Talent Acquisition: como preparar empresas e profissionais?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Com um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e desafiador, a competição pelos melhores talentos está cada vez mais acirrada. Contratar bons colaboradores não é tarefa fácil. A falta de profissionais talentosos é uma dor da maioria das organizações, independente do porte e da área de atuação. Muitas organizações falham na contratação, porque não entendem o quão estratégico pode ser o processo de Talent Acquisition.

Mesmo que gestores considerem este um tema importantíssimo, na prática poucos realmente investem em estratégias para isto. É necessário adotar um plano de ação adequado, pois a concorrência está sempre atenta aos profissionais, além de criar um programa de incentivo e retenção, que resulte na permanência do profissional na empresa.

Sobre este assunto ainda há um outro ponto que precisa ser levado em consideração, pois manter os melhores profissionais na organização proporciona um grande benefício: reter um talento custa menos do que contratar outro.

Pense apenas em uma coisa: a concorrência está afiada na busca de talentos que estão nas outras empresas. E uma delas poderá ser a sua.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é Talent Acquisition?

Talent Acquisition (Aquisição de Talentos, em português) é o processo de encontrar e adquirir mão de obra humana qualificada para as necessidades organizacionais e para atender aos requisitos de mão de obra.

A equipe de Talent Acquisition em uma empresa é responsável por encontrar, adquirir, avaliar e contratar candidatos em potencial para preencher as funções necessárias para atender às metas de contratação da empresa e para atender aos requisitos de habilidades baseadas em projetos.

Geralmente estas equipes são responsáveis ​​por encontrar, adquirir, avaliar e contratar candidatos para preencher uma vaga.

O profissional que precisa enxergar além

Além da compreensão completa do funcionamento interno da empresa, é importante conhecer as habilidades, experiências e competências de cada um. Este conhecimento, realizado principalmente através de uma boa ferramenta de avaliação, é essencial para o sucesso.

É necessário dar-se conta que os melhores talentos podem vir de diferentes lugares dentro da empresa, nos casos onde essa busca é interna. Esta identificação poderá ter uma metodologia diferente de empresa para empresa. Uma vez estabelecido contato com potenciais candidatos, esses relacionamentos deverão ser mantidos e construídos. Tudo isso é feito com o entendimento de que a maioria desses candidatos não irá preencher as posições imediatamente, mas sim, quando surgirem as oportunidades.

Existe diferença entre Recrutamento e Talent Acquisition?

Embora muitas pessoas pensem que Recrutamento e Talent Acquisition tenham o mesmo significado, não é a mesma coisa.

Recrutamento é um processo que envolve a procura de um candidato específico para preencher uma posição em aberto, não necessariamente estratégica. Esta é uma posição que foi desocupada ou criada e uma nova pessoa deve ser contratada para preenchê-la.

Já a Talent Acquisition é voltada para a antecipação de futuras necessidades de contratação, criando um grupo sustentável de candidatos. Sua abordagem é mais estratégica, pois visa desenvolver e alimentar um banco de talentos de médio e longo prazo, e esta busca poderá ser feita tanto dentro quanto fora empresa.

O que deve ficar claro é que a Talent Acquisition não serve para preencher uma vaga ou posição, mas sim, suprir as necessidades da empresa. Assim, ela exige um olhar mais profundo sobre a natureza do seu negócio e uma compreensão das futuras necessidades no local de trabalho, levando em consideração os mercados locais e globais. Em consequência disto, o processo envolve mais planejamento.

Tendências de RH e Talent Acquisition

A aquisição de talentos está rapidamente se tornando uma profissão única, talvez até distinta da prática de recrutamento geral. Os profissionais de aquisição de talentos geralmente são qualificados não apenas em táticas de fornecimento, avaliação de candidatos e padrões de conformidade e contratação, mas também em práticas de marca de emprego e iniciativas de contratação corporativa.

Como função, tornou-se estreitamente alinhada com marketing e relações públicas, bem como com recursos humanos. Hoje já se fala muito em Employer Branding e sua importância para a imagem da organização como empregadora.

Os profissionais de aquisição de talentos muitas vezes elaboram a mensagem exclusiva da empresa em torno da abordagem adotada pela empresa na contratação e no desenvolvimento contínuo dos funcionários. A marca de empregadora, portanto, abrange não apenas a aquisição de capital humano, mas também a abordagem para a atração e desenvolvimento de funcionários corporativos.

O Recrutamento e a Talent Acquisition como uma função e departamento únicos é um desenvolvimento relativamente novo. Em muitas empresas, a função de recrutamento é delegada a ser apenas um dos muitos deveres de um generalista de RH.

No entanto, em algumas delas o recrutamento como uma designação não incluía o suficiente dos deveres que cabiam ao recrutador corporativo. Foi necessário um cargo separado como o Talent Acquisition para atender à sua importância avançada e única para as empresas.

As necessidades únicas das grandes empresas de recrutar e contratar, bem como atrair os melhores talentos, levaram ao desenvolvimento de uma prática e carreira únicas de aquisição de talentos.

Qual sua relação com agências de recrutamento

Os profissionais de recrutamento geralmente se deslocam entre as posições de recrutamento de agências e recrutamento corporativo. Na maioria das organizações, as funções de recrutamento não são diferentes: a função de recrutamento é responsável por buscar talentos e trazer candidatos qualificados para a empresa.

