Treinamentos online – Mudando nossa visão com a pandemia

O que você acha sobre os treinamentos online? Gosta, ou prefere presencial? Descubra como a pandemia mudou a nossa visão sobre os treinamentos online!

Treinamentos online X presencial

Não sei qual é a sua experiência e preferência quando falamos sobre treinamento presencial X online, mas com a pandemia os treinamentos online passaram a fazer parte do nosso dia.

Antes da pandemia nossos treinamentos aqui na Call Daniel eram majoritariamente presenciais. Viajávamos o Brasil inteiro (e até outros países) para levar o GTD® a nossos clientes. Essa era a nossa forma de trabalho e nosso dia a dia.

Quando a pandemia começou, lá em meados de março de 2020 (já há um ano!), assim como todos, fomos pegos de surpresa; não apenas pelo fator pandemia, mas também porque, assim como muitos, isso influenciava diretamente o nosso trabalho.

O que mudou com a pandemia

Junto com a COVID-19, veio a necessidade de nossos clientes auxiliarem seus colaboradores a como manter a produtividade mesmo trabalhando de casa, um ambiente que pode ser muito aconchegante, mas também muito desafiador, visto todas as interferências que temos. Mais uma vez então o GTD® se mostrou um grande aliado para auxiliar neste momento difícil.

Após o susto inicial, mãos à obra: nossa única opção eram os treinamentos online. Junto com essa opção vieram as dúvidas: “Mas como faremos para engajar os participantes?”, “Será que a assimilação do conteúdo será a mesma?”, “Como faremos com os materiais?” foram algumas das muitas perguntas que surgiram.

Como bons usuários de GTD®, estruturamos um projeto e em pouco tempo já estávamos no ar com nosso treinamento no formato online ao vivo. No começo bateu aquele medo, desconforto e insegurança, mas em pouco tempo nossa equipe já estava 100% preparada e entregando assim excelentes treinamentos.

Outro ponto que a pandemia querendo ou não nos ajudou foi reunir pessoas de diversas localidades diferentes. Antes da pandemia, nossas Turmas Abertas (treinamento para pessoas físicas) só eram feitas presenciais e nas principais capitais (devido ao quórum), o que fazia com que muitas pessoas não tivessem acesso ao treinamento. Com os treinamentos online, tivemos na mesma turma pessoas de Rondônia, Alagoas, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Portugal e outros lugares!

Mas e na prática, quais foram os resultados?

Para iniciar, vamos falar de algo menos palpável, o feeling do instrutor. De modo geral, o nosso treinamento sempre foi algo muito interativo e que possibilita a participação de todos, e um de nossos receios era perdermos isso. Ao contrário do que imaginávamos, a participação se manteve, ou até aumentou! Talvez por ser online, os participantes se sentem mais à vontade para participar e compartilhar suas ideias.

Bom, mas aí você pode estar pensando: “Mas o treinamento online é muito diferente do presencial.” Claro que há diversas diferenças, e algumas pessoas preferem uma versão e a outra. De toda forma, gostaria de compartilhar aqui um ponto interessante. No ano de 2019 (onde nossos treinamentos foram presenciais), a nota média de avaliação de nossos treinamentos foi de 9,5 (em uma escala de 1 à 10). Verificando apenas os treinamentos online que aconteceram em 2020, tivemos uma nota média de 4,6 (em uma escala de 1 à 5 – mudança que fizemos após algumas pesquisas). Ou seja, em conclusão vemos que os treinamentos online foram tão bem avaliados quanto os presenciais!

E você, dará uma chance para a versão online? Assim como nós, você pode se surpreender! 

Acesse nosso site e conheça nossos treinamentos! 

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.