Recrutamento Preditivo: Encontre e Selecione os Melhores Profissionais!

Recrutamento preditivo nada mais é do que a análise preditiva de dados voltada para a otimização de processos seletivos.

Sabemos que contratar e reter os melhores talentos está cada vez mais difícil, portanto esse tipo de recrutamento pode ser um divisor de águas na forma como as empresas escolhem suas pessoas.

As contratações ruins, no entanto, são fáceis de fazer e impactam os negócios em vários níveis, desde a diminuição da produtividade até danos à reputação e altas taxas de rotatividade.

As empresas têm muito mais a perder além de dinheiro.

Quando se trata de colocar o talento certo nas funções certas, os métodos tradicionais de contratação não são mais suficientes.

Os gerentes de contratação e recrutadores precisam ir mais longe, e o uso de uma estratégia de contratação baseada em dados pode definitivamente melhorar as tomadas de decisões e ajudar a recrutar os melhores talentos de maneira mais rápida e eficiente.

Como trazer uma nova contratação é sempre um risco, qualquer ferramenta que ajude a identificar uma melhor decisão é essencial, e a tecnologia de recrutamento preditivo oferece a melhor abordagem, impulsionando a aquisição de talentos.

Inteligência artificial em recrutamento

A Inteligência Artificial – IA é uma tecnologia que ajuda os computadores a pensar mais como humanos e, com o tempo, se infiltrou em praticamente todos os setores e foi bem recebida.

As empresas podem economizar tempo e dinheiro simplificando tarefas arcaicas e manualmente intensivas, incluindo a procura de candidatos, e os consumidores podem acessar o suporte automatizado ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Mas onde a IA realmente se destaca é no processo de contratação. Como humanos, fazemos julgamentos precipitados sobre os outros, o que, ao recrutar, pode significar que você perde candidatos de alta qualidade devido ao seu próprio preconceito.

Os computadores podem analisar os dados do candidato de maneira objetiva, destacando as habilidades que a equipe está perdendo quando um membro sai da empresa por exemplo, e que tipo de candidato se encaixaria perfeitamente na função.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo é uma ferramenta tecnológica que usa dados e análises para melhorar os resultados, recomendando os candidatos mais adequados aos recrutadores e gerentes de contratação.

Embora as práticas tradicionais de contratação sejam frequentemente baseadas em triagens de currículos, testes e entrevistas, o recrutamento preditivo utiliza dados históricos, instruções estatísticas e inteligência artificial, identificando probabilidades e futuros resultados.

A finalidade é não apenas saber o que ocorreu no passado, mas também “prever” o futuro.

Ou seja, permitindo fazer projeções sobre os candidatos e melhorar o processo de aquisição de talentos por meio da tomada de decisão baseada em dados.

Por que o recrutamento preditivo é o futuro do recrutamento?

Os recrutadores geralmente gerenciam mais de uma vaga de cada vez e as estatísticas de candidatura indicam que cerca de 250 candidatos se inscrevem quando uma vaga é aberta em uma empresa.

Infelizmente, a maioria dos candidatos não atende aos requisitos básicos de trabalho, o que mostra a quantidade impressionante de tempo que os recrutadores perdem vasculhando currículos inadequados.

Este é precisamente um dos aspectos que o recrutamento preditivo pode melhorar, tornando o processo de contratação mais eficiente.

No entanto, existem outros benefícios importantes de usar este sistema na aquisição de talentos:

  • Previsão de desempenho no trabalho;
  • Melhora a qualidade da locação;
  • Reduz a rotatividade de pessoal;
  • Tomada de decisões de contratação consistentes;
  • Acelera o processo de recrutamento;
  • Proporciona uma excelente experiência ao candidato e impulsiona sua marca de empregador.

 

Desafios de negócios que o recrutamento preditivo pode amenizar

A aquisição de talentos é extremamente importante para qualquer organização, pois encontrar e contratar as pessoas certas é essencial para o sucesso do negócio.

Sem funcionários qualificados, experientes e motivados, qualquer empresa provavelmente terá dificuldades e perderá sua vantagem competitiva.

Incorporar o recrutamento preditivo em sua estratégia de aquisição de talentos é a chave para ajudá-lo a construir equipes de alta qualidade que impulsionam sua empresa.

Aqui estão alguns desafios de recrutamento em que o método preditivo pode ajudá-lo:

  • Agilizar o processo;
  • Evitar o custo de contratações ruins;
  • Escassez de talentos;
  • Remover o preconceito do processo;
  • Aumentar a diversidade e inclusão.

 

Como a tecnologia preditiva ajuda a contratar os melhores talentos?

Um processo de recrutamento preditivo incorpora os fatores que são mais indicativos dos resultados do trabalho.

Podemos dizer que é um processo baseado em evidências, uma vez que usa as tendências compiladas de extensas pesquisas em psicologia organizacional.

Estas informações são a base para determinar cientificamente quais fatores têm maior probabilidade de predizer o desempenho no trabalho do que outros.

Ao utilizar um processo de contratação que incorpore fatores mais preditivos, as organizações podem melhorar seus resultados no processo de recrutamento e seleção.

Com o tempo, isso gera um impacto positivo em toda a empresa. Por esse motivo, a contratação baseada em evidências se solidificou como a melhor prática da categoria.

