Universidades Corporativas Personalizando o Aprendizado

As Universidades Corporativas evoluíram ao longo dos anos. Elas são mais significativas e eficazes do que nunca.

As UCs podem ser uma peça importante na produtividade e retenção de funcionários e agregar valor à cultura de uma organização.

Muitos colaboradores apreciam a ideia de aprender dentro de uma infraestrutura semelhante a uma faculdade, sem sair do escritório.

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O que é uma Universidade Corporativa?

Após o conceito de educação corporativa ter se popularizado no mundo dos negócios, um novo assunto vem ganhando destaque dentro das empresas: a chamada Universidade Corporativa.

Muitos empresários e profissionais de Recursos Humanos já perceberam que, para alcançar melhores resultados, é necessário gerar maior engajamento por parte dos colaboradores em relação aos objetivos da empresa.

Com isso em mente, a educação corporativa apresenta-se como um valioso recurso para a valorização dos profissionais e de seu capital intelectual.

Desse princípio surgiu a ideia da Universidade Corporativa.

De forma simplificada, Universidade Corporativa é um conjunto de ferramentas e metodologias que visam desenvolver o conhecimento técnico e as habilidades dos profissionais.

Seu objetivo é fornecer todos os recursos necessários para que os colaboradores se tornem mais qualificados no exercício de suas atividades e se preparem para as demandas do mercado.

Esta modalidade de educação funciona dentro de uma organização, oferecendo atividades de aprendizado e desenvolvimento sob medida para os colaboradores, de acordo com os interesses e necessidades da empresa.

Isso inclui o fornecimento de treinamento gerencial específico e desenvolvimento de liderança com o objetivo final de manter a competitividade corporativa.

As Universidades Corporativas podem ser on-line ou ter instalações físicas como um campus universitário.

Na verdade, elas podem se associar a instituições de ensino para ampliar as oportunidades de aprendizado.

Importância das Universidades Corporativas

Os empregadores esperam que os funcionários cheguem preparados e prontos para desempenhar suas atividades.

Mas o que eles aprenderam em instituições acadêmicas tradicionais pode não ser suficiente.

Às vezes, os programas de ensino superior não preparam os alunos para o mundo real de uma organização.

Simplesmente não é possível imitar a cultura e o contexto de uma empresa como se o aluno já fosse um funcionário.

E essa é a precisão que as Universidades Corporativas têm que nenhuma instituição acadêmica jamais terá.

Além disso, muitos trabalhadores ingressam em uma empresa com o objetivo de desenvolver suas habilidades e crescer ao longo de suas carreiras.

Um grande modelo de Universidade Corporativa concentra-se fortemente no indivíduo, pois oferece diferentes cursos e métodos de entrega para diferentes tipos de usuários, com diferentes necessidades e interesses.

Uma Universidade Corporativa bem estruturada e eficaz prova que, ao beneficiar os funcionários individualmente, toda a organização se beneficia.

Por que investir em uma Universidade Corporativa?

Agora que as UCs digitais são possíveis, há poucas razões para não instituir um programa como esse em sua empresa.

Além dos benefícios de aquisição de talentos descritos acima, as UCs representam um investimento altamente visível na mobilidade de carreira de seus colaboradores.

Eles não apenas trazem melhorias tangíveis para as habilidades de sua força de trabalho, mas também demonstram aos seus funcionários que você se preocupa com o desenvolvimento profissional deles e deseja que eles tenham sucesso em sua organização.

Essa demonstração de fé aumenta a retenção, construindo uma base sólida de confiança entre sua equipe.

Também diminui suas despesas relacionadas à rotatividade e garante que sua empresa possa continuar a operar de forma consistente à medida que os funcionários se aposentam.

Você poderá substituí-los de forma imediata, uma vez que novos candidatos de gestão com fortes habilidades de liderança estarão sempre disponíveis.

Para obter o melhor proveito do seu programa de aprendizado, escolha os cursos que você oferecerá com base nos resultados que deseja alcançar.

Comece pensando no que você gostaria que seu funcionário ideal soubesse e, em seguida, considere como você pode ensinar esse conhecimento à sua força de trabalho.

Alguns dos cursos e conteúdo educacional que você pode optar por oferecer incluem:

  • Uma visão geral da história e cultura da sua empresa;
  • Cursos básicos em vendas, marketing, desenvolvimento de produtos e outras áreas-chave para fins de treinamento cruzado;
  • Treinamento de avaliação de personalidade, incluindo avaliações DiSC;
  • Treinamento de soft skills, incluindo gestão de conflitos e teoria motivacional;
  • Treinamento de hard skills para desenvolvimento de competências adicionais;
  • Treinamento teórico para maior compreensão de conceitos-chave como estatística e gerenciamento de dados;
  • Coaching de negócios para ajudar os funcionários a definir e alcançar metas adequadas.

