Você sabe o que é lifelong learning?

Você já ouviu falar no termo lifelong learning? Pois é,  nem todo aprendizado vem da sala de aula …

Existem muitas maneiras diferentes de continuar sua educação, seja fazendo um curso ou continuando seu desenvolvimento pessoal em um ambiente menos formal. E não precisa necessariamente ter um custo.

Aprender tem tudo a ver com mudança e a mudança impulsiona o aprendizado. O aprendizado pode criar novas capacidades, abrindo a porta para oportunidades inesperadas.

Também tem o potencial de capacitar uma pessoa para influenciar o futuro, oferecendo escolhas que de outra forma não estariam disponíveis.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que significa Lifelong Learning

A expressão significa aprendizado ao longo da vida, que também pode ser entendida como formação continuada ou formação contínua.

Este aprendizado se concentra no desenvolvimento pessoal e geralmente se refere ao conhecimento adquirido fora de uma instituição educacional formal, como uma escola, universidade ou treinamento corporativo.

A aprendizagem ao longo da vida não tem necessariamente de se restringir à aprendizagem informal.

É melhor descrita como sendo uma atitude voluntária do indivíduo com o objetivo de alcançar a realização pessoal, sendo que os meios utilizados para alcançar esse objetivo podem ser formais ou não.

Lifelong Learning é o conceito de buscar educação adicional e o desenvolvimento de outras habilidades, além da educação formal ou obrigatória.

A aprendizagem ao longo da vida é geralmente automotivada com base na busca por aprender mais, adquirir novas habilidades ou apoiar o desenvolvimento profissional.

Em muitos casos, lifelong learning baseia-se simplesmente na satisfação ou no prazer pessoal.

Lifelong learning pode incluir qualquer coisa, desde aprender a tocar um instrumento, participar de um curso de habilidades online ou até mesmo aprender a dançar.

Exemplos de lifelong learning

Por ser um termo tão amplo, há muitas maneiras diferentes de você continuar aumentando seu conhecimento. Alguns exemplos de aprendizagem ao longo da vida incluem:

  • Estágios
  • Cursos vocacionais
  • Aprendendo um novo idioma
  • Estudando um novo assunto
  • Aprendendo a usar novas tecnologias
  • Praticando um novo esporte

 

Quaisquer tentativas de desenvolver ou adquirir habilidades podem se enquadrar na categoria de aprendizado ao longo da vida.

Importância do lifelong learning

Os locais de trabalho se tornaram cada vez mais diversificados e complexos e os empregadores estão percebendo que as qualificações adquiridas em ambientes formais não são a única maneira de identificar talentos.

Conhecimentos obtidos com experiências anteriores, quaisquer habilidades autodidatas ou aprendidas ao longo do caminho, podem reverter em muitas vantagens para o negócio.

A aprendizagem ao longo da vida também garante que os seus colaboradores continuem a desenvolver-se e mostra o desejo de crescer a nível profissional.

A prática do lifelong learning será cada vez mais importante para garantir a competitividade e o desenvolvimento da empregabilidade a longo prazo.

O compromisso com o aprendizado e o desenvolvimento profissional é uma qualidade muito procurada pelos empregadores.

Indivíduos que buscam o crescimento, seja pessoal ou profissionalmente, podem se destacar em um mercado de trabalho desafiador e ganhar vantagem sobre os demais.

Em um mercado de trabalho onde as necessidades de certas habilidades evoluirão rapidamente no futuro, a aprendizagem ao longo da vida pode se tornar essencial para a continuidade no emprego.

A crise da Covid-19 também demonstrou que lifelong learning traz muitos benefícios além do desenvolvimento de habilidades e empregabilidade.

Durante a pandemia, houve uma grande demanda por cursos online, onde o maior objetivo era adquirir novas aptidões e aprender algo totalmente diferente.

O prazer pessoal, o sentimento de realização e a exigência de reduzir o isolamento social são todos grandes benefícios para as pessoas que desejam se envolver na aprendizagem ao longo da vida.

