Business Intelligence: O que é e como aplicar na sua empresa

Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é definida como um sistema de coleta e processamento de informações de negócios para obter insights e tomar melhores decisões mais lucrativas.

A análise dos dados coletados usando ferramentas tecnológicas abrangentes ajuda a obter insights acionáveis.

Business Intelligence compreende a coleta, análise e apresentação de informações relacionadas aos negócios e é mais frequentemente considerada como resultado de pesquisas, permitindo ações mais inteligentes.

Por exemplo, o proprietário de um restaurante deseja entender a preferência de seus clientes, o tipo de culinária de que gostam e por que gostam dessa culinária específica.

O restaurante passou a realizar uma pesquisa usando software de inteligência de negócios e o feedback é coletado dos clientes sobre os diferentes tipos de cozinhas.

O proprietário do restaurante, usando recursos do software, analisa a mentalidade do cliente e obtém informações valiosas sobre os pratos servidos no restaurante.

Capacitado com informações sobre qual culinária é apreciada por quais pessoas e qual culinária é mais solicitada em que dia etc., ele cria estratégias que são atraentes, além de satisfatórias para seus clientes e lucrativas para seus negócios.

O objetivo da inteligência de negócios é coletar informações e analisá-las para que uma organização com visão de futuro possa tomar melhores decisões.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Como funciona o Business Ingelligence

Os sistemas de BI corporativo trazem uma variedade de usos, benefícios e desafios para as organizações.

No passado, as decisões eram frequentemente baseadas em experiências anteriores, conhecimento acumulado ou intuição.

Mas as ferramentas de inteligência de negócios substituíram o gerenciamento por intuição por uma tomada de decisão baseada em dados.

BI combina análise de dados, visualização de dados e recursos de relatórios para descobrir informações acionáveis e entregá-las a executivos, lideranças e outros usuários.

A inteligência de negócios empresarial ajuda a orientar a tomada de decisões operacionais e o planejamento estratégico de uma organização.

Os aplicativos de BI geram percepções sobre o desempenho dos negócios, processos e tendências, permitindo que as equipes de gerenciamento identifiquem problemas e novas oportunidades e, em seguida, tomem medidas para solucioná-los.

Isso pode resultar em operações mais eficientes e produtivas, marketing mais eficaz, vantagens competitivas sobre os concorrentes e, em última análise, maiores receitas e lucros.

O software de BI surgiu no início da década de 1990 e é amplamente utilizado em empresas, tanto grandes como pequenas.

O desenvolvimento de ferramentas de BI de autoatendimento e, mais recentemente, recursos analíticos baseados em Inteligência Artificial e tecnologias de aprendizado de máquina, facilitou o uso de softwares.

Isso permite que analistas de negócios e gestores analisem os dados por conta própria em vez de depender de profissionais de BI para executar consultas.

Mas as equipes de Business Intelligence e gerenciamento de dados ainda enfrentam uma variedade de desafios na implantação, gerenciamento e suporte do sistema, muitas vezes produzindo resultados analíticos inconsistentes.

Como são utilizadas as ferramentas de Business Intelligence

De acordo com estudos, o número de empresas que estão utilizando os sistemas de BI está crescendo em ritmo acelerado.

Além de BI de autoatendimento e capacidades analíticas aumentadas, os custos mais baixos de software são apontados como os principais motivos para o aumento do uso.

As implantações de BI integrado são outro contribuinte para a adoção crescente do sistema, que muitas vezes vão além dos usuários internos para incluir clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios.

Essas implantações incorporam software de BI em ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) e outros aplicativos de negócios para que os usuários finais possam fazer análises de dados em seu espaço de trabalho normal, sem ter que mudar para uma ferramenta separada.

Ferramentas de BI incorporadas estão sendo usadas em vendas e marketing, gerenciamento de cadeia de suprimentos, RH e outras operações de negócios.

Além disso, eles estão cada vez mais sendo implantados em sistemas de comércio eletrônico, aplicativos móveis, portais online e outros aplicativos voltados para o consumidor para oferecer suporte à filtragem e análise de dados.

Em geral, os exemplos de como a inteligência de negócios é usada em diferentes setores incluem o seguinte:

Bancos

Os bancos usam o BI para ajudar a avaliar os riscos financeiros na decisão de aprovar os pedidos de hipotecas e empréstimos.

Eles e outras empresas de serviços financeiros também analisam carteiras de clientes para ajudar a planejar esforços de venda cruzada com o objetivo de fazer com que os clientes comprem produtos adicionais.

Seguradoras

As seguradoras também contam com ferramentas de BI para analisar riscos ao considerar aplicações para apólices de seguro de vida, automóveis e residências.

