Testes Psicométricos: O que são? Como funciona na prática?

Os testes psicométricos são testes psicológicos que avaliam a capacidade e personalidade de um candidato, tendo como objetivo identificar se ele é apto para exercer a função de determinado cargo na empresa para qual está se candidatando.

Essas provas são realizadas durante o processo de recrutamento e seleção e são avaliadas por um psicólogo que vai medir diferentes aspectos do indivíduo como: atenção, coeficiente intelectual, compreensão de leitura e memória.

Existem diferentes tipos de testes psicométricos, tendo cada um uma finalidade diferente. Aqui você vai conhecer e entender como funcionam esses testes na prática e saber por que esse tipo de teste pode ser benéfico para seu negócio.

» Encontre o perfil ideal mapeando competências
Não basta apenas encontrar os melhores candidatos. Para uma gestão eficiente de talentos é preciso conhecer habilidades interpessoais e entender em que posição elas terão melhor desempenho, produtividade e satisfação.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

O que são testes psicométricos?

São testes que geralmente são utilizados no processo seletivo de uma organização. Eles têm como base a psicometria que é um ramo da psicologia que tem como objetivo criar e implementar instrumentos de constructos (pensamentos formados pela associação de impressões do passado e presente) e aspectos psicológicos.

Esses testes analisam habilidades específicas do candidato de acordo com que o cargo exige e também a personalidade do mesmo. Dessa forma é possível avaliar se o indivíduo é capaz de realizar as tarefas do cargo para o qual está se candidatando e se seu modo de pensar e agir se aplica ao ambiente empresarial.

Por que os testes psicométricos são importantes para a empresa?

Esses testes permitem que a empresa identifique as habilidades técnicas do candidato, pois nem sempre o que é colocado no currículo se aplica à realidade. Assim é possível saber se as informações adicionadas ao currículo são verdadeiras e o que é necessário aprimorar no indivíduo durante o treinamento e período de adaptação à empresa.

Além disso, os testes psicométricos ajudam os recrutadores a entender se o candidato se adéqua à organização, pois cada companhia tem um clima organizacional diferente, dessa forma é possível saber se o profissional conseguirá se habituar ao ambiente de trabalho.

Também no caso de cargos de liderança, por meio dos testes é avaliado se o candidato é um bom líder, ou seja, se tem firmeza e é capaz de demonstrar confiança e ter empatia pelas pessoas.

Esses testes evitam que a empresa contrate pessoas erradas para os cargos e venham a ter prejuízos posteriormente.

Quais os tipos de testes psicométricos?

Existem vários tipos de testes psicométricos, mas há duas categorias principais: testes de aptidão e testes de personalidade. Vamos conhecer como eles funcionam.

Testes de aptidão

Eles têm como objetivo avaliar os conhecimentos técnicos dos candidatos, assim verificando se os indivíduos têm as competências necessárias para exercer a função de determinado cargo.

Entre os testes de aptidão temos:

  • testes de raciocínio mecânico: analisa as habilidades mecânicas ou técnicas dos candidatos, sendo baseados em questões relacionadas à física, mecanismos, circuitos elétricos, matemática aplicada, entre outros. Eles são aplicados a cargos que envolvem conhecimento mecânico como engenharia;
  • testes de raciocínio numérico: consideram a capacidade do indivíduo de entender e utilizar dados numéricos, esses testes são aplicados em forma de tabelas ou gráficos que devem ser analisados pelo candidato. Geralmente é realizado para o processo seletivo em cargos como analistas e contadores;
  • testes de raciocínio verbal: testam as habilidades do candidato de compreender e utilizar textos, eles são aplicados em forma de exercícios de interpretação de um texto, em que as pessoas devem avaliar se as informações contidas nas questões apresentadas são falsas, verdadeiras ou impossíveis de saber. Geralmente esse tipo de teste é utilizado em cargos relacionados ao atendimento ao público ou marketing;
  • testes de pensamento crítico: consideram se o candidato é capaz de pensar sobre informações de forma crítica, analisando a capacidade de raciocínio, análise e desenvolvimento de conceito, isso é feito por meio de testes em que o indivíduo deve saber compor e avaliar argumentos, identificar intenções e conclusões e compreender e resumir informações. Esse tipo de teste é utilizado para cargos de advogado;
  • testes de raciocínio lógico: tem como finalidade analisar se o candidato é capaz de compreender novos padrões, tendências ou informações, eles são dados por meio de uma sequência de imagens ou padrões, sendo pedido que o indivíduo reconheça as imagens que não fazem parte da sequência. Nesse tipo de teste não são considerados os conhecimentos técnicos, mas sim as habilidades de cada candidato, sendo aplicado no caso de cargos de gestão.

 

Testes de personalidade

Esses testes analisam a forma de ser e agir das pessoas. Existem diferentes testes de personalidade que avaliam os traços de personalidade, a forma como a pessoa lida com autoridades, comportamento ao ser colocado sob pressão e diferentes dados psicométricos.

Além disso, existem outros tipos de teste que tem relação com a personalidade, como:

  • testes de motivação: buscam entender o que motiva o candidato, se é o salário e a segurança, necessidade de ter reconhecimento e pertencimento a um local ou oportunidades de desenvolvimento profissional, por meio dele é possível saber quais as expectativas do candidato, se a empresa corresponde a elas e se a pessoa se comprometerá com as tarefas do cargo;
  • testes de discernimento situacional: é dado por meio de entrevistas em que o candidato é colocado em um cenário que tenha relação com seu ambiente de trabalho, tendo como objetivo avaliar o comportamento do indivíduo, se ele tem perseverança ou apenas pensa em si mesmo e desiste perante o primeiro obstáculo, dessa forma é possível ver se ele se abica à função e empresa.

 

Como devem ser os testes psicométricos?

É importante que os testes psicométricos contem com a participação de psicólogos especializados, para que a avaliação seja feita de maneira eficaz. Dessa forma ele poderá analisar o perfil do candidato e avaliar se ele é a pessoa ideal para ocupar determinado cargo.

Para que o teste seja bom é necessário que ele tenha algumas características que determinarão se ele é confiável, entre elas:

Validade

O teste deve ser válido, ou seja, avaliar o que é designado. Por exemplo, se é um teste de raciocínio lógico ele deve analisar a capacidade lógica do indivíduo e não a matemática.

Confiabilidade

Ele também deve ser confiável, ou seja, em todas as suas questões ou entrevistas deve avaliar o que está propondo. Por exemplo, um teste de raciocínio verbal não é um teste numérico, por isso não tem sentido ter questões relacionadas a análises de dados numéricos.

Pois dessa forma ele não conseguirá avaliar com segurança o que está propondo e assim não terá utilidade.

Referenciado à norma

O teste deve comparar a performance de um candidato com o desempenho do grupo de norma, que nada mais é do que outras pessoas que também fizeram o teste.

Ou seja, o desempenho de todos os candidatos são avaliados e comparados uns com os outros. Se por exemplo, a maioria dos candidatos tirou a pontuação de 20 em 30 e apenas um tirou 25, é possível avaliar que a pessoa teve um desempenho melhor.

Justo e proporcional

O teste deve ser o mesmo para todos os candidatos, sendo que nenhum deve ter vantagem sobre o outro. Por exemplo, se em um teste mulheres tiveram uma performance pior do que os homens não é considerado um teste justo.

Por isso quando o teste psicométrico é elaborado os psicólogos devem reconhecer e corrigir possíveis impactos negativos. Assim dependendo de quais grupos de pessoas vão participar do teste é necessário realizar ajustes para que ninguém fique em desvantagem.

Qual o tempo de duração dos testes psicométricos?

Esses testes podem durar de dez minutos a uma hora, tudo vai depender da complexidade do mesmo. Mas geralmente os testes de aptidão também avaliam quanto tempo os candidatos demoram para completá-los, assim é possível determinar a rapidez e a potência dos indivíduos.

Como são os testes psicométricos?

Geralmente a maior parte dos testes é feita pela internet, onde o candidato recebe um e-mail com um link que dá acesso a ele.

Alguns testes são responsivos, ou seja, reagem à performance do candidato conforme ele vai respondendo as questões, podendo apresentar perguntas diferentes que vão depender do desempenho do indivíduo. Dessa forma é possível avaliar melhor os candidatos.

Depois do teste online, se o candidato tiver bons resultados, ele é chamado na empresa e é feito um novo teste, para que ela possa verificar se a pessoa foi honesta em suas respostas e não trapaceou.

» Conheça o Perfil dos seus Colaboradores
Mapeando competências através do MAP você poderá identificar gaps e potencializar habilidades individuais, direcionando carreiras de forma assertiva.

Não é apenas sobre o que as empresas buscam, é sobre promover o autoconhecimento.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

Agora é com você!

Como você viu os testes psicométricos são testes psicológicos que tem a finalidade de avaliar as habilidades e personalidade de pessoas que estão se candidatando a determinada vaga na sua empresa.

Eles são importantes, pois por meio desses testes é possível analisar se os candidatos se adequam às funções do cargo e ao ambiente de trabalho. Existem dois tipos principais de testes psicométricos: de aptidão e de personalidade.

Enquanto o primeiro avalia a capacidade técnica dos candidatos, o segundo analisa seu modo de ser e agir. É essencial que os testes tenham alguns aspectos como:

  • validade;
  • confiabilidade;
  • referenciado à norma;
  • justo e proporcional.

 

Dessa forma eles apresentam mais exatidão em seus resultados e tem maior valia para a empresa que poderá eleger os melhores candidatos para ocupar determinadas funções e assim ter sucesso em suas escolhas e evitar prejuízos.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.