No entanto, a aquisição de talentos modernos está se tornando um conjunto de habilidades único. Como os profissionais de aquisição de talentos muitas vezes também lidam com questões de talento pós-contratação, como retenção de funcionários e progressão na carreira, a função de aquisição de talentos está rapidamente se tornando uma profissão distinta.

Alguns consultores do setor de recrutamento até defendem um departamento de talentos exclusivo do departamento de RH, porque a aquisição e o desenvolvimento de talentos estão tão entrelaçados com o sucesso e a eficácia finais da empresa.

Como um ofício, a aquisição de talentos não é, obviamente, nova; é o processo simples de recrutar bons talentos para atender às necessidades da empresa. Como profissão, no entanto, a aquisição de talentos está evoluindo rapidamente para uma função de trabalho única e importante.

Talent Acquisition e jornada do candidato

Os profissionais de hoje passam por diferentes estágios de jornada dos candidatos, bem diferente do que costumavam há alguns anos atrás. Ao procurar emprego, eles agora têm muita informação disponível. Não basta apenas mostrar-lhes posições abertas e esperar que elas se apliquem.

Agora, os candidatos, depois de tomarem conhecimento da sua empresa e da vaga, precisam ser atraídos para escolher você como seu empregador preferido. A empresa precisa demonstrar na prática que tudo que ela diz ser é real, pois se o talento perceber que as coisas não são como o apresentado, ele vai embora.

Importância do Talent Acquisition
As pessoas são os fatores mais importantes do sucesso de todas as empresas. Isso faz do Talent Acquisition um dos departamentos mais importantes, se não o mais importante, de todas as empresas.

No entanto, o papel de todo especialista na área é complexo e possui muita responsabilidade. Hoje, muitos profissionais precisam saber não apenas como encontrar e contratar pessoas, mas também como usar estratégias de Marketing de Recrutamento.

Proporcionar uma experiência excepcional ao candidato, incentivar o envolvimento do candidato e desenvolver uma estratégia bem-sucedida de gerenciamento de relacionamento com candidatos, pode ser crucial para o desenvolvimento da organização.

O que um profissional de Talent Acquisition precisa saber

Quando se fala de aquisição de bons profissionais, não estamos limitando esta busca apenas aos millennials, que sim, dominam uma parte considerável do mercado e possuem perfis muito característicos. Mas estamos falando também, de outras gerações que, em sua maioria, compõem as vagas da empresa com perfil de média e alta liderança.

O Talent Acquisition têm que estar preparado também, para um movimento muito impactante que ocorre com muitos desses profissionais com cargos de liderança. Eles chegam a um nível em suas carreiras que já não se sentem tão desafiados, então passam a sentir um forte desejo de virarem empreendedores.

Então muitos deles acabam abrindo algum negócio ou prestando consultorias com base em suas vastas experiências adquiridas nas empresas em que trabalharam. Para a empresa, perder esses profissionais pode impactar diretamente nos resultados, por isso estruturar planos de ação baseado nas suas novas necessidades, é algo urgente e necessário.

Como as empresas podem atuar?

Entender a importância desses profissionais é o primeiro passo. As empresas precisam se reinventar com base nas mudanças do mercado de trabalho. Por isso, caminhar no mesmo ritmo e não correr o risco de ficar para trás na competição global pela atração e retenção de bons profissionais é o melhor a fazer.

É preciso ainda usar a tecnologia como aliada e romper o paradigma de que um bom funcionário tem que estar sentado em um escritório durante uma longa carga horária. A conectividade está aí para aproximar pessoas de qualquer lugar do mundo, permitindo conversas e reuniões em tempo real. Comece a usar isso a favor da sua empresa!

A flexibilidade nas regras e a confiança em seus colaboradores, é outro ponto que deve ser mais explorado. Isso possibilita a eles a sensação real de que fazem parte do negócio e que podem encontrar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Por fim, para a alta gestão, vale lembrar que elaborar programas internos que incentivam o engajamento, também serve para todos os públicos. Dar a possibilidade para que o colaborador seja um gerador de inovação é importantíssimo para a formação de um Talent Acquisition.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Processo de Talent Acquisition

Hoje em dia as pessoas querem trabalhar em uma empresa que tenha um propósito definido. O objetivo é fazerem parte de algo mais grandioso, que realmente faça a diferença no mundo e tenha impacto sobre a vida de outras pessoas. A felicidade no trabalho se tornou um importante pré-requisito, trabalhar somente por dinheiro virou coisa do passado.

A busca pelo equilíbrio também tornou-se algo imprescindível. O colaborador quer conciliar a vida pessoal com a profissional e continuar sendo um gerador de bons resultados. A possibilidade de estar com a família, realizar mais viagens e ampliar a bagagem cultural é prioridade para muitos.

Claro que salário e benefícios continuam relevantes e o modelo de contratação CLT ainda é o que mais passa confiança para as pessoas, que também querem estabilidade. Mas uma forte característica desse novo perfil é que sucesso pessoal, que para ele vai muito além disso. Vivenciar suas crenças, objetivos, valores e gerar novas experiências é o que os move.

Com podemos ver, o processo de aquisição de talentos e a maneira como recrutamos mudaram dramaticamente. A aquisição de talentos hoje parece muito diferente. Os profissionais de Talent Acquisition precisam ter muito mais habilidades, pois seu principal trabalho é atrair talentos.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?