O Que é Team Building e Qual Sua Importância Para o RH

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Para que uma empresa obtenha sucesso é essencial que haja um bom trabalho em equipe, pois apenas dessa forma você pode alcançar bons resultados.

Através do Team Building é possível tornar uma equipe mais apta e correlacionada para que o trabalho seja realizado de uma forma mais eficiente.

Mas o que é o Team Building?

O Team Building da tradução do inglês significa “construção de equipes”, isto é, um treinamento que tem como objetivo o desenvolvimento de relacionamento interpessoal, proporcionando mais confiança, colaboração, amizade e responsabilidade.

Esse treinamento é utilizado pelos setores de Recursos Humanos e gestores de diferentes áreas para desenvolver a sensação de fazer parte de uma equipe.

O Team Building é realizado através de atividades dinâmicas fora da empresa, geralmente ao ar livre. Essas atividades incentivam os participantes a agir como uma equipe mesmo fora do ambiente de trabalho, dessa forma fortalecendo os laços entre os membros.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Qual a sua importância para o RH?

O Team Building proporciona vários benefícios aos trabalhadores e à empresa, tendo grande importância para o RH, pois é esse setor que cuida da seleção, da contratação e do desenvolvimento dos funcionários, tendo como foco o aumento do desempenho e a satisfação dos profissionais.

Assim sendo esse tipo de treinamento promove:

Motivação

É importante que os funcionários estejam motivados no trabalho, pois dessa forma demonstram mais comprometimento em suas funções e geram melhores resultados.

O Team Building promove essa motivação, pois ajuda a criar vínculos fortes entre os membros da equipe, assim fazendo com que haja troca de informações necessárias para o desenvolvimento de um clima empresarial mais saudável.

Melhora da comunicação

A comunicação é importantíssima para que haja uma boa performance da equipe, pois através dela é possível desenvolver um ambiente mais amigável, onde todos conseguem se comunicar livremente e assim ter um melhor desempenho no trabalho.

Através das atividades que o Team Building realiza é possível desenvolver habilidades de liderança, oratória, adaptação e também aumenta a confiança da equipe em se expor um ao outro.

Melhora do desempenho

Como através do Team Building a comunicação entre os membros da equipe e a motivação dos funcionários aumenta como consequência vemos um melhor desempenho no trabalho.

Pois os funcionários passam a gostar mais de desafios e desejam avançar cada vez mais. Assim é possível alcançar maiores resultados, superar metas audaciosas com mais tranquilidade sem sofrer com a pressão e a cobrança.

Crescimento individual

Além disso, não há apenas o desenvolvimento da equipe, mas também o crescimento individual de cada funcionário que através do Team Building passam a se conhecer melhor.

Logo são desenvolvidas atividades em que há uma maior interação entre a equipe e cada um passa a conhecer o outro melhor, assim como a si mesmo.

Deste modo, tendo ciência de seus pontos fortes e fracos é mais fácil focar no que tem maior potencial e assim se desenvolver profissionalmente.

Melhora habilidades de liderança

Durante o Team Building é possível identificar pessoas dentro da equipe que tem habilidade de liderança.

Ter um bom líder na equipe é essencial, pois ele ajuda a incentivar a equipe, delegando funções e responsabilidades de acordo com os conhecimentos e capacidades de cada profissional. Dessa maneira tornando o trabalho mais eficiente.

Crescimento da empresa

Para o gestor da companhia o crescimento da empresa é um dos fatores mais importantes. E com a equipe trabalhando em harmonia e estando disposta a alcançar resultados maiores, a empresa é beneficiada e acaba se desenvolvendo cada vez mais.

Como aplicar o Team Building na empresa?

Para aplicar o Team Building na empresa é necessário analisar o nível de comunicação da equipe, a motivação no trabalho, entre outros aspectos. Dessa forma poderá eleger as atividades que mais ajudam a melhorar o desempenho da equipe.

Para fazer o team building é necessário realizar algumas ações, como:

Estabelecer um objetivo

É importante que você estabeleça um grande objetivo, indicando aonde espera que todos cheguem. Assim, todos os membros da equipe poderão se empenhar para alcançar os melhores resultados.

Para isso é necessário que haja o compromisso e envolvimento de todos. Dessa forma aumenta a motivação da equipe, fazendo com que todos deem o seu melhor a cada dia.

Fazer treinamentos fora da empresa

O Team Building deve acontecer fora da empresa, pois como se trata de um treinamento mais descontraído para melhorar a interação entre a equipe o ideal é que ocorra em um ambiente mais leve.

A atividade não precisa ter relação com o trabalho, pois o objetivo é incentivar o aprofundamento das relações.

Optar por atividades ao ar livre

Fazer atividades ao ar livre como arvorismo, canoagem, caça ao tesouro, entre outros estimulam o entrosamento da equipe que passa a trabalhar por um mesmo resultado, assim aumentando seu desempenho.

