Qual a diferença da Matriz SOAR para Matriz SWOT?

A Matriz SWOT é uma das estruturas estratégicas mais comumente utilizadas para o desenvolvimento organizacional colaborativo.

Embora cada letra da sigla também represente uma área de pesquisa, outra ferramenta analítica com nome semelhante substitui duas das quatro áreas a serem investigadas.

Por fornecer uma abordagem diferente para analisar uma empresa e seu setor, a Matriz SOAR é uma alternativa viável para analisar as oportunidades organizacionais.

Conheça mais sobre cada um desses frameworks de negócios e como aplicá-los de forma eficaz na sua empresa.

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O que é a Matriz SWOT para empresas

SWOT é um acrônimo das palavras:

  • Strength: forças
  • Weaknesses: fraquezas
  • Opportunities: oportunidades
  • Threats: ameaças

Qualquer organização pode se beneficiar da utilização de uma Matriz SWOT. Esse método de avaliação ajuda as organizações a entender seus pontos fortes e fracos, bem como identificar as oportunidades que possam ter.

Nenhuma ferramenta de planejamento estratégico está completa sem uma análise de ameaças e um plano para enfrentá-las.

A Matriz SWOT é simples e colaborativa, permitindo que as equipes de planejamento empresarial gerem facilmente ideias e estratégias.

Em comparação com outros métodos de planejamento estratégico, a Matriz SWOT orienta os processos em torno da vantagem competitiva e detecção de lacunas.

Análise de negócios com Matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta poderosa, pois ajuda as organizações a descobrir oportunidades que de outra forma seriam perdidas, além de identificar seus pontos fortes para aproveitá-los.

Por outro lado, as organizações podem abordar claramente as ameaças e os pontos fracos após realizar uma análise utilizando esta ferramenta.

A vantagem da Matriz SWOT está em seu foco nas características internas e externas. As duas primeiras letras da sigla, pontos fortes e fracos, correspondem à avaliação interna.

As duas letras seguintes, oportunidades e ameaças, geralmente são fatores externos para a equipe de análise investigar.

Para que as informações sejam precisas e abrangentes, envolva toda a sua organização no processo.

Aqui estão os fundamentos para cada componente da Matriz SWOT.

Forças

Ao utilizar a Matriz SWOT nesse quadrante, você deve identificar o que sua empresa faz melhor que seus concorrentes, por exemplo.

Também devem listar as vantagens técnicas e gerais que sua organização possui. Inclua uma análise da proposta de venda exclusiva que sua organização oferece, bem como sua proposta de valor.

Dessa forma, você incluirá os pontos fortes vistos de uma perspectiva interna, uma visão voltada para o cliente e uma comparação de mercado.

Fraquezas

Você deve se concentrar nos elementos que os funcionários apontam como pontos fracos internamente, a opinião dos clientes e sua posição em relação à concorrência.

A transparência das informações é crucial para que você tenha noção da realidade e possa realizar as melhorias necessárias.

Identifique também, os fatores que podem ser evitados para contornar esses pontos fracos, evitando que eles aconteçam.

Oportunidades

Nenhuma empresa quer perder as oportunidades disponíveis. É por isso que a Matriz SWOT é uma ferramenta útil, prática e pode ser utilizada a qualquer momento.

Isso permite que você acompanhe as tendências do seu setor de atuação e se ajuste constantemente ao mercado em evolução.

Esteja atento às oportunidades concretas de negócios e marketing, bem como nas mudanças da política governamental e os avanços tecnológicos.

Ameaças

As ameaças consistem nos obstáculos e barreiras que você enfrenta durante a sua operação.

No entanto, também pode incluir a mudanças em seu setor, tecnologia, política ou mercado que podem afetar ou interromper os objetivos de sua organização.

Em vez de apenas identificar essas ameaças e seguir em frente, você também deve fazer um brainstorming do que sua empresa pode fazer para reagir, ajustar, melhorar e evitar esses problemas.

Dicas para uma análise eficaz utilizando a Matriz SWOT

Uma vez que você tenha uma compreensão clara dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças mais proeminentes de sua empresa, agora você pode formular uma estratégia para atingir as metas desejadas.

A Matriz SWOT deve fornecer uma ideia clara dos fatores internos e externos que podem influenciar sua organização, bem como um plano para abordá-los e usá-los a seu favor.

