Por que utilizar um sistema de recrutamento no processo seletivo?

Você e sua empresa utilizam sistema de recrutamento nos processos seletivos? As inovações em sistemas de recrutamento estão impulsionando a evolução da função de aquisição de talentos.

Os departamentos de aquisição de talentos precisam avaliar suas ferramentas e compreender as inovações que existem para ajudá-los a ter sucesso no mercado atual voltado para os candidatos.

Os recursos humanos são um dos pilares que definem uma organização forte e de sucesso.

A força de trabalho é a espinha dorsal de qualquer organização e faz parte integrante de seus planos e iniciativas estratégicas.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é um sistema de recrutamento?

Sistemas de recrutamento são ferramentas de software usadas por recrutadores, profissionais de aquisição de talentos e gerentes de contratação para agilizar ou automatizar alguma parte do fluxo de trabalho de recrutamento, incluindo funções como sourcing, seleção, triagem e entrevista de candidatos.

A utilização de um sistema de recrutamento no processo seletivo começou a se tornar popular na década de 1990, à medida que a procura de empregos e a contratação se moviam online.

Em vez de processar currículos em papel, os recrutadores precisavam de ferramentas que pudessem lidar com grandes quantidades de currículos e inscrições eletrônicas.

Ferramentas de software para buscar candidatos, selecionar currículos, entrevistar candidatos e colaborar com gerentes de contratação fazem parte do cenário de um processo seletivo.

Por que utilizar sistemas de recrutamento?

Inovações como a IA para recrutamento devem mudar a função do recrutador de três maneiras principais: acelerando a triagem, reduzindo o preconceito inconsciente e criando uma função de consultoria de talentos.

Simplificar e automatizar o fluxo de trabalho de recrutamento com ferramentas como IA ironicamente nos permitirá sermos mais “humanos”, pois libera mais tempo.

Isso permitirá que os recrutadores invistam tempo explorando as necessidades e desejos dos candidatos e fazendo parceria com gerentes e executivos de contratação para planejar iniciativas de recrutamento estratégico.

Acelera o processo de triagem

Triagem manual de currículos é uma das partes mais demoradas e tediosas do recrutamento.

Com funções de alto volume recebendo mais de 250 inscrições, a triagem de currículo automatizada representa uma grande economia no tempo do recrutador.

Reduz o preconceito inconsciente durante o recrutamento

O software de recrutamento pode reduzir o preconceito inconsciente, ignorando informações demográficas sobre um candidato, como idade, sexo e raça.

As recomendações sobre quais candidatos devem seguir em frente podem formar a base para decisões de recrutamento mais objetivas e baseadas em dados.

Transforma o recrutamento em uma função de consultor de talentos estratégicos

Ao automatizar tarefas administrativas de baixo nível, o software pode transformar o recrutamento em uma função de consultor de talentos mais estratégica.

As funções de consultoria de talentos incluem parceria com gerentes de contratação e executivos para planejar iniciativas de recrutamento proativas com base na receita e no crescimento futuro, em vez de preenchimento reativo.

Conforme pesquisas, 70% dos gerentes de contratação acreditam que melhorar o impacto comercial de longo prazo exige que as equipes de recrutamento se tornem mais orientadas a dados.

O software que coleta dados ao longo do tempo permite que os recrutadores se tornem mais estratégicos e fechem o ciclo com os gerentes de contratação medindo KPIs, como a qualidade da contratação.

Funções de um sistema de recrutamento

Um software de recrutamento é projetado para oferecer suporte a uma variedade de funções, incluindo:

Divulgação

Promoção de vagas abertas por meio de ofertas de empregos, sites de carreiras, comunidades de talentos e mídia social.

Rastreamento do candidato

Rastreamento do fluxo de trabalho com os candidatos, incluindo triagem de currículo, avaliação, entrevista e verificação de antecedentes.

Análise de recrutamento

Um painel de relatórios de KPIs e métricas de funil, como tempo de preenchimento, fonte de contratação e proporção entre o candidato e a entrevista.

Avaliação pré-contratação e verificação de histórico

Incluindo avaliação de personalidade, testes cognitivos e de habilidades e verificação de referência e histórico.

Onboarding

Treinamento e orientação de novos contratados.

Recursos de software

Há uma série de recursos que as equipes de recrutamento e aquisição de talentos procuram em um sistema de recrutamento.

Os melhores mercados de software se tornaram a opção popular para atender a necessidades específicas.

Fornecedores reconheceram o valor de criar um mercado de ferramentas de recrutamento complementares que se integram facilmente com os sistemas já existentes.

Esses mercados permitem que os líderes de recrutamento e aquisição de talentos pesquisem e comparem ferramentas de recrutamento, o que lhes permite ser mais ágeis, econômicos e inovadores na busca pela solução certa para suas necessidades.

Tipos de sistemas para recrutamento

Nenhum software é projetado para oferecer suporte a todas as funções de recrutamento existentes. Isso significa que a maioria das empresas usa uma variedade de ferramentas. As mais conhecidas, são:

Sistema de rastreamento do candidato

Um sistema de rastreamento de candidatos é o hub central para o processamento de candidatos a vagas de emprego, organizando anúncios, processando currículos e rastreando entrevistas.

