Entenda os Detalhes de um Recrutamento Inteligente

A salvação de qualquer organização bem-sucedida é sua força de trabalho e seu talento para manter um grupo de talentos atualizado. À medida que os dados não estruturados aumentam, cresce também a dinâmica do processo de recrutamento e contratação.

Priorizar a velocidade no processo de contratação é a chave para atender à demanda proposta no cenário dinâmico de projetos de hoje, com prazos predefinidos. A versatilidade da estrutura de contratação ajuda a preparar uma organização para estar pronta para qualquer eventualidade.

Por isso, investimentos em softwares e aplicativos cresceram muito nos últimos anos, facilitando cada vez mais as tarefas diárias, em diversas áreas e com o Recrutamento e Seleção não seria diferente.

Os softwares de recrutamento inteligente estão aí, trazendo o universo da inteligência artificial e a análise dos algoritmos para realizar a transformação digital do Recursos Humanos. Além disso, o recrutamento inteligente é um dos propulsores de crescimento das empresas mais inovadoras do mercado.

Gerenciar o volume dos processos com eficiência, sem gerar retrabalho e tendo ainda uma base de currículos qualificados é o sonho de todo Analista, Gestor de Recrutamento e Seleção.

Sabemos também que trazer os melhores profissionais para o seu time é essencial para que você obtenha os resultados desejados. Então quer usar o recrutamento inteligente para levar sua empresa ao próximo nível? Leia este artigo e descubra.

O que é recrutamento inteligente?

Recrutamento inteligente é uma estratégia que consiste em localizar, atrair, engajar e reter as pessoas com os talentos certos nos cargos ideais dentro de uma empresa com o auxílio da tecnologia, potencializando assim, seu desenvolvimento.

Aqueles que atuam no setor de Recursos Humanos, seja de uma empresa de médio ou grande porte, ou se até mesmo é empreendedor e gerencia a seleção de talentos do seu pequeno negócio, provavelmente já perceberam que recrutar pessoas qualificadas para uma equipe é uma tarefa desafiadora.
No entanto, se você está diante da tarefa de montar uma equipe ou localizar novos colaboradores para a sua empresa, saiba que é possível desenhar uma estratégia eficaz para garantir o sucesso do processo seletivo, com o uso de ferramentas de recrutamento inteligente.

As empresas que entendem a necessidade de ter uma solução de contratação integrada, estão alavancando os recursos das plataformas de inteligência de talentos com inteligência artificial para encontrar, envolver e reter diversos funcionários.

Como os softwares de recrutamento inteligente fazem a gestão integrada dos processos?

A automatização dos processos de recrutamento com o uso de softwares de recrutamento inteligente tem se tornado cada vez mais comum. As organizações estão usando tecnologias para garantir agilidade e facilidade no gerenciamento, além de assegurar a qualidade de todas as atividades realizadas pelo time de Recrutamento.

Assim, entenda que contratar um software de Recrutamento e Seleção Inteligente pode ser muito estratégico para o seu RH.

Vale a pena mudar seu processo de recrutamento e seleção?

Existem várias etapas em processo de recrutamento e seleção: divulgar, atrair, receber currículos, gerenciar feedbacks, etc.. A gestão de todas as etapas com um software de recrutamento inteligente integra os dados considerando a organização do processo e a visualização das etapas. Isso ajuda muito, não só por tornar o processo mais ágil, como também o torna mais preciso.

O estudo Tendências Globais de Recrutamento, realizado em 2018 pelo Linkedin, revelou que 69% dos 9000 mil recrutadores entrevistados consideram que as entrevistas tradicionais falham ao avaliar as habilidades comportamentais e as soft skills dos candidatos. Outro dado constatado na pesquisa é que, 43% dos entrevistados citaram que: “manter a parcialidade é uma questão a ser pontuada e que precisa de atenção.”