Vantagens do lifelong learling

A ideia de que um diploma de graduação ou especialização no início da carreira determinará todas as funções futuras não se aplica mais.

Pesquisas sugerem que as habilidades percebidas como importantes hoje, como entrada de dados, operações de equipamentos, etc., não serão relevantes no futuro.

Em suma, aqueles que se engajam na aprendizagem ao longo da vida ganharão uma vantagem competitiva.

E as empresas que investem em lifelong learning no local de trabalho irão se beneficiar de talentos mais ágeis e mais qualificados.

Existem inúmeras vantagens que justificam o investimento em aprendizado ao longo da vida. Algumas, são:

Aumenta suas chances de promoção

Muitas vezes, os empregadores consideram a sua busca pela educação continuada um grande motivo para lhe dar uma promoção.

Eles reconhecem que você investiu tempo e às vezes dinheiro para melhorar a si mesmo e querem recompensar isso.

Sua nova formação também o torna mais qualificado para trabalhos avançados e um candidato ideal para promoções.

Quando colocado lado a lado com outro candidato a uma promoção, você se destacará e impressionará um gerente de contratação se tiver maior conhecimento e educação.

Se você espera obter uma promoção, um curso de qualificação ou outro caminho de educação continuada pode ser a chave para ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Aumenta seu salário

A formação contínua geralmente leva a um aumento ou um salário inicial mais alto em uma nova posição.

Independentemente de você receber uma oferta de aumento ou promoção em seu emprego atual ou se qualificar para um novo emprego com um salário melhor, a educação continuada poderá causar um impacto positivo na sua renda.

Em média, um indivíduo com diploma universitário ganha duas vezes mais do que alguém que não o possui.

Essa forma de educação continuada geralmente requer que você invista em si mesmo, mas o retorno no final geralmente vale a pena.

Se você espera conseguir um aumento ou mudar para uma carreira com melhor remuneração, lifelong learning pode ser o caminho a percorrer.

Favorece a transição de carreira

Independente da sua idade ou do seu tempo de profissão, se você deseja entrar em um outro campo de carreira, geralmente o primeiro passo será obter uma educação que o qualifique para esse novo caminho.

De enfermeiras a professores e contadores, muitas profissões têm requisitos rígidos para licenciamento ou diplomas para se qualificar. A obtenção dessa educação o deixará preparado para seguir em uma nova carreira.

Muitas profissões requerem formação contínua porque possuem treinamento específico que é crucial para o seu sucesso. Sem essa educação, não há como você se qualificar ou ter sucesso em uma determinada posição.

Buscar novas habilidades por meio de uma formação ao longo da vida é a chave para estar preparado e aberto a novas oportunidades.

Melhora a sua imagem e “valor comercial”

Lifelong learning é um elemento valioso para o seu currículo. Para muitos empregos, é um requisito direto de qualificação ter um certo nível de educação, mas mesmo que você atenda às qualificações mínimas, o conhecimento adicional fará com que você se destaque.

Considere se você é um dos vários candidatos a um emprego. Se você tiver habilidades adicionais, obviamente será considerado com mais atenção.

Você se destacará não apenas por causa de suas qualificações extras, mas os empregadores reconhecerão que você tem a determinação de enfrentar os desafio e buscar melhorias pessoais.

Os empregadores também reconhecerão que você tem novos insights sobre as tendências e habilidades mais atuais em seu setor, além de ter experiência adicional em tecnologia devido ao tempo que dedica ao aprendizado de algo novo.

Melhora seu estilo de vida

Se você não está satisfeito com seu estilo de vida atual, investir na formação contínua pode ser a resposta para seus problemas.

Quer ganhar mais dinheiro? Quer mudar de emprego? Quer se sentir mais realizado? Precisa de novas habilidades? Lifelong learning pode ajudá-lo a atingir todos esses objetivos.