Cada empresa precisa de uma combinação diferente desses elementos para atingir seus objetivos.

Você também pode expandir suas ofertas de cursos à medida que sua empresa cresce e suas necessidades de treinamento evoluem.

Vantagens de uma Universidade Corporativa

A Universidade Corporativa surgiu como uma forma de contribuir para a formação e retenção dos profissionais, onde eles se desenvolvem, são educados e valorizados para isso.

Além de ajudar o colaborador a desenvolver novas competências e habilidades, essa ferramenta de educação corporativa ajuda a disseminar a cultura da organização.

Aqui estão algumas das vantagens para sua empresa e seus colaboradores:

Treinamento focado

A Universidade Corporativa unifica os objetivos dos gestores e da empresa em um ensino focado, apresentando melhores resultados quando comparado ao treinamento convencional.

Isto ocorre porque esta modalidade de educação organiza o conteúdo e centraliza as soluções de aprendizagem de acordo com as necessidades identificadas pela empresa.

Desenvolvimento intelectual

Basicamente, as UCs distinguem-se dos cursos de formação pela sua análise e visão estratégica.

Mais do que um treinamento no âmbito operacional, seu ensino estimula o desenvolvimento do intelecto, o que resulta em uma equipe mais preparada para solucionar problemas e buscar novas soluções.

Ensino flexível

A grande maioria dos cursos e treinamentos oferecidos em uma Universidade Corporativa ocorre em ambiente virtual.

Dessa forma os colaboradores têm controle sobre seu tempo e ritmo de aprendizado e acessem o curso de qualquer lugar por meio de computadores e dispositivos móveis.

Aumenta a retenção de líderes

Uma UC oferece aos funcionários a chance de progredir para posições de liderança.

Um programa como esse também representa uma declaração de que a empresa investe na sua força de trabalho, formando líderes a partir de seus próprios talentos.

Reforça a cultura

Uma organização pode ser um ótimo lugar para trabalhar, mas a integração e outras iniciativas de treinamento às vezes não combinam com a cultura.

Uma Universidade Corporativa se alinha com a marca e a cultura e ajuda a solidificá-las entre os colaboradores.

Além disso, ainda podemos citar como vantagens: possui uma estrutura completa de aprendizado, foco na gestão de resultados, desenvolvimento de competências, cultura corporativa e trilhas de aprendizado.

Como Criar uma Universidade Corporativa na sua empresa

Com a devida assistência, qualquer empresa pode encontrar soluções estratégicas de gestão, procedimentos e produção para a criação de uma Universidade Corporativa.

Os empreendedores devem ter em mente que a constituição de uma UC pode produzir uma série de resultados positivos, se o processo for realizado com boa organização.

Para isso, é importante, antes de tudo, identificar os problemas da sua empresa, estruturando com clareza quais estratégias devem ser utilizadas para solucionar tais dificuldades.

Alguns passos importantes podem incluir:

Reúna os principais executivos

Reúna-se com seus executivos e determine como sua Universidade Corporativa apoiará a visão e os objetivos estratégicos de negócios da empresa.

Essa é a base a partir da qual você obterá os recursos de que precisa. E é assim que sua equipe confiará em seu projeto e se envolverá com entusiasmo.

Defina o que você deseja

Defina a missão, a visão e a declaração de valor da universidade.

Liste os seus objetivos e também torne sua Universidade Corporativa exclusivamente identificável, criando o nome, o logotipo e outros elementos da marca.

Reúna uma equipe de treinamento

Esta é a equipe que irá apoiar o funcionamento da sua UC.

Se você planeja fornecer treinamento presencial ou treinamento virtual conduzido por instrutor, certifique-se de que todos os instrutores sejam excelentes comunicadores.

Considere reunir um corpo de treinamento de gerentes, diretores e executivos internos, além de instrutores e profissionais externos.

Alinhe o currículo ao seu negócio

Todos os cursos de treinamento, conteúdo e atividades devem corresponder ao setor de sua organização.

Eles também devem estar alinhados com a cultura e os objetivos organizacionais da sua empresa.

Escolha os métodos de entrega que melhor se adequam a sua força de trabalho. Use a tecnologia a seu favor.

Ela deve ajudá-lo a atingir as metas de sua Universidade Corporativa, ao mesmo tempo em que satisfaz as preferências de aprendizado de seus funcionários.

Contrate o melhor provedor de experiência de aprendizado

O design eficaz da experiência de aprendizagem envolve os usuários e promove a absorção, retenção e recuperação de informações.

E seu provedor deve personalizar os cursos para os perfis de seus colaboradores. É assim que você convencerá sua equipe do valor da educação continuada.

Defina como você medirá o sucesso de sua iniciativa de aprendizado

Com os objetivos e estratégias de negócios da empresa em mente, determine os objetivos de sua iniciativa.

Você está tentando reter ou desenvolver talentos? Talvez um pouco de ambos?

