Melhore a Produtividade com Metas SMART

Podemos encontrar todos os tipos de metas em todos os tipos de organizações, mas você já ouviu falar em metas SMART?

Algumas metas são de curto prazo e específicas: a partir do mês que vem, vamos aumentar a produção em duas unidades por funcionário por hora.

Outras são de longo prazo e não muito claras: nos próximos cinco anos, nos tornaremos uma organização que aprende.

Alguns objetivos são facilmente compreendidos pelos funcionários, mas outros podem ser difíceis de entender e sujeitos a muitas interpretações, como: todos os funcionários precisam mostrar espírito empreendedor.

Como saber que tipo de metas definir? Afinal, o objetivo de estabelecer metas é alcançá-las.

Não adianta você se dar ao trabalho de convocar reuniões, buscar atender as necessidades de sua organização e gastar um tempo precioso, apenas para acabar com metas que não são atendidas ou concluídas.

Infelizmente, esse cenário descreve o que muitos gestores fazem com seu tempo.

Utilizar as metas SMART possibilita a qualquer líder ou gestor as ferramentas para atingir as metas certas de maneira adequada e na hora oportuna.

O que são metas SMART

Uma meta SMART é uma ferramenta poderosa que permite monitorar seu progresso regularmente para atingir seus indicadores-chave de desempenho.

SMART é um acrônimo útil para as cinco características de metas bem projetadas, que significa:

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

S – Specific ou específica

Os objetivos devem ser claros e inequívocos. Caprichos e banalidades não têm lugar no estabelecimento de metas.

Quando as metas são específicas, elas dizem aos funcionários exatamente o que se espera, quando e quanto. Não leva a um objetivo vago ou ao potencial de má interpretação.

Como as metas são específicas, você pode medir facilmente o progresso de seus funcionários em direção à sua conclusão.

M – Measurable ou mensurável

Para que serve uma meta que você não pode medir? Se seus objetivos não são mensuráveis, você nunca saberá se seus funcionários estão fazendo progresso em direção a uma conclusão bem-sucedida.

Além disso, é difícil para seus funcionários permanecerem motivados para cumprir suas metas quando não têm marcos que indiquem seu progresso.

A – Attainable ou atingível

As metas devem ser realistas e atingíveis pela maioria dos funcionários. As melhores metas exigem que os funcionários se esforcem um pouco para alcançá-las, mas não são extremas.

Ou seja, as metas não estão fora do alcance nem estão abaixo do desempenho padrão. Metas definidas muito altas ou muito baixas tornam-se sem sentido e os funcionários naturalmente passam a ignorá-las.

R – Relevant ou relevante

As metas devem ser uma ferramenta importante para alcançar a visão e a missão de sua empresa.

Você deve ter ouvido que 80 por cento da produtividade do trabalhador vem de apenas 20 por cento de suas atividades.

Metas relevantes abordam os 20 por cento das atividades dos trabalhadores que têm um grande impacto no desempenho e aproximam sua organização de sua visão.

T – Time based ou temporal

As metas devem ter pontos iniciais, pontos finais e durações fixas. O comprometimento com os prazos ajuda os funcionários a concentrar seus esforços no cumprimento da meta na data de vencimento ou antes dela.

Metas sem prazos ou cronogramas de conclusão tendem a ser superadas pelas crises do dia a dia que invariavelmente surgem em uma organização.

Benefícios de definir metas SMART para o sucesso da organização

Estudiosos descrevem a motivação, visão, responsabilidade, sucesso e realização como resultados para o estabelecimento de metas.

Conheça alguns benefícios de estabelecer metas SMART na sua organização.

Motiva os funcionários

Um ambiente profissional sem objetivos claros pode dar a sensação de não ter sentido. Mas, com algo pelo qual trabalhar, os funcionários tendem a ser mais engajados.

Os pesquisadores descobriram que o estabelecimento de metas pode ajudar os funcionários a sentirem uma maior conexão com sua organização.

Visão compartilhada

Pode ser frustrante descobrir que funcionários individuais têm dedicado tempo a projetos que visam objetivos aparentemente diferentes.

Como você pode evitar esse problema? Estabelecendo metas nos níveis macro e micro.

Isso pode ajudar a garantir que todos estejam alinhados e ajudá-lo a entender quando pode ser necessário fornecer feedback que possa colocar os trabalhadores de volta no caminho certo.

Responsabilidade

Depois de definir uma meta, a próxima etapa é começar a avaliar se você está progredindo.

Em vez de avaliar o esforço geral, você pode começar a fazer perguntas específicas aos funcionários sobre o cumprimento de marcos.

Isso pode ajudar a garantir que eles não estejam apenas trabalhando, mas caminhando em direção a um resultado específico.

Quantifica o resultado

Sem definir metas, não há uma maneira real de identificar quando um projeto está concluído.

Para evitar o prolongamento desnecessário de algo e o risco de esgotamento, você pode usar metas que definirão claramente o sucesso, além de indicar o quanto você avançou e o quanto precisa ir para alcançá-lo.