À medida que você dedica tempo ao aprendizado, os resultados são positivos para sua carreira e seu estilo de vida em geral.

Melhorar sua carreira muitas vezes se estende ao resto de sua vida, porque você fica mais satisfeito com seu trabalho, ganha mais dinheiro e assim por diante.

Amplia o desenvolvimento pessoal

Mesmo que esteja completamente satisfeito com seu trabalho e estilo de vida, isso não significa que a formação contínua não seja para você.

Os especialistas concordam que o aprendizado deve ser um processo para toda a vida, e dedicar tempo à educação continuada pode ser uma jornada de desenvolvimento pessoal.

Se você deseja aprender mais sobre um assunto que acha interessante ou deseja algumas habilidades adicionais para aplicar em seu trabalho, existem maneiras de usar lifelong learning a seu favor.

Mesmo que sua busca pelo conhecimento seja puramente por motivos pessoais, você pode realmente tirar proveito do aprendizado avançado em seu caminho para se tornar uma pessoa melhor.

Dicas para seu aprendizado ao longo da vida

Não há limite de idade para aprender, mas como nutrir o impulso e a paixão que nos manterão estudando por toda a vida?

Lifelong learning requer oportunidades de aprendizagem. Devemos acreditar que, a qualquer momento, temos potencial para mudar e crescer por meio da aplicação de conhecimento e experiência.

Os aprendizes ao longo da vida acreditam que o potencial de uma pessoa está repleto de possibilidades desconhecidas.

A motivação deles vem do fato de que o resultado de buscar nosso verdadeiro potencial e paixão por meio do treinamento é repleto de oportunidades empolgantes.

Então, como você alimenta essa chamada mentalidade de crescimento se ela não surge naturalmente?

E como você pode mantê-la se já a tem? Siga essas dicas e você irá garantir que sua paixão por aprender dure a vida toda.

Aceite a responsabilidade por seu próprio aprendizado

Todos nós tivemos vários obstáculos que nos impediram de navegar suavemente pela educação formal, mas, em última análise, somos responsáveis por nossos próprios resultados de aprendizagem.

Isso fica mais claro do que nunca quando termina a escolaridade formal e começa a vida adulta. O conhecimento que você desenvolve está diretamente relacionado ao esforço que você faz para obtê-lo.

Crie sua própria caixa de ferramentas de aprendizagem

Como você aprende? Você ouve podcasts, faz anotações, desenha mapas mentais ou ensaia em voz alta o que aprendeu?

Identifique as ferramentas que você usa para promover seu próprio aprendizado e crie novas para adicionar à sua coleção.

Estar ciente de como você aprende é uma parte importante para ser um aluno eficaz ao longo da vida.

Experimente coisas novas regularmente

Tentar coisas novas não apenas mantém nossos cérebros afiados, mas também alimenta a mentalidade construtiva.

Por que não começar um voluntariado, cozinhar uma refeição de outro país ou experimentar o Pilates?

Mantenha uma lista de “coisas para aprender” e estabeleça metas

Pode consistir em aprender outras línguas, fatos peculiares ou novas habilidades, contanto que seja o que você quer.

Sempre ajuda ter um plano. Identificar e visualizar nossos objetivos nos motiva e facilita o aprendizado.

Coloque em prática

A aprendizagem baseada em habilidades é inútil se não for aplicada. Estudar pintura não é a mesma coisa que pegar um pincel. Se o seu conhecimento pode ser aplicado, coloque-o em prática e crie algo.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Melhore sua memória

Se você tem dificuldade em lembrar do que está aprendendo, o aprendizado em si pode se tornar frustrante.

Existem muitas técnicas disponíveis para ajudar a melhorar sua capacidade de memória de trabalho, de modo que você possa se lembrar mais do que aprendeu.

Não deixe o aprendizado para trás. Fazer um esforço contínuo para seguir algumas dessas dicas ajudará a garantir que você viva uma vida mais gratificante, interessante e emocionante.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.