Isso ajuda os funcionários a aprenderem a trabalhar em equipe com a finalidade de chegar a um mesmo objetivo.

Efetuar técnicas de gamificação

Os jogos são tão populares no mundo atual que até mesmo no Team Building são efetuadas técnicas de gamificação, ou seja, que utilizam elementos lúdicos relacionados a jogos para executar as tarefas. Assim as atividades ficam mais interessantes e estimulam a equipe a vencer.

Entre as formas de usar a gamificação estão: acumular pontos ao realizar as tarefas, avaliar o progresso feito e até mesmo trocar os pontos acumulados por prêmios como, por exemplo, um dia de folga remunerado ou um almoço pago à equipe.

Exercitar a comunicação interpessoal

No Team Building o mais importante é que haja uma boa comunicação entre os membros da equipe. Por isso é bom estimular essa comunicação através de um ambiente criativo e saudável à equipe.

Dessa forma a comunicação será valorizada e todos ficarão mais abertos a dialogar e assim trocar informações.

Ser um líder de alta performance

É importante que o gestor da empresa seja um líder de alta performance, ou seja, uma pessoa que defende o objetivo da equipe, aceita correr riscos e ainda estimula os outros.

Por isso, ele nunca deve estar satisfeito com o estado do negócio e sempre querer se desenvolver mais, apresentando melhores resultados. Isso vai inspirar a equipe a se esforçar também.

Quais atividades podem ser usadas no Team Building?

Para que você tenha uma ideia de quais atividades pode aplicar no Team Building listamos algumas opções:

Duas verdades e uma mentira

Nessa atividade cada membro da equipe deve anotar, sem que ninguém veja, duas verdades e uma mentira sobre si mesmo em um papel. Em seguida todos devem conversar por dez ou quinze minutos, devendo fazer três perguntas.

O objetivo de cada um é convencer os outros de que sua mentira é realmente uma verdade ao mesmo tempo em que tenta adivinhar as verdades e as mentiras de outras pessoas através de perguntas.

Mesmo que sua mentira e suas verdades sejam descobertas você não deve revelá-las.

Após a conversa todos deverão se juntar em círculo e cada um deve repetir suas verdades e mentiras e pedir para que o restante do grupo vote sobre a qual pensam ser a mentira.

É possível usar a gamificação nesse jogo, dando pontos para cada mentira que a pessoa adivinhar ou para bater outros jogadores em sua própria mentira.

Esse jogo ajuda a incentivar uma melhor comunicação entre todos, permitindo que os membros conheçam melhor uns aos outros.

Quebra-cabeças

Nesse jogo o líder deve escolher uma imagem bem conhecida ou um desenho animado cheio de detalhes. A imagem deve estar impressa e deve ser recortada em quadrados iguais ao número de participantes da atividade.

Cada membro deverá receber um pedaço do quebra-cabeça e deverá tirar uma cópia exata da peça cinco vezes maior que o tamanho original.

Depois que todos os membros ampliarem suas peças eles devem juntá-las para formar uma cópia gigante da imagem original.

Essa atividade tem como objetivo mostrar aos profissionais que o trabalho de cada um tem importância no resultado da equipe.

Olho no olho

Nessa atividade a equipe é dividida em duplas, sendo que cada membro deve olhar nos olhos do seu colega durante 60 segundos.

Os participantes não poderão usar óculos nem desviar o olhar durante o período. O desafio é sustentar o olhar do outro para mostrar o nível de conforto que os membros da equipe têm entre si.

Apesar de essa atividade ser desafiadora, ela tem como objetivo estabelecer mais confiança entre os membros da equipe.

Como você viu neste artigo o Team Building é um treinamento eficaz para melhorar o relacionamento entre os funcionários e fazer com que eles trabalhem como uma boa equipe que traga resultados satisfatórios à empresa.

Esse treinamento apresenta vários benefícios não só para a empresa e a equipe, mas para cada um dos funcionários, pois trabalha o crescimento individual de cada um, fazendo com que conheçam melhor a si mesmos, podendo se focar no que tem maior potencial.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

É recomendado que as atividades do team Team Building sejam realizadas fora da empresa, em um ambiente ao ar livre para criar um clima de descontração, a fim de ajudar os membros da equipe a ficarem mais à vontade e possam se relacionar melhor.

Algumas dicas para realizá-las é utilizando a gamificação para tornar as atividades mais interessantes e competitivas para a equipe, exercitar a comunicação interpessoal e ser um líder de alta performance para estimular a equipe a melhorar seu desempenho.

Através do team building o entrosamento entre os membros de sua equipe vai melhorar, o trabalho se tornará mais agradável e todos buscarão os melhores resultados, o que como consequência proporcionará o crescimento da empresa.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?