O que é Short Friday e quais suas vantagens

É segunda-feira e você já está com saudades do fim de semana.

Nos últimos meses, você vem se sentido mal no trabalho e não tem certeza do motivo. Por exemplo, está sempre cansado, sente-se descomprometido e desmotivado na maioria dos dias e está constantemente verificando quanto tempo falta para voltar para casa.

Você também está criticando os colegas, algo que ela nunca fazia, e sente que nunca há tempo suficiente para fazer tudo.

Se esse é o seu caso, você está apresentando sinais clássicos de esgotamento.

Cargas de trabalho pesadas e pressões de prazos são um fato comum na vida profissional. Quem não se sente oprimido às vezes?

Mas quando o estresse de trabalho leva a um estado debilitante conhecido como esgotamento, é um problema sério, afetando não apenas o seu próprio desempenho e bem-estar, tanto no trabalho quanto fora dele, mas também o de sua equipe e da organização onde você trabalha.

Nesse caso, a cultura short friday pode ajudar ou até resolver o problema.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que significa short friday?

A expressão significa “sexta-feira curta” e o conceito empresarial não é novo. Ele remonta à década de 1960, quando as agências de publicidade de Nova York permitiam que os funcionários saíssem do trabalho mais cedo nas sextas-feiras, durante os meses mais quentes.

Essa vantagem trabalhista tem crescido nos últimos tempos. Conforme pesquisas, houve um aumento global de 43% no número de organizações que consideram isso um grande benefício.

As organizações utilizam esse conceito de formas variadas, de acordo com suas necessidades: folgas para os funcionários todas as sextas-feiras à tarde, sextas-feiras alternadas ou todas as sextas-feiras por um determinado período.

As empresas que adotaram esse sistema notaram uma melhora no moral dos funcionários e aumento da produtividade, entre outros benefícios.

Pesquisas também revelam que as organizações podem ter uma vantagem competitiva se oferecerem esse privilégio, pois é uma forma criativa de reter os melhores talentos.

Nesta postagem, explicaremos os benefícios de oferecer short friday aos seus funcionários, para que você possa determinar se deve introduzir esse tipo de política em sua empresa.

Vantagens de implementar short friday

Equilibrar trabalho e vida pessoal sempre foi difícil. Mas uma preocupação crescente com os direitos e bem-estar dos trabalhadores, juntamente com o poder da automação, criou uma mudança.

Certos setores não exigem mais tantas horas de trabalho e a tendência global tende para uma semana de trabalho mais reduzida, proporcionando algumas vantagens, como:

Maior flexibilidade levando à satisfação do trabalhador

Além de oferecer aos funcionários a opção de sair mais cedo às sextas-feiras, alguns empregadores permitem que os membros de sua equipe trabalhem remotamente ou tirem uma sexta-feira de folga, basicamente dando-lhes a vantagem de fins de semana de três dias.

Os trabalhadores apreciam essa flexibilidade, pois permite que eles passem mais tempo em casa ou busquem interesses fora do trabalho.

Conforme estudo realizado, mais de 80 por cento dos funcionários entrevistados disseram que seu fator de estresse relacionado ao trabalho mais significativo era não ter tempo suficiente para ficar em casa.

A maior flexibilidade proporcionada pela implementação da short friday é permitir que os trabalhadores tenham um tempo extra de folga, ajudando-os a alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Funcionários satisfeitos costumam ficar mais tempo na empresa, o que pode ajudar a reduzir a rotatividade, os custos de recrutamento e aumentar a retenção.

Produtividade aumentada

Como empregador, você pode estar preocupado com o fato de que permitir que os funcionários saiam do trabalho mais cedo às sextas-feiras terá um impacto negativo em sua produtividade.

Embora possa parecer contra-intuitivo, menos horas trabalhadas, na verdade, se correlaciona com maior produtividade.

Países como o México por exemplo, que tem uma média de 41,2 horas semanais de trabalho apresentam uma produtividade mais baixa, em relação a outros países com média menor de horas semanais.

Com certeza existem outros fatores a serem considerados, mas produtividade também está ligada à bem-estar e satisfação no trabalho.

Custos indiretos reduzidos

Além de oferecer aos empregadores uma vantagem competitiva no recrutamento e retenção de funcionários, a short friday também pode reduzir os custos indiretos da empresa.

Levando em conta apenas um item, menos funcionários no local de trabalho significa menor uso de energia.

De funcionários mais felizes a maior produtividade e contas de energia mais baixas, as sextas-feiras curtas oferecem uma série de benefícios para empregadores e funcionários.

Melhora o moral do funcionário

Quando um funcionário não está bem, ele pode interferir no humor de todo um departamento. Da mesma forma, quando os funcionários estão felizes, a atitude costuma ser contagiosa em toda a empresa.