E é aí que os softwares de Recrutamento Inteligente e Seleção ágeis entram em cena! Nessas situações, eles apresentam análises dos candidatos levando mais em conta os dados e critérios já pré-estabelecidos, deixando o processo mais fiável e exato, resolvendo assim, todos esses problemas.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Como os softwares de recrutamento inteligente podem aumentar a produtividade?

A transformação digital chega ao Recrutamento e Seleção para gerar eficiência e 85% mais de produtividade. Softwares de Recrutamento Inteligente são aliados, já que tempo e gestão são dois conceitos que estão alinhados e andam de mãos dadas, deixando todo trabalho do R&S mais otimizado.

A gestão do tempo passa pela eficiência do uso do próprio tempo. Atualmente, os softwares de recrutamento inteligente apresentam novas formas de seleções e avaliações, dos mais variados formatos: perguntas online, pre-hire, entrevistas por vídeo, chat e outras maneiras. Assim, recrutadores e candidatos estão mais próximos.

Essas ferramentas inovadoras do Recrutamento e Inteligente permitem que o processo seja personalizado e mais interativo. Os softwares mais atuais fazem a organização e a gestão de processos seletivos de R&S de forma integrada. Dessa forma, em vez de ter as informações sobre uma vaga em várias plataformas, como e-mail, pastas, planilhas, etc., todos os arquivos se concentram em um só lugar.

Por esse motivo, os softwares de Recrutamento e Seleção que propõe um recrutamento inteligente estão deixando a gestão e o tempo mais integrados e ágeis. Processos estruturados, com banco de dados que podem ser consultados, propõem uma customização das necessidades dos clientes.

Aposte no software de recrutamento inteligente!

A transformação do mindset precisa passar por uma adaptação, já que os processos seletivos são o primeiro contato do candidato com a empresa. Por isso, a primeira impressão que o seu futuro talento terá de você será pelo seu Recrutamento e Seleção.

A transformação digital passa pela transformação de todos nós, enquanto profissionais. Neste momento é importante se transformar em um Recrutador Inteligente que deseja e acredita que conhecer o valor da tecnologia é investimento em sua própria carreira.

Usando métodos manuais, você corre o risco de perder um talento para sua empresa. Já com um recrutamento inteligente, você tem o controle dos feedbacks e de cada etapa dos seus processos. Lembre-se sempre que as tecnologias vieram para agregar valor, apoiar em decisões mais assertivas e para facilitar nosso trabalho!

Quais as vantagens de utilizar um recrutamento inteligente?

Enumeramos algumas das principais vantagens do recrutamento inteligente:

1. Produtividade

Contratações mais assertivas trazem colaboradores motivados, que atuam de forma alinhada a seu propósito e tem seus talentos reconhecidos por um plano de carreira. Assim, a produtividade de sua companhia aumentará.

2. Qualidade do produto/serviço

Como vimos no tópico anterior, colaboradores engajados e produtivos vão desempenhar melhor suas atividades diárias. O resultado disso é refletido diretamente na qualidade do seu produto ou serviço e, por consequência, no nível de satisfação do seu cliente e nos resultados das vendas.

3. Retenção de talentos e menor rotatividade

Acertar no recrutamento significa garantir que você terá as melhores pessoas trabalhando para sua empresa, por bastante tempo. Além de ajudar a manter a fluidez dos processos de trabalho, isso evita também prejuízos financeiros. Afinal, toda vez que um colaborador é demitido, é preciso desembolsar recursos para colocar outro em seu lugar.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Passo a passo para o recrutamento inteligente

Negócios são feitos de pessoas. Não é à toa que a gestão de talentos ainda é um dos pontos mais desafiadores para os empresários brasileiros. Começando pela contratação. Mas como exercer o recrutamento inteligente na prática?

Não existe uma fórmula mágica para isso, porém algumas etapas são essenciais. A seguir, abordaremos os principais passos para um recrutamento inteligente.

1. Crie uma cultura empresarial sólida

Mais do que avaliar competências técnicas e currículos, recrutar pessoas com inteligência é atrair talentos alinhados com o propósito da sua empresa. Em outras palavras, uma estratégia de recrutamento efetiva está diretamente ligada à cultura do seu negócio e à imagem que ele apresenta ao mundo.

