Perfil Comunicador: Conheça este Perfil Comportamental

Hoje vamos conhecer mais sobre o Perfil Comunicador, suas características e como ele pode ajudar no desenvolvimento de sua empresa.

A análise de perfil comportamental é amplamente usada na atualidade para ajudar as organizações no recrutamento a encontrar a equipe certa, avaliar o potencial de liderança de alguém, melhorar a produtividade do trabalho e a comunicação dentro da organização.

O perfil comportamental é basicamente a “ciência” de descobrir o que faz um indivíduo funcionar. Seus motivadores, suas necessidades, seus traços e comportamentos comuns.

A análise de comportamento não faz julgamentos. Ela mostra a inclinação de uma pessoa para um ou dois estilos mais evidentes, além de identificar sua combinação única de outros estilos.

Ou seja, cada pessoa tem um determinado modo de sentir, agir e reagir que lhe caracteriza, mas também possui uma combinação de outras tendências, algumas mais pronunciadas que outras.

Este artigo se concentra nos principais atributos do Perfil Comunicador e o que isso representa no local de trabalho. Conheça mais sobre este perfil comportamental.

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Características do perfil comunicador

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta que você pode usar para obter informações sobre como seus funcionários preferem aprender, trabalhar e interagir.

Usando essas informações, você pode se concentrar na criação de um ambiente de trabalho mais propício à produtividade, entre outros benefícios.

Como proprietário ou gerente de uma empresa, essas informações também podem ajudá-lo a tomar decisões sobre contratações, promoções, oportunidades de desenvolvimento profissional e atribuição de projetos.

Por exemplo, o perfil de personalidade pode ajudá-lo a identificar qualidades de liderança em potencial ou qualidades que podem levar alguém a se adequar a um papel novo ou alternativo.

Cada indivíduo possui um ou dois perfis que são predominantes em sua personalidade e a mistura de outros em menor proporção.

No caso do Perfil Comunicador, suas principais características, são:

Praticam a escuta ativa

Por mais que as pessoas pensem que a comunicação está ligada apenas às palavras que você diz, ouvir é tão importante quanto.

Você pode fazer cem perguntas perspicazes, mas se não estiver realmente ouvindo as respostas, tudo será perda de tempo.

Os principais comunicadores ouvem não apenas o conteúdo e os detalhes pequenos e importantes, mas também prestam atenção às mudanças de tom.

Eles percebem quando o humor ou a atitude de alguém se altera durante uma conversa por causa de mudanças sutis de inflexão que exigem atenção total para serem realmente notadas.

Essas sutilezas são tão valiosas porque podem significar a diferença entre relacionamentos fortes e fracos ou até mesmo se um problema é resolvido completamente ou não.

Indivíduos de perfil comunicador ouvem atentamente o que a outra pessoa está dizendo. A capacidade de ouvir é a habilidade número um na comunicação eficaz.

Eles aguardam pacientemente e processam cuidadosamente as informações que estão ouvindo, a fim de fornecer a resposta mais adequada.

Eles não ouvem apenas as lacunas ou pausas na conversa, para que possam falar. Eles ouvem para que possam agregar uma valiosa contribuição ao processo de comunicação.

Fazem questão de “estar no momento da conversa” e não se deixam levar pelos eventos que acontecem ao seu redor. Dedicam tempo para a pessoa que está falando.

Eles não interrompem e não monopolizam a conversa. Eles sabem quando é a hora certa de falar.

Possuem consciência emocional

Comunicadores eficazes captam sinais emocionais enquanto ouvem as pessoas falando.

Eles lêem nas entrelinhas o que as pessoas estão dizendo e entendem que pode haver mais no significado da conversa do que está sendo comunicado.

Reconhecem barreiras

É bastante comum durante avaliações e feedback, que a parte recebedora seja um pouco reticente. Isso pode ser por causa do desequilíbrio de poder entre lideranças e colaboradores.

Muitos funcionários encaram isso como um ataque pessoal e se fecham, não revelando nada e dando uma contribuição mínima para a conversa.

