Teste de Raciocínio Lógico: O Que é e Qual a Sua Importância

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
O processo de recrutamento e seleção não consiste apenas em analisar o currículo e a avaliar as competências técnicas de cada candidatos. Hoje em dia, as empresas têm se voltado para aspectos mais subjetivos dos candidatos, tais como suas tendências comportamentais, relações interpessoais e capacidade de raciocínio lógico.

Porém, muitos profissionais de Recursos Humanos possuem dúvidas na hora de testar essas características e sobre qual é a verdadeira importância dessa avaliação.

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar o que é raciocínio lógico, qual a relevância do teste de para o processo seletivo e como aplicá-lo de maneira estratégica.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é raciocínio lógico?

Vamos começar pelo significado da palavra lógica. Lógica vem do grego logos, e tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido.

No segundo sentido, a lógica é discutida principalmente nas disciplinas de filosofia, matemática e ciência da computação. Os dois sentidos baseiam-se no foco comum referente a harmonia de raciocínio.

O raciocínio lógico se refere a uma organização do pensamento de maneira coerente, permitindo que o indivíduo resolva um problema ou chegue a uma conclusão de forma racional.

Existem diversos tipos de teste de raciocínio lógico, e muitos deles são usados ​​de forma intercambiável. Esses testes tendem a ser semelhantes em seu formato e metodologia, mas com algumas diferenças sutis e importantes. Vamos conhecê-los:

Raciocínio indutivo

O raciocínio indutivo é a capacidade de chegar a uma conclusão geral com base nos padrões percebidos observados em eventos específicos. A lógica indutiva é frequentemente usada na vida cotidiana e, portanto, é prática para um ambiente de trabalho. Nesses testes, os candidatos recebem uma série de diagramas com um padrão evidente. Os candidatos então precisam identificar o padrão na sequência de diagramas e selecionar o próximo diagrama da sequência.

Raciocínio dedutivo

O raciocínio dedutivo envolve uma regra ou princípio geral que leva a uma conclusão específica. Esses testes avaliam e medem a capacidade dos candidatos de apresentar argumentos lógicos e tirar conclusões sólidas com base nos dados fornecidos, além de identificar falhas em uma informação. Como resultado, é uma ferramenta útil nos procedimentos de seleção, pois esse tipo de raciocínio também é usado no local de trabalho. Esse tipo de raciocínio costuma ser usado em testes de raciocínio verbal e numérico e, portanto, é muito provável que seja encontrado em processos de recrutamento.

Raciocínio abstrato

O raciocínio abstrato, ou raciocínio conceitual, mede a capacidade de pensamento lateral. Nesses testes, os candidatos são testados em sua capacidade de identificar relacionamentos, padrões e tendências. Os candidatos recebem uma série de imagens que seguem uma sequência lógica ou regras subjacentes. Isso pode incluir seguir uma regra em uma sequência, identificar um código ou localizar um diagrama ausente.

Raciocínio esquemático

O raciocínio esquemático é uma forma específica de raciocínio abstrato. Testes que avaliam essa capacidade geralmente mostram um fluxograma de diagramas e símbolos, com uma entrada e uma saída. Os candidatos precisam identificar quais entradas afetam os diagramas e, portanto, geram uma saída específica com base nessas regras.

Pensamento crítico

Os testes de pensamento crítico são um tipo de tarefa de raciocínio crítico verbal que avalia vários tipos diferentes de raciocínio lógico em argumentos, suposições e conclusões. As habilidades lógicas típicas testadas incluem análise de argumentos, inferências e avaliação de conclusões.

Sendo assim, o raciocínio lógico tem a função de analisar, argumentar, confirmar ou justificar pensamentos. E, para conseguir organizar o pensamento dessa forma, o indivíduo precisa de organização e consciência.

Nesse sentido, vale ressaltar que ele é exato, ou seja, tem sua base em dados que podem ser comprovados e não pode ser ensinado diretamente. Mesmo assim, ele consegue ser desenvolvido com o treinamento e a resolução de exercícios de lógica.

