Flexibilidade no trabalho: como proporcionar para a sua equipe?

Na sua empresa existe flexibilidade no trabalho?

Todos nós percebemos a importância de um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

E não é só para os funcionários. Os empregadores também se beneficiam dessa mudança na cultura do local de trabalho.

O local de trabalho moderno tem tudo a ver com a experiência do funcionário. Isso porque a flexibilidade e a satisfação dos colaboradores acaba desencadeando muitos outros resultados positivos.

Cada vez mais empresas estão despertando para a importância da satisfação no trabalho, que está rapidamente se tornando um critério-chave para quem procura emprego em todo o mundo.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é flexibilidade no local de trabalho?

A flexibilidade no local de trabalho é um fenômeno cada vez mais comum, no qual os funcionários têm a oportunidade de realizar suas tarefas de uma forma que se adapte a seu estilo de vida e responsabilidades.

Um local de trabalho flexível compreende que como e quando seus funcionários trabalham melhor varia de acordo com suas circunstâncias individuais.

O importante é que o trabalho seja bem feito, não que seja feito em um prazo ou ambiente determinado.

Um local de trabalho flexível levará em consideração as necessidades do empregado e do empregador, com acordos que proporcionem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Os empregadores que adotam a cultura de um local de trabalho flexível descobrem que é um dos fatores determinantes para aquisição e retenção dos melhores talentos, ao mesmo tempo que promove uma cultura de trabalho baseada na confiança e no compromisso.

Conforme pesquisas, 63% dos candidatos a emprego acreditam que o dia padrão de oito horas está acabando.

Os dados do LinkedIn mostram que as mulheres e a Geração Z têm maior probabilidade de se candidatar a cargos remotos ao procurar emprego.

A prática da flexibilidade está deixando de ser apenas uma opção para se tornar uma prática comercial essencial.

Como implementar a flexibilidade no local de trabalho?

Existem muitas maneiras diferentes de tornar seu local de trabalho flexível.

Com certeza muitos fatores deverão ser levados em conta, desde o seu setor específico ao tamanho do seu negócio.

O importante é encontrar algumas opções que atendam às suas necessidades como empregador e as de seus funcionários.

Você pode discutir esse processo diretamente com os membros da sua equipe. Identifique os pontos que seus funcionários consideram mais importantes e em seguida, faça os arranjos que possa atender a ambos os lados.

Sugestões de trabalho flexível

Cada organização tem suas próprias características e também cada indivíduo. Pode ser uma tarefa difícil encontrar o meio termo, mas sempre é possível fazer algo. Veja algumas sugestões:

Horários de entrada e saída flexíveis

Este é um dos tipos mais populares de pacotes de benefícios. A programação de horário flexível tornou-se cada vez mais comum, pois o horário de trabalho tradicional simplesmente não é viável para a maioria das pessoas que trabalham. Afinal, não somos robôs.

As pessoas têm vidas e responsabilidades fora da empresa. Muitas precisam levar ou buscar seus filhos na escola, por exemplo.

Outras podem ser cuidadoras de algum familiar e tantas outras possibilidades. Isso não deve impedi-las de trabalhar.

E isso não deve impedir você, como empregador, de reconhecer esses fatores e fazer algo para reter e reconhecer esses talentos, facilitando a vida deles no que você puder.

Uma forma de obter esse tipo de flexibilidade é tornar-se mais orientado para prazos. Em vez de monitorar quando seus funcionários entram e saem do trabalho, esteja mais interessado na entrega das tarefas no prazo necessário.

Além de ser mais flexível, promove uma cultura de produtividade que prioriza resultados.

Trabalho remoto

O trabalho remoto está se tornando cada vez mais aceito como uma opção legítima para os funcionários.

Afinal, se você pode fazer seu trabalho tão bem em outro local, por que não?

A pandemia COVID-19 acelerou uma tendência. As empresas estão passando por uma mudança cultural em direção ao trabalho híbrido e o número de pessoas que optam por trabalhar como freelancers também está aumentando.

Na verdade, não oferecer esse tipo de flexibilidade pode deixar sua empresa em desvantagem quando se trata de atrair os melhores talentos.

Os locais de trabalho flexíveis, sempre que possível, devem dar aos funcionários a liberdade de trabalhar em qualquer lugar.

O trabalho remoto não é apenas preferível como também aumenta a produtividade. Pessoas que podem trabalhar remotamente têm 24% mais chances de serem felizes e produtivas.

Mas não significa que as atividades sejam 100% remotas.

A maioria das empresas tem algum trabalho que pode ser feito remotamente, portanto, permitir aos funcionários um ou dois dias por semana de trabalho em casa atinge um bom equilíbrio.

Na verdade, as empresas que permitem o trabalho remoto têm uma taxa de rotatividade de funcionários 25% menor do que as que não adotam essa modalidade.

O trabalho flexível ajuda as empresas a atrair, contratar e reter os melhores talentos. É realmente uma situação vantajosa para todos os envolvidos.

Horas ou semanas reduzidas

Ao contrário da crença popular, horas de trabalho reduzidas não significam necessariamente trabalhar menos.