O perfil comunicador reconhece essas barreiras defensivas e é capaz de extrair lentamente as informações de que precisa:

  • Criando um ambiente confortável
  • Criando um vínculo de confiança
  • Mantendo os sentimentos pessoais fora da conversa
  • Comunicando de forma simples

 

Às vezes, as comunicações podem estar cheias de jargões complexos e expressões muito técnicas.

Comunicadores eficazes conseguem fazer com que um público mais amplo entenda a mensagem com clareza.

São específicos

Muitos de nós saímos de uma reunião ou briefing, nos voltamos para um colega e dissemos “então, o que exatamente tudo isso significava?”

Na maioria das vezes isso acontece porque a pessoa que estava se comunicando não foi clara ou fez muitos rodeios.

Indivíduos com perfil comunicador são eficazes, falam de forma clara e concisa, lenta e deliberadamente.

Eles não deixam pontos espalhados no ar para que você precise juntá-los depois e o mais importante: não deve haver espaço para confusão.

O comunicador habilidoso sabe que a mensagem pode não ser bem recebida por muitos, mas ainda assim, ela precisa ser entregue de forma clara e com respeito ao público.

Focam no aqui e agora

Há uma infinidade de distrações que podem ocorrer durante as comunicações. Se você permitir!

Os comunicadores habilidosos mostram respeito ao seu público bloqueando ou eliminando distrações externas.

Eles se concentram nessa conversa e todo o resto é uma questão secundária.

Sabem quando NÃO falar

Os comunicadores experientes sabem que não precisam monopolizar a conversa para transmitirem seu ponto de vista.

Às vezes as pessoas só querem ser ouvidas. Alguém imparcial para ouvir uma questão que os está incomodando, sem julgamentos.

Muitas vezes, nessas situações, a pessoa que está desabafando encontra suas próprias soluções para os problemas, apenas por poder falar sobre as coisas e compartilhar suas opiniões ou crenças.

São oportunos e claros

A maioria de nós já experimentou esperar por notícias de algum tipo de resultado específico. Esperar em suspense aumenta os níveis de ansiedade.

Pessoas com perfil comunicador dominante se tornaram hábeis na arte da comunicação, entendem isso e entregam em tempo hábil.

Elas não deixam os outros se preocupando e tirando suas próprias conclusões. Entregam a mensagem completa, para que todos tenham uma ideia clara do resultado.

São proativos

Além de serem honestos, indivíduos de perfil comunicador não adiam conversas difíceis. Eles vão abordar um problema assim que achar necessário.

Em vez de deixar que o ressentimento se acumule sobre o estilo de trabalho ou hábitos de alguém, por exemplo, comunicadores fortes lidam com o problema desde o início.

Isso torna a questão de curta duração e cria uma resolução mais rápida.

São concisos

As pessoas de perfil comunicador são concisas. Os outros as ouvem mais porque há uma fé de que o que elas vão dizer importa.

O tempo de atenção humana é muito curto. Ser direto ao ponto é fundamental para capturá-la e mantê-la.

Cultivam a confiança

A comunicação não é apenas verbal. As pessoas também se comunicam de forma não verbal, então nossa linguagem corporal e a maneira como nos apresentamos fazem uma grande diferença.

O perfil comunicador mantém uma postura confiante e fala com segurança, pois sabe que isso faz parte de uma boa comunicação.

Usam empatia

O comunicador sabe que, para ser ótimo em lidar com desentendimentos e discussões, precisa ser capaz de ter empatia com a outra pessoa.

Ser empático é fundamental para entender o ponto de vista da outra pessoa. Às vezes, isso significa ter maior poder de argumentação, mas geralmente significa que a conversa é mais produtiva.

São autoconscientes

Os melhores comunicadores são aqueles que estão cientes de suas próprias contribuições para a conversa e sabem a melhor forma de ajudar o fluxo do diálogo.

Indivíduos de perfil comunicador sabem quando uma contribuição é necessária e quando é melhor deixar que outros tomem a palavra.

Eles aceitam que outra pessoas tenha maiores habilidades e está mais bem equipada para lidar com alguma questão.

Para o comunicador, é crucial garantir que não haja problemas de comunicação no local de trabalho.

São retentivos

Ser retentivo significa que você pode se lembrar muito bem de detalhes de conversas anteriores e interações com outras pessoas.

Essa é uma habilidade útil para garantir que sua comunicação seja eficiente e pessoal.