Conheça algumas dicas para ajudá-lo a realizar uma análise SWOT eficaz na sua empresa:

  • Lembre-se de que as ameaças estão fora do seu controle, portanto, veja-as como desafios para os quais sua empresa precisa se preparar.
  • Priorize os itens que trazem mais lucros para o seu negócio.
  • Crie uma linha do tempo para cada oportunidade, garantindo que você as aproveite na ordem correta.
  • Obtenha o maior número possível de perspectivas para sua Matriz SWOT.

Sobre a Matriz SOAR

A Matriz SOAR é uma ferramenta que ajuda você a descobrir os pontos fortes e o potencial de sua organização, para que você crie uma visão compartilhada do futuro, enquanto desenvolve o valor exclusivo de seu negócio.

A Matriz SOAR incentiva você a se concentrar no positivo. É uma ferramenta perfeita para empresas que desejam introduzir um serviço ou produto no mercado e ainda não conhecem suas fraquezas ou ameaças.

O que significa SOAR?

SOAR é um acrônimo para:

  • Strengths – forças
  • Opportunities – oportunidades
  • Aspirations – aspirações
  • Results – resultados

Este modelo de análise auxilia você a descobrir seus melhores recursos e como planejar o futuro usando o que você tem.

Assim como a Matriz SWOT, o modelo de Matriz SOAR é dividido em quatro quadrantes: os dois na parte superior são sobre pontos fortes e oportunidades e os dois na parte inferior são sobre aspirações e resultados.

Os dois primeiros também estão focados no momento presente, enquanto os dois inferiores visam planos futuros.

Ou seja, forças e oportunidades se concentram em sua situação atual, enquanto aspirações e resultados se concentram em uma situação futura desejada.

A coluna da esquerda concentra-se em fatores internos e a coluna da direita concentra-se em fatores externos à sua organização.

Veja mais detalhes de cada um desses elementos:

Forças

Esta seção tem como objetivo determinar os pontos fortes de sua organização que você pode aproveitar e desenvolver para alcançar as oportunidades desejadas.

Isso assumirá a forma de uma lista e incluirá os ativos, recursos e know-how críticos de sua organização.

Algumas perguntas que podem ajudá-lo a determinar seus pontos fortes incluem:

  • O que você faz de melhor?
  • Qual valor você traz para o seu cliente?
  • Qual é o seu ponto de venda exclusivo?

Oportunidades

Esta seção da Matriz SOAR visa identificar as oportunidades no mercado que você pode buscar para se tornar mais bem-sucedido.

Algumas perguntas que podem ajudá-lo a identificar oportunidades no mercado incluem:

  • Quais tendências estão acontecendo em seu mercado que você pode alavancar?
  • Que tendências estão acontecendo a nível global que você pode alavancar?
  • Alguma das ameaças ao seu negócio pode ser transformada em oportunidade?
  • Existem lacunas em seu mercado atual?
  • Existem novos mercados em que você deve entrar?
  • Seus clientes têm desejos não realizados que você poderia atender?
  • Você vê a necessidade de um serviço específico que pode fornecer?

Aspirações

Esta seção tem como objetivo identificar suas aspirações para o futuro.

É essencialmente uma visão construída sobre os pontos fortes e as oportunidades que você identificou para desafiar e inspirar sua organização a alcançar.

Observe que suas aspirações não são as mesmas que a visão geral de sua organização. Suas aspirações serão tipicamente de curto prazo, por natureza.

Por exemplo, a visão da sua empresa pode ser se tornar a maior companhia aérea global, mas sua próxima aspiração pode ser tornar-se a maior companhia aérea no país em que você opera atualmente.

As perguntas que podem ajudá-lo a definir suas aspirações incluem:

  • Para onde você vê o seu negócio ir?
  • Como será o futuro da sua organização ou marca?
  • Que diferença você pode fazer?
  • O que você quer alcançar?
  • Com o que você se importa genuinamente?
  • Como você pode fazer a diferença?
  • Quais devem ser seus objetivos como organização?

Resultados

Esta seção tem como objetivo mostrar como você saberá que alcançou suas aspirações e também delinear como pretende acompanhar o progresso em direção às suas ambições.

Técnicas de definição de metas, como definição de metas SMART e definição de metas de resultados, podem ser úteis aqui.

É importante não definir muitas medidas para rastrear. Em vez disso, meça de 3 a 5 valores considerados críticos para o sucesso do negócio.

Um balanced scorecard pode ser uma ferramenta útil para ajudá-lo a acompanhar o progresso.

