Como Fazer um Relatório de Gestão? Qual sua Importância?

O relatório de gestão é um documento muito importante em uma empresa, pois apresenta o desempenho de todas as atividades realizadas.

Assim é possível saber em que situação se encontra a companhia e elaborar estratégias para alavancar o negócio.

Por isso, fazer um relatório de gestão pode ser decisivo para sua empresa.

Para que você entenda melhor como fazer esse documento, vamos mostrar o que é, sua importância, tipos de relatório de gestão e quais os passos para elaborar um.

 

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O que é um relatório de gestão?

É um documento onde se encontram reunidas informações sobre a execução de determinada atividade dentro da empresa.

Ele deve conter dados relevantes para que seja possível realizar uma análise sobre o negócio.

Assim permitindo que você saiba como se encontra a situação de certa área da companhia.

Por exemplo, ao fazer um relatório de gestão financeira você estará apresentando a situação da área de finanças da empresa, quais foram seus gastos e lucros.

Isso possibilita que você tenha uma visão geral da área financeira e assim possa tomar medidas para diminuir os gastos e melhorar seus ganhos.

Qual a importância do relatório de gestão?

Fazer um relatório de gestão é extremamente importante para a empresa, pois assim você pode organizar informações relevantes, analisá-las e resumir suas conclusões.

Além disso, você pode compartilhá-lo com sua equipe e colocá-la a par da situação da companhia.

Assim todos poderão trabalhar juntos em prol de melhorias e maneiras de solucionar os problemas apontados no relatório.

Quais as vantagens de fazer um relatório de gestão?

Como você viu esse documento é essencial em uma empresa, pois traz várias vantagens e que podem ajudar no crescimento da mesma.

Vamos conhecer as vantagens que o relatório de gestão proporciona.

Permite a determinação e acompanhamento de métricas

Por meio do relatório de gestão você pode definir os indicadores-chave de desempenho essenciais para controlar a performance da empresa em relação à concorrência e problemas internos.

Assim é possível saber em que a companhia está acertando e onde necessita de melhorias.

Ajuda a entender a posição da empresa no mercado

Você também pode entender como a companhia se encontra em meio aos concorrentes.

Dessa forma é capaz de elaborar estratégias para melhorar seu posicionamento no mercado.

Identifica práticas que estão dando certo ou errado

Outra vantagem é que se torna mais fácil identificar as estratégias e práticas que a empresa está obtendo êxito ou não.

Assim você pode revisá-las e realizar as melhorias necessárias.

Melhora a comunicação entre as equipes

Por meio do relatório se torna mais fácil compreender a situação da empresa e assim todos podem ficar a par do que está acontecendo.

Assim a comunicação entre as equipes e funcionários melhora e todos podem trabalhar juntos para elaborar as estratégias necessárias para engajar o negócio.

Promove decisões mais rápidas

Como o relatório de gestão facilita o acompanhamento dos dados e melhora a comunicação entre equipes e funcionários, isso permite tomar decisões com mais rapidez.

Dessa forma a empresa pode aproveitar oportunidades que surgirem no mercado e se destacar entre a concorrência.

Quais os tipos de relatórios de gestão?

Existem vários tipos de relatórios de gestão. Cada um deles envolve determinada área da empresa.

É importante classificá-los, pois torna os relatórios mais objetivos, uma vez que se focam em um setor por vez.

Dessa forma é possível realizar uma análise mais detalhada e que vai permitir elaborar estratégias eficazes.

Vamos conhecer os principais relatórios de gestão.

Relatório de vendas

Esse tipo de relatório de gestão descreve atividades e dados referentes ao setor de vendas da empresa, como: a quantidade de vendas, o tempo médio de contato do cliente com a empresa desde o primeiro momento até o fechamento da venda, a quantidade de conversões em leads de vendas, a quantidade de vendas perdidas e as razões, entre outros.

Por meio desse relatório é possível melhorar os processos de vendas e solucionar problemas e falhas.

Relatório financeiro

Esse documento envolve dados como investimentos, contas a pagar e receber, orçamentos e fluxo de caixa.

É importante que nesse caso sejam feitos relatórios menores sobre cada item, para que o relatório financeiro abranja todas as informações de forma clara e objetiva.

Relatório de marketing digital

Atualmente praticamente todas as empresas realizam vendas online, por isso é necessário dar atenção ao marketing digital que é a chave para que seus serviços e produtos sejam encontrados na web.

Assim o relatório de marketing digital deve conter dados que ajudem a diagnosticar situações e problemas nos procedimentos relacionados às ações de marketing digital como tráfego do canal de aquisição, número de pedidos, ticket médio, taxa de conversão, receita por anúncios, ROI, CAC (Custo por Aquisição de Cliente), entre outros.