As empresas que adotam as horas de trabalho diferenciadas geralmente realocam essas horas em menos ou mais dias de trabalho do que seria o padrão.

Um funcionário poderia trabalhar uma semana de quatro dias, aumentando o número de horas de trabalho por dia.

Da mesma forma, um funcionário poderia trabalhar uma semana de seis dias, diminuindo o número de horas de trabalho por dia.

Em ambos os cenários, apesar do horário flexível, as horas semanais trabalhadas permanecem exatamente as mesmas.

Vantagens para a flexibilidade no trabalho

Para as empresas, isso significa maior retenção de funcionários e maior lealdade, produtividade e engajamento. Isso equivale a um melhor resultado financeiro.

Além do mais, os trabalhadores remotos realmente economizam o dinheiro das empresas. Pense em quanto você poderia economizar não sendo necessário alugar um espaço permanente com todos os custos envolvidos.

Por outro lado, os funcionários que se sentem valorizados como indivíduos trabalham mais, com mais motivação para realizar bem os projetos, assumir novas responsabilidades e mais dispostos a retribuir em algum momento de crise na empresa.

Mas por que o trabalho flexível é tão bom para os funcionários?

Maior dedicação familiar

A vida familiar precisa de horários e ambiente de trabalho flexíveis. Os pais que trabalham têm grandes responsabilidades, mas isso não significa que não possam ser bem-sucedidos em seus empregos.

E este é apenas um exemplo. Facilitar uma abordagem flexível ajuda seus funcionários a fazer o melhor trabalho.

Redução do estresse e esgotamento

Ambientes de trabalho de escritório tradicionais podem ser muito estressantes. Está amplamente comprovado que proporcionar alguma flexibilidade no trabalho é bom para a saúde mental do trabalhador.

As empresas que praticam acordos de horário flexível, possuem menos questões relacionadas ao estresse.

Saúde e bem-estar

O trabalho flexível pode também beneficiar a saúde física de seus funcionários. É difícil encaixar o exercício diário em um dia típico de trabalho.

Especialmente se for levado em consideração o tempo de deslocamento que, em alguns casos, consomem horas de um dia.

Quando os trabalhadores têm um horário de trabalho flexível ou trabalham em casa, é muito mais fácil conciliar o tempo para fazer exercícios.

Moral do funcionário

Oferecer trabalho flexível a seus funcionários é uma forma de mostrar que você confia e se preocupa com eles.

Por outro lado, o funcionário tem o seu moral elevado e corresponde com sua lealdade à empresa.

Na grande maioria dos casos, ele reconhece seu esforço como empregador e sabe que você se importa.

Aumenta a produtividade

Por fim, o resultado natural do processo é um ótimo trabalho. Quando os funcionários se sentem valorizados, ouvidos e cuidados, eles inevitavelmente trabalham mais.

Eles gostam mais de seus empregos, o que significa níveis de produtividade e satisfação pessoal mais elevados.

Desvantagens do trabalho flexível

Seria bom poder dizer que o trabalho flexível é perfeito em todos os aspectos.

Mas, como acontece com todas as políticas de negócios, ele também tem suas desvantagens tanto para empregadores e funcionários.

Como empregador, você pode descobrir que certos membros da equipe abusam desse benefício, envolvendo-se em outras atividades quando na verdade deveriam estar trabalhando para você.

O trabalho flexível também não é muito apropriado para funções voltadas ao cliente, a não ser que você possua equipes para revezamento.

Outra questão a considerar é que pode não ser possível garantir que os processos da sua empresa ainda sejam executados como deveriam.

E nem sempre é a melhor ideia para a motivação e o moral da equipe. Quanto menos tempo na empresa, maior a chance dos funcionários perderem a integração na cultura da empresa e em sua equipe.

Tente mitigar isso organizando eventos sociais de trabalho e incentivando a integração de cima para baixo.

Além disso, o trabalho flexível pode impactar a rotina da vida doméstica de um funcionário, confundindo as fronteiras entre vida profissional e pessoal.

Se eles verificam e-mails ou atendem chamadas constantemente, independentemente da hora, pode ser difícil desligar e o esgotamento pode ocorrer da mesma forma.

Para evitar que isso ocorra, incentive seus funcionários a priorizar as cargas de trabalho, estabelecer limites e cumpri-los.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O trabalho flexível é adequado para o meu negócio?

Em muitos casos, o trabalho flexível pode ser ótimo tanto para funcionários quanto para as empresas.

Porém, existem circunstâncias em que é inviável implementar essa modalidade de trabalho.

É fundamental você efetuar uma análise do seu tipo de negócio, se sua estrutura comporta o trabalho flexível e também analisar sua força de trabalho.

Você precisa que seus funcionários estejam fisicamente presentes para realizar o trabalho?

Seu pessoal possui condições de realizar o trabalho fora da empresa?

Se for possível implementar de alguma forma o trabalho flexível na sua empresa, você pode ter certeza que estará atraindo talentos mais diversificados, melhorando sua produtividade e gerenciando equipes mais felizes e engajadas.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.