Roteiro de Entrevista: O que é e Como Montar o Seu

Você já parou para pensar que o roteiro de entrevista pode ser um diferencial competitivo para sua empresa? Reunir uma força de trabalho altamente qualificada e produtiva tornou-se essencial para uma empresa se manter no mercado.

Por conta disso, o processo de recrutamento e seleção vem se modernizando e ganhando cada vez mais importância entre as empresas.

Um processo estruturado de forma correta possibilita a seleção de candidatos qualificados.

E para que isso aconteça, é preciso investir em uma entrevista eficiente com os candidatos. Atrair e reter talentos em uma empresa é um grande desafio para a gestão de pessoas.

Essa dificuldade começa logo no processo seletivo, em que o recrutador precisa identificar a pessoa certa para o lugar certo no trabalho.

Portanto, a entrevista é um dos principais recursos de uma seleção. É por meio dela que o entrevistador verificará as qualificações, potencialidades e perfis de cada candidato.

Seguindo um roteiro de entrevista, será possível analisar todos os dados obtidos para encontrar o candidato mais apropriado à vaga.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é um roteiro de entrevista?

Um roteiro de entrevista é um guia que ajudará o recrutador a procurar informações sobre um candidato.

Para realizar uma boa entrevista, é necessário o uso de técnicas e práticas, tais como:

  • Faça perguntas gerais e concentre-se no passado do entrevistado
  • Encoraje-o a falar 70 a 80% do tempo
  • Mantenha contato visual, deixando o candidato à vontade
  • Não faça perguntas comprometedoras

 

Para uma boa contratação, o primeiro passo é a criação de um bom roteiro de entrevista, ou seja, planejar a entrevista.

Com um bom roteiro, o entrevistador nunca estará despreparado. Ele saberá exatamente o que precisa ser avaliado e não se esquecerá de nenhuma questão que precise ser levantada.

Portanto, uma entrevista bem-sucedida é essencial para o sucesso da contratação e, consequentemente, o bom desempenho dos negócios.

Os colaboradores são o ativo mais importante de qualquer organização. Então, um processo de recrutamento e seleção realizado de forma adequada em todas as suas etapas é a base para a contratação de talentos em potencial.

O roteiro de entrevista funciona como um passo a passo a ser seguido pelo entrevistador, tornando-o capaz de conduzir o diálogo de maneira mais eficiente.

Importância do roteiro de entrevista

A importância de um roteiro de entrevista pode ser comparado à de uma agenda para reuniões, onde há o planejamento prévio dos temas que serão abordados.

Dessa forma, pautas importantes não são esquecidas, assim como temas de pouca relevância não são abordados.

Na maioria das empresas, o Departamento de Recursos Humanos lida com as etapas iniciais do recrutamento.

As entrevistas fornecem uma oportunidade para que o empregador e o funcionário em potencial decidam se as habilidades e o caráter do indivíduo se alinham às necessidades e cultura da empresa.

Embora seja uma crença comum que os entrevistados devam se preparar exaustivamente para uma entrevista de trabalho, o RH também deve estar ciente da importância desses preparativos.

Afinal, o RH tem a responsabilidade de identificar talentos em potencial e nenhuma empresa quer perder possíveis colaboradores com altas habilidades.

O RH é provavelmente o primeiro ponto de contato do entrevistado e atua como representante da empresa.
Recrutar o candidato adequado e realizar o processo também de forma adequada é vital para o sucesso da empresa.

É importante desenvolver um plano considerando as necessidades do cargo que devem ser atendidas para criar um roteiro de entrevista mais eficiente e completo.

O que considerar para montar o roteiro de entrevista

O RH deve considerar algumas questões ao montar um bom roteiro de entrevista. Algumas perguntas são essenciais para que seja possível analisar posteriormente as informações de cada candidato.

Antes de elaborar o roteiro, é necessário:

  • Saber exatamente o que a empresa busca para criar objetivos claros
  • Criar uma descrição do cargo que será preenchido
  • Estruturar um cronograma para a realização da entrevista, estipulando a duração de cada assunto
  • Elaborar perguntas analíticas e descritivas sobre o cargo, para evitar que o candidato responda apenas com “sim” ou “não”

Como montar um roteiro de entrevista

Após considerar os pontos levantados acima, o RH deve estruturar o planejamento das entrevistas. Isso pode ser feito nas seguintes etapas:

Apresentação

A primeira fase é quando o recrutador apresenta a organização, fala sobre seus benefícios, história, objetivos e missão.

Além disso, é necessário explicar o que a empresa espera do candidato à vaga.

Nesse momento, o entrevistador deve se apresentar e deixar o candidato o mais confortável possível, pois só então ele se sentirá à vontade para falar.

Perguntas certas

O recrutador só obterá as respostas certas se fizer as perguntas certas. Portanto, é imprescindível o preparo antecipado das questões do roteiro de entrevista.

É necessário partir das especificações de perfil desejadas pela empresa, para ter certeza de que o candidato realmente se enquadra nos requisitos do cargo e da equipe.