Relatório de satisfação

Esse tipo de relatório tem como objetivo descrever o nível de satisfação de clientes e funcionários.

Esses dados são obtidos por meio de uma avaliação de satisfação que ajuda a medir o quanto as pessoas envolvidas no negócio estão satisfeitas com ele.

O relatório de satisfação ajuda a compreender a situação do clima e cultura organizacional da empresa.

Assim é possível elaborar meios de melhorar a relação da companhia com seus colaboradores e clientes.

Relatório de produtividade

O relatório de produtividade visa descrever o desempenho da empresa.

Trata-se de um dos relatórios mais importantes, pois ajuda a realizar ações que solucionem os problemas que podem estar atrapalhando a produção.

Além disso, você pode identificar funcionários que se destacam em seus trabalhos e verificar a possibilidade de desenvolver esses talentos.

Para fazer esse relatório é preciso levar em consideração vários fatores como vendas, conversões, cadastro de clientes, quantidade de tarefas realizadas no dia a dia, entre outros.

Relatório de estratégia e crescimento

Esse relatório tem como objetivo planejar e monitorar o crescimento da empresa.

Dessa forma é possível verificar se o negócio está se desenvolvendo bem ou é necessário rever algumas estratégias para corrigir falhas que estejam atrapalhando.

Como fazer um relatório de gestão?

Agora que você entendeu a importância do relatório de gestão e conferiu seus principais tipos chegou o momento de conhecer os passos para fazê-lo.

Faça um bom planejamento

O primeiro passo que você deve tomar é fazer o planejamento do relatório.

Assim é necessário que você faça uma boa análise sobre o assunto que deseja tratar e coletar todos os dados necessários.

Pense em como as informações que você vai colocar no relatório vão ajudar quem está lendo.

Pergunte a si mesmo se será efetivo para uma tomada de decisão ou elaboração de uma estratégia.

Seja objetivo

O segundo passo é ser objetivo no relatório, não fique descrevendo os mínimos detalhes, pois acaba confundindo a pessoa que vai ler o texto.

Por isso, resuma o conteúdo e escreva frases curtas e objetivas.

Uma boa dica é criar títulos e subtítulos para facilitar a compreensão.

Dessa forma o leitor irá direto para a informação que deseja saber.

Conte uma história

É importante que o relatório tenha uma narrativa que ajude a esclarecer o assunto abordado.

Por isso você deve colocar dados concretos e explicar a situação, dessa forma será mais fácil para o leitor contextualizar o que está sendo mostrado.

Faça uma conclusão

Ao final do relatório é importante fazer uma conclusão, ou seja, dar sua opinião sobre os dados analisados.

Assim você será capaz de passar de forma mais clara o objetivo do relatório para o leitor.

O ideal é que a conclusão seja colocada nos últimos parágrafos do documento.

Realize a revisão

Também é importante revisar o texto para saber se as informações, gramática e ortografia estão corretas.

Pois um relatório com erros graves de ortografia e digitação pode gerar uma má impressão em quem for ler.

Por isso você deve dar toda a atenção para esse passo, assim poderá corrigir erros e apresentar um relatório impecável.

Escolha um software de criação

O relatório de gestão deve ser bem organizado e bonito. Por isso é preciso escolher um software para criá-lo.

Existem várias ferramentas que podem ser usadas como Excel, Power Point, entre outros.

É essencial que todos os relatórios de gestão sejam feitos no mesmo software, dessa forma terá uma padronização e será mais fácil assimilar as informações.

Anote tudo o que puder

Depois que o relatório estiver pronto você deve se empenhar para acompanhar tudo o que estiver acontecendo na empresa.

Por isso é bom andar com um caderno de anotações ao participar de reuniões e anotar todos os detalhes sobre metas e projetos.

Dessa forma você terá uma boa base para o próximo relatório e poderá monitorar os resultados das estratégias estabelecidas.

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Agora é com você!

Como você viu, o relatório de gestão é um documento importantíssimo para a empresa.

Pois por meio dele é possível descrever a situação sobre determinada área ou setor e assim tomar decisões e criar estratégias de ação para solucionar problemas e falhas.

Existem vários relatórios de gestão, entre os principais temos: de vendas, financeiro, de marketing digital, de satisfação, de produtividade e de estratégia e crescimento.

Para fazê-los é preciso seguir alguns passos como:

  • fazer um bom planejamento;
  • ser objetivo;
  • contar uma história;
  • fazer uma conclusão;
  • realizar a revisão;
  • escolher um software de criação;
  • anotar tudo o que puder.

 

Dessa forma é possível determinar e acompanhar as métricas da empresa, identificar o que está dando errado e tomar decisões rápidas e necessárias para seu negócio.

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