Responsabilidade no Trabalho: Veja Como Desenvolver!

Você leva seu trabalho a sério? Realiza suas funções com afinco ou faz apenas o básico? Essas questões são importantes e indicam se você tem responsabilidade no trabalho ou não.

O senso de responsabilidade é a obrigação de um profissional de prestar contas das tarefas, aceitar responsabilidade por elas e mostrar seus resultados de maneira honesta.

Isso é essencial em todo profissional, pois é o que deixa os colaboradores mais conscientes sobre sua função e obrigações para que possam se sentir engajados e comprometidos a apresentar melhores resultados.

Continue lendo e você vai entender melhor o que é responsabilidade no trabalho, sua importância e como desenvolvê-la em si mesmo e em sua equipe.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é responsabilidade no trabalho?

É o ato de o profissional reconhecer sua importância dentro da organização. Dessa forma o profissional se torna capaz de se dedicar mais e tornar seu trabalho mais eficiente.

Por meio da responsabilidade no trabalho o colaborador se torna mais proativo, acompanha o andamento dos processos e se preocupa em apresentar uma performance cada vez melhor para contribuir com o desenvolvimento da organização e de sua equipe.

Por que a responsabilidade no trabalho é importante?

Porque assim você e seus colaboradores passam a reconhecer que são parte da empresa, o que faz com que fiquem mais motivados e comprometidos a se esforçar para alcançar os objetivos da organização.

Se você não apresenta senso de responsabilidade não se compromete no trabalho, cumpre apenas as funções básicas e vai embora no final do expediente.

Além disso, se torna dependente de gestores e líderes, sendo conhecido como funcionário limitado e que não contribui para o desenvolvimento de sua carreira.

Mas se é comprometido entende que é importante para a empresa e se empenha para que ela cresça.

Dessa forma os resultados melhoram, a organização se torna mais competitiva e o colaborador é capaz de se desenvolver profissionalmente.

Como desenvolver a responsabilidade no trabalho?

O senso de responsabilidade muitas vezes é uma característica que nasce com a pessoa, mas também pode ser desenvolvido por você que acredita que falte essa aptidão.

Vamos mostrar maneiras de você alcançar esse objetivo e melhorar seus resultados profissionais.

Dê o seu melhor

Não importa a função que você exerça é importante que sempre dê o seu melhor.

Existem pessoas que não se esforçam no trabalho, pois pensam que não terão qualquer benefício para sua vida profissional.

Mas isso é um tremendo engano, pois agir com responsabilidade e comprometimento ajuda você a se tornar um profissional e pessoa melhor, proporcionando o reconhecimento dos seus gestores.

Você deve se esforçar não para receber elogios, mas para saber que está fazendo o melhor possível, isso fará com que sinta uma grande satisfação pessoal.

Seja proativo

Você também deve ser um profissional proativo e realizar suas tarefas com dedicação, compartilhar suas ideias e reconhecer que suas habilidades precisam ser aprimoradas para que possa se tornar um profissional melhor.

Por isso nunca pare de buscar conhecimento e tenha ciência de que as coisas não giram ao seu redor, que todos têm problemas e responsabilidades.

Você também deve ser proativo e realizar as tarefas sem ninguém pedir, isso demonstrará responsabilidade no trabalho e competência.

Desenvolva uma visão sistêmica

Desenvolver uma visão sistêmica nos ajuda a ampliar nossa perspectiva no trabalho e passar a ver como a função que exercemos é importante na empresa.

Além disso, passamos a valorizar nossa participação nos resultados e reconhecemos que fazemos parte da equipe.

Por isso precisamos cuidar dela para que possa se desenvolver junto conosco, pois quando a organização vai mal também acabamos perdendo.

Assim é importante valorizar nosso trabalho e o dos outros também, enxergar que toda a equipe está conectada e que um depende do outro para alcançar o sucesso.

Reconheça sua importância dentro da empresa

Como mencionamos no tópico anterior é essencial que reconheçamos nossa importância dentro da organização que trabalhamos, pois assim passamos a ter mais responsabilidade por nossas ações e nos esforçamos para que os processos funcionem.

Pessoas que não entendem isso realizam as tarefas de qualquer maneira sem comprometimento, assim não apresentando um bom desempenho.

Por isso você deve reconhecer que seu papel é importante e assumir sua missão no trabalho, dessa forma não só a empresa é beneficiada como sua própria carreira.

Assuma seu papel

Como você entendeu sua importância dentro da empresa deve assumir seu papel e pensar de que maneira pode ajudar mais sua empresa de acordo com suas funções, mostrando que pode executá-las bem e fazer mais.

Algo que você pode fazer é criar estratégias para que a empresa possa vender e economizar mais. Sua vivência profissional dentro da mesma pode te ajudar a ter uma visão estratégica.

