e subir na hierarquia da gestão.

Tornar-se um CHRO requer que você tenha um entendimento claro das alavancas do negócio e que seja capaz de responder de acordo.

Aumente sua credibilidade

A necessidade de confiança no ecossistema de negócios não pode ser superestimada. E apenas aqueles com reputação confiável são escolhidos para trazer estratégias que determinam o destino de uma organização.

Você deve construir sua credibilidade dentro e fora da empresa. Como as funções de CHRO exigem o gerenciamento das partes interessadas e a representação de seu negócio muitas vezes em nível internacional, seus atributos pessoais, habilidades de influência e colaboração são fatores-chave a serem considerados.

Conhecer o negócio não é suficiente, mas sim como os outros ou a empresa podem se beneficiar desse conhecimento.

Você pode aprender mais sobre como se tornar um CHRO estudando atentamente as qualidades de alguém que está nesse cargo ou que já tenha passado por essa experiência.

Você também pode melhorar suas habilidades inscrevendo-se em cursos de curta duração sobre noções básicas de análise de dados, operações financeiras e análise de negócios.

Desenvolva um estilo de comunicação versátil

A comunicação é uma habilidade crítica na força de trabalho pronta para o futuro, e você deve cultivar para se tornar um CHRO.

Conforme as estruturas de negócios mudam para se tornarem mais fluidas, você estará se comunicando com profissionais em todos os níveis da organização.

As conversas de um CHRO vão desde o conhecimento prático e execução em pequena escala até a execução de estratégias e visões globais.

Ter sucesso na função exigirá um estilo de comunicação versátil e comportamento profissional.

Ser um bom comunicador começa com relacionamentos individuais e a capacidade de mover-se rapidamente entre comunicar-se com alguém no chão da fábrica e comunicar-se com alguém da diretoria.

O conjunto de habilidades necessário para remediar um conflito interpessoal no chão de fábrica, por exemplo, é muito diferente do conjunto de habilidades necessário para se sentar na sala de reuniões e tomar decisões estratégicas sobre o rumo que a empresa está tomando.

A melhor maneira de aprender essas habilidades de comunicação é colocá-las em prática. Tente participar de conferências quando possível e pratique o contato visual e a linguagem corporal confiante ao conversar com colegas e líderes do setor.

Lembre-se de que o respeito é a chave para uma comunicação bem-sucedida em qualquer nível.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Cultive a liderança, começando com a capacidade de aprendizagem

Nenhum CHRO de sucesso chegou onde está porque é um seguidor. É vital demonstrar habilidades de liderança ao buscar uma posição no topo.

RH é um negócio de pessoas. Portanto, os líderes de RH devem sempre se comportar de forma a apoiar a jornada de pleno emprego das pessoas.

Eles devem sempre demonstrar comportamentos que impulsionam a responsabilidade, compreensão, medição e compaixão simultaneamente.

Uma das melhores maneiras de se tornar um grande líder é a capacidade de aprendizado. Os líderes devem permanecer humildes sobre o que não sabem e demonstrar desejo de continuar aprendendo e se adaptando.

Estabelecer seu assento na diretoria nem sempre é fácil, mas é um caminho que vale a pena percorrer.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.