Processos de Recrutamento e Seleção: Aprenda o Passo a Passo

Recrutamento e seleção pode ser tanto um subsistema dos Recursos Humanos que tem o papel de recrutar e selecionar candidatos para atuar em determinada vaga de uma empresa quanto o processo pelo qual a atração e escolha de pessoas são realizadas.

O procedimento pode parecer simples, no entanto ele exige muito cuidado, sendo necessária a aplicação de técnicas específicas para que tudo ocorra de forma prática e eficiente.

Neste artigo você vai saber como funciona o recrutamento e seleção, conhecer os processos pelos quais ele é feito e dicas de como realizar um procedimento eficaz para que traga benefícios para sua empresa.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é recrutamento e seleção?

Se dividirmos essa expressão temos duas palavras com significados diferentes.

O recrutamento é a parte do processo que tem como objetivo atrair os melhores candidatos para preencher as vagas em aberto, assim atraindo o maior número de pessoas qualificadas possível.

A seleção é parte que tem como objetivo escolher o candidato mais capaz para ocupar a vaga em questão.

Essas duas partes fazem parte de um mesmo processo e são essenciais para que ele seja realizado.

Por que o recrutamento e seleção são importantes para a empresa?

Porque através de um processo de recrutamento e seleção bem realizado são gerados vários benefícios para a empresa, melhorando diferentes setores e funções e por consequência trazendo mais produtividade e lucro.

Esse processo também ajuda a diminuir a taxa de turnover de uma empresa, ou seja, o número de demissões voluntárias e assim fazendo com que haja menos gasto de dinheiro.

Além disso, através de colaboradores bem selecionados, a relação entre a equipe e seus líderes será melhor, trazendo mais satisfação e produtividade.

Quais as formas para realizar o processo de recrutamento e seleção?

Esse processo pode ser relacionado de várias formas, mas há quatro categorias principais, entre elas:

Recrutamento interno

É quando o recrutamento é feito dentro da própria empresa, através dos próprios funcionários que tem a chance de serem promovidos ou transferidos de setor.

Essa forma traz muitas vantagens para a empresa, entre elas:

  • Motiva os funcionários, pois vendo a chance de crescer profissionalmente dentro da empresa se motivam a se desenvolver;
  • Diminui o gasto de tempo, pois como a empresa conhece os funcionários e tem todos os seus dados leva menos tempo para realizar o processo;
  • Custo menor, uma vez que a empresa não precisa gastar com anúncios, honorários de consultoria externa, entre outros custos;
  • Adaptação do funcionário é melhor, pois ele já conhece a empresa.

 

Mas o recrutamento interno também traz algumas desvantagens como:

  • Necessidade de treinamento, pois quando o funcionário é promovido ele precisa ser treinado para a nova função, já que muitas vezes não tem experiência e nem desenvolveu todas as habilidades necessárias para exercer a função, o que pode gerar gasto de tempo e dinheiro;
  • Candidatos que não foram escolhidos podem ficar desmotivados;
  • Não há retenção de novos talentos;
  • Líderes podem ficar desconfortáveis por perder um membro de sua equipe.

 

Recrutamento externo

Essa forma de recrutamento tem como objetivo buscar talentos fora da empresa, quando ela busca candidatos mais bem preparados para ocupar determinados cargos.

Entre as vantagens que o recrutamento externo traz estão:

  • Novos talentos que podem trazer informações novas que podem ser benéficas para a empresa além de novas ideias;
  • Candidatos mais experientes, pois geralmente são selecionados os candidatos com boa formação e experiência para atuar em determinada função, assim não sendo necessário treinamento;
  • Mais diversidade para a empresa;
  • Torna a empresa mais competitiva, já que conta com um candidato mais experiente, além de ter a possibilidade de contratar ex-funcionários de empresas concorrentes, permitindo que a empresa saiba informações destas;
  • Fortalece a cultura organizacional da empresa, uma vez que colaboradores com experiência são importantes para o clima corporativo além de ajudar a consolidar a marca da empresa.

 

Mas essa forma de recrutamento também traz desvantagens, como:

  • Processo mais demorado;
  • Mais gasto de dinheiro, já que tem despesas com anúncios, agência de recrutamento, entrevistas, entre outros;
  • Menos seguro pelo fato dos candidatos serem desconhecidos;
  • Pode provocar a frustração dos funcionários da empresa, pois se veem impossibilitados de crescer dentro da empresa.

 

Recrutamento misto

Esse recrutamento é a mistura do recrutamento interno e externo, pois analisa tanto candidatos internos quanto externos para o cargo. Assim é possível abrir a possibilidade de recrutar novos talentos como também valorizar os funcionários que a empresa possui.

Entre as vantagens que ele traz estão:

  • Descoberta de novos talentos, tanto internos como externos;
  • Incentivo dos funcionários a se desenvolverem;
  • Aumenta a qualidade da equipe que vai receber um novo membro;
  • Reforça sua imagem como marca empregadora, pois busca novos talentos e valoriza os funcionários que já possui.

