Diversidade no Ambiente de Trabalho: Pratique em Sua Empresa!

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
O mundo do século XXI pode ser chamado de multicultural, pois hoje encontramos nos países pessoas de etnias, crenças, necessidades especiais e visões de vida diferentes convivendo em um mesmo local. Dessa maneira, é praticamente impossível não pensar em diversidade no ambiente de trabalho.

Esse tema remete às empresas incluírem e tolerarem as multiplicidades culturais, incentivando a ideia entre seus colaboradores e assim podendo gerar muitos benefícios. Como por exemplo, o estímulo à inovação e soluções que combinem com públicos distintos, o aumento da produtividade e melhores resultados para as organizações.

Neste artigo você vai entender melhor o que é diversidade no trabalho, conhecer sua importância, benefícios e de que forma implementá-la em sua empresa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é diversidade no ambiente de trabalho?

A diversidade no ambiente de trabalho apoia a pluralidade da sociedade, incentivando a inclusão de diferentes grupos de pessoas dentro da organização.

Dessa forma há a aceitação dos profissionais independente de suas características e as pessoas têm a oportunidade de aprender mais com as diferenças, podendo se tornar mais tolerantes umas com as outras.

Ao mesmo tempo em que isso acontece, as organizações são beneficiadas, pois contam com um time diversificado, com pontos de vista distintos e que podem ajudar a atender o público de maneira mais eficaz, assim trazendo mais resultados.

Por que a diversidade no trabalho é relevante?

Porque ao unir pessoas com características diferenciadas a empresa poderá contar com ideias e pontos de vista diferentes, que poderão encontrar maneiras de resolver problemas que dificilmente poderiam ser possíveis se todos fossem iguais.

A diversidade no trabalho também ajuda a desenvolver a empatia e a tolerância, gerando um time mais compreensivo, o que acaba diminuindo os conflitos e tornando o clima organizacional da empresa melhor, que por sua vez reduz a taxa de turnover.

Além disso, os colaboradores se sentindo aceitos e felizes no ambiente de trabalho se tornam muito mais produtivos, proporcionando mais resultados para a organização.

Quais os benefícios da diversidade no ambiente de trabalho?

Como vimos, a diversidade no ambiente de trabalho pode beneficiar não só a organização como os próprios colaboradores, que terão a oportunidade de conviver em um ambiente mais tolerante e inclusivo.

Vamos conhecer melhor cada um dos benefícios que a diversidade proporciona às empresas:

Mais criatividade no ambiente de trabalho

Em um ambiente intolerante e que aceita apenas um grupo seleto de pessoas há menos geração de ideias, pois todos pensam de forma parecida. Mas o contrário ocorre em um ambiente diversificado, pois existem diferentes pontos de vista e ideias, o que gera mais criatividade.

Além disso, em um local de trabalho assim os funcionários se sentem mais livres para se expressarem e compartilharem suas ideias.

Aumento da inovação de serviços e produtos

Havendo mais criatividade no ambiente e a presença de diferentes pontos de vista é possível atender grupos variados de clientes, inclusive minorias, que podem se sentir mais satisfeitos com inovações em serviços e produtos voltados a eles.

Pois para desenvolvê-los é preciso saber quais são as necessidades de um determinado grupo de pessoas e havendo mais diversidade no ambiente de trabalho é mais simples ter acesso a essas informações.

Um exemplo são os estagiários idosos, que ao serem contratados por uma empresa podem auxiliar um grupo mais jovem a desenvolver produtos e serviços voltados a esse público, uma vez que conhecem bem suas próprias necessidades.

Diminuição de conflitos

A diversidade no ambiente de trabalho também diminui os conflitos dentro da empresa, pois em um local em que há o apoio à inclusão, incentivando o respeito e a tolerância é mais fácil dos funcionários lidarem com as diferenças.

Assim divergências de pontos de vista não resultam em conflitos, mas se tornam estímulos para a geração de uma equipe mais colaborativa e para encontrar soluções.

Atração e retenção de funcionários

A empresa que pratica a diversidade no ambiente de trabalho melhora muito a sua imagem no mercado, chamando a atenção de profissionais que se interessam por essa iniciativa.

Da mesma forma que mantém os colaboradores da empresa satisfeitos com a melhora do clima organizacional, onde são estimulados o respeito e a tolerância. Assim formando um ambiente muito mais receptivo, o que acaba também diminuindo a taxa de turnover.

Redução da taxa de turnover

Em um ambiente onde há preconceito e exclusão existe uma grande dificuldade dos colaboradores conviverem em paz e harmonia e por isso pode haver saídas de funcionários.

Por isso a criação de um ambiente tolerante e que deixa os preconceitos de lado acaba tornando o clima mais agradável e assim os colaboradores tem o desejo de permanecer na empresa, colocando até mesmo à frente o bom clima organizacional do aspecto financeiro.

Assim os funcionários se sentem mais acolhidos e seguros, o que aumenta a colaboração mútua e o nível de satisfação dentro da empresa, diminuindo a rotatividade.

