Qualificações Profissionais: Como montar um excelente currículo

Quando elaboramos um currículo geralmente temos a preocupação em colocar nosso objetivo profissional, mas não nos atentamos às qualificações profissionais. Esse item é essencial e é o que geralmente chama mais a atenção em um processo de seleção.

Devido à correria do setor de Recursos Humanos os currículos são analisados rapidamente, por isso é importante que você escreva um bom resumo de qualificações profissionais, pois assim terá mais chances de ser selecionado.

Neste artigo você vai entender melhor o que é esse resumo, sua importância no currículo, como ele deve ser preparado e exemplos de resumos de qualificações para ajudá-lo a criar o seu.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é o resumo de qualificações profissionais?

É um dos campos que devem ser preenchidos em um currículo, juntamente com os dados pessoais, objetivo profissional, formação acadêmica e experiência profissional.

Ele tem o intuito de mostrar uma visão geral do candidato, indicando suas qualificações profissionais e por que ele é indicado para o cargo em questão.

Geralmente as qualificações se baseiam em um resumo das experiências profissionais e conhecimento que foram adquiridos pelo candidato, de modo que se encaixem com o objetivo profissional e o cargo ao qual está se candidatando.

Por que é importante adicionar o resumo das qualificações profissionais ao currículo?

Você já notou que parece que cada vez mais aumenta o número de pessoas procurando emprego? Com tanta concorrência é preciso colocar as informações de forma resumida.

Dessa forma é mais fácil para o recrutador verificar os itens que são relevantes para determinada vaga. Além disso, elencando as habilidades que o tornam mais apto como profissional seu currículo terá mais destaque e mais chances de ser escolhido.

Por isso é essencial que você se atenha ao resumo de suas qualificações profissionais e tome cuidado ao elaborá-lo, como verá no tópico a seguir.

Como elaborar o resumo das qualificações profissionais?

Estruturar o resumo de suas qualificações não é complicado, mas é preciso tomar alguns cuidados para que ele fique interessante e chame a atenção do recrutador. Confira algumas dicas a seguir.

Leia as competências do cargo

A primeira coisa que você deve fazer para elaborar o resumo de suas qualificações profissionais é ler as competências do cargo para o qual deseja se candidatar.

Pois assim você poderá avaliar e relacionar quais experiências e conhecimentos que possui e seriam de grande valia para a vaga.

Divida as qualificações em tópicos

Você deve dividir suas qualificações em tópicos, de preferência em bullet points, para que seja mais fácil do recrutador analisar. O indicado é usar no máximo cinco marcadores, com exceção de quem tiver muitas experiências profissionais e que seja interessante mencioná-las.

Coloque informações relevantes

Você deve colocar em destaque suas principais experiências profissionais, formação e cursos extracurriculares que julgar significativos para o cargo. Por exemplo, se você estiver se candidatando a um cargo de assistente administrativo e tiver experiência nesse tipo de trabalho deve mencioná-la no resumo de suas qualificações profissionais.

Dessa forma chamará mais a atenção do recrutador e haverá mais chances do seu currículo ser selecionado.

Seja objetivo

Uma dica legal é que você deve ser objetivo nesse campo, devendo escrever de 101 a 500 caracteres, pois como mencionamos são muitos currículos para serem avaliados pelo recrutador e quando mais sucinto ele for a possibilidade de ser lido aumenta.

Coloque o resumo das qualificações profissionais depois do objetivo

Você também deve encaixar esse item no início do currículo, após o campo “objetivo profissional”, pois o resumo das qualificações se relaciona perfeitamente com o item anterior, já que mostra as habilidades e realizações do candidato. Dessa forma o recrutador poderá associá-los de forma mais objetiva.

Utilize termos profissionais

Não é indicado utilizar termos populares quando for elaborar o resumo de suas qualificações, pois assim você não mostra muito profissionalismo e seu currículo não chama a atenção. Confira algumas expressões que você pode utilizar:

  • x anos de experiência sólida em…;
  • bom conhecimento em…;
  • habilitado em…;
  • boa vivência em…;
  • criativo em…;
  • competente em…;
  • dinâmico em…;
  • experiente em…;
  • prática em…;
  • formado em…;
  • pós-graduado em…;
  • pesquisador de…;
  • supervisor treinado em….

 

Crie um currículo diferente para cada candidatura

Se você tem a intenção de enviar currículos para diferentes vagas para ter mais possibilidade de ser selecionado saiba que não adianta mandar o mesmo resumo de qualificação profissional para todos, pois cada cargo tem uma atribuição diferente e exige habilidades distintas.

Por isso o indicado é fazer um resumo específico para cada um deles, sempre relacionando as necessidades da empresa com suas qualificações, dessa forma conseguirá atingir bons resultados.

Copie as palavras-chaves da vaga

Uma dica que você deve considerar é fazer a leitura da descrição do cargo para o qual pretende se candidatar com atenção. Então você deve copiar as palavras-chaves do anúncio que tenham relação com suas qualificações.