Realização dos funcionários

É muito gratificante sentir que metas foram cumpridas, mesmo as pequenas. Essa sensação de realização pode tornar o trabalho que você faz mais significativo.

Isso também pode aumentar a satisfação geral dos funcionários e a taxa de retenção, porque acompanhar o progresso das metas pode ajudar os colaboradores a entender melhor como seus esforços impactam toda a organização.

Eles provavelmente se sentirão mais valorizados. Isso pode significar que você terá menos custos relacionados a contratações no futuro.

Medindo a eficácia das metas SMART

Incorporar um sistema de gerenciamento de força de trabalho inteligente e automatizado em seus projetos de gerenciamento organizacional é uma boa maneira de medir, monitorar e avaliar a eficácia de suas metas SMART.

Os algoritmos orientados por tecnologia e automaticamente funcionais do sistema mantêm uma verificação rigorosa do desempenho regular e da produtividade dos funcionários.

Além disso, eles fornecem uma visão precisa e em tempo real sobre o status das tarefas e operações.

Essa vigilância regular garante que a organização mantenha o ritmo necessário de desempenho e crescimento e, eventualmente, alcance a meta no período de tempo especificado.

Dicas para o estabelecimento de metas eficazes

Utilizar a metodologia de metas SMART ajudará sua empresa a atingir seus objetivos estratégicos.

Conheça algumas sugestões de metas que devem ser utilizadas.

Divida os objetivos gerais da empresa

Para alcançar com sucesso os objetivos de longo prazo, os principais resultados de curto prazo precisam ser contabilizados em nível individual e de equipe.

Divida suas metas organizacionais para fornecer uma visão por trás de quem é responsável por cada tarefa.

Isso ajuda a alinhar os funcionários a objetivos maiores. Além disso, motiva-os ao fornecer um caminho alcançável para objetivos organizacionais mais amplos.

Forneça clareza

Garanta que a clareza seja aproveitada por trás de cada iniciativa, grande ou pequena. Ao fazer isso, você pode garantir o alinhamento dentro dos projetos dos funcionários e que todos estejam na mesma página.

Além disso, ajuda os funcionários a entender como suas ações moldam os objetivos da organização.

É fundamental que as responsabilidades individuais dos funcionários sejam claras. Isso evita possíveis confusões que geralmente levam a trabalhos improdutivos.

Verifique com frequência os funcionários para garantir que estão no caminho certo e incentive-os a fazer perguntas, caso surjam.

Mantenha as metas adaptáveis

Não hesite em atualizar as metas para refletir como você e seus funcionários trabalham. O simples cumprimento do que está no calendário pode desmotivar os funcionários e impedir o progresso que valha a pena.

Adapte-se quando necessário, adicionando objetivos menores que impulsionam o progresso para produzir resultados ideais.

Embora o modelo de meta SMART forneça um bom ponto de partida, aceite que as metas nem sempre se encaixam em todos os componentes da estrutura do modelo.

Permita uma flexibilidade que proporcione aos funcionários atingir razoavelmente seus objetivos com um processo adaptado ao seu estilo de trabalho.

Colabore com os membros da equipe

Os projetos são normalmente concluídos com 3 a 5 outras pessoas, portanto, construir metas em conjunto é essencial para criar responsabilidade e propriedade.

Certifique-se de que todos estejam na mesma sintonia e confortáveis com as metas estabelecidas, construindo-as de forma colaborativa.

Para ter maior sucesso na implementação das metas SMART, algumas delas devem ser evitadas, como:

Não ir além

Embora as metas SMART devam ser alcançáveis, não estabeleça apenas metas totalmente seguras.

Certifique-se de que as metas sejam realistas, mas permita que os membros da sua equipe alcancem seu potencial máximo.

Em vez de se concentrar no possível fracasso que poderia resultar, concentre-se no crescimento e na realização que esse ambicioso estabelecimento de metas pode trazer.
Ignorar o passado

Embora as metas SMART apresentem muitos componentes importantes de um objetivo eficaz em sua estrutura, elas não incentivam os definidores a olhar para trás, para as metas estabelecidas no passado.

Observando os resultados anteriores e adaptando-os, você pode tornar o processo de definição de metas mais eficiente.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é com você!

Com um objetivo final definido, etapas claras para alcançá-lo e uma data alvo para comparação, qualquer meta pode ser alcançada com sucesso, o que levará aos principais resultados que o ajudarão a cumprir suas estratégias de negócios e de desenvolvimento profissional.

Usar as metas SMART para os funcionários terá um impacto positivo na cultura da empresa, na satisfação e no ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que simplifica e esclarece o processo de revisão de desempenho para toda a equipe.

Mas o estabelecimento de metas não deve ser um evento único ao formular seu plano de negócios, e sim um processo contínuo.

Os mercados mudam, a economia e as vendas flutuam, de modo que o empresário experiente deve tirar proveito de cada situação.

Mesmo pequenas metas estabelecidas no meio de uma crise podem ter um impacto positivo quando a situação melhora.

Quando o seu negócio está florescendo, as metas ajudam a manter ou aumentar os bons momentos e podem funcionar como uma proteção durante crises inevitáveis.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.