Soft Skills: O que são e Como Desenvolvê-las em sua Empresa

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Você já ouviu falar de soft skills? São competências interpessoais que são fundamentais em uma empresa, pois por meio delas é possível otimizar a qualidade do trabalho e da relação entre os membros da equipe.

Isso ocorre pelo fato de as soft skills promoverem um controle emocional maior e melhor gestão das tarefas, ajudando o profissional a ter um desempenho melhor, o que é ótimo para seu negócio.

Por isso é importante buscar florescê-las em si mesmo e em seus funcionários. Neste artigo você vai entender o que são as soft skills, os benefícios pessoais e empresarias que elas proporcionam e também saber como desenvolvê-las em sua empresa.

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O que são soft skills?

São habilidades interpessoais que formam a inteligência emocional. Esse termo foi mencionado pela primeira vez por Daniel Goleman, psicólogo e jornalista estadunidense, em seu livro “Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária que Redefine o que é Ser Inteligente”.

Em seu livro Goleman vai contra ao que as pessoas pensavam até 1995, que a inteligência era definida apenas pelo QI (Quociente de Inteligência), pois o QE (Quociente Emocional) é essencial para que a pessoa possa viver melhor em sociedade.

Segundo ele as soft skills são competências baseadas na inteligência emocional e é o que destaca profissionais superiores à média.

Por isso que as competências técnicas obtidas por meio da formação, estudos e experiências não são suficientes para que o ser humano possa ser bem sucedido no mercado de trabalho, é preciso desenvolver habilidades que o ajude a lidar consigo mesmo e com outras pessoas.

Quais são as principais soft skills?

Existem várias habilidades interpessoais que você pode desenvolver, mas de acordo com Goleman algumas soft skills são mais exigidas no mercado de trabalho. Vamos conhecê-las.

Colaboração

O trabalho nas empresas depende do bom relacionamento interpessoal da equipe, por isso é importante desenvolver nos funcionários a habilidade de colaborar uns com os outros.

Pois quando várias pessoas se empenham em um projeto, ele pode se tornar ainda melhor do que se for feito de forma individual, uma vez que a combinação de habilidades é mais eficiente.

Além disso, o clima organizacional melhora e assim o ambiente de trabalho se torna mais saudável para os profissionais, ajudando a desenvolver boas relações de trabalho.

Flexibilidade

Ser flexível é se adaptar facilmente às situações que se apresentam, por isso o profissional que desenvolve essa soft skill é capaz de atender novas tarefas que surgem sem sobreaviso, tendo a capacidade de se reorganizar e apresentar um bom trabalho.

Profissionais flexíveis conseguem atender as demandas da empresa, sem
perder a qualidade nas tarefas, assim continuando a manter a produtividade.

Trabalhar sob pressão

Dificilmente vamos encontrar uma empresa que não apresente situações em que os funcionários precisem trabalhar sob pressão. Pois imprevistos podem ocorrer em qualquer lugar e para enfrentá-los é necessário que os profissionais tenham equilíbrio emocional e consigam alcançar bons resultados.

É importante que os colaboradores desenvolvam essa habilidade para lidar com suas emoções sem sair fora do objetivo principal de trabalho.

Comunicação eficaz

Essa soft skill é essencial em qualquer empresa, uma vez que saber se comunicar ajuda a desenvolver a relação entre funcionários, clientes e gestores.

É preciso saber se comunicar de diferentes formas, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail. Para isso o funcionário precisa trabalhar sua capacidade de expressão e também na de ouvinte, para poder não só falar, mas compreender os outros.

Orientação para resultados

Essa soft skill é importante, pois por meio dela os funcionários conseguem se focar no cumprimento de metas para assim alcançar os resultados conforme as expectativas.

Ela ajuda a melhorar a produtividade no trabalho e também a incentivar o desenvolvimento de sua equipe. É preciso que todos os profissionais tenham essa habilidade, para que dessa forma a empresa consiga cumprir suas demandas.

Liderança de equipe

Mesmo que nem todos os funcionários possam se tornar líderes, essa habilidade é muito valorizada no mundo empresarial, pois quem a possui se torna capaz de administrar situações e pessoas.

Dessa forma os colaboradores conseguem solucionar problemas e conflitos entre as pessoas e tomar decisões. Essa soft skill é muito benéfica, pois torna sua equipe apta a te ajudar a gerenciar a empresa, de acordo com sua função e setor, assim deixando o gestor livre para lidar com assuntos burocráticos e que se relacionem à administração da empresa.

Quais os benefícios que as soft skills proporcionam para a empresa?

Desenvolver habilidades interpessoais entre os funcionários de sua empresa pode trazer muitos benefícios. Vamos conhecê-los:

Melhor desempenho

Funcionários que possuem soft skills que estejam de acordo com as metas da empresa apresentam desempenho melhor em seu trabalho. Pois conseguem se relacionar com mais qualidade e se focar em suas atividades, assim aumentando sua produtividade.