 

No entanto o RH precisa ter cuidado ao conduzir esse processo, pois os candidatos externos podem se sentir em desvantagem em relação aos funcionários da empresa e vice versa.

Por isso é necessário conduzir o recrutamento de forma imparcial e com qualidade para que todos sintam que têm chances de conquistar a vaga.

Recrutamento online

Essa forma de recrutamento é realizada através de programas e ferramentas digitais.

O recrutamento online traz várias vantagens como:

  • Divulgação mais rápida e com maior alcance;
  • Comunicação mais prática, já que o candidato não precisa comparecer pessoalmente a empresa;
  • Tarefas complexas podem ser automatizadas, como a seleção dos currículos, sendo possível fazer isso através de uma pré-seleção com filtros.

 

No entanto o recrutamento online deve ser feito em um primeiro momento, já que para que a seleção final seja realizada o contato direto com o candidato é importante, o que deve ser feito através de entrevistas.

Como o processo de recrutamento e seleção é realizado?

Agora chegou o momento de você conhecer as etapas do processo de recrutamento e seleção.

Saiba que elas nem sempre são realizadas da forma que vamos apresentar, sendo que algumas etapas podem ser retiradas para agilizar o processo. Tudo vai depender da necessidade de cada empresa.

Entre as etapas temos:

Planejamento das vagas a serem preenchidas

A primeira coisa que deve ser feita é analisar o que a empresa precisa e o que ela espera de um novo funcionário. Dessa forma o RH pode definir quais as funções que deverão ser exercidas e as competências necessárias para realizá-las.

Prospecção dos candidatos

Em seguida a empresa deve realizar a prospecção dos candidatos que são mais adequados para o cargo.

Para isso é importante criar uma descrição de trabalho bem feita e publicar nas redes sociais, sites especializados e agências de RH, assim será possível encontrar candidatos com o perfil correto.

Triagem dos currículos

O terceiro passo é analisar os currículos enviados, dessa forma devem ser separados aqueles cujo perfil não se adéqua à vaga.

Nessa etapa para facilitar podem ser usadas ferramentas digitais como softwares com machine learning, um tipo de inteligência artificial capaz de cruzar informações para analisar os candidatos de forma mais aprofundada, podendo se basear até mesmo nos dados de redes sociais.

Entrevistas

Com os currículos selecionados chegou o momento de começar as entrevistas, onde são analisados e identificados as habilidades, comportamentos e informações dos profissionais.

Para agilizar o processo como dissemos anteriormente as entrevistas iniciais podem ser feitas online ou mesmo através do telefone, isso evita gasto de tempo e dinheiro.

Testes psicológicos

Podem ser realizados testes psicológicos para conhecer melhor os candidatos e saber se eles são psicologicamente capacitados para atuar no cargo pretendido.

Esses testes só podem ser realizados por um psicólogo e de preferência ele deve ser contratado da própria empresa, para que conheça melhor a cultura organizacional da mesma.

Testes e provas técnicas

Essa etapa é realizada com o objetivo de avaliar a competência específica do candidato. Dessa forma é analisado se ele tem o conhecimento necessário para exercer determinada função.

Quanto mais específica for a função mais testes podem ser realizados para que seja averiguada a capacidade dos candidatos.

Dinâmicas de grupo

Algumas empresas realizam dinâmicas de grupo para ver como os candidatos se portam em coletividade. Assim são passadas atividades para que as pessoas mostrem suas habilidades e sua forma de se relacionar.

Os recrutadores avaliam os candidatos e escolhem aqueles que tenham um melhor alinhamento com suas expectativas e interesses.

Entrevistas de seleção

Após os testes chegou o momento dos candidatos selecionados passarem pelas entrevistas de seleção, que são entrevistas mais pessoais, as quais podem ser realizadas apenas pelo recrutador ou em parceria com o gestor.

Nesse momento é avaliado se o candidato tem o perfil adequado para a empresa.

Verificação de dados

Após a escolha do candidato é realizada a verificação de dados, para ver se as informações passadas são verdadeiras. Nesse momento são pedidos documentos, diplomas, entre outros.

Comunicação da escolha da empresa

A última etapa é a comunicação da escolha da empresa, quando ela avisa o profissional que ele foi escolhido para ocupar determinado cargo.

O RH geralmente solicita que o candidato realize todos os procedimentos necessários e preencha os documentos para o cargo.

Também é importante dar um feedback aos candidatos que não foram escolhidos, para que eles saibam que por que não foram selecionados para a vaga.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Como você pode ver o recrutamento e seleção é um processo importante para a empresa, uma vez que através dele podem ser contratados funcionários assertivos e que vão trazer benefícios à organização.

Existem vários processos de recrutamento e seleção, os quais vão variar de empresa para empresa e também da vaga, pois funções mais complexas necessitam de uma avaliação mais aprofundada dos candidatos.

Realizando o processo com dedicação e cuidado é possível selecionar bons candidatos e que vão fazer uma grande diferença para sua empresa.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.