Melhoria da imagem da organização

Ao implementar a diversidade a organização passa a ser bem vista dentro da sociedade, pois adquire uma postura responsável e ética. Como a empresa transmite a aceitação das diferenças e a prática do respeito e tolerância os próprios funcionários difundem essa forma de pensar para a sociedade.

Assim os colaboradores se tornam exemplos para as outras pessoas e ajudam a melhorar a imagem da empresa, que passa a ser conhecida como uma corporação que respeita e aceita as diferenças.

Conquista de melhores resultados

Com a formação de um ambiente de trabalho mais criativo, colaborativo e produtivo a equipe passa a conquistar melhores resultados. Pois a diversidade melhora o clima organizacional da companhia, deixando os colaboradores mais motivados e felizes ao realizarem seu trabalho.

Assim conseguem trabalhar melhor e contribuem para a conquista de melhores resultados para a organização.

Como implementar a diversidade no ambiente de trabalho?

Para implementar essa iniciativa dentro da empresa é necessário que sejam realizadas algumas ações para preparar gestores e funcionários, ajudando-os a se tornar mais abertos à inclusão de multiplicidades culturais.

Entre essas ações, estão:

Aquisição de líderes que fomentem a diversidade

É importante que a empresa contrate pessoas adeptas à diversidade para os cargos de gestão, pois são os líderes que vão ajudar a incentivar os funcionários a apoiarem a inclusão de diferentes grupos de pessoas.

Quando o líder incentiva e reconhece o ambiente de diversidade ao mesmo tempo em que se preocupa com o desenvolvimento de sua equipe permite que as diferentes habilidades das pessoas sejam aproveitadas, o que aumenta a produtividade e melhora os resultados.

Criação de programas de inclusão

Por meio de programas como inclusão de pessoas com deficiência, criação de comitês de mulheres, negros, entre outros abre a oportunidade para que os funcionários possam se manifestar, discutindo sobre assuntos como preconceito e aceitação.

Dessa forma os colaboradores tem a chance de conhecer melhor as dores uns dos outros. Ajudando a fortalecer os laços e ainda a utilizando as ideias discutidas nos debates para tornar a empresa mais apta a acolher diferentes necessidades.

Rodas de conversa

Também é possível promover debates dentro da empresa para que seja possível difundir ideias e valores da inclusão no ambiente de trabalho. É importante que os funcionários tenham liberdade para se expressar, podendo apresentar críticas e sugestões sobre o tema.

Pode até mesmo usar a tecnologia para promover esses debates e criar grupos nas redes sociais para que sejam compartilhados textos e ideias com o intuito de valorizar a diversidade na empresa.

Mostras culturais

As mostras culturais podem ser uma excelente forma de apresentar uma cultura. Trata-se de eventos em que são exibidos itens relacionados à arte e história que ajudam a promover o conhecimento de diferentes culturas e pontos de vista.

Dessa forma os funcionários terão a oportunidade de aprender e compreender a realidade de determinado grupo de pessoas, o que ajuda a todos aceitarem melhor as diferenças.

Programas voluntários

Os programas voluntários podem ajudar e muito os funcionários a aceitarem a diversidade nas empresas. Pois permite que haja o convívio com grupos diferentes, dando a oportunidade para que os colaboradores possam conhecer vivências divergentes, o que pode ajudar a desenvolver a empatia e o respeito.

Além disso, os profissionais poderão interagir fora do trabalho, o que pode melhorar a relação entre eles, tornando a equipe mais unida e tolerante com as diferenças uns dos outros.

Recrutamento às cegas

Para a formação de equipes com pessoas de diferentes etnias, culturas e pontos de vista o recrutamento às cegas é o mais indicado. Isso porque ele deixa os preconceitos de lado, retirando alguns detalhes dos currículos como nome, idade, estado civil, gênero, etnia, entre outros, restando apenas o que mais importa: as qualificações do profissional.

Assim se torna mais fácil escolher o candidato por suas competências, o que remete uma competição justa, sem levar em conta características pessoais.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Pratique em sua empresa!

Como você viu neste artigo a diversidade no ambiente de trabalho tem grande relevância para as empresas. Ela ajuda a aumentar a criatividade devido à variedade de pontos de vista, o que acaba gerando mais valor aos produtos e serviços lançados, podendo atingir diferentes grupos de pessoas.

Além disso, em um ambiente corporativo mais diversificado existe mais aceitação entre os membros da equipe, que passam a respeitar as diferenças. Isso ajuda a melhorar o clima organizacional, trazendo mais produtividade e melhores resultados.

Mas para que essa iniciativa seja implementada nas empresas é necessário realizar diferentes ações como:

  • aquisição de líderes que fomentem a diversidade;
  • criação de programas de inclusão;
  • realização de rodas de conversa;
  • mostras culturais;
  • programas voluntários;
  • recrutamento às cegas.

 

Havendo o esforço da companhia para que a inclusão da multiplicidade de culturas seja colocada em prática a empresa passa a colher vários benefícios. Assim como os funcionários que se tornarão pessoas mais tolerantes e respeitosas, que é exatamente o que a sociedade atual precisa para melhor se desenvolver.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?