O alto moral dos funcionários leva a uma maior auto-estima e melhora a colaboração entre os membros da equipe, o que pode beneficiar o seu negócio como um todo.

Por isso, se você deseja aumentar o moral dos funcionários, deve considerar a possibilidade de oferecer as sextas-feiras curtas.

Seus funcionários ficarão entusiasmados em ter algum tempo extra para si mesmos, o que pode torná-los mais felizes e mais engajados durante o horário de trabalho.

Aumenta a retenção de talentos

Como proprietário de um negócio, você provavelmente está sempre procurando contratar os melhores talentos, mas também precisa encontrar uma maneira de se destacar de seus concorrentes.

Uma forma é divulgar sua cultura de short friday. Isso pode ser um benefício atraente para os candidatos nas negociações iniciais de emprego.

Além disso, os funcionários terão menos probabilidade de procurar novos empregos se estiverem satisfeitos com as vantagens da sua empresa, como as sextas-feiras curtas.

Isso é especialmente importante se você tiver uma equipe jovem, uma vez que a geração do milênio tem maior probabilidade de mudar de emprego do que as outras gerações.

Desvantagens de implementar short friday

Aqueles que se opõem a implementarem o sistema da sexta-feira curta destacam alguns dos seguintes argumentos:

Nem todos os setores podem participar

Alguns setores exigem uma presença 24 horas por dia, 7 dias por semana ou outra programação semelhante para um fluxo ideal, dificultando a implementação de uma sexta-feira curta ou até inexistente.

Por exemplo, se o seu negócio gira em torno do atendimento ao cliente, pode ser difícil gerenciar os problemas que surgem.

Certificar-se de que cada área do seu negócio seja coberta pode exigir um maior.

Dificuldade no gerenciamento da equipe

Gerenciar várias equipes em uma semana reduzida pode ser desafiador. Se houver um sistema de revezamento entre os funcionários para desfrutarem da sexta-feira curta, será mais difícil marcar reuniões de equipe e gerenciar projetos.

Os funcionários também podem se sentir pressionados a sincronizar seus dias de folga, para que não percam nada importante.

Também pode gerar estresse

Alguns funcionários não gostam das sextas-feiras curtas.

Se o meio dia de folga for opcional ou em sistema de revezamento, aqueles que permanecem no trabalho podem se sentir sobrecarregados. Esses funcionários sentem que têm muito a fazer e pouco apoio.

Dificuldade em manter o foco

Se a sua empresa oferece o benefício da short friday, certifique-se de que você seja produtivo na sexta-feira de manhã.

Isso pode ser difícil devido ao seu entusiasmo com a perspectiva de um fim de semana prolongado e menos tempo de trabalho.

Para que seu empregador mantenha essa vantagem, foque na execução de suas tarefas o tempo que estiver no trabalho.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O Short friday é ideal para sua empresa?

Embora as sextas-feiras curtas possam ser benéficas, certifique-se de que é a escolha certa para o seu negócio antes de implementá-la.

Se você tem clientes ou tem parceiros que não oferecem o benefício, informe-os sobre seu horário de funcionamento.

Short friday é uma abordagem nova para muitas empresas e requer mudança de mentalidade tanto do empregador quanto dos funcionários para que funcione de forma eficaz.

Uma sexta-feira curta pode ser o sonho de todo o funcionário, mas talvez um processo mais gradual, como a política de trabalho híbrido ou flexível, seja o ideal para sua empresa.

O modelo de uma semana mais curta pode não funcionar para todos os setores. O que estudos e dados comprovam é que as organizações que estão colocando mais foco na manutenção do bem-estar, engajamento, moral e produtividade da equipe estão colhendo os benefícios.

Se você decidir implementar a sexta-feira curta, é importante que a nova política seja comunicada de forma eficaz entre os funcionários, para que o que se espera deles seja compreendido por todos. Considere o seguinte:

  • Tome medidas para garantir que você tenha a flexibilidade para atender às necessidades de negócios.
  • Comunique claramente aos funcionários que você tem o direito de limitar, ajustar ou suspender as sextas-feiras curtas a qualquer momento e que as lideranças podem pedir aos funcionários que ajustem suas programações para atender os objetivos da organização.
  • Coloque a política por escrito. Entre outros itens, ela deve indicar quando as sextas-feiras irão entrar em vigor, quem é elegível e as expectativas da empresa em relação à produtividade.
  • Fique atento aos prazos, níveis de estresse e flexibilidade do seu negócio. Oferecer folgas pode não ser a melhor opção para a sua empresa.
  • Considere o que for mais adequado para você e seus funcionários, de modo que seu negócio continue a funcionar de maneira eficaz.

 

No final das contas, short friday pode mostrar a seus funcionários que você se preocupa com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal deles, o que fará de sua empresa uma organização na qual as pessoas desejam trabalhar.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.