Diversidade Racial nas Empresas: Saiba os Benefícios para sua Empresa

No ambiente de trabalho moderno, as empresas estão dando maior ênfase às iniciativas de diversidade e inclusão para fortalecer a adaptabilidade organizacional, obter vantagem competitiva e reduzir os riscos legais.

Apesar dessa tendência, muitas empresas ainda lutam contra a discriminação racial e étnica e a formulação de políticas.

Sem dúvida, houve progresso. Leis de direitos civis foram aprovadas e confirmadas. As empresas estão se comprometendo e investindo pesadamente na diversidade, porque mais líderes corporativos reconhecem que isso faz sentido para os negócios.

Nesta postagem, destacamos o que constitui diversidade racial e étnica, seus benefícios para as empresas e as melhores práticas quando se trata de implementar e monitorar uma política de diversidade no local de trabalho.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Principais definições de diversidade étnica e racial

Para melhorar efetivamente a diversidade racial e étnica no local de trabalho, as empresas precisam entender alguns dos principais termos e definições, incluindo:

  • Discriminação Racial: A discriminação racial no local de trabalho pode ser definida como qualquer exclusão, restrição ou preferência com base na raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o objetivo de prejudicar a capacidade de um funcionário de exercer seus direitos de igualdade no local de trabalho.
  • Grupo étnico: O termo “grupo étnico” refere-se a um grupo de pessoas cujos membros se identificam entre si por meio de fatores como herança comum, cultura, ancestralidade, idioma, dialeto, história, identidade e origem geográfica.
  • Minoria étnica: Minoria étnica não se refere apenas a grupos étnicos que são uma minoria numérica. Em vez disso, refere-se a qualquer grupo étnico que não seja dominante socialmente, economicamente ou politicamente.
  • Viés implícito: também conhecido como preconceito inconsciente ou oculto, preconceitos implícitos são associações negativas que as pessoas mantêm sem saber. Eles são expressos automaticamente, sem percepção consciente.
  • Inclusão: incorporar autenticamente indivíduos e / ou grupos tradicionalmente excluídos em processos, atividades e tomada de decisões / políticas de uma forma que compartilhe o poder.

 

Os benefícios da diversidade racial no local de trabalho

As empresas cada vez mais entendem o valor de recrutar e reter diversos funcionários, uma vez que esses trabalhadores desempenham um papel crítico na capacidade de uma empresa de se adaptar, crescer e manter uma vantagem competitiva no cenário de negócios moderno.

No entanto, algumas empresas deixam de reconhecer os benefícios de ter uma força de trabalho diversificada racial e etnicamente.

Fatores como preconceito e estereótipos em relação a determinados grupos raciais ou étnicos, sejam eles conscientes ou inconscientes, podem levar a práticas discriminatórias na contratação.

Além disso, para combater o preconceito e a resistência interna, as empresas precisam criar um caso de negócios para a diversidade, destacando os benefícios de um local de trabalho com diversidade racial e étnica, como:

  • Ganhos no bem-estar e eficiência do trabalhador
  • Custos de rotatividade reduzidos
  • Menos disputas e queixas internas
  • Melhor acessibilidade a novos e diversos mercados de clientes
  • Maior produtividade e maior receita
  • Maior inovação
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços
  • Melhor gestão da reputação da empresa
  • Maior flexibilidade e adaptabilidade em um mundo globalizado
  • Gestão de risco mais eficiente (por exemplo, riscos legais devido a não conformidade)
  • Prevenção da marginalização e exclusão de categorias de trabalhadores
  • Melhor coesão social

 

As empresas têm mais probabilidade de colher esses benefícios quando vão além do cumprimento dos requisitos mínimos de conformidade legal.

Deve haver um esforço corporativo para compreender as complexidades sociais e culturais inerentes à diversidade e se esforçar para ser líderes em diversidade em seu setor.

Importância da diversidade racial

Novas pesquisas tornam cada vez mais claro que empresas com forças de trabalho mais diversificadas apresentam melhor desempenho financeiro.

Sabemos intuitivamente que a diversidade é importante. Também está cada vez mais claro que faz sentido puramente em termos de negócios.

Estudos comprovaram que as empresas com maior diversidade racial, étnica ou em gênero têm maior probabilidade de ter retornos financeiros acima da média.

A diversidade é provavelmente um diferenciador competitivo que muda a participação no mercado para empresas mais diversificadas ao longo do tempo.

Embora a correlação não seja igual à causalidade (maior diversidade racial, étnica e de gênero na liderança corporativa não se traduz automaticamente em mais lucro), a correlação indica que, quando as empresas se comprometem com a liderança diversificada, elas são mais bem-sucedidas.

Acredita-se que empresas mais diversificadas são mais capazes de conquistar os melhores talentos e melhorar sua orientação para o cliente, a satisfação dos colaboradores e a tomada de decisões, e tudo o que leva a um ciclo virtuoso de retornos crescentes.

Isso, por sua vez, sugere que outros tipos de diversidade, por exemplo, em idade, orientação sexual e experiência, como uma mentalidade global e fluência cultural, também podem trazer algum nível de vantagem competitiva para empresas que podem atrair e reter tal talento diverso.