Também é importante escolher questões que possam extrair detalhes sobre o profissional, pois nem sempre estará explícito em seu currículo.

Perguntas que esclareçam sobre atividades já exercidas anteriormente, participação em projetos ou desenvolvimento pessoal também são importantes.

Também é importante incluir questões como o tempo que o candidato permaneceu em outros empregos e os motivos da saída.

Dê espaço ao candidato

O recrutador deve deixar o candidato à vontade, incentivando-o a se manifestar.

É importante também saber responder questões levantadas pelos avaliados, além de poder questionar as respostas dadas.

Por exemplo, se o profissional diz que é muito dinâmico, o recrutador deve buscar mais explicações, perguntando o que isso significa exatamente.

Solicite uma autoavaliação

Para abordar o avaliado sobre seus principais pontos positivos e negativos, o recrutador já possui no roteiro de entrevista quais são os valores buscados pela organização.

Dessa forma, o profissional de RH terá condições de comparar as respostas fornecidas com as expectativas da empresa, analisando de maneira mais assertiva o perfil do candidato.

Informações sobre o cargo

Os candidatos terão várias perguntas específicas sobre o cargo. Portanto, o roteiro da entrevista deve conter a descrição do cargo.

Itens como funções do cargo, salário, benefícios, jornada de trabalho, se há plano de carreira, entre outros, devem constar no roteiro de entrevista.

O recrutador deve ser honesto sobre todas as informações para que o contratado não tenha surpresas posteriormente e desista da vaga.

Exemplos de perguntas para roteiro de entrevista

Ao entrevistar funcionários em potencial, você pode ficar tentado a seguir o velho caminho de fazer perguntas como: “Quais são seus pontos fortes e fracos profissionais?” “Onde você se vê daqui a cinco anos?” “Por que você quer este trabalho?” “Porque devemos contratá-lo?”

A maioria dos candidatos já está muito bem preparada para perguntas clichês de entrevistas.

Especialistas sugerem que você retire as perguntas típicas de uma entrevista e substitua-as por outras que permitam que você se aprofunde na ética de trabalho, no comprometimento profissional e na filosofia cooperativa de um candidato.

Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você pode usar em seu próximo roteiro de entrevista de emprego.

Buscando um solucionador de problemas

Pergunta: Qual objetivo você teve dificuldade em cumprir no passado? Conte-me sobre um projeto que não saiu como planejado.

Ao fazer as pessoas falarem sobre um momento em que as coisas não correram bem, você aprenderá sobre quanto conhecimento elas têm em relação ao motivo pelo qual alguns projetos não são bem-sucedidos.

Além disso, é possível perceber quanta responsabilidade assumem quando algo dá errado e se aprendem com o fracasso.

Pergunta: Você já assumiu um projeto que parecia fadado ao fracasso?

Os candidatos com coragem e resiliência estão menos focados no caminho de ascensão estabelecido em suas carreiras e mais na solução de problemas grandes e complicados.

Você busca profissionais focados em alcançar resultados, mesmo que exista um certo nível de risco.

Buscando um parceiro de equipe

Pergunta: O que seu melhor amigo faz para viver?

Isso mostra o quão curiosos eles são e o quão engajados estão em seus relacionamentos. Se alguém não se importa o suficiente para entender o que seu melhor amigo faz, por que se importaria o suficiente para aprender sobre o que seus clientes fazem?

Pergunta: Qual amigo você menos gosta e por quê?

Ao saber quais características incomodam o candidato, você obtém um melhor entendimento de quem ele é.

Prevendo o futuro explorando o passado

Pergunta: Analise seu currículo para mim. Quais foram os melhores e piores aspectos de cada trabalho?

Esta questão não está em busca de respostas específicas, mas de padrões que surgem ao falar sobre as circunstâncias de cada trabalho.

Você deve observar qual é o controle deles sobre a narrativa. O candidato é o herói de sua história ou uma vítima de forças externas?

Pergunta: Quais resultados você produziu de que mais se orgulha?

Com essa pergunta você pode identificar alguém que possui um histórico de construir algo, fazer as coisas acontecerem ou levar um projeto com sucesso de A para B, onde B é maior e melhor do que A.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Lidando com imprevistos

Peça a alguém que interrompa a entrevista e veja como o candidato reage. Ele se levanta e se apresenta?

Ou ele fica frustrado ou confuso?

Situações inesperadas acontecem no trabalho o tempo todo. Se alguém não responde bem na entrevista, é provável que também não responda com um cliente, por exemplo.

Embora o candidato a emprego esteja na posição mais estressante, as entrevistas de emprego também são suficientes para inspirar alguma ansiedade em qualquer entrevistador.

Você quer ter certeza de fazer as perguntas certas para realmente localizar o melhor candidato para o cargo em aberto.

Elaborando um roteiro de entrevista, suas chances de recrutar o candidato mais adequado serão muito maiores.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.