O Que é e Como Criar um Plano de Carreira | Seu Guia Completo

Plano de carreira é o processo usado por um colaborador ao traçar um curso dentro de uma organização para sua trajetória e desenvolvimento profissional.

O acompanhamento de carreira envolve a compreensão de quais conhecimentos, habilidades, características pessoais e experiência são necessários para que ele possa progredir lateralmente, ou através do acesso a promoções e / ou transferências departamentais.

O plano de carreira exige que o colaborador analise honestamente seus objetivos, habilidades, conhecimentos, experiência e características pessoais.

Para desenvolver seu crescimento pessoal e na organização, é necessário que ele elabore um plano, buscando os elementos que lhe faltam, preenchendo as lacunas existentes que podem dificultar seu progresso.

Criar um plano de carreira é um componente essencial do seu gerenciamento profissional ao longo da vida.

Ele também é um fator crítico no planejamento de desenvolvimento de desempenho, no qual uma liderança e um colaborador discutem e planejam oportunidades de promoções.

O plano de carreira abrange o destino desejado do colaborador e as etapas, experiência e desenvolvimento que ele precisará para progredir na jornada, pois oferece um senso de direção, uma maneira de avaliar o progresso da carreira, assim como as metas e objetivos.

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Como Desenvolver Um Plano De Carreira

Você pode desenvolver um plano de carreira examinando o trabalho desejado na sua organização. Em seguida, traçar um curso através de cargos e departamentos, com a ajuda da sua liderança e da equipe de recursos humanos.

Reconheça que a obtenção da atividade ou função que você deseja pode exigir movimentos laterais, transferências departamentais e promoções de trabalho ao longo do caminho.

Atingir o objetivo desejado também exigirá que você desenvolva habilidades, busque oportunidades de desenvolvimento e obtenha certas experiências à medida que avança na carreira pela organização.

O treinamento da sua liderança e a assistência de um mentor, provavelmente um colaborador com uma posição acima da sua no organograma, poderão ajudar você.

Etapas Para Um Plano De Carreira Eficaz

Conforme estudos de especialistas na área, seguir uma carreira é muito mais gratificante do que se concentrar inteiramente em um trabalho. Neste mundo de ritmo acelerado, é difícil encontrar e manter um emprego por tanto tempo.

O termo estabilidade no trabalho quase não se aplica atualmente. Com o alto nível de incerteza ao nosso redor, é importante aprender a identificar e construir sua carreira de uma maneira que o ajude a prosperar em termos profissionais, econômicos e pessoais.

Aqui estão algumas etapas poderosas que você pode utilizar para criar um plano de carreira bem-sucedido.

Tudo começa com o seu objetivo

Não somos criados para meramente existir e pagar contas. Existe um propósito para a nossa existência. Até encontrarmos e buscarmos esse objetivo, a vida continuará sendo uma série interminável de lutas e atividades infrutíferas.

Ao descobrir seu objetivo, você deve encontrar respostas para as seguintes perguntas:

  • Em que você é naturalmente bom?
  • Pelo que você está interessado?
  • O que lhe dá a maior alegria / satisfação?

 

Somente quando você encontra respostas para essas perguntas é que você pode realmente começar a ter uma carreira gratificante.

Tenha uma visão clara

Embora o propósito seja a razão da sua existência, a visão é uma imagem do seu futuro. A melhor maneira de prever seu futuro é criá-lo. Qual é o quadro geral para você? Você consegue imaginar como seria o seu futuro daqui a 10, 15, 20 anos?

Ter uma imagem clara do seu futuro dá mais vida ao seu planejamento e ajuda você a canalizar todos os seus recursos para construir uma carreira alinhada ao seu objetivo.

Objetivos de carreira definidos

Objetivos são o veículo que transforma nossa visão em realidade. Depois de conhecer seu objetivo e ter uma imagem clara do seu futuro, é hora de tomar essas medidas, definindo metas SMART.

Para elaborar um plano de carreira e para que seus objetivos sejam eficazes, eles devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com limite de tempo.

Metas podem assumir o seguinte formato:

  • Obtenha minha certificação .... dentro de um ano;
  • Ler um livro relacionado a minha área de interesse uma vez por mês.

 

Desenvolva as habilidades, conhecimento, atitude e competência

Todo plano de carreira possui uma série de fatores críticos de sucesso que distinguem os profissionais brilhantes do resto do grupo. A identificação desses fatores é crucial na construção de uma carreira bem-sucedida.