Seja comprometido

Você também deve ser comprometido em tudo o que você faz, dessa forma você não só será um profissional melhor como uma pessoa melhor.
Isso fará com que você tenha uma vida mais equilibrada e ainda obtenha o reconhecimento das pessoas ao seu redor.

Pense como uma equipe

No trabalho você não deve pensar apenas em si mesmo como indivíduo, mas fazendo parte da equipe, como uma grande família profissional.

Isso aumentará seu sentimento de pertencimento e o desejo de ter mais responsabilidade no trabalho, não só pelo próprio sucesso profissional, mas de toda a empresa.

Como desenvolver a responsabilidade no trabalho em sua equipe?

Agora que você aprendeu a como desenvolver a responsabilidade no trabalho em si mesmo chegou o momento de conferir dicas de como ajudar sua equipe a fazer o mesmo.

Pois em uma empresa é importante que todos trabalhem juntos com dedicação e comprometimento, rumo a um mesmo objetivo. Vamos conferir as dicas.

Motive os colaboradores

Primeiramente você deve motivar os colaboradores a se comprometerem com as atividades da empresa, fazendo-os ter o mesmo pensamento do dono, o do crescimento do empreendimento.

Também é importante verificar que as atribuições e valores pessoais de cada colaborador concorde com os da empresa, isso faz com que haja mais motivação e comprometimento.

Inclua os colaboradores na tomada de decisão

Você como gestor deve saber não só delegar as tarefas, mas também incluir os colaboradores na tomada de decisão. Dessa forma eles apresentarão mais responsabilidade no trabalho.

Por isso, independente das funções você deve dar aos funcionários o poder de responder em nome da empresa.

Para isso é preciso que os objetivos da organização estejam bem estabelecidos e que sejam comunicados a todos com clareza para que gere um sentimento de pertencimento e trabalho em equipe.

Envolva os colaboradores na busca por soluções

Outra dica legal para desenvolver a responsabilidade no trabalho de seus funcionários é envolvendo-os na busca por soluções. Pois assim eles vão dar seu melhor, ter uma visão sistêmica e ampliar suas perspectivas e reconhecer sua importância dentro da empresa.

Para conseguir isso é preciso que você como gestor estabeleça algumas normas que ajudará sua equipe a iniciar a busca, assim como dar liberdade para que eles possam encontrar as melhores alternativas para solucionar a questão.

Assim quando alguma coisa der errado, seus colaboradores serão capazes de se empenhar para buscar a solução do problema. Isso ajudará na identificação mais rápida dos problemas e contribuirá para o trabalho em equipe e confiança.

Exemplos de ações responsáveis

Se você quer desenvolver sua responsabilidade no trabalho é importante que comece realizando algumas ações. Elas parecem simples, mas fazem toda a diferença. Vamos conhecê-las:

Cumpra suas obrigações

A primeira coisa que você deve fazer é cumprir seus deveres, desde organizar sua mesa a realizar uma parte importante em um projeto.
Se você não demonstra preocupação com isso, falta comprometimento em você. Por isso, para ser mais responsável é importante realizar suas tarefas e se empenhar para que sejam feitas com qualidade.

Reconheça seus erros

Ter responsabilidade no trabalho também inclui seus erros, por isso se você falha em algo é preciso que assuma a culpa por isso. Assim você demonstra que é uma pessoa responsável e confiável.

Resolva problemas sem colocar a culpa em alguém

Em muitas empresas é comum ver membros de uma mesma equipe culpando uns aos outros devido a algum problema.

No entanto, essa atitude não é nada louvável, pois ao invés de perder tempo com isso você ganha muito mais usando sua energia para encontrar soluções.

Dessa forma não fica um clima ruim na equipe e você será capaz de contribuir para um melhor resultado.

Controle suas emoções

Muitas vezes é difícil controlar as emoções, no entanto é preciso se empenhar para desenvolver inteligência emocional.

Dessa forma você saberá agir com equilíbrio mesmo nas situações mais difíceis.

Gerencie seu tempo

Uma dica muito importante é saber gerenciar seu tempo, afinal no trabalho sempre surgem novas tarefas. Por isso é importante saber cumprir prazos e se comprometer na execução das atividades.

Dessa forma você terá mais tempo para se organizar e ser capaz de atender as demandas com qualidade.

 

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é com você!

Como você viu a responsabilidade no trabalho é importante, pois por meio dela os funcionários entendem que fazem parte da empresa e se sentem mais engajados e comprometidos com o trabalho, o que melhora não apenas os resultados da organização como sua própria carreira.

Por isso é necessário desenvolver a responsabilidade no trabalho, para isso você pode realizar algumas ações como:

  • dar o seu melhor;
  • ser proativo;
  • desenvolver uma visão sistêmica;
  • reconhecer sua importância dentro da empresa;
  • assumir seu papel;
  • ser comprometido;
  • pensar como uma equipe.

 

Dessa forma você estará ciente sobre suas obrigações e seu papel dentro da empresa, atuando de forma melhor, o que gerará mais resultados e reconhecimento.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.