Trabalho em equipe: como aumentar o desempenho na sua empresa

Com certeza você já precisou realizar algum trabalho em equipe. Mas você já se viu como líder nesta situação? Liderar uma equipe, seja ela composta por 10 ou 100 membros, nunca é fácil.

Agrupar diferentes tipos de pessoas com temperamentos diferentes muitas vezes pode levar a conflitos, falta de comunicação e afetar a produtividade.

De acordo com pesquisas, cerca de 75% dos empregadores dizem que mais de duas horas de trabalho eficiente são perdidas todos os dias.

Mas nem sempre é óbvio o que exatamente mata a produtividade de sua equipe.

No entanto, existem maneiras de melhorar e levar a produtividade da sua empresa a um nível totalmente novo.

Neste artigo, você encontrará informações relevantes sobre o trabalho em equipe, além de sugestões para fazer sua força de trabalho aumentar o desempenho e atingir grandes objetivos profissionais.

 

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Trabalho em equipe – é mais do que trabalho!

O uso de equipes se expandiu drasticamente em resposta aos desafios competitivos e às mudanças tecnológicas.

As estruturas de equipe permitem a aplicação de múltiplas habilidades, julgamentos e experiências que são mais apropriadas para projetos que exigem conhecimentos diversos e habilidades de resolução de problemas.

As equipes podem executar mais rapidamente, tomar melhores decisões, resolver problemas mais complexos e fazer mais para aprimorar a criatividade e desenvolver habilidades do que um indivíduo sozinho.

Seu uso também aumenta a produtividade e o moral. Equipes que funcionam bem podem superar indivíduos e até mesmo outros tipos de grupos de trabalho.

As equipes trabalham por quatro principais razões, que são:

  • Um grupo de indivíduos traz habilidades e experiências complementares que excedem as habilidades de um único indivíduo;
  • As equipes oferecem suporte à solução de problemas em tempo real e são mais flexíveis e responsivas às demandas em constante mudança;
  • As equipes proporcionam uma dimensão social única que potencializa os aspectos econômicos e administrativos do trabalho;
  • Equipes com maior desempenho geralmente se divertem mais no trabalho.

 

Características das equipes de trabalho de alto desempenho

Embora não haja uma medida simples de eficácia de desempenho para grupos, e nenhuma equipe seja idêntica, parece haver uma compreensão compartilhada do que faz um grupo eficaz funcionar.

As equipes de trabalho de alto desempenho geralmente são compostas por uma combinação dos seguintes fatores:

Propósitos e objetivos

Equipes de alto desempenho são entidades sociais que trabalham para alcançar um objetivo ou objetivos comuns de curto e longo prazo.

Os membros da equipe trabalham melhor quando seus papéis são claros: eles sabem como fazer seu trabalho e por que o estão fazendo.

Cada membro deve compreender e apoiar o significado e o valor da missão e visão da equipe.

Esclarecer o propósito e vinculá-lo ao papel e às responsabilidades de cada pessoa aumenta o potencial da equipe, assim como a inclusão de metas ampliadas que aumentam o desafio necessário para motivar os membros da equipe.

Talento, habilidades e ética de trabalho

As equipes de alto desempenho começam recrutando e retendo seus melhores talentos. O moral geralmente aumenta à medida que o desempenho aumenta.

Depois de selecionar o talento, é fundamental garantir que os membros da equipe possuam habilidades complementares como por exemplo, técnicas, resolução de problemas, tomada de decisões e habilidades interpessoais.

Os membros da equipe devem demonstrar um compromisso com a excelência do desempenho, exercer franqueza e respeito mútuo e responsabilizar a si mesmos e a suas organizações, tanto a nível individual quanto de equipe.

Incentivos, motivação e eficácia

Ambos os sistemas monetários e não monetários que incentivam o alto desempenho têm um impacto positivo na implementação tática dos objetivos da equipe.

A longo prazo, os motivadores intrínsecos, como a satisfação pessoal no trabalho e o trabalho em projetos interessantes, proporcionam o maior impacto no desempenho.

Além disso, a crença em si mesmas e em suas habilidades incentiva as pessoas a assumirem riscos mais estratégicos para atingir os objetivos da equipe.

Liderança

Líderes de alto desempenho geralmente acompanham equipes de trabalho de alto desempenho. As qualidades essenciais de liderança incluem a capacidade de:

  • Manter o propósito, os objetivos e a abordagem relevantes e significativos;
  • Construir compromisso e confiança;
  • Garantir que os membros da equipe aperfeiçoem constantemente suas habilidades;
  • Gerenciar as relações externas com foco na remoção de obstáculos que possam prejudicar o desempenho do grupo;
  • Dar oportunidades a terceiros sem buscar crédito;
  • Entrar nas trincheiras e fazer o trabalho real necessário.

 

Conflito e comunicação

A gestão de conflitos é fundamental para aumentar o desempenho das equipes.

A comunicação aberta nessas equipes significa um foco no coaching e na capacidade de abordar imediatamente os problemas de forma aberta e franca.

A chave para o desempenho da equipe é abrir linhas de comunicação em todos os momentos para fornecer motivação, manter o interesse e promover a cooperação.

Normas e padrões

Assim como as regras que governam o comportamento do grupo, as normas podem ser úteis para melhorar o desenvolvimento e o desempenho da equipe.

As normas para equipes de alto desempenho incluem linhas abertas de comunicação, resolução precoce de conflitos e avaliação regular do desempenho individual e do grupo.

Além disso, existe altos níveis de respeito entre os membros, um ambiente de equipe coeso e solidário, uma forte ética de trabalho focada em resultados e reconhecimento compartilhado dos sucessos da equipe.

A chave é que as equipes de alto desempenho realmente discutam e concordem com suas regras operacionais, padrões que cada membro da equipe concorda em defender e pelos quais eles se responsabilizam.

Como aumentar o desempenho das equipes na sua empresa

Todo líder quer levar seus funcionários ao melhor desempenho de equipe possível, mas muitas vezes é difícil saber quais práticas e incentivos produzirão os melhores resultados.

Embora os bônus e outros programas de incentivo funcionem a curto prazo, o crescimento duradouro e a longo prazo exige que os líderes de equipe criem uma cultura que valorize e incentive o crescimento pessoal.

Descobrir as melhores práticas para se adequar à sua equipe pode ajudar a melhorar e gerenciar a eficiência e a produtividade do grupo.

Medir o desempenho também é importante, porque aumenta a eficiência do trabalho.

Quando medido, o gerenciamento pode entender melhor onde sua equipe está se destacando e onde precisa melhorar.

Se as metas de uma organização incluem melhorar o desempenho da equipe a longo prazo, deve haver métricas para medir o progresso.

Além disso, medir o desempenho da equipe permite que os líderes saibam quais funcionários devem ser recompensados por seu trabalho e quais funcionários estão com desempenho inferior.

Eles podem precisar de assistência ou serem reavaliados em suas funções.

Quando você consegue identificar quais aspectos de sua equipe precisam ser melhorados, você pode fazer os ajustes necessários.

Existem ações que você pode implementar na sua equipe contribuindo para o aumento do desempenho.

Algumas delas, são:

Aumente a eficiência contratando o talento certo

Não contratar a pessoa certa pode custar a uma organização muito mais do que apenas dinheiro.
Isso pode afetar as relações com os clientes, a cultura de trabalho, a produtividade e o desempenho geral do grupo.

Uma empresa é tão forte quanto seus funcionários, e equipes de alto desempenho são essenciais para o crescimento e o sucesso.

Esteja atento ao adicionar membros na equipe e considere priorizar a diversidade em suas decisões de contratação.

É importante ressaltar que a diversidade demonstrou melhorar significativamente o desempenho financeiro de uma empresa.

A diversidade deve ser uma prioridade para sua equipe, especialmente se você espera melhorar o desempenho.

Essa diversidade pode e deve incluir diferenças de raça, etnia, gênero, idade, personalidade e muito mais.

Diferentes perspectivas e opiniões ajudarão sua equipe a tomar decisões completas.

À medida que sua equipe ganha diversidade de pensamento e personalidade, você deve colocar as pessoas nas funções certas com base em seus pontos fortes exclusivos.

Todo mundo tem seu próprio conjunto de habilidades. Parte de ter uma equipe completa é garantir que essas diferenças sejam representadas e utilizadas da melhor forma.

Crie eficácia com expectativas e metas

Para atender ou superar as expectativas de produtividade da equipe, primeiro é importante esclarecer o que são bons e ótimos desempenhos.

Se os funcionários não souberem quais metas alcançar, eles não terão uma maneira precisa de medir seu próprio desempenho ou como aumentar a eficiência em sua função.

Apresente a todos os resultados mensuráveis que você espera.

Embora essas metas possam se adaptar ao longo do tempo, apresentar ideias excessivamente vagas, em vez de um caminho claro para o sucesso, levará ao desalinhamento e à confusão.

Essas metas e expectativas devem ser estabelecidas em nível de grupo e individual, pois as responsabilidades variam de acordo com a função de cada pessoa.

No entanto, é essencial que cada membro da equipe, de gerentes e supervisores a contratados de nível básico, saiba exatamente quais são seus objetivos.

Exemplo de metas de desempenho da equipe:

  • Produtividade
  • Gerenciamento de tempo
  • Comunicação efetiva
  • Ideias inovadoras
  • Desenvolvimento profissional
  • Colaboração forte
  • Solução de problemas

 

Melhore a produtividade da equipe gerenciando conflitos

O conflito é uma parte inevitável da colaboração, gerenciamento e funcionamento geral da equipe.

No entanto, quando não tratado de forma eficaz, o conflito retarda o progresso e sufoca a criatividade.

Quando não há espaço para comunicação empática em sua equipe, a tensão aumenta e cria problemas duradouros.

Para otimizar o gerenciamento e os níveis de desempenho da equipe, tornar a colaboração mais gerenciável e evitar consequências, crie proativamente uma cultura de empatia em sua equipe.

As equipes que priorizam a empatia e a comunicação são menos propensas a ter conflitos causados por mal-entendidos ou frustração reprimida.

Em vez de tirar conclusões precipitadas e permitir que a frustração aumente, esse entendimento ajudará sua equipe a aliviar a tensão, resolver conflitos quando surgirem e colaborar de forma eficaz.

Opções de mediação de conflitos para aumentar a eficiência

  • Faça reuniões individuais e check-ins regulares para avaliar a satisfação dos funcionários;
  • Faça avaliações de personalidade para utilizar a abordagem ideal;
  • Pratique a escuta ativa, antes de responder ou reagir;
  • Tente ser objetivo e imparcial.

 

A gestão do desempenho da equipe começa com o acesso ao treinamento

Talvez uma das melhores estratégias para aumentar o desempenho da equipe seja ampliar o acesso a programas de treinamento e desenvolvimento.

Incentive o crescimento regular e permita acesso fácil a material de leitura, vídeos, conferências e muito mais para ajudar os funcionários a aprender como melhorar seu desempenho.

Dê a sua equipe acesso às ferramentas de que precisam para crescer. Você pode até considerar incluir um grupo de gerenciamento de desempenho em seu planejamento para ajudá-lo a atingir suas metas.

Isso não apenas ajudará a aumentar o desempenho, mas também levará a uma maior retenção de funcionários.

Um estudo recente do LinkedIn descobriu que 94% dos funcionários permaneceriam em uma empresa por mais tempo se investissem em suas carreiras.

As pessoas não querem ficar estagnadas em seu conhecimento e desempenho. Ao oferecer uma maneira de melhorar, você também os beneficia a longo prazo.

Faça reuniões regulares de desempenho

Para aumentar a eficiência do trabalho, crie um espaço para diálogo aberto e honesto com os membros da equipe.

Os encontros individuais são o momento certo para você dar feedback que ajuda a impulsionar o desempenho individual e oferece um fórum para receber feedback sobre seu gerenciamento.

Realizar reuniões individuais regulares pode ajudar a resolver problemas reais, esclarecer expectativas para os funcionários e fazer com que eles saibam que suas opiniões são importantes.

Da mesma forma, realizar reuniões regulares de desempenho pode ajudar na criação de uma equipe mais eficaz, no estabelecimento de metas e no envolvimento dos funcionários.

Venha para cada reunião preparado para discutir objetivos, metas e progresso com sua equipe.

Mantenha uma atitude positiva sempre e dê boas-vindas a qualquer feedback ou opinião dos membros da equipe.

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Meça a eficácia da equipe e celebre o crescimento

Ao aumentar a eficiência no local de trabalho, é vital medir a eficácia e o crescimento de sua equipe.

Observe as metas organizacionais e individuais, bem como o progresso que foi feito.

É essencial delinear claramente as metas e objetivos para ter resultados mensuráveis que possam ser avaliados.

Certifique-se de comemorar marcos, grandes e pequenos, para apoiar o moral positivo da equipe e motivar seus funcionários a continuar trabalhando cada vez melhor.

Você pode avaliar a eficácia da sua equipe:

  • Acompanhando os principais indicadores de desempenho (KPIs);
  • Comparando o progresso com os objetivos da equipe;
  • Falando com clientes;
  • Medindo a satisfação e o comportamento dos funcionários.

 

Você pode recompensar o desempenho da sua equipe com:

  • Reconhecimento público em eventos especiais;
  • Recompensas de desenvolvimento, como oportunidades de treinamento adicionais;
  • Participação nos lucros ou outros incentivos monetários.

 

Ajudar sua equipe a aumentar o desempenho é benéfico para todos.

Ao colocar sua equipe em primeiro lugar você pode aumentar a eficiência e a produtividade do grupo, enquanto obtém resultados duradouros.

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