O raciocínio lógico é uma ferramenta muito importante para otimizar a tomada de decisões. Por isso, muitas organizações fazem uso de teste de raciocínio lógico para avaliar a capacidade de seus candidatos.

Como funciona o teste de raciocínio lógico?

O teste de raciocínio lógico tem o objetivo de avaliar como o candidato se sai na resolução de problemas, interpretação de texto, planejamento de ações estratégicas e tomada de decisões em um espaço reduzido de tempo.

Ele também mede a capacidade de analisar informações abstratas e aplicá-las para determinar resultados e padrões, bem como, concluir sequências e formas.

Esse tipo de avaliação exige conhecimento matemático e o bom resultado explicita que o profissional tem habilidade de:

  • pensar linearmente;
  • desenvolver questões com clareza e agilidade;
  • conseguir interpretar enunciados.

 

Como e quando usar o teste de raciocínio lógico no recrutamento e seleção?

Para uma aproveitamento mais eficaz, o teste de raciocínio lógico deve ser aplicado nas primeiras etapas do processo seletivo, assim o resultado obtido pode ser confirmado nas etapas seguintes. Além disso, é importante que ele seja aplicado em um ambiente arejado, limpo, silencioso e confortável.

O tempo para a aplicação do teste deve ser decidido de forma realista, ou seja, deve ser um período suficiente, mas ainda assim limitado.

Quais são as vantagens e as desvantagens do teste de raciocínio lógico?

O teste de raciocínio lógico direciona o avaliador na tomada de decisão. O profissional com um bom raciocínio lógico, será estratégico para a companhia, e isso, é um indicativo de que ele conseguirá se sair bem nas atividades com mais facilidade.

Contratar um profissional de maneira estratégica é vantajoso para inúmeros indicadores da empresa, tais como o turnover, o clima organizacional, a produtividade, a cultura da organização, entre outros.

Apesar disso, a avaliação de raciocínio lógico tem a desvantagem de não poder ser aplicada sozinha e ser o único fator relevante no momento da escolha do candidato, já que ele pode ser influenciado por seu psicológico.

Por exemplo, se no caminho para o processo seletivo o candidato se depara com um acidente ou recebe uma má notícia, mesmo que o profissional possua uma grande capacidade de raciocínio lógico, tais fatores podem fazer com que ele fique menos atento e não se saia tão bem no teste.

Por isso, é importante unir outras avaliações ao teste de raciocínio lógico e aplicá-los, de preferência, em dias diferentes, para ter menos interferência do estado psicológico do candidato. Ao considerar os pontos positivos e as desvantagens do teste, o profissional de RH consegue selecionar os candidatos de maneira assertiva e empática.

Testar o raciocínio lógico é importante no RH porque através dele os avaliadores não se prendem apenas a análise curricular e a entrevista do candidato. Assim, eles conseguem ter uma ideia mais palpável sobre algumas habilidades dos candidatos que são muito importantes.

Quais são os tipos mais comuns de testes de lógica?

Os principais testes aplicados em processos seletivos abordam o raciocínio lógico das seguintes formas:

  • Relacionam conhecimentos matemáticos e propõem um desafio ao candidato, no qual ele precisa conseguir interpretar o enunciado para seguir o pensamento correto até chegar em um resultado;
  • Propõem apenas um pensamento e não se relacionam com cálculos matemáticos — são mais voltados a interpretação de texto;
    Utilizam imagens de diferentes perspectivas para que o candidato possa analisar.

Como é um teste de aptidão de raciocínio lógico?

Os testes de raciocínio lógico são cronometrados. Estima-se cerca de 30 segundos para responder cada pergunta de teste. Normalmente, as perguntas mais fáceis do teste estão no início, mas o nível de dificuldade aumenta à medida que o candidato avança.

Como podemos ver, o raciocínio lógico tem uma categoria muito ampla de habilidades, e isso se reflete na grande variedade de testes no mercado para avaliar cada uma delas. Quando o RH está ciente de quais testes poderão ser utilizados de forma mais assertiva em seu processo seletivo e quais as habilidades lógicas estão sendo testadas, é extremamente importante para preparar o teste.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?