Vídeo currículo: guia para recrutadores e candidatos com boas práticas

Existem diferentes formas de apresentação de currículos para você escolher como candidato a emprego.

Caso a empresa para a qual você está se candidatando não solicite uma forma específica, você pode apresentar seu currículo como documento físico, enviar por e-mail ou até mesmo um vídeo currículo.

O vídeo currículo está ganhando popularidade, porque permite que você fale diretamente com seu empregador em potencial sobre o que o torna excepcionalmente qualificado para a função.

Pode ser um forte acréscimo à sua candidatura e ajudá-lo a se diferenciar melhor dos demais candidatos, por meio de sua personalidade e criatividade.

Saiba mais sobre o que é um vídeo currículo e como criar um que seja eficaz e envolvente.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é um vídeo currículo?

Um vídeo currículo é um pequeno vídeo para você se apresentar ao gerente de contratação ou recrutador.

Você pode usar o vídeo currículo para destacar uma habilidade ou experiência e mostrar que se encaixa perfeitamente no cargo.

Também permite que você mostre como sua criatividade e personalidade combinam com a cultura da empresa. Um vídeo currículo eficaz tem entre 30 segundos a dois minutos de duração.

Um vídeo currículo pode ser utilizado em situações, como:

É exigido pelo empregador

Algumas empresas podem solicitar que você envie um vídeo currículo para fornecer um “argumento de venda” de por que você é um forte candidato para uma determinada função.

Esse modelo também ajuda a demonstrar sua personalidade, o que não seria possível perceber em um documento físico ou enviado por e-mail.

Você tem um currículo extenso

Se você tiver muita experiência relevante, pode considerar a inclusão de um vídeo currículo para resumir suas principais qualidades e ajudar o recrutador a entender o que o torna um candidato especialmente adequado.

Depois de ver o seu vídeo currículo, ele pode manter os principais destaques em mente enquanto revisa seu currículo tradicional, carta de apresentação ou outros materiais.

Importância de um vídeo currículo

Um vídeo currículo fornece uma visão muito mais profunda sobre você. Os gerentes de contratação geralmente agendam entrevistas com candidatos em potencial para ter uma ideia de suas personalidades, falando com eles pessoalmente ou por videochamada em entrevistas remotas.

Ao fazer um vídeo currículo, você dá uma ideia de quem você é e de como se comunica. Um vídeo currículo torna você memorável.

Além de se diferenciar das centenas de outros candidatos, você pode usar um vídeo currículo para mostrar suas habilidades baseadas no desempenho.

Atuação, ensino e apresentação estão todos em exibição com um vídeo currículo bem feito. Se você estiver se candidatando a uma função voltada para o cliente, como vendedor, um vídeo currículo também pode mostrar como é sua interação com as pessoas.

Embora um vídeo currículo possa ter um impacto positivo no processo de inscrição, por outro lado, um vídeo mal feito pode diminuir suas chances de obter um retorno de chamada.

Se você deseja que seu vídeo currículo chame a atenção de um empregador você precisa fazer isso da maneira certa.

Como fazer um vídeo currículo

Fazer um vídeo currículo é um processo diferente de criar um currículo ou escrever uma carta de apresentação.

Requer preparação do local e algumas habilidades técnicas, como narrativa visual e edição. Aqui estão as etapas para fazer um vídeo currículo de qualidade:

Escreva um roteiro

Nesta primeira etapa, faça um plano para a aparência que deseja do vídeo. Considere se você deseja apenas sentar em frente à câmera para falar ou se gostaria de adicionar fotos de ação demonstrando suas habilidades.

Se você incorporar a ação, escreva cada etapa do vídeo para entender sua cronologia.

Além da aparência do vídeo, você também deve delinear o que deseja dizer. Considere escrever pontos sobre as habilidades, experiências e qualificações específicas que deseja destacar.

Ao escrever seu discurso, considere o uso de verbos de ação fortes que você pode incluir em seu currículo tradicional para aumentar o impacto de suas palavras.

Prepare um espaço de filmagem

Configure um espaço com um fundo neutro e iluminação atraente.

Você pode incluir acessórios que pareçam naturais ao ambiente e não distraiam a pessoa que está assistindo o seu vídeo.

Se você planeja incluir cenas de ação, certifique-se de que os acessórios e equipamentos necessários ocupem o espaço.

Configure um dispositivo de gravação

Escolha um dispositivo de gravação, como smartphone, tablet, computador ou câmera, que pode capturar imagens e áudio de alta qualidade para garantir que seu rosto, sua fala e outras imagens estejam claros.

Defina o dispositivo de gravação alto o suficiente para capturar seu rosto e ombros e longe o suficiente para que todo o seu perfil esteja no quadro.

Se você estiver incorporando cenas de ação em seu vídeo, certifique-se de que o dispositivo capture as cenas totalmente.

Grave várias tomadas

Usando seu roteiro ou esboço, grave cada segmento de seu vídeo currículo. Grave seu vídeo várias vezes usando diferentes expressões e tons de voz para garantir que você pareça confortável, envolvido e polido o tempo todo.

Se você estiver parado enquanto fala, considere dividir sua fala em segmentos mais curtos para que você possa reiniciar facilmente ou tentar algo novo.

Esta etapa pode ajudá-lo a selecionar as melhores tomadas e pode agilizar seu processo de edição.

Se você estiver gravando uma ação, poderá gravar um segmento mais longo de ações repetidas sem ter que parar e reiniciar.

Esta etapa permite que você selecione uma única área de sua filmagem de ação para incluir e também pode fazer a ação parecer mais natural em vez de ensaiada.