Se seus colegas de trabalho e clientes lhe disserem informações pessoais sobre si mesmos, tente lembrá-las para que você possa perguntar sobre isso mais tarde.

O perfil comunicador possui esta habilidade, o que ajuda no vínculo com outros profissionais e a construir fortes amizades no local de trabalho.

Por exemplo, se seu colega de trabalho fala sobre seu gato com frequência, você pode perguntar sobre isso durante uma conversa casual, o que mostra que você ouviu, prestou atenção e se importa.

Atitudes simples como esta constroem relacionamentos melhores.

São inquisitivos

Fazer perguntas detalhadas e ponderadas pode levar você a aprender coisas novas e ajudar a esclarecer as instruções.

Pessoas com perfil comunicador dominante costumam fazer perguntas para fortalecer sua compreensão das expectativas, intenções e sentimentos dos outros.

Muitas vezes, é mais eficiente fazer perguntas quando você não tem certeza sobre uma tarefa de trabalho.

Fazer perguntas em um canal de comunicação disponível abrangente é especialmente eficaz, porque garante que você receba uma resposta rapidamente e permite a outros a chance de aprender também.

São refletivos

A autorreflexão é um aspecto importante da comunicação. Ela permite que você pense bem antes de falar, o que garante que você esteja se comunicando de forma clara e intencional.

O perfil comunicador é reflexivo, incentivando-o a considerar como suas palavras e linguagem corporal podem fazer os outros se sentirem.

Tente reconhecer os resultados da maneira como você reage aos outros e aos seus sentimentos. Estar consciente disso pode ajudá-lo a adotar melhores práticas de comunicação.

Princípios de um líder comunicador

Um líder é alguém que inspira mudanças positivas e incrementais, capacitando aqueles ao seu redor a trabalhar em direção a objetivos comuns.

A ferramenta mais poderosa de um líder para atingir este objetivo é a comunicação. A comunicação eficaz é vital para ganhar confiança, alinhar esforços e inspirar mudanças positivas.

Quando há falta de comunicação, informações importantes podem ser mal interpretadas, prejudicando os relacionamentos e, em última análise, criando barreiras que impedem o progresso.

Abaixo estão algumas técnicas para um líder entregar melhor suas mensagens:

Priorize

A má comunicação pode ocupar um tempo valioso e levar a erros. Certifique-se de fazer um plano claro antes de se comunicar, incluindo ordenar o que você vai dizer de maneira lógica. Por exemplo:

  • Declare o objetivo da tarefa e o resultado desejado
  • Explique quanto tempo deve demorar e o prazo final
  • Quais são os recursos necessários
  • Quaisquer detalhes adicionais

 

Explique uma estratégia complexa da forma mais simples possível

Divida pensamentos e estratégias complexas em conceitos simples com os quais seus colaboradores possam se relacionar.

Se você está tendo problemas para explicar algo em sua essência, é um sinal de que você pode não ter uma compreensão clara.

Isso torna impossível comunicar aos outros o que você quer de forma eficaz. Tente não se prender a jargões técnicos e linguagem de negócios.

Ao simplificar seus objetivos, tome cuidado para não ser vago com o que você quer de sua equipe.

Certifique-se de que eles saibam exatamente o que você espera e quando você espera.

Se eles não entenderem o que você está dizendo, não saberão o que devem fazer. Você perde produtividade quando eles têm que voltar para você para esclarecimentos sobre informações importantes.

Ouça ativamente – a comunicação eficaz é bidirecional

“Quando as pessoas falam, ouça completamente. Não fique pensando no que você vai dizer. A maioria das pessoas nunca ouve. Nem observam.” – Ernest Hemmingway

Bons líderes sabem como fazer ótimas perguntas e depois ouvir com os olhos e os ouvidos.

É fácil ficar tão focado em transmitir sua mensagem, ou persuadir os outros, que você não se sintoniza com o que vê e ouve.

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Seja receptivo

Não fale apenas com pessoas que têm opiniões semelhantes as suas. Você também deve falar com aqueles que têm opiniões opostas.

Mostre interesse no que eles dizem com o objetivo de entender como eles pensam. Isso ajudará no seu próprio desenvolvimento.