Ainda assim, quando se trata de recrutamento, a experiência profissional anterior continua sendo o critério mais utilizado para avaliar se um candidato é adequado ou não para uma posição.

Os recrutadores geralmente procuram candidatos com algum grau de experiência em relação ao número de anos no local de trabalho, a antiguidade da função, o tipo de empresas para as quais trabalharam e a sua formação.

No entanto, a experiência de trabalho tem sido considerada um indicador ruim de desempenho futuro.

De acordo com pesquisas, anos de experiência podem prever apenas 3% das diferenças de desempenho entre as melhores e piores contratações.

Avaliações preditivas

Um estudo que explora implicações práticas e teóricas de 100 anos de resultados de pesquisas sobre métodos de seleção em psicologia de pessoal, descobriu que a experiência de trabalho por si só permite prever o desempenho no trabalho com apenas 16% de precisão.

Enquanto isso, a combinação de habilidade com personalidade permite precisão de 78% na previsão de desempenho futuro.

Ou seja, existem outros critérios que podem determinar melhor a capacidade de um candidato de desempenhar com sucesso uma função.

O que esta pesquisa mostra claramente é que a experiência por si só não é um forte preditor de desempenho.

Mas, se combinada com a capacidade cognitiva e avaliações de traços de personalidade, pode retratar o conhecimento de trabalho de um candidato e ajudar a prever o sucesso futuro com mais precisão.

Portanto, existem preditores de desempenho mais fortes nos quais os recrutadores devem se concentrar:

Capacidade de raciocínio

O fator de inteligência geral é a variável que melhor explica e ilustra o desempenho de um colaborador no trabalho, especialmente em funções com tarefas altamente complexas, permitindo que os recrutadores aprendam como os candidatos pensam e tomam decisões.

Personalidade

Questionários de personalidade baseados no modelo teórico Big Five cientificamente comprovados, por exemplo, fornecem informações perspicazes sobre a personalidade dos candidatos e sobre como isso afetará seu comportamento no local de trabalho.

Isso permite que os recrutadores entendam como os candidatos se relacionam com os outros, como resolvem problemas e como eles gerenciam suas emoções.

Motivação

Uma avaliação de motivação ajuda os recrutadores a identificar as coisas que motivam os candidatos diariamente, avaliando a adequação dos candidatos às atividades, estilos de liderança e cultura do local de trabalho.

Ele permite que os recrutadores entendam os tipos de atividades e contextos que fazem os candidatos quererem se engajar em seu trabalho.

Primeiros passos para a utilização do recrutamento preditivo

Um sistema Predictive Analytics tem tudo a ver com o uso de dados históricos para prever resultados futuros. Veja como fazer isso para uma vaga de emprego específica.

Categorizar seus dados

É muito importante categorizar e estruturar seus dados para possibilitar a comparação de diferentes conjuntos de informações. Por exemplo:

Candidato

  • Educação: nível e área de estudo;
  • Experiência de trabalho: tempo de experiência e campo de especialização;
  • Habilidades e realizações: habilidades profissionais, certificados e habilidades de linguagem;
  • Potencial: personalidade, cognição e inteligência.

 

Para criar um algoritmo de recrutamento, após definir as categorias, elas devem ser mantidas, o que significa que todos os dados precisavam ser categorizados.

Se algo não pertencer às categorias, deve ficar fora daquele modelo.

Determine a importância por categoria e crie uma lista de requisitos

Agora pegue uma de suas vagas de emprego, por exemplo, uma posição de Desenvolvedor, determine seus requisitos por categoria e a importância das diferentes categorias.

Para contratar um Engenheiro de Software, talvez você não dê muito valor à sua formação, valorizando mais o potencial, as habilidades e a experiência, nessa ordem.

A próxima etapa é determinar o que é desejado por categoria.

Experiência de trabalho

  • Já ter atuado na área de Engenharia de Software

 

Habilidades e realizações

Conhecimento nas seguintes linguagens de programação:

  • Python
  • Java
  • JavaScript
  • C++
  • Go

Potencial

  • Personalidade/Cognição: trabalho ágil, um alto nível de adaptabilidade e um alto nível de autonomia;
  • Inteligência: alto nível de pensamento criativo, pensamento analítico e precisão.

 

Colete esses dados

Uma vez que você determinou os critérios, agora você irá coletar esses dados por candidato e avaliar o quão próximos eles se encontram dos requisitos desejados.

Lembre-se que anteriormente você também determinou a importância das três categorias diferentes e isso deve ser levado em consideração ao avaliar seus candidatos.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Apresente um ciclo de feedback

A última etapa é a mais importante ao implementar o recrutamento preditivo: coletar feedback.

Para poder melhorar continuamente suas previsões de sucesso, é necessário avaliar o quão bem-sucedidas suas previsões foram no passado.

Em outras palavras, o candidato com a “pontuação” mais alta, com base nos critérios definidos, é tão bem-sucedido quanto previsto agora que está trabalhando em sua empresa?

Se a resposta for não, em qual das três categorias o resultado não foi o esperado? Depois de responder a essas duas perguntas, você saberá como melhorar sua relação de critérios desejados.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.