Teste Palográfico: O Que é, Sua Importância e Como Aplicá-lo?

O teste palográfico avalia traços da personalidade de uma pessoa, baseada nas questões relativas a seu comportamento expressivo, utilizando técnicas gráficas para a sua avaliação.

Em um mercado de trabalho competitivo, as empresas precisam buscar pelos melhores profissionais para compor seus times. Assim, elas precisam exigir, além de um bom histórico profissional, uma conduta comportamental e psíquica adequada de seus funcionários.

Para isso, os testes psicológicos são utilizados durante os processos de recrutamento e seleção para auxiliar as empresas nessa missão.

Lembrando que testes psicológicos são avaliações realizadas apenas por psicólogos, pois são autorizados e capazes de medir as diferenças individuais ou amostras de comportamentos de sujeitos em contextos distintos.

Através dos testes, psicólogos conseguem identificar tendências de personalidade e comportamentos nas pessoas. O principal objetivo deles é conseguir mais informações sobre os candidatos que estão sendo avaliados pela empresa.

» Encontre o perfil ideal mapeando competências
Não basta apenas encontrar os melhores candidatos. Para uma gestão eficiente de talentos é preciso conhecer habilidades interpessoais e entender em que posição elas terão melhor desempenho, produtividade e satisfação.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

O que é teste palográfico?

Como falamos anteriormente, o teste palográfico é uma avaliação expressiva da personalidade de uma pessoa, baseada nas questões relativas a seu comportamento. É considerado um teste expressivo, pois analisa o tipo de resposta dada pelo candidato quando focado em uma mesma tarefa, utilizando técnicas gráficas para a sua avaliação.

Para isso, ele deve seguir as orientações do recrutador e fazer alguns traços verticais em uma folha em branco, os chamados palos. De acordo com o posicionamento e formato dos palos, é possível identificar as características pessoais do indivíduo.

O Teste Palográfico é capaz de oferecer ao psicólogo responsável pela avaliação a identificação de características específicas do avaliado. As principais são: extroversão, equilíbrio emocional, insegurança, ritmo de trabalho, entre outras.

Na prática, se você costuma ter problemas em alinhar o fit cultural da empresa com o candidato, esse teste pode ser uma avaliação eficiente no seu recrutamento.

No Brasil a versão que possui parecer favorável pelo SATEPSI é a de 2004, elaborada pelos pesquisadores Iraí Cristina Boccato Alves e Cristiano Esteves.

A história e contexto atual

O Teste Palográfico foi criado por Salvador Escala Milá, na Espanha. Foi trazido para o Brasil nos anos 70, onde sua divulgação e seu desenvolvimento foram realizados, sobretudo, por Agostinho Minicucci.

Possui uma enorme amplitude de utilização; sendo bastante simples e rápido de aplicação. Permite uma análise, com profundidade, para a captação de informações que são demandadas para diferentes propósitos.

O Teste de Palografia ou Exame Palográfico é executado dentro do contexto da Avaliação Psicológica. É, pois, um processo que integra o conhecimento e, também, a prática, almejando o entendimento de fenômenos psicológicos, por intermédio de testes aplicados.

Também representa um dos instrumentos de análise empregados pelos profissionais da Psicologia, nos mais diferentes locais e contextos em que atuam diariamente.

A Prova Palográfica ou de Agrupamento de Palos é um exame que pode expressar a personalidade do indivíduo. É muito usado em diversos processos de Avaliação Psicológica.

Sua correção pode ser feita sob os aspectos quantitativo ou qualitativo, com a elaboração de uma síntese das conclusões sobre a personalidade do candidato. Sua avaliação, análise ou interpretação exigem, um bom grau ou nível de preparação teórica, bem como de experiência prática com a técnica.

No Brasil, obedece às determinações do Conselho Federal de Psicologia (CFP), com base em parâmetros psicométricos, psicológicos e psicotécnicos.

O Teste dos Pauzinhos, ou Traços Verticais, é, portanto, uma ferramenta simples, flexível e prática dentro do contexto das necessidades que o mercado moderno de trabalho exige. O material utilizado no Teste Palográfico tem um custo/benefício bastante interessante, pois possibilita muitas situações de aplicabilidade.

Como o teste palográfico funciona?

O avaliador deve instruir os candidatos a fazerem pequenos traços verticais paralelos em uma folha de papel. Lembrando que, mesmo que sua execução seja simples, é um teste psicológico, por isso necessário contar com um profissional da área preparado para a interpretação dos resultados obtidos.

A partir dos formatos dos traços, o psicólogo conseguirá identificar a personalidade dos candidatos. Assim, a empresa poderá avaliar se os resultados do teste se encaixam com o perfil do cargo a ser preenchido.

O Teste Palográfico obedece uma tabela que define um padrão de normalidade que considera o sexo e a escolaridade do profissional avaliado.

Os principais aspectos avaliados pelo teste são:

  • Nível de produtividade;
  • Ritmo de trabalho;
  • Iniciativa do trabalhador;
  • Níveis de agressividade;
  • Dinamismo;
  • Organização;
  • Uso de álcool ou outras substâncias;
  • Aspectos emocionais;
  • Transtornos psicológicos;
  • Adaptação ao ambiente;
  • Firmeza e segurança em relação às atitudes pessoais;
  • Vitalidade;
  • Adaptação a normas e regimentos;
  • Capacidade para estabelecer e cumprir metas;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Capacidade de concentração;
  • Impulsividade;
  • Inteligência emocional.

 

Qual a relevância para o processo de recrutamento e seleção?

Através de testes psicológicos, o RH de sua empresa pode conseguir avaliar aspectos comportamentais que incluem as aptidões para a realização das atividades do cargo. Mas, além disso, consegue identificar também as áreas de interesse, atitudes, características emocionais e comportamentais do candidato do processo de recrutamento.

O teste palográfico é uma excelente opção para a rotina de recrutamento e seleção feita pelo RH de sua empresa. Ele fornece uma avaliação completa para auxiliar na identificação dos melhores profissionais. Assim, ao utilizá-lo, é possível contratar aquelas pessoas que possuem uma personalidade condizente a sua cultura organizacional.

Quais os benefícios de utilizar o teste palográfico na retenção de talentos?

A utilização do teste palográfico também traz uma série de benefícios relacionados à retenção de talentos na empresa.

Quando você incorpora o teste na sua organização, é possível identificar quais são as características pessoais do seu time. Com isso, pode cruzar esses dados com as exigências de cada um dos cargos e atividades realizadas na empresa para descobrir qual o colaborador mais adequado para cada um deles.

A partir dessa análise, é possível realocar a equipe de forma a potencializar os pontos fortes de cada um dos colaboradores, colocando-os para realizar as atividades nas quais apresentam desempenho melhor e que agreguem mais valor para a empresa.

A retenção de talentos também se torna mais eficiente. Já que o teste identifica os profissionais com a melhor personalidade para assumir o cargo vago na empresa. Assim, é possível acertar na hora de escolher o funcionário que saberá agir em momentos de pressão e tomar as melhores decisões.

Com a utilização do palográfico você também consegue identificar as principais necessidades de capacitação do time. Dessa forma, na hora de investir no desenvolvimento de colaboradores, é possível buscar as capacitações mais adequadas ao perfil do time e que supram as necessidades de desenvolvimento da equipe.

Com colaboradores mais capacitados, você cria uma equipe mais satisfeita, motivada e, assim, mais propensa a continuar integrando o time, o que aumenta a produtividade e reduz custos.

Ao utilizarem o teste palográfico, as empresas conseguem identificar as competências técnicas dos novos funcionários. Assim, é possível evitar que profissionais recém-contratados deixem a empresa por não se encaixarem no trabalho.

O teste palográfico evita justamente isso. Cada organização tem uma rotina de trabalho diferente e busca por determinados profissionais. Dessa forma, com os resultados da avaliação, o RH consegue selecionar aqueles que irão conseguir se adaptar a realidade da empresa.

Com o teste, o RH saberá previamente se o candidato:

  • Consegue se encaixar na cultura organizacional da empresa;
  • Tem o ritmo de trabalho necessário para cumprir suas funções;
  • Tem um bom relacionamento com o restante da equipe;
  • Pode se tornar um bom líder;
  • Tem outras características importantes, como confiança, empatia e outras.

 

Além de incentivar um melhor clima organizacional, o teste palográfico ajuda a empresa a garantir que os funcionários contratados serão integrados em seu time de forma coesa.

» Conheça o Perfil dos seus Colaboradores
Mapeando competências através do MAP você poderá identificar gaps e potencializar habilidades individuais, direcionando carreiras de forma assertiva.

Não é apenas sobre o que as empresas buscam, é sobre promover o autoconhecimento.

Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!

O teste é confiável?

O Teste Palográfico é bastante confiável. Não é à toa que é um dos exames mais usados para avaliação de personalidade, reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia e usado em órgãos como a Polícia Federal (para a liberação de porte de armas) e Detran (para autorizar a carteira de habilitação).

Isso porque segue os rígidos critérios de controle que se aplicam a todos os testes psicológicos. Também conta com tabelas de análise que definem o resultado levando em consideração o sexo e a escolaridade da pessoa avaliada.

Sua validade precisa ser revisada por equipes científicas de tempos em tempos. O Teste Palográfico também segue essa norma do Conselho de Psicologia e, com isso, garante que os resultados são válidos ao longo do tempo.

Utilize o Teste Palográfico na estratégia de recrutamento e seleção

São inúmeras as vantagens desfrutadas pelas empresas na realização do teste. Ele é prático e simples de ser realizado, tornando o processo de recrutamento e seleção mais eficiente e aprimorado. Saber de antemão quais os candidatos que melhor se adaptarão aos cargos vagos na empresa é uma excelente estratégia para melhorar os resultados da empresa e ficar sempre à frente no mercado.

O Teste Palográfico também irá auxiliar na tomada de decisão sobre as melhores práticas do setor de RH. Vale lembrar que a gestão de pessoas é uma das maiores responsáveis por garantir a retenção de talentos na empresa.

Com ele, você passa a conhecer melhor os colaboradores, e assim é possível que o setor de RH crie estratégias direcionadas para as principais características e necessidades da equipe. Dessa forma, o gestor de RH pode atuar de maneira mais estratégica e alinhada aos objetivos da equipe como um todo.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.