Por exemplo, no gerenciamento, os fatores críticos de sucesso são as seguintes 7 habilidades: Planejamento, organização, pessoal, delegação, supervisão, medição e geração de relatórios.

Você pode descobrir esses fatores perguntando às pessoas que são bem-sucedidas no campo escolhido da sua carreira. Seu objetivo é identificar se você ficou aquém e planeja desenvolver essa competência, por meio de treinamento, leitura, redes, orientação, etc.

Tenha mentores de carreira

"Se eu vi mais, é porque fiquei de pé sobre os ombros de gigantes", Isaac Newton.

Não há nenhum lugar para onde você queira ir que as pessoas nunca tenham ido antes. Isso poupa muito tempo se você for humilde o suficiente para aprender com aqueles que foram antes de você.

Os mentores ajudam você a evitar erros dispendiosos e a crescer rapidamente, impedindo que você reinvente a roda. Aprender com a experiência de um mentor permitiria alavancar e poupar muito tempo e recursos.

Faça um esforço para procurar mentores que o ajudem em sua carreira. Curiosamente, os indivíduos que tiveram carreiras bem-sucedidas estão procurando oportunidades para transmitir sua riqueza de conhecimentos e experiências para a próxima geração.

Construa redes profissionais

Somos criados para relacionamentos. Não importa o quão inteligente você pense que é, você nunca será capaz de atingir seu pleno potencial sem o apoio e a ajuda de outras pessoas.

Esforçar-se para conectar-se com pessoas que compartilham a mesma trajetória profissional ajudaria muito em sua jornada. Todos nós precisamos de apoio, ajuda, ideias que possam facilitar nossa caminhada. Construir e expandir sua rede abriria muitas oportunidades que você talvez nunca tenha encontrado.

Leia e estude sobre tudo relacionado com o caminho da sua carreira

Para um plano de carreira efetivo, crie o hábito de preparar todas as informações relacionadas à sua escolha profissional. Estude sobre as pessoas mais bem-sucedidas em seu setor, local e globalmente.

Descubra o que os torna bem-sucedidos e aplique as lições à sua própria vida. Descubra as últimas tendências em seu setor. Obtenha informações sobre os desafios e oportunidades em seu campo.

Ser conhecedor da sua área o diferencia de seus contemporâneos. Você se torna alguém que as pessoas gostariam de ouvir. Isso acabaria por ajudá-lo a ganhar credibilidade e a dar uma voz forte em sua esfera de influência.

Especialistas

Tornando-se mais especializado, de modo que suas habilidades sejam cada vez mais raras e focadas em um trabalho específico. Os indivíduos geralmente se especializam em habilidades que estão em alta demanda ou que acham interessantes.

Por exemplo, um engenheiro de suporte de rede pode tentar se tornar um especialista em segurança de rede se esse tipo de conjunto de habilidades estiver em alta demanda.

Habilidades especializadas podem aumentar seu valor para os empregadores que precisam de suas habilidades exatas. A superespecialização em áreas obscuras pode dificultar seu progresso.

Conhecimento proprietário

Conhecimento proprietário é uma informação útil para uma única organização, produto ou serviço. Por exemplo, aprender um produto de software baseado na tecnologia de um fornecedor, em vez de aprender uma linguagem de programação usada por milhares de produtos e organizações.

O conhecimento proprietário também inclui os processos, políticas, procedimentos e sistemas exclusivos de uma organização. Esse tipo de conhecimento pode ser incluído no seu plano de carreira, proporcionando maior estabilidade no emprego, pois uma organização precisa de pessoas que entendam seu funcionamento interno.

Generalista

Desenvolver um entendimento sólido dos principais princípios em várias áreas, para que você possa trabalhar com muitas pessoas e entender seus negócios ou profissão.

Isso pode torná-lo altamente comercializável, pois muitas funções exigem trabalho com diversas partes interessadas. Os generalistas podem se encaixar em uma ampla gama de funções, facilitando possíveis promoções.

Por exemplo, um analista de negócios pode entender os conceitos básicos de marketing, operações e tecnologia da informação para poder trabalhar com as partes interessadas de muitas unidades de negócios.