Indústrias

Os fabricantes usam software de BI para auxiliar no planejamento da produção, aquisição de materiais e suprimentos, gerenciamento da cadeia de suprimentos e monitoramento das operações de manufatura.

Varejo

Os varejistas planejam campanhas de marketing e promoções de produtos com o auxílio de ferramentas de BI e analíticas, além de usá-las no gerenciamento de estoque e reposição de produtos.

Hotéis

As cadeias de hotéis usam ferramentas de BI para rastrear as taxas de ocupação dos quartos e ajustar os preços com base na demanda de reserva e para ajudar a gerenciar os programas de fidelidade do cliente.

Companhias aéreas

Elas empregam BI para ajudar a rastrear vendas de passagens, ocupação e horários dos voos, designações de tripulação e pedidos de alimentos e bebidas.

Transporte

As empresas de transporte planejam horários e rotas de distribuição com orientação de ferramentas de BI e analíticas. Elas também usam BI para monitorar a milhagem de combustível e outros aspectos das operações da frota.

Hospitais

Os hospitais usam sistemas de BI para analisar os resultados dos pacientes e as taxas de readmissão como parte dos esforços para melhorar o atendimento.

Além disso, os profissionais da saúde usam as ferramentas para analisar dados clínicos e ajudar a diagnosticar condições médicas.

Principais funções das plataformas de BI

As ferramentas de BI evoluíram de sistemas anteriores de suporte à decisão, desenvolvidos a partir da década de 1960.

Esses sistemas foram projetados principalmente para canalizar informações para executivos seniores, uma categoria de produto era conhecida como sistemas de informações executivas.

Em contraste, as plataformas modernas de BI têm funções e bases de usuários mais amplas, que vão desde executivos de alto escalão até chefes de departamento, gerentes intermediários, analistas de negócios e funcionários operacionais da linha de frente.

Estas são as principais funções de business intelligence que agora prevalecem nas empresas:

Monitoramento e medição de negócios

Os sistemas de BI são amplamente usados para rastrear KPIs e outras métricas de negócios, possibilitando aos executivos e lideranças monitorar o desempenho de uma organização como um todo ou de unidades de negócios individuais de forma contínua.

Isso os ajuda a identificar e resolver os problemas de maneira mais proativa do que no passado, quando os relatórios de desempenho continham tanta variedade de dados.

Por exemplo, uma ferramenta de BI pode mostrar que as vendas de produtos estão abaixo do planejado em uma região, permitindo que os gestores desse departamento tomem medidas para aumentá-las a tempo de cumprir suas metas.

Análise de dados

Além de apenas rastrear métricas, as ferramentas de BI oferecem suporte a análises mais envolvidas por meio de consultas específicas de conjuntos de dados.

A consulta e a análise também destacam as tendências de negócios, permitindo explorar maneiras de capitalizar novas oportunidades de receita que, de outra forma, poderiam ser perdidas.

Esta função de BI é o eixo dos processos de tomada de decisão baseados em dados nas organizações.

Relatórios e entrega de informações

Os resultados de BI devem ser distribuídos ou disponibilizados aos usuários para que possam colocar as informações em uso.

Inicialmente, isso era feito principalmente por meio de relatórios estáticos, geralmente enviados em formato impresso.

Os relatórios ainda são amplamente usados, mas os painéis de BI estão se tornando cada vez mais populares.

Eles oferecem uma interface mais visual e interativa com visualizações de dados integradas e a capacidade de se aprofundar nos dados para mais análises.

Análise preditiva

BI convencional é uma forma de análise descritiva. Ao analisar dados históricos ou fluxos de dados em tempo real, ele examina fatos que já aconteceram ou estão acontecendo agora para que uma empresa possa responder conforme necessário.

Por outro lado, a análise preditiva prevê eventos futuros, como a forma que os clientes reagirão às ofertas de marketing.

É um tipo de análise avançada geralmente feita por cientistas de dados, mas as ferramentas de BI podem ser usadas para executar modelos preditivos e consultas de análise sobre os resultados de diferentes cenários de negócios.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Benefícios organizacionais do Business Intelligence

O Business Intelligence e a análise são efetivamente os “olhos e os ouvidos de uma organização”.

Administrar com sucesso uma empresa sem inteligência de negócios e relatórios sólidos é quase impossível.

Este sistema possibilita identificar questões de negócios que precisam ser tratadas, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e bem informada, aumentando a eficiência operacional e a produtividade.

Além disso, melhora os programas de marketing e vendas, auxiliando o planejamento estratégico dos gestores obtendo maiores vantagens competitivas, aprimorando o atendimento ao cliente e aumentando a receita.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.