Perfis DISC | Conheça os 4 Perfis e Suas Características

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook

Compreendendo a mistura de perfis DISC de alguém, podemos tomar medidas proativas para colocar essa pessoa em ambientes em que ela se sentirá confortável e fortalecida, abordá-la de forma a reagir positivamente e entender e prever melhor suas ações e reações em geral. O comportamento humano é complexo, mas previsível.

Os perfis DISC foram criados pelo Dr. William Moulton Marston na Universidade de Harvard na década de 1920. Ele procurava identificar traços e comportamentos previsíveis de pessoas comuns em diferentes ambientes.

Os estilos DISC são uma combinação de quatro tipos de personalidade comportamental que ele representou em um círculo dividido em quatro partes, cada uma com cor específica e catalogou da seguinte forma:

  •  Dominant (vermelho): Dominância
  •  Influence (amarelo): Influência
  •  Steadiness (verde): Estabilidade
  • Compliance (azul): Conformidade

 

Esses estilos não são preto e branco. Nós temos algum nível de cada um desses estilos em nossa personalidade. É apenas uma questão de quais combinações são altas ou baixas.

Um alto nível de dominância prediz nosso comportamento da mesma maneira que um baixo nível de dominância, então a intensidade importa. Ao analisar o estilo de personalidade de uma pessoa, analisamos quais combinações são mais altas, também levando em conta o quão alto ou baixo cada estilo está nos gráficos.

Ao fazer o teste de perfis DISC e olhar para os traços de estilo primário, secundário, terciário e até mesmo ausente, podemos determinar o tipo de personalidade DISC e como eles agirão, reagirão, comunicarão, lidarão com conflitos e até organizarão um projeto ou espaço de trabalho, em um determinado ambiente.

Os estilos comumente são diferentes no ambiente doméstico, em um ambiente social e em um ambiente de trabalho. Essa informação pode ser muito poderosa quando usada na contratação da pessoa certa para uma posição, aumentando a comunicação entre equipes e indivíduos, treinando gestores e líderes, e muitas outras aplicações.

Ao compreender as necessidades, os medos e as tendências da comunicação e do comportamento, você pode adaptá-los ou abordá-los de forma proativa, fazendo com que elas reajam positivamente. As pessoas com certeza são diferentes, mas as pessoas são previsivelmente diferentes.

O teste de perfis DISC, tem sido usado como uma ferramenta poderosa em aplicações comerciais e pessoais há mais de 30 anos. Assim como criar novas cores infinitas misturando cores primárias para pintar, a personalidade DISC usa esses quatro traços básicos de personalidade do comportamento humano e cada pessoa tem uma mistura única.

É a “paleta de cores da personalidade”. A pesquisa que Marston conduziu na década de 1920 continua até hoje para nos dar uma grande visão do comportamento humano e dos diversos tipos de personalidade.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Compreendendo os Perfis DISC

Muitos modelos comportamentais se concentram no que há de errado com uma pessoa para identificar “transtornos de personalidade”. O modelo DISC baseia-se no comportamento normal e não no comportamento anormal. DISC é um “modelo de bem-estar” que é objetivo e descritivo, e não subjetivo e crítico.

Portanto, DISC é uma maneira prática de entender a si mesmo e àqueles que estão nas configurações comuns da vida cotidiana.

O modelo de bem-estar DISC é um bom quadro para a compreensão das pessoas. A identificação dos perfis DISC deve ser utilizada de forma positiva para encorajar uma pessoa a ser o seu melhor e não como uma maneira de “rotular” alguém.

Relacionamentos saudáveis ​​e positivos vêm de uma compreensão precisa de si e dos outros. DISC é uma ferramenta poderosa para obter uma nova apreciação dos nossos estilos de personalidade e seus efeitos em nossas vidas diárias.

O modelo de personalidade DISC possui quatro ideias principais que permitem que ele seja usado apropriadamente como uma ferramenta eficaz e encorajadora:

  • Abordagem positiva para destacar e encorajar uma pessoa em suas forças;
  • Abordagem positiva para identificar possíveis pontos cegos de uma pessoa sem assumir que existe uma vulnerabilidade;
  • Reconhecer que cada pessoa tem uma mistura única de todos os principais traços de personalidade em maior ou menor grau;
  • Reconhecer que os padrões comportamentais são fluidos e dinâmicos à medida que a pessoa se adapta ao seu ambiente.