Redução da rotatividade

Por meio das habilidades interpessoais a convivência entre colaboradores e gestores se torna mais saudável e com menos atritos, dessa forma eles se sentem bem trabalhando dentro da empresa e tem menos vontade de deixá-la, o que pode diminuir a taxa de turnover, assim evitando gastos com desligamentos e contratações repentinas.

Equipe preparada

As soft skills também permitem que sua equipe esteja mais preparada para lidar com a pressão no trabalho, saiba administrar melhor seu tempo e apresentem mais empatia, o que é muito útil em cargos de gestão e de atendimento ao público.

Profissionais engajados

Colaboradores que tenham habilidades interpessoais se tornam mais motivados para o trabalho, acreditando nos objetivos da organização e assim ajudando-a a se destacar no mercado.

Aumento da lucratividade

Com profissionais motivados, apresentando um melhor desempenho, relacionamento interpessoal e um bom gerenciamento de tempo e de tarefas a empresa começa a produzir mais, assim melhorando a qualidade dos produtos e serviços, o que ajuda a aumentar a receita da empresa.

Como desenvolver as soft skills na sua empresa?

Segundo Goleman as principais características emocionais podem ser divididas em quatro grupos: autoconhecimento, gerenciamento das emoções, empatia e sociabilidade.

Esses grupos estão conectados entre si, complementando um ao outro. Vamos conhecê-los melhor.

Autoconhecimento

O autoconhecimento permite que você conheça a si mesmo e suas emoções.

Gerenciamento das emoções

Entendendo suas emoções você conseguirá fazer uma gestão consciente delas, podendo controlá-las melhor e assim se recuperar mais facilmente de situações estressantes.

Empatia

Trabalhando melhor seus sentimentos você conseguirá ter mais empatia pelas pessoas que estão ao seu redor, evitando ser mal educado ou ter reações automáticas, que podem gerar arrependimentos depois.

Sociabilidade

Dessa forma você será capaz de se relacionar muito melhor com as pessoas, aumentando sua sociabilidade e se tornando uma pessoa mais aberta e confiável.

Para desenvolver isso em sua empresa é necessário tomar algumas atitudes, como:

  • Incentivar o feedback entre gestores e colaboradores: para que um ajude o outro a avaliar suas soft skills e ajudar a melhorar as que precisam ser mais desenvolvidas;
  • Realizar treinamentos empresariais: esses treinamentos geralmente são feitos por meio de jogos virtuais que tem o intuito de educar para que consigam treinar situações práticas e praticar as soft skills por meio do diálogo, trabalho em equipe, tomadas de decisões e administração do tempo;
  • Invista em coaching: por meio desta prática é possível desenvolver autoestima, autoconfiança e equilíbrio, ajudando os profissionais a evitar se distraírem com emoções negativas e se atentando à execução das tarefas;
  • Proponha desafios: é interessante também criar desafios para os funcionários melhorarem habilidades como: trabalho em equipe e tomadas de decisão, dessa forma poderão treinar e assim melhorar essas características.

 

É importante estimular os colaboradores a dedicarem-se a desenvolver essas habilidades e você mesmo como gestor pode encontrar referências em sua empresa, uma vez que existem pessoas que são capazes de evoluir soft skills melhor do que outras.

Pessoas assim são mais capacitadas para ocupar cargos de liderança, pois acabam incentivando sua equipe a agir igual. Além disso, as pessoas geralmente desenvolvem melhor uma habilidade interpessoal do que outra, o que ajuda a montar um time que se complementam entre si.

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Trabalhe suas habilidades!

Neste artigo falamos sobre as soft skills que são competências interpessoais que formam a inteligência emocional. Entre essas habilidades estão:

  • colaboração;
  • flexibilidade;
  • trabalhar sob pressão;
  • comunicação eficaz;
  • orientação para resultados;
  • liderança de equipe.

 

Por meio delas é possível melhorar o trabalho na sua empresa, aumentando o desempenho de sua equipe, obtendo funcionários mais preparados, motivados, assim aumentando a produtividade, além de reduzir a rotatividade de colabores, o que gera mais qualidade e lucros.

Mas para desenvolvê-las é necessário se atentar aos quatro grupos que as compõe:

  • autoconhecimento;
  • gerenciamento de emoções;
  • empatia;
  • sociabilidade.

 

Para trabalhar essas habilidades é indicado realizar algumas ações no seu negócio, como incentivar o feedback entre os funcionários, promover treinamentos empresariais, investir em coaching e propor desafios.

Isso vai estimular os colaboradores a desenvolver as soft skills e assim ter uma melhor relação no trabalho e até mesmo em sua vida pessoal. Ao mesmo tempo esses profissionais poderão crescer na sua carreira e assim proporcionarem bons frutos para empresa.

Enquanto isso você como gestor poderá confiar mais em seus funcionários e proporcionar a eles mais autonomia, podendo se preocupar com assuntos mais burocráticos e pertinentes ao desenvolvimento da empresa, podendo melhorar os resultados e assim obter mais lucros.

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