Algumas perguntas que podem ajudá-lo a definir seus resultados incluem:

  • Como você saberá quando alcançou suas aspirações?
  • Que números/estatísticas você pode usar para medir seu progresso em direção as suas aspirações?
  • Você pode traduzir sua aspiração em algo mensurável?
  • Como e quando você acompanhará o progresso em direção as suas aspirações?

Melhor aplicação da Matriz SOAR

A Matriz SOAR é uma boa opção para organizações novas e menos desenvolvidas.

Funciona para todos, independentemente do cargo ou nível que ocupam, podendo incluir funcionários e partes interessadas externas. Aplica-se a:

  • Todas as indústrias;
  • Todos os níveis de uma organização;
  • Negócios existentes e novos;
  • Empresas que buscam avanços em vez de melhorias graduais;
  • Indivíduos como parte de seus planos de desenvolvimento.

Use o modelo SOAR para:

  • Explorar novas iniciativas
  • Para desenvolver um plano estratégico e durante as revisões anuais da estratégia
  • Concentrar e redirecionar esforços e recursos
  • Para planejar a carreira de um indivíduo ou desenvolver seu plano de desempenho

Como concluir uma Matriz SOAR de forma eficaz

Para obter os melhores resultados possíveis de sua Matriz SOAR, escolha participantes com uma ampla gama de perspectivas.

O grupo deve ser composto por pessoas de diferentes departamentos da sua organização e pode até incluir outras partes interessadas, como clientes, fornecedores e parceiros.

Se for difícil reunir todos os participantes em um só lugar ao mesmo tempo, o software de compartilhamento de tela e a videoconferência permitem que os facilitadores usem ferramentas tradicionais de brainstorming, como papel de pôster, quadros brancos e notas adesivas.

No entanto, garantir que as ideias de todos sejam incorporadas e transcrever, agrupar e priorizar pode ser um desafio.

Existem ferramentas de colaboração on-line, que resolvem muitos desses problemas e fornecem uma maneira eficiente de incluir e consolidar todas as informações relevantes em tempo real.

Você também pode criar uma Matriz SOAR separada para diferentes equipes menores, permitindo que elas criem suas próprias versões e percepções a serem compartilhadas com o grupo maior.

Depois, reúna as informações obtendo a perspectiva de todo o grupo.

Principais diferenças entre a Matriz SWOT e a Matriz SOAR

As duas ferramentas giram em torno de um propósito estratégico diferente.

Enquanto a Matriz SWOT analisa onde uma empresa está, a Matriz SOAR  se esforça para ter uma visão de futuro, focando no potencial do negócio.

Ao eliminar as fraquezas e ameaças, a análise SOAR concentra-se em elementos positivos com maior probabilidade de serem influenciados pela empresa.

Quando você identifica o que está fazendo certo, uma Matriz SOAR ajuda a desenvolver metas estratégicas para levar sua organização à próxima fase de crescimento.

Diferente da  Matriz SWOT normalmente usada , a Matriz SOAR permite examinar todos os níveis e áreas funcionais de uma organização.

A análise SWOT exige que uma empresa se detenha em forças concorrentes que impactam negativamente os negócios.

Portanto, SOAR se concentra em possibilidades, enquanto SWOT é impulsionada pela competição.

Além disso, a Matriz SOAR incorpora um nível de responsabilidade ao abordar as métricas nas quais os resultados serão identificados e rastreados.

SOAR também é mais fácil de integrar em toda a organização.

A Matriz SWOT é considerado uma ferramenta de gestão top-down desenvolvida apenas por alguns indivíduos da empresa.

A Matriz SWOT tem uma abordagem mais de cima para baixo, percebendo ameaças ao sucesso e fraquezas dentro da organização.

A Matriz SOAR também se concentra em aprimorar táticas e estratégias que você está fazendo bem no momento, o que é totalmente diferente de trabalhar em suas fraquezas e ameaças.

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Selecionando sua ferramenta de análise

Ambos os métodos são ferramentas valiosas para avaliar um negócio e identificar áreas competitivas a serem desenvolvidas.

A Matriz SWOT é mais tradicional, portanto, um número maior de fatores externos podem ser identificados mais facilmente.

No entanto, a Matriz SOAR é uma opção mais adequada para empresas jovens e menos desenvolvidas.

Isso vale para organizações que estão fortalecendo sua identidade ou construindo sua marca de mercado.

A Matriz SOAR é considerada mais orientado para a ação em comparação com a abordagem analítica da Matriz SWOT.

Portanto, a Matriz SOAR é mais benéfica para organizações que buscam um avanço ou inovação em oposição à melhoria incremental.

 

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