Em última análise, você precisa de um plano para medir o impacto final do seu programa em seus colaboradores e partes interessadas.

Faça parceria com as melhores escolas de negócios

Você pode fazer parceria com entidades educacionais que preparam alunos para trabalhar em organizações como a sua.

Dessa forma, você irá oferecer a seus funcionários o melhor dos dois mundos — acadêmico e prático.

Além disso, você diversificará suas ofertas de treinamento e metodologias de ensino.

Inclua programas de certificação

Sua equipe pode ter interesse em buscar planos de desenvolvimento de longo prazo que os preparem para obter certificações profissionais.

Chame a equipe de marketing

Trabalhe com eles para criar um plano interno de marketing, comunicação e lançamento, estimulando a adesão de seus funcionáros.

Certifique-se de que o plano seja detalhado e que cada atividade tenha um responsável.

Forme um sistema de gerenciamento

Um sistema de gestão específico é essencial para definir papéis e responsabilidades, tendo em vista que uma UC é bem diferente de um departamento de treinamento.

Por trás disso, existem papéis e expectativas de retorno muito diferentes entre eles.

Defina uma estratégia de recursos

Em geral, a alocação direta de recursos pela empresa costuma ser a maior parcela do capital que sustenta uma Universidade Corporativa.

Mas também é possível apoiar o programa oferecendo cursos para fornecedores e outros parceiros a custos modestos, além de vender pacotes de treinamento.

Identifique o público-alvo e suas necessidades

Uma das diferenças entre uma Universidade Corporativa e um treinamento tradicional é justamente a amplitude do público que atendem.

Em uma UC, o público-alvo costuma atingir uma determinada cadeia de valor, desde fornecedores e colaboradores internos até, em alguns casos, consumidores externos.

O essencial é definir as necessidades do negócio em relação ao conhecimento voltado para esses públicos.

Desenvolva produtos e serviços

Uma vez que a empresa sabe claramente o que precisa em termos de habilidades, conhecimentos e competências de seus colaboradores, o próximo passo é desenvolver uma matriz dessas soluções.

Essa matriz deve funcionar como um modelo a ser adaptado, atualizado e reorganizado de acordo com as necessidades estratégicas do negócio e dos indivíduos.

Selecione parceiros de aprendizagem

Com o modelo, será possível encontrar parceiros de aprendizagem. Podem ser grupos de consultores, instituições de ensino superior, fornecedores-chave da própria empresa e outras escolas.

O objetivo, nesse aspecto, é buscar complemento de conhecimento e prestígio, além de maiores possibilidades de inovação, fomentadas pelo intercâmbio com outras mentalidades.

Projete uma estratégia de tecnologia

Esta etapa não se trata de decidir se todo o conteúdo será e-learning.

A busca é saber como oferecer o treinamento para o maior número de pessoas, com continuidade, economia e medição de resultados.

Mais importante, porém, é estar aberto à atualização constante, pois a velocidade com que a tecnologia avança é cada vez maior.

Crie um sistema de medição

O primeiro e maior objetivo da criação de uma Universidade Corporativa é poder mensurar as saídas, os resultados do conhecimento aplicado no dia a dia das pessoas.

Mas, antes da medição, é preciso entender o que se busca.

Esta é a única maneira de selecionar os indicadores-chave para comparar essas lições aprendidas ao longo do tempo.

Comunique-se

Compartilhe sempre informações, valores, resultados e tudo mais que envolva sua Universidade Corporativa.

Isso é importante porque gera envolvimento dos colaboradores, aumentando o interesse e a abertura para tais programas.

Ofereça uma experiência memorável

Use Chatbots para aprendizado Just-in-Time.

Quando você tem uma pergunta rápida, provavelmente não escreve um e-mail para alguém e espera por uma resposta.

Você faz uma pesquisa rápida na internet para tentar encontrar a resposta rapidamente.

Da mesma forma, quando os funcionários precisam de uma resposta rápida, um chatbot pode ser uma ótima maneira de ajudá-los a encontrar o que precisam.

Isso não apenas torna o trabalho da equipe de Treinamento e Desenvolvimento mais eficiente, mas também cria uma ótima experiência de aprendizado.

Você pode usar chatbots para recomendar um curso, responder perguntas usando uma biblioteca de conteúdo ou até mesmo entender a necessidade exata do funcionário e depois compartilhar essas informações com a equipe de T&D.

Uma Universidade Corporativa alimenta talento, lealdade e liderança

Lembre-se que a educação é um investimento.

E se você investir no futuro de seus colaboradores, eles se sentirão valorizados e serão leais à sua organização.

O modelo de Universidade Corporativa permite elaborar um currículo que desenvolva o talento já existente  em seus funcionários.

Esse compromisso com o desenvolvimento de talentos e liderança separa as organizações convencionais das organizações de aprendizado de alto nível.

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