 

Ser capaz de identificar e articular seus pontos fortes pode ser muito estimulante, tanto quanto descobrir pontos cegos também.

Perfis DISC e Comportamento

Os perfis DISC baseiam-se em duas observações fundamentais sobre como as pessoas normalmente se comportam, que irão compor as quatro partes do disco:

Modelo 1

Algumas pessoas são mais ativas ou reagem mais rapidamente, enquanto outras são mais reservadas ou mais lentas.

Você pode pensar nessa característica como motor interno ou ritmo de cada pessoa. Algumas pessoas parecem estar sempre prontas para ir e mergulhar rapidamente, como se deixassem o motor sempre ligado, bastando engatar e sair. Outras tendem a ligar o motor, engatar e sair mais devagar ou com mais cautela.

Modelo 2

Algumas pessoas são mais orientadas para a tarefa, enquanto outras são mais orientadas para as pessoas.

Você pode pensar nisso como o foco externo ou a prioridade de cada pessoa que as guia. Algumas pessoas estão focadas em fazer as coisas. Outras estão mais sintonizados com as pessoas ao seu redor e com seus sentimentos.

Com ambas as observações, é preciso enfatizar que essas tendências comportamentais não são nem certas nem erradas, boas ou más. Elas são apenas diferentes.

Os perfis DISC simplesmente identificam os diversos estilos de comportamento normais.

Todo mundo tem algumas de todas essas tendências em diferentes momentos e em diferentes situações. O equilíbrio dessas tendências molda a maneira como cada pessoa vê a vida e as pessoas ao seu redor.

Características dos Perfis DISC

Marston teorizou que as pessoas são motivadas por quatro impulsos intrínsecos que dirigem padrões comportamentais. Ele usou quatro características descritivas para tendências comportamentais que são representadas por quatro letras do alfabeto: D, I, S e C. E assim, o conceito de “DISC” foi introduzido.

Os atributos identificados, foram:

 Dominant – Dominância

Um indivíduo extrovertido, orientado para tarefas, estará focado em fazer as coisas e chegar ao resultado o mais rápido possível. Sua característica principal é fazer acontecer.

Uma pessoa com o tipo de personalidade “D” provavelmente será direta, assertiva, independente e decisiva. Eles são concorrentes intensos que prosperam com metas e desafios ambiciosos, preferindo a ação à análise quando precisam concluir uma tarefa.

D’s também são geralmente confortáveis ​​com conflitos, e podem pressionar mais do que outros estilos de personalidade mais passivos para afirmar sua vontade e assumir o controle de uma situação.

Temperamento

A personalidade D tipicamente fala com confiança, mas será rápida para terminar uma conversa que não vai a lugar nenhum. Suas ideias serão de alto nível, opiniosas e, às vezes, contundentes, mas você geralmente não terá problemas para entender o que pensam, pois eles deixam isso bem claro.

Suas atitudes dominadoras levam-nos a mergulharem em situações, muitas vezes antes de avaliar o cenário completo. Em uma missão, quando o objetivo está à vista, há pouco que possa impedi-los. No entanto, eles estão abertos à perspectiva externa, se acharem que isso fará o trabalho mais rápido.

Em suma, os D’s são indivíduos extremamente competitivos que preferem funções de liderança.

Quatro termos para identificar um D:

  • Competitivo;
  • Insistente;
  • Aventureiro;
  • Decisivo.

 

Estilo de comunicação

Como na ação, uma personalidade D se comunicará da maneira mais eficiente possível. Declarações curtas e diretas são a forma natural de D responder ou dar instruções.

A personalidade D vê o mundo em termos gerais e prefere, até mesmo exige, ignorar os detalhes. Não espere conversar com uma personalidade D. Do ponto de vista deles, brincadeiras leves são uma perda de tempo e não levam a conversa para qualquer ação.