Assim aumentam as chances de você encontrar as descrições que o sistema de sites de emprego está procurando. Dessa forma seu currículo será encontrado mais facilmente e poderá ser selecionado.

Evite erros ortográficos e gramaticais

Isso não vale apenas para o resumo das qualificações, mas para todo o currículo. É importante lê-lo com cuidado e verificar se não cometeu erros ortográficos e gramaticais, pois caso haja falhas o recrutador pode interpretar como falta de cuidado ao preparar o documento.

Além disso, saber pelo menos falar e escrever o português corretamente é um requisito comum para diversas vagas. Por isso é bom revisar seu currículo.

Não minta

Você não deve mentir em seu currículo, principalmente no campo de qualificação profissional. Pois se isso acontece, mesmo que você seja selecionado, a mentira poderá ser descoberta quando passar pelas etapas seguintes, por meio de testes ou durante a entrevista com o gestor.

Assim ficará mal para você que além de passar vergonha deixará uma péssima impressão ao recrutador. Mesmo se a mentira não for descoberta você será eliminado conforme forem exigindo que você demonstre os conhecimentos que mencionou em seu currículo, então nada adiantará.

Quais informações devem constar no resumo de qualificação profissional?

Como mencionamos anteriormente você deverá colocar informações referentes à sua formação e experiência profissional. Mas os elementos mudam de acordo com a experiência do profissional, vamos conferir a seguir:

Sem experiência

Se você está buscando o primeiro emprego e não tem experiência profissional deve colocar informações referentes às suas habilidades como rápido aprendizado, boa comunicação e relacionamento interpessoal.

Você também pode mencionar sua formação e conhecimentos que possui por meio de cursos que já fez.

Com experiência

Agora se você tem experiência então deve colocar o cargo que já exerceu, o ramo em que atuou e o conhecimento que adquiriu. Mencione sua formação e se é especialista em alguma área.

Mudança de carreira

Por outro lado se você está buscando vagas totalmente diferentes dos cargos que você já ocupou e deseja mudar de ramo então você deve mencionar seu tempo de experiência como profissional e citar as áreas que se especializou e atuou.

Além disso, você deve incluir:

  • experiência interessante e que tenha relação com o cargo;
  • informações que mostrem sua produtividade e que te auxiliou nas experiências que já teve, revelando casos concretos e que
  • demonstrem sua capacidade;
  • habilidades interpessoais que mostrem que você é bom em trabalhar em equipe e com clientes;
  • informações que mencionem sua criatividade e que teve bom resultado nos trabalhos que já executou;
  • prêmios e conquistas que já teve, especialmente se tem correlação com o cargo a que está se candidatando.

 

Exemplos de resumo de qualificação profissional

Para que você tenha uma ideia de como preparar esse campo em seu currículo vamos te mostrar alguns exemplos de resumos de qualificação profissional, dessa forma você poderá se inspirar.

Candidatura para cargo de recepcionista

  • especialista em aplicativos Office, como MS Word, Outlook e Excel;
  • 80 WPM de velocidade de digitação;
  • qualificada em recepcionar clientes, agindo sempre de forma gentil e profissional.

 

Candidatura para cargo de motorista

  • 5 anos de experiência como motorista e nenhum acidente;
  • discreto, prestativo e focado;
  • CNH Categoria D;
  • bom conhecimento em mecânica e primeiros socorros.

 

Candidatura para cargo de personal trainner

  • 11 anos de experiência especializada em exercícios de correção e preventivos;
  • experiência com clientes para melhorar a postura, exercícios respiratórios e movimentos articulares;
  • premiado como treinador do ano no ano de 2018.

 

Candidatura para cargo de auxiliar de cozinha

  • 1 ano de experiência como auxiliar de cozinha em restaurante de grande porte;
  • boa relação interpessoal e trabalho em equipe;
  • conhecimento de corte de verduras, legumes e carnes e no preparo de saladas.

 

Candidatura para cargo de analista de RH

  • 12 anos de experiência em RH, atuando nas áreas de R&S, T&D e BP;
  • experiência em projetos de DHL, pesquisa de clima, implantação de programas de incentivo e avaliação 360°;
  • vivência em empresas nacionais e multinacionais na área de bens de consumo;
  • formada em Psicologia pela Mackenzie (dez/2009);
  • fluente em inglês (TOEFL) e realizou um intercâmbio para o Canadá em 2011).

 

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Invista no seu currículo!

Como você viu neste artigo é muito importante adicionar o resumo das qualificações profissionais em seu currículo, pois assim os recrutadores poderão se interessar e selecioná-lo mais facilmente, uma vez que existe uma grande concorrência e quanto mais você se destacar melhor.

No entanto você deve tomar alguns cuidados ao adicionar essas informações ao currículo devendo: ler as competências do cargo, dividir as qualificações em tópicos, colocar informações relevantes, ser objetivo, utilizar termos profissionais, copiar as palavras-chave da vaga e não mentir.

Esperamos que com essas dicas você consiga montar um bom currículo e ser selecionado para a vaga que deseja.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.