Inclua recursos visuais adicionais

Dependendo do conteúdo do seu vídeo currículo, você pode considerar a inclusão de elementos como slides informativos, infográficos, fotografias ou recortes.

Antes ou no início de seu processo de edição, considere coletar todos os materiais que você deseja incluir, além da filmagem.

Esses elementos podem fornecer informações adicionais de forma dinâmica e envolvente.

Edite o vídeo

Reveja todas as filmagens que você capturou e selecione as melhores tomadas. Usando seu roteiro ou esboço, você pode começar a cortar e montar a filmagem para se ajustar à história que criou.

Para compilar o vídeo, você pode usar um software de edição ou um aplicativo que permite cortar, organizar e salvar vídeos.

Alguns computadores, tablets e smartphones também vêm equipados com recursos de edição de vídeo.

Obtenha feedback

Revise seu corte final algumas vezes para garantir que o vídeo esteja claro e organizado. Você também pode pedir a um amigo, colega de trabalho ou mentor para revisar o seu vídeo currículo.

Eles podem fornecer feedback construtivo para melhorar o vídeo e causar uma impressão mais forte.

Dicas para fazer vídeo currículo

Aqui estão algumas dicas a serem consideradas ao preparar e gravar seu vídeo currículo:

Concentre-se em uma experiência ou habilidade específica

Como seu vídeo currículo será muito curto, é mais eficaz escolher um único tópico para enfocar.

Você pode falar sobre um projeto específico em que se saiu muito bem ou demonstrar uma habilidade específica, como programar um site.

Discuta um elemento que não está em seu currículo

Se houver algum elemento que você deixou de lado em seu currículo, como uma experiência de voluntariado ou habilidade específica, considere demonstrá-lo em seu vídeo.

Você pode considerar falar sobre um hobby ou interesse. Certifique-se de mostrar como seu interesse está relacionado ao cargo, empresa ou setor para o qual você está se candidatando ou como as habilidades que você aprendeu com seu hobby o ajudam a se destacar no trabalho.

Vista-se profissionalmente

Considere se vestir como se fosse para uma entrevista. Use roupas elegantes e adequadas ao local de trabalho, como roupas casuais de negócios.

Você pode até considerar usar o traje que usaria durante o trabalho. Tente usar cores que complementem o plano de fundo ou o ambiente em que seu vídeo acontece para garantir que você e sua fala permaneçam no foco do vídeo.

Reveja as diretrizes do empregador

Se um empregador solicitar um vídeo currículo, certifique-se de seguir todas as instruções fornecidas sobre o conteúdo, duração, edição ou envio.

Garanta que todas as expectativas tenham sido atendidas em seu vídeo.

Relevância do vídeo currículo para recrutadores e candidatos

Os vídeo currículos estão ganhando imensa popularidade entre os recrutadores, equipes de aquisição de talentos e, o mais importante, entre os candidatos.

Para que qualquer nova mudança ganhe popularidade, ela deve ser amplamente adotada. Isso é exatamente o que está acontecendo na era atual de entrevistas remotas e integração de novos funcionários.

Essa modalidade de currículo agora está sendo preferida por empresas de vários tamanhos, pois facilita entender o perfil do candidato ao invés de currículos em texto.

O vídeo currículo também atua como um argumento de venda para os candidatos apresentarem seu perfil e provar seu valor.

Além disso, os vídeo currículos estão ganhando popularidade entre os recrutadores e empregadores por outros motivos, como:

O vídeo currículo estabelece uma conexão entre recrutadores e candidatos

Atualmente, estamos em um modelo de trabalho em que o trabalho remoto é a norma e isso significa que a maior parte das contratações e onboarding são feitas também de forma remota.

Os vídeo currículos desempenham um papel fundamental para que um recrutador e um empregador se sintam conectados e confiantes em relação ao candidato.

Analisando um vídeo currículo de um candidato, os recrutadores podem estabelecer uma conexão e visualizar como eles se encaixarão na organização.

Os vídeo currículos ajudam a melhorar a credibilidade do candidato

Alguns candidatos, para conseguir empregos, tendem a descrever em documento físico ou e-mail, competências e experiências que não possuem.

Um vídeo currículo pode resolver essa questão, pois um candidato dificilmente terá condições de explicar habilidades ou realizações que não lhe pertençam.

Outro aspecto do vídeo currículo que os recrutadores valorizam é que ele está muito próximo de uma entrevista pessoal.

Isso é verdade mesmo na primeira etapa durante a seleção. É por esse fato que, quando os próprios candidatos explicam seus perfis, isso deixa uma impressão duradoura nos recrutadores.

Os recrutadores avaliam as habilidades de comunicação e adoção de tecnologia do candidato imediatamente

Como recrutador, as primeiras coisas que eles veem em qualquer candidato, seja para uma função de nível básico ou sênior, são quão bem o candidato está se comunicando, quão bom ele é em experimentar coisas novas e quão adaptável o candidato é a novas tecnologias.

A importância da adoção de novas tecnologias é de extrema importância, pois atualmente a integração também é totalmente virtual.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Amplia as chances da escolha ideal

Apesar dos currículos de triagem, avaliações e muito mais, haverá casos em que o recrutador e a equipe de contratação identificarão o candidato como não sendo.

Isso pode ser devido a um erro de julgamento ao examinar o currículo ou ao candidato não ser muito bom em se comunicar e apresentar seu conjunto de habilidades.

A essa altura, haverá muito tempo e esforço investidos que serão desperdiçados. No entanto, um vídeo currículo ajudará tanto o recrutador quanto o entrevistador a compreender melhor a comunicação e o conjunto de habilidades do candidato.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.