Resumo

  • É tão focada na conquista que a maioria das conversas se concentra nos resultados e ignora o método;
  • Muitas vezes desconsidera a estratégia e a lógica, em vez disso prefere descobrir o que acontece;
  • São pessoas extremamente objetivas. Elas não tomam decisões com base na emoção;
  • São personalidades que movem-se a um ritmo extremamente rápido e desfrutam de atividades físicas.

 

Influence – Influência

Uma pessoa extrovertida e orientada para as pessoas. Adora interagir, socializar e se divertir. Essa pessoa está focada no que os outros podem pensar dela.

Pessoas que são identificadas como personalidades I gostam de diversão. Elas são confiantes, envolventes e extremamente acessíveis. Esses indivíduos amam os ambientes sociais e valorizam a conexão com os outros, estão sempre procurando expandir seus círculos sociais e de rede e aproveitar o tempo gasto com novas pessoas.

Eles ficam entusiasmados em explorar novas ideias e começar novos projetos, e tendem a se movimentar entre o que estão trabalhando. Gostam de multitarefas e estar em muitas coisas ao mesmo tempo.

Perfis DISC com estilo I são pessoas informais, são calorosas e acolhedoras e têm um interesse sincero nos sentimentos dos outros. Sua abertura e consciência social são consideradas encantadoras para aqueles que interagem com elas.

Temperamento

A confiança que as personalidades I exibem é muito visível. Elas são extrovertidos e falantes, e tendem a interagir positivamente em qualquer situação em que se encontrem.

São processadores externos, o que significa que pensam em voz alta e podem compartilhar seus pensamentos e sentimentos de forma muito franca. Possuem habilidades de comunicação notáveis. Essa capacidade natural, juntamente com seu foco nas pessoas que as rodeiam, as tornam excelentes líderes.

A melhor maneira de identificar uma personalidade do tipo I é observá-los entrando em uma sala. Eles se cumprimentarão e se apresentarão a todos sem qualquer hesitação antes de se sentarem ou se estabelecerem em uma conversa.

Quatro termos para identificar um I:

  • Inclusive
  • Criativo
  • Extrovertido
  • Falador

 

Estilo de comunicação

Personalidades amam falar … sobre qualquer coisa e tudo. Eles são expressivos e frequentemente gesticulam com as mãos e usam expressões faciais para transmitir sua mensagem.

Deixam muito tempo para conversas sociais, mesmo em um ambiente profissional. Adoram fazer debates e colaborar, mas evitam tomar grandes decisões no local. Embora sejam naturalmente incisivos, são pessoas visuais que gostam de ler tudo o que foi discutido primeiro.

Resumo

  • Trabalharão duro para manter um ambiente positivo;
  • Usam o seu carisma natural e habilidades de comunicação para influenciar os outros, especialmente em termos de ver a sua perspectiva;
  • Prosperam com a aprovação e são motivadas pela apreciação pública;
  • Adoram debates e novos projetos e podem ter a tendência de assumir tudo muito rapidamente.

 

Steadiness – Estabilidade

Um indivíduo reservado e orientado para as pessoas. Desfrutará de relacionamentos, ajudando ou apoiando os outros e trabalhando junto como uma equipe.

As personalidades S são pessoas naturalmente reservadas que buscam por indivíduos que tenham o mesmo espírito de apoio, coerência e lealdade em seus relacionamentos.

Elas são conhecidas por serem simpatizantes com as perspectivas dos outros, bem como excelentes habilidades de escuta ativa que contribuem para os ambientes calmos e estáveis ​​e situações que elas podem procurar intencionalmente.

Essa qualidade constante torna os S excelentes em situações que exigem habilidades diplomáticas e julgamento de caráter.

Enquanto uma personalidade S pode esperar que outra pessoa inicie um relacionamento, ela é muito confiável para manter relacionamentos depois de estabelecidos.

Dito isto, seus círculos de amigos são tipicamente pequenos e extremamente unidos. Os S são ferozmente leais e trabalharão arduamente para manter um relacionamento próximo com as pessoas que eles valorizaram ao longo do tempo.

Temperamento

Personalidades S são calmas, pessoas que empregam intenção em todas as suas palavras e ações. Elas são pacientes e gentis em suas respostas, e são bastante cuidadosos em tudo o que fazem.

Os S são naturalmente gentis e podem ser abertos a novas pessoas e novos ambientes, mas precisam de tempo para avaliar a situação e se adaptar.