Inicialmente, os generalistas podem achar difícil exigir um salário alto em comparação com um especialista que corresponde exatamente a uma necessidade crítica. No entanto, os generalistas tendem a ser bons líderes e executivos, consolidando seu progresso.

Gestão

Você pode focar seu plano de carreira em assumir a responsabilidade pelos recursos e / ou o desempenho das equipes. Os gestores podem ser responsáveis ​​pela estratégia, planejamento, orçamentos, processos, sistemas, controles, funções de negócios, projetos, gerenciamento de desempenho e gerenciamento de partes interessadas.

A gestão é um objetivo comum de carreira na maioria das profissões. Por exemplo, um professor pode se tornar diretor da escola.

Liderança

Se você tiver interesse nessa função, irá influenciar as pessoas a moverem-se na direção que você indicar. Isso está associado à administração, mas também pode se estender a especialistas em um setor, profissão ou campo.

Gestão executiva

A gestão executiva inclui o CEO, responsável pelo desempenho de uma empresa e pela liderança de funções organizacionais, como finanças, marketing ou tecnologia da informação.

Esses são papéis de alto perfil que geralmente são políticos e têm alta pressão. Em muitas organizações, a remuneração é uma ordem de magnitude mais alta no nível executivo.

Como tal, a competição por essas funções também é alta e normalmente requer status social, relacionamentos extensivos, resiliência pessoal, habilidades razoáveis ​​de liderança e conhecimento do setor.

Governança

Papéis de governança, como um Conselho de Administração, geralmente oferecem alta remuneração com o mínimo de comprometimento de tempo. Essas funções normalmente exigem um alto perfil em um setor, relacionamentos e status social.

Criatividade

Os papéis criativos tendem a ser competitivos, pois são vistos como pessoalmente satisfatórios. Em alguns casos, carreiras criativas estão associadas a baixos salários devido ao nível de competição envolvido.

No entanto, como há uma qualidade significativamente diferente entre um profissional e outro, alguns profissionais criativos obtêm rendas extraordinariamente altas.

Pesquisa

A pesquisa inclui qualquer função focada na investigação, análise, experimentação e descoberta. Isso é considerado pessoalmente gratificante e pode ser competitivo.

Por exemplo, uma empresa de tecnologia da informação pode fazer pesquisas em inteligência artificial para produzir algoritmos, modelos e técnicas. Tais funções normalmente exigem status de especialista em um domínio e uma educação avançada.

Relacionamentos

São funções que envolvem o desenvolvimento de capital cultural, relacionamentos e capacidade de influenciar. Por exemplo, um vendedor com uma grande rede de contatos em um setor e que possui uma boa habilidade em fechar negócios.

As vendas tendem a ser abertas a pessoas com diversas origens, pois trata-se de suas habilidades sociais. Por exemplo, um engenheiro extrovertido que facilmente estabelece rapport pode mudar do departamento de TI para as vendas.

Como as equipes de vendas contribuem diretamente para a receita, a remuneração pode ser alta.

Mudança de carreira

No seu plano de carreira você poderá incluir assumir um papel diferente da sua trajetória profissional. Isso pode ser impulsionado pela necessidade, pelo desejo de mudar ou por um plano para obter experiência diversificada para algum cargo futuro.

Por exemplo, é comum os executivos buscarem experiência na administração de diferentes departamentos em posições-chave, como setor financeiro, marketing e informática, preparando-se para um cargo de CEO.

Mas pense em termos de oportunidades de carreira em vez de empregos específicos. É um erro comum tomar decisões com base no que está acontecendo no momento.

O que você precisa agora pode não estar alinhado com o que deseja a longo prazo. Por exemplo, aceitar rapidamente uma promoção por causa da remuneração mais alta pode não ser a melhor opção se o novo papel não levar à carreira que você deseja seguir.

Ter objetivos de carreira muito claros transformará suas decisões diárias em pequenos passos em direção à sua carreira ideal.

Empreendedor

Você também pode planejar iniciar um negócio que tenha uma proposta de valor exclusiva. Isso geralmente leva a uma redução do equilíbrio entre vida profissional e trabalho propriamente dito, mas com maior satisfação no trabalho, pois normalmente você está fazendo o que realmente deseja.

Iniciar um negócio pode ser uma decisão de alto risco, mas também de potencialmente alto prêmio. Muitos empreendedores fracassam, mas podem descobrir que adquirem uma valiosa experiência de vida.

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