Esse software geralmente permite alguma automação da triagem de currículo por meio de filtros de palavras-chave ou perguntas eliminatórias.

Infelizmente ele possui alguns pontos fracos. Por exemplo, pode filtrar um candidato como um falso positivo com base no preenchimento de palavras-chave em seu currículo ou filtrar um candidato com fortes qualificações como um falso negativo, porque ele não atende aos filtros de palavras-chave.

Isso criou a necessidade de ferramentas de recrutamento complementares que se integrem e forneçam funcionalidades adicionais.

Gerenciamento de relacionamento com o candidato

Um sistema de gerenciamento de relacionamento com o candidato é projetado para permitir que os recrutadores contratem candidatos ativamente, criando pools de talentos e nutrindo-os por meio do marketing de recrutamento.

O marketing de recrutamento está aplicando as melhores práticas, como análise, uso de multicanais e mensagens direcionadas para atrair, envolver e nutrir candidatos, criando consciência e interesse na marca de empregador de uma empresa e em vagas de emprego.

O sistema trabalha com candidatos passivos e ativos que podem não ter se candidatado a um emprego ainda, mas que expressaram interesse na empresa ou são potencialmente adequados com base em suas qualificações.

Software de entrevista

As entrevistas online tornaram-se extremamente populares devido à sua conveniência. Usando software, os recrutadores podem conduzir entrevistas online em tempo real ou assistir posteriormente entrevistas pré-gravadas.

A próxima inovação no software de entrevista é a tecnologia que fornece mais dados sobre cada candidato, avaliando suas escolhas de palavras, padrões de fala e expressões faciais para prever o quão bem o candidato pode se encaixar em uma função específica.

Inovações em sistemas de recrutamento

A emergente categoria de tecnologia de RH IA para recrutamento levou a 4 inovações interessantes. Essas inovações são projetadas para tornar o recrutamento mais eficiente, eficaz e competitivo.

Triagem de currículo automatizada

A nova geração de software de triagem de currículo usa IA para automatizar o processo de triagem de currículo.

Esta IA usa seu banco de dados de currículos existente para saber quais candidatos seguiram em frente para se tornarem funcionários bem-sucedidos ou não.

O software de triagem de currículo automatizado aprende sobre a experiência, habilidades e outras qualificações dos funcionários e aplica esse conhecimento a novos candidatos para selecionar e classificar automaticamente os candidatos mais fortes, por exemplo, de A a D.

Com sua capacidade de examinar grandes quantidades de currículos instantaneamente, a triagem automatizada de currículos tem o potencial de eliminar o tempo desperdiçado na triagem manual de candidatos não qualificados e reduzir o tempo de preenchimento em 71%, em média.

A triagem automatizada de currículos também resolve o problema de “ignorar” o currículo: as empresas relatam que 65% dos currículos que recebem nunca são consultados.

Contratação cega

A contratação cega é qualquer técnica que deixe anônima ou “cegue” informações pessoais sobre um candidato que pode levar a um preconceito inconsciente ou consciente.

A contratação cega ganhou muita atenção ultimamente com o esforço para aumentar a diversidade no local de trabalho.

A teoria é que a contratação cega aumentará a diversidade do local de trabalho, permitindo que recrutadores e gerentes de contratação sejam mais objetivos ao avaliar as habilidades, conhecimentos e potencial de sucesso de um candidato, sem conhecer os dados demográficos do candidato, como raça, sexo, idade e nível de escolaridade.

Redescoberta de talentos

A redescoberta de talentos é a capacidade de selecionar automaticamente os candidatos que se inscreveram para uma função anterior na sua empresa e combiná-los com uma requisição aberta atual usando seu banco de dados de currículo.

O software de redescoberta de talentos usa IA para pesquisar seu banco de dados ATS para encontrar, avaliar e classificar candidatos anteriores que correspondam às qualificações de sua vaga aberta.

Usando software de redescoberta, os empregadores conseguem triplicar o número de candidatos qualificados, sem custos extras na aquisição de candidatos.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Chatbots de recrutamento

Uma pesquisa descobriu que 58% dos candidatos a emprego têm uma impressão negativa de uma empresa se não receberem uma resposta após o envio de uma candidatura.

No mercado competitivo de talentos atual, voltado para candidatos, os empregadores não podem perder talentos qualificados devido a experiências ruins.

Os chatbots de recrutamento usam IA para interagir com os candidatos em tempo real, respondendo a perguntas sobre o trabalho e fornecendo feedback, atualizações e sugestões para as próximas etapas.

Ao automatizar tarefas repetitivas, como responder a perguntas frequentes, um chatbot de recrutamento pode garantir que a experiência do candidato não sofra de falta de comunicação por parte do recrutador.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Ebook Gratuito!

Descubra como fazer um Roteiro de Entrevista com as 20 Perguntas Indispensáveis para você aplicar!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba o ebook agora mesmo, de forma gratuita.