Sua natureza reservada muitas vezes pode ser mal interpretada como algo frio, algo que a maioria dos S luta para superar. As personalidades S gostam de trabalhar de forma constante, sem interrupções externas, e resistirão firmemente à mudança e ao conflito.

As personalidades S equilibram os tipos mais extrovertidos e apoiam aqueles que são mais analíticos. Eles são os verdadeiros apoiadores entre nós.

Quatro termos para identificar um S:

  • Paciente
  • Reconfortante
  • Meditador
  • Metódico

 

Estilo de comunicação

As personalidades S são frequentemente de fala mansa. Suas qualidades reservadas podem muitas vezes parecer formal ou intocada, especialmente por escrito.

É importante não sobrecarregar ou ficar muito forte nas primeiras interações com uma personalidade S. Em vez disso, os S preferem criar confiança e entusiasmo por meio de conversas mais significativas.

É importante estar atento quando se trabalha com uma personalidade S, porque os tipos mais eficientes podem ignorar a necessidade de anedotas pessoais e conversa fiada e ir direto ao ponto crucial de um problema.

Resumo

  • São extremamente respeitosos com o espaço de seus colegas e raramente interrompem alguém para inserir suas ideias;
  • Adoram criar estratégias e, muitas vezes, evitam o trabalho abstrato em favor de um curso metódico de ação;
  • Estabilidade e rotina estruturada motivam e energizam essas personalidades.

 

Compliance – Conformidade

Um indivíduo reservado e orientado para a tarefa. Buscará informações de valor, consistência e qualidade. Essa pessoa se concentra em ser correta e precisa.

As personalidades C são extremamente analíticas e gravitam em direção ao processo, estrutura e regras. São intensamente céticos e usam a lógica para tomar decisões objetivas, em vez de serem influenciados pelas emoções.

Se os dados informam nova lógica, uma personalidade C é capaz de ser flexível e mudar de ideia rapidamente. São frequentemente inventores e buscam soluções precisas e inovadoras para os novos problemas e projetos interessantes aos quais são confiados.

Temperamento

São pessoas reservadas, autônomas, que geralmente preferem trabalhar de forma independente por longos períodos de trabalho focado, em vez de trabalhar com múltiplas tarefas.

Embora gostem de conversas longas e ponderadas sobre assuntos complexos, a personalidade C é comumente marcada por comportamentos estáveis ​​e estóicos que às vezes podem parecer robóticos.

Geralmente fazem conexões com as pessoas ao seu redor, encontrando interesses comuns que podem ser discutidos de forma detalhada. Raramente oferecem anedotas pessoais espontaneamente.

Quatro termos para identificar um C:

  • Preciso
  • Analítico
  • Estruturada
  • Com propósito

 

Estilo de comunicação

Personalidades C são extremamente objetivas e podem não usar muita inflexão em sua fala natural. Elas podem parecer secas e distantes até serem induzidas por um interesse ou ideia semelhante.

Gostam de uma análise longa e minuciosa, mas evitam conversa fiada porque os deixam desconfortáveis ​​a maior parte do tempo. Devido à quantidade de tempo que uma personalidade C gasta analisando detalhes, podem frequentemente parecer pessimistas.

Isso não é necessariamente verdade, mas para uma personalidade C, os fatos são fatos. É difícil argumentar com esse tipo de lógica baseada em dados.

Resumo

  • Uma personalidade C usará fatos e lógica analítica para explicar quase todas as situações em suas vidas;
  • São os nossos fatos e números como pessoas;
  • São motivadas principalmente por um desejo de estar correto, mas a realização é secundária para conduzi-los;
  • São excelentes em criar e aplicar regras. Ignoram distrações e permanece no caminho certo.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Não vá embora! Veja nossos Artigos mais Recentes:

O que podemos fazer
para melhorar sua gestão?

Clique no botão abaixo que teremos o prazer em ajudá-lo.

Contato

    RJ: (21) 3005.4074

    DF: (61) 2626.2705

    BA: (71) 2626.1205

    MG: (31) 2626.9127

    PR: (41) 2626.1267

    RS: (51) 2626.3109

Qual Solução você gostaria?