Por isso, antes mesmo de pensar em buscar candidatos para uma vaga específica, tenha certeza de que sua empresa esteja com os parâmetros alinhados com a visão de negócio que você definiu para ela. Assim, quando abrir um processo seletivo, você já terá um critério essencial para filtrar os candidatos: eles compartilham dessa visão?

2. Monte um banco de talentos

Na posição de CEO ou gerente de RH, você já deve ter percebido que o mercado de trabalho, cada vez mais voltado ao digital, exige das empresas soluções personalizadas, serviços dinâmicos e agilidade. Nesse contexto, o recrutamento inteligente se mostra ainda mais importante para manter a motivação e a produtividade em alta.

Muito além de contratar pessoas, recrutar atualmente significa montar um banco de talentos com candidatos que se alinham à cultura empresarial e dominam não apenas a parte técnica de suas respectivas áreas de atuação, mas que também possuam disposição para auxiliar em outras áreas da empresa.

Por isso, é fundamental mapear diferentes talentos para os variados cargos na sua empresa. Porém, não somente pensando na execução de tarefas, e sim tendo em mente candidatos que estejam dispostos a trabalhar junto a você e aos demais colaboradores em sintonia com o propósito da marca.

3. Invista no plano de carreira para os colaboradores

O plano de carreira é uma estratégia eficaz, tanto para atrair novos talentos para a sua empresa, quanto para reter aqueles que você já adquiriu. A verdade, como você já deve ter observado, é que encontrar profissionais de excelência e mantê-los em sua empresa em um mercado competitivo não é simples. Daí a importância de criar uma estratégia de desenvolvimento aos colaboradores.

Apresentar um plano de cargos e salários que demonstre claramente ao colaborador por quais etapas ele irá passar na hierarquia corporativa e quais são as competências esperadas dele, para que possa visualizar seu crescimento na empresa, é um diferencial – e pode ser o fator que vai evitar que a concorrência roube seus melhores talentos.

4. Mantenha-se atualizado sobre processos de recrutamento

Manter-se fiel somente às estratégias tradicionais de recrutamento certamente vai reduzir suas possibilidades de ter acesso aos melhores talentos do mercado. Por isso, manter-se informado sobre novos testes e ferramentas de inteligência é essencial.

Evidentemente, algumas etapas não devem ser ignoradas em um recrutamento inteligente, pois você precisa entender quem é o profissional que está buscando, com qual objetivo e ter clareza sobre quais resultados você espera dele. Precisa filtrar, entre os candidatos, aqueles que combinam os fatores mais importantes: as competências necessárias ao cargo e, claro, a mentalidade sempre alinhada à cultura empresarial.

Testar o candidato, por meio de entrevistas online ou simulações de situações da rotina de trabalho, para verificar se ele realmente é o mais apto ao cargo é algo que você também deve fazer. Dessa forma, aliando estratégias às técnicas e ferramentas modernas de recrutamento, você certamente estará mais próximo do candidato certo.

5. Participe ativamente do processo

Por fim, é válido reforçar: a seleção de novos talentos é um processo que, sempre que possível, deve envolver os fundadores da empresa. Afinal, ninguém saberá identificar melhor os candidatos que possuem a semente da cultura organizacional embutidas em si – muito além das competências técnicas de um currículo.

Empreendedores costumam ter uma agenda lotada. Então, por que colocar o recrutamento como uma prioridade, em meio a tantas outras reuniões e diferentes compromissos? A resposta está no médio e longo prazo.

Para pensar…

Não investir em um recrutamento inteligente e bem feito é algo que, em poucos meses, pode trazer resultados negativos ao negócio. Em contrapartida, a aquisição e retenção de talentos faz uma empresa decolar.

Por isso, empreendedores e gestores de RH podem encontrar na tecnologia uma poderosa aliada para acertar no recrutamento de talentos.

Ficou interessado? Entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar!

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.