Responsabilidades do empregador e do empregado

Tanto os empregadores quanto os empregados têm responsabilidades quando se trata de promover e monitorar a política de diversidade racial no local de trabalho.

Ambos os interessados devem trabalhar juntos para garantir o sucesso das iniciativas de diversidade de uma empresa.

Responsabilidades do empregador

Os empregadores devem atuar como facilitadores e fornecedores de conhecimento para melhorar as relações entre sua força de trabalho diversificada.

Os empregadores também devem trabalhar continuamente no desenvolvimento e implementação de políticas de diversidade.

A administração deve ser treinada para garantir a melhoria da conscientização sobre a discriminação racial e a diversidade racial no local de trabalho.

Além disso, os empregadores podem ajudar a desenvolver a capacidade das lideranças para garantir que a política de diversidade seja efetivamente aplicada dentro da empresa.

Responsabilidade do funcionário

Os funcionários e instituições encarregadas de proteger os direitos dos trabalhadores devem atuar de forma efetiva junto às empresas para que adotem políticas fortes de diversidade racial.

O objetivo é garantir que todos os trabalhadores tenham oportunidades iguais em todas as fases do ciclo de emprego, incluindo acesso às vagas, treinamento, promoção e aposentadoria.

Os funcionários também têm um papel importante na conscientização sobre o direito a um local de trabalho livre de discriminação racial e no apoio aos colegas de trabalho, no caso de alguma queixa.

Apresentando iniciativas

Melhorar a diversidade racial no local de trabalho muitas vezes desafia os valores e a visão de mundo dos próprios funcionários atuais.

Por esse motivo, a introdução de iniciativas de diversidade é desafiadora e necessária para empresas que buscam criar uma cultura corporativa mais inclusiva.

A maneira como as empresas introduzem tais iniciativas é importante.

Para que o processo ocorra com sucesso, é necessário adotar uma abordagem estruturada que envolva amenizar os sentimentos de incerteza sobre o futuro da empresa e comunicar efetivamente novas políticas destinadas a proteger os trabalhadores pertencentes a determinados grupos raciais e étnicos.

Ao mesmo tempo, as empresas devem comunicar expectativas realistas aos membros de grupos minoritários em relação às novas políticas para garantir que eles entendam o objetivo e o escopo da iniciativa.

Definir metas, não cotas

Para que a diversidade tenha um impacto nos negócios, a representação deve aparecer no topo.

As empresas devem estar cientes dos tipos de candidatos que contratam em todos os níveis, mas especialmente para cargos de liderança.

No momento da contratação vale a pena perguntar:

  • “Estamos olhando para mulheres candidatas ao fazer a seleção para os cargos mais altos?”
  • “Estamos olhando para candidatos racialmente diversificados?”

 

As organizações muitas vezes não refletem sobre de onde seu pool de talentos está sendo retirado.

Ao invés de estabelecer cotas, as organizações devem estabelecer metas em todos os níveis, garantindo que as atividades sejam concentradas em executar um objetivo geral.

Forçar uma cota em uma organização nem sempre garante a melhor pessoa para cada função.

Melhores práticas para a diversidade racial

As seguintes práticas recomendadas para diversidade racial e inclusão podem ser utilizadas para orientar suas próprias estratégias de negócios.

 

“O sucesso deve ser medido não tanto pela posição que alguém alcançou na vida, mas pelos obstáculos que superou ao tentar ter sucesso.”
Booker T. Washington

Estabeleça um sentimento de pertença para todos

Para que cada indivíduo apresente seu melhor, um sentimento de pertencimento deve primeiro ser estabelecido.

Ter uma conexão com uma organização ou grupo de pessoas que faz você sentir que pode ser você mesmo não só resulta em maior engajamento e criatividade no local de trabalho, mas também é uma necessidade psicológica.

Mas essas mudanças levam tempo e nem sempre são lineares Também não é uma abordagem única para todos.

Por isso que é tão importante compartilhar as melhores práticas e estar aberto para tentar coisas novas.

Uma abordagem de cima para baixo não é suficiente

Abordagens de cima para baixo impulsionam a conformidade, não o compromisso. De líderes seniores a funcionários de linha de frente, cada indivíduo deve ver e compreender seu papel na cultura da empresa.

Isso significa identificar as diferenças na experiência e nos valores dos colaboradores em toda a organização.

Só assim a mudança será relevante para cada pessoa e também duradoura, deve ativar diferentes partes do sistema, em todas as direções.

Trate todos os seus funcionários de forma justa

Justiça é um dos pré-requisitos essenciais para que os colaboradores se sintam valorizados e aceitos.

Salários injustos e pacotes de benefícios para funcionários de diferentes origens levam a uma cultura de trabalho pouco saudável e à falta de diversidade.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Ofereça oportunidades iguais de crescimento

A oportunidade de crescimento é um dos principais fatores que atraem e retêm talentos nas empresas.

Portanto, os empregadores precisam ter cuidado ao oferecer oportunidades de crescimento e progressão na carreira justas e iguais para seus funcionários.

Agora é com você!

A diversidade racial nas empresas gera uma série de vantagens tanto para empregadores, quanto para colaboradores.

Mas a maior vantagem e que não pode ser mensurada, é a troca de experiências pela história de vida de cada um.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.