3 tipos de formulários para melhorar o engajamento dos colaboradores

Garantir um bom engajamento é a melhor maneira de obter resultados melhores no dia a dia. Para tanto, gestores e RH precisam estar atentos às necessidades de seus colaboradores – afinal, eles são os responsáveis pelo crescimento de qualquer negócio.

A aplicação de pesquisas e formulários é uma das maneiras mais eficazes de entender o que motiva e atrapalha a rotina de trabalho, de modo a assegurar que a produtividade fique sempre em alta.

Pensando nisso, selecionamos três entre os principais tipos de pesquisa para RH que você precisa conhecer. A partir dos dados coletados, é possível entender os pormenores que regem seu negócio e, assim, aumentar o engajamento dos funcionários.

1. Pesquisa de satisfação do colaborador

Engana-se quem pensa que as pesquisas de satisfação só podem ser aplicadas aos clientes. Pelo contrário! Os colaboradores precisam (e devem!) demonstrar o nível de contentamento com o trabalho prestado.

A pesquisa de satisfação tem como objetivo entender se os membros do time estão não só satisfeitos, mas se sentem valorizados e felizes com o ambiente de trabalho, rotina, e em relação aos gestores e colegas.

2. Ficha de avaliação de desempenho

A ficha de avaliação é um tipo de pesquisa que tem como principal objetivo profissionalizar os colaboradores. Ela auxilia o crescimento da empresa a partir da melhora da satisfação e desempenho do colaborador.

Nesse sentido, o questionário avalia as habilidades técnicas e comportamentais do indivíduo, bem como seus pontos fortes e fracos, satisfações e insatisfações, a fim de entender o que pode melhorar na empresa.

Esse é um ótimo tipo de pesquisa para motivar a equipe. A partir dos resultados obtidos, é possível investir em treinamentos e workshops, para melhorar o trabalho diário ou definir planos de carreira estratégicos, por exemplo. Esses são apenas dois entre os principais benefícios que você pode oferecer aos colaboradores.

3. Pesquisa de clima organizacional

Já a pesquisa de clima organizacional verifica a percepção dos funcionários sobre o trabalho. Esse questionário mapeia todos os pontos positivos e negativos da empresa, de modo a entender melhor e com mais assertividade o que precisa ser reformulado.

A pesquisa de clima é uma das mais indicadas para verificar todos os pontos de melhoria de uma organização. Quando um funcionário sente que foi ouvido e que as sugestões propostas por ele estão sendo avaliadas e implementadas, sua produtividade melhora, bem como o engajamento.

Ao mesmo tempo, a rotatividade diminui e a imagem da empresa no mercado melhora.

Essas são algumas das principais vantagens sem se aplicar pesquisas no dia a dia de trabalho. Mas, precisamos te lembrar que…

… Satisfação é diferente de engajamento!

Veja só: um colaborador satisfeito é aquele que está contente, mas não faz mais que o necessário em prol da organização. Já um colaborador engajado se conecta com a empresa, acredita no que ela faz e, por isso, deseja contribuir com os objetivos de crescimento propostos.

Dados da empresa de pesquisas de opinião, Gallup, mostram que funcionários engajados tornam empresas 22% mais lucrativas. Além disso, eles têm 87% menos propensão em deixar a instituição, segundo uma pesquisa feita pela Qualtrics.

Por esse motivo, não basta apenas medir o quão satisfeito seu colaborador está. Você precisa oferecer feedbacks, benefícios relevantes e demonstrar que atitudes estão sendo tomadas, para que ele se torne um verdadeiro promotor da marca.

Como criar e aplicar pesquisas para melhorar o engajamento?

Ao invés de utilizar papéis e mais papéis para coletar informações, por que não investir em uma ferramenta online? À primeira vista pode parecer difícil escolher a melhor, visto a quantidade de opções disponíveis…

Mas, a melhor ferramenta de formulários é aquela que atende as suas expectativas, que garante a melhor coleta de dados a partir da validação correta das informações e que surpreende os colaboradores logo na primeira página.

Por todos esses motivos, o Respondi é a escolha certa.

A ferramenta de criação de formulários conta com um painel intuitivo e funcionalidades únicas, fáceis de usar. Com praticidade, você pode personalizar suas pesquisas como preferir e, dessa forma, garantir que a experiência de responder formulários seja ainda mais agradável e as taxas de resposta aumentem.

Afinal, a maioria das pessoas não gosta de preencher questionários. E, em consequência, você terá clareza sobre quais ações tomar em prol do crescimento e engajamento dos colaboradores.

Ao definir qual pesquisa deseja aplicar, lembre-se de ser estratégico. Escolha as perguntas mais relevantes para o momento em que sua empresa vive e seja sucinto. Quanto mais objetividade, maiores as chances de todos os funcionários completarem o form.

Comece a aplicar formulários de RH hoje e conquiste seus funcionários!

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