Em um mercado de trabalho competitivo, as empresas precisam buscar pelos melhores profissionais para compor seus times. Assim, elas precisam exigir, além de um bom histórico profissional, uma conduta comportamental e psíquica adequada de seus funcionários.
Para isso, os testes psicológicos são utilizados durante os processos de recrutamento e seleção para auxiliar as empresas nessa missão.
Lembrando que testes psicológicos são avaliações realizadas apenas por psicólogos, pois são autorizados e capazes de medir as diferenças individuais ou amostras de comportamentos de sujeitos em contextos distintos.
Através dos testes, psicólogos conseguem identificar tendências de personalidade e comportamentos nas pessoas. O principal objetivo deles é conseguir mais informações sobre os candidatos que estão sendo avaliados pela empresa.
Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!
O que é teste palográfico?
Como falamos anteriormente, o teste palográfico é uma avaliação expressiva da personalidade de uma pessoa, baseada nas questões relativas a seu comportamento. É considerado um teste expressivo, pois analisa o tipo de resposta dada pelo candidato quando focado em uma mesma tarefa, utilizando técnicas gráficas para a sua avaliação.
Para isso, ele deve seguir as orientações do recrutador e fazer alguns traços verticais em uma folha em branco, os chamados palos. De acordo com o posicionamento e formato dos palos, é possível identificar as características pessoais do indivíduo.
O Teste Palográfico é capaz de oferecer ao psicólogo responsável pela avaliação a identificação de características específicas do avaliado. As principais são: extroversão, equilíbrio emocional, insegurança, ritmo de trabalho, entre outras.
Na prática, se você costuma ter problemas em alinhar o fit cultural da empresa com o candidato, esse teste pode ser uma avaliação eficiente no seu recrutamento.
No Brasil a versão que possui parecer favorável pelo SATEPSI é a de 2004, elaborada pelos pesquisadores Iraí Cristina Boccato Alves e Cristiano Esteves.
A história e contexto atual
O Teste Palográfico foi criado por Salvador Escala Milá, na Espanha. Foi trazido para o Brasil nos anos 70, onde sua divulgação e seu desenvolvimento foram realizados, sobretudo, por Agostinho Minicucci.
Possui uma enorme amplitude de utilização; sendo bastante simples e rápido de aplicação. Permite uma análise, com profundidade, para a captação de informações que são demandadas para diferentes propósitos.
O Teste de Palografia ou Exame Palográfico é executado dentro do contexto da Avaliação Psicológica. É, pois, um processo que integra o conhecimento e, também, a prática, almejando o entendimento de fenômenos psicológicos, por intermédio de testes aplicados.
Também representa um dos instrumentos de análise empregados pelos profissionais da Psicologia, nos mais diferentes locais e contextos em que atuam diariamente.
A Prova Palográfica ou de Agrupamento de Palos é um exame que pode expressar a personalidade do indivíduo. É muito usado em diversos processos de Avaliação Psicológica.
Sua correção pode ser feita sob os aspectos quantitativo ou qualitativo, com a elaboração de uma síntese das conclusões sobre a personalidade do candidato. Sua avaliação, análise ou interpretação exigem, um bom grau ou nível de preparação teórica, bem como de experiência prática com a técnica.
No Brasil, obedece às determinações do Conselho Federal de Psicologia (CFP), com base em parâmetros psicométricos, psicológicos e psicotécnicos.
O Teste dos Pauzinhos, ou Traços Verticais, é, portanto, uma ferramenta simples, flexível e prática dentro do contexto das necessidades que o mercado moderno de trabalho exige. O material utilizado no Teste Palográfico tem um custo/benefício bastante interessante, pois possibilita muitas situações de aplicabilidade.
Como o teste palográfico funciona?
O avaliador deve instruir os candidatos a fazerem pequenos traços verticais paralelos em uma folha de papel. Lembrando que, mesmo que sua execução seja simples, é um teste psicológico, por isso necessário contar com um profissional da área preparado para a interpretação dos resultados obtidos.
A partir dos formatos dos traços, o psicólogo conseguirá identificar a personalidade dos candidatos. Assim, a empresa poderá avaliar se os resultados do teste se encaixam com o perfil do cargo a ser preenchido.
O Teste Palográfico obedece uma tabela que define um padrão de normalidade que considera o sexo e a escolaridade do profissional avaliado.
Os principais aspectos avaliados pelo teste são:
- Nível de produtividade;
- Ritmo de trabalho;
- Iniciativa do trabalhador;
- Níveis de agressividade;
- Dinamismo;
- Organização;
- Uso de álcool ou outras substâncias;
- Aspectos emocionais;
- Transtornos psicológicos;
- Adaptação ao ambiente;
- Firmeza e segurança em relação às atitudes pessoais;
- Vitalidade;
- Adaptação a normas e regimentos;
- Capacidade para estabelecer e cumprir metas;
- Relacionamento interpessoal;
- Capacidade de concentração;
- Impulsividade;
- Inteligência emocional.
Qual a relevância para o processo de recrutamento e seleção?
Através de testes psicológicos, o RH de sua empresa pode conseguir avaliar aspectos comportamentais que incluem as aptidões para a realização das atividades do cargo. Mas, além disso, consegue identificar também as áreas de interesse, atitudes, características emocionais e comportamentais do candidato do processo de recrutamento.
O teste palográfico é uma excelente opção para a rotina de recrutamento e seleção feita pelo RH de sua empresa. Ele fornece uma avaliação completa para auxiliar na identificação dos melhores profissionais. Assim, ao utilizá-lo, é possível contratar aquelas pessoas que possuem uma personalidade condizente a sua cultura organizacional.
Quais os benefícios de utilizar o teste palográfico na retenção de talentos?
A utilização do teste palográfico também traz uma série de benefícios relacionados à retenção de talentos na empresa.
Quando você incorpora o teste na sua organização, é possível identificar quais são as características pessoais do seu time. Com isso, pode cruzar esses dados com as exigências de cada um dos cargos e atividades realizadas na empresa para descobrir qual o colaborador mais adequado para cada um deles.
A partir dessa análise, é possível realocar a equipe de forma a potencializar os pontos fortes de cada um dos colaboradores, colocando-os para realizar as atividades nas quais apresentam desempenho melhor e que agreguem mais valor para a empresa.
A retenção de talentos também se torna mais eficiente. Já que o teste identifica os profissionais com a melhor personalidade para assumir o cargo vago na empresa. Assim, é possível acertar na hora de escolher o funcionário que saberá agir em momentos de pressão e tomar as melhores decisões.
Com a utilização do palográfico você também consegue identificar as principais necessidades de capacitação do time. Dessa forma, na hora de investir no desenvolvimento de colaboradores, é possível buscar as capacitações mais adequadas ao perfil do time e que supram as necessidades de desenvolvimento da equipe.
Com colaboradores mais capacitados, você cria uma equipe mais satisfeita, motivada e, assim, mais propensa a continuar integrando o time, o que aumenta a produtividade e reduz custos.
Ao utilizarem o teste palográfico, as empresas conseguem identificar as competências técnicas dos novos funcionários. Assim, é possível evitar que profissionais recém-contratados deixem a empresa por não se encaixarem no trabalho.
O teste palográfico evita justamente isso. Cada organização tem uma rotina de trabalho diferente e busca por determinados profissionais. Dessa forma, com os resultados da avaliação, o RH consegue selecionar aqueles que irão conseguir se adaptar a realidade da empresa.
Com o teste, o RH saberá previamente se o candidato:
- Consegue se encaixar na cultura organizacional da empresa;
- Tem o ritmo de trabalho necessário para cumprir suas funções;
- Tem um bom relacionamento com o restante da equipe;
- Pode se tornar um bom líder;
- Tem outras características importantes, como confiança, empatia e outras.
Além de incentivar um melhor clima organizacional, o teste palográfico ajuda a empresa a garantir que os funcionários contratados serão integrados em seu time de forma coesa.
Não é apenas sobre o que as empresas buscam, é sobre promover o autoconhecimento.
Clique no botão abaixo e experimente de forma gratuita!
O teste é confiável?
O Teste Palográfico é bastante confiável. Não é à toa que é um dos exames mais usados para avaliação de personalidade, reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia e usado em órgãos como a Polícia Federal (para a liberação de porte de armas) e Detran (para autorizar a carteira de habilitação).
Isso porque segue os rígidos critérios de controle que se aplicam a todos os testes psicológicos. Também conta com tabelas de análise que definem o resultado levando em consideração o sexo e a escolaridade da pessoa avaliada.
Sua validade precisa ser revisada por equipes científicas de tempos em tempos. O Teste Palográfico também segue essa norma do Conselho de Psicologia e, com isso, garante que os resultados são válidos ao longo do tempo.
Utilize o Teste Palográfico na estratégia de recrutamento e seleção
São inúmeras as vantagens desfrutadas pelas empresas na realização do teste. Ele é prático e simples de ser realizado, tornando o processo de recrutamento e seleção mais eficiente e aprimorado. Saber de antemão quais os candidatos que melhor se adaptarão aos cargos vagos na empresa é uma excelente estratégia para melhorar os resultados da empresa e ficar sempre à frente no mercado.
O Teste Palográfico também irá auxiliar na tomada de decisão sobre as melhores práticas do setor de RH. Vale lembrar que a gestão de pessoas é uma das maiores responsáveis por garantir a retenção de talentos na empresa.
Com ele, você passa a conhecer melhor os colaboradores, e assim é possível que o setor de RH crie estratégias direcionadas para as principais características e necessidades da equipe. Dessa forma, o gestor de RH pode atuar de maneira mais estratégica e alinhada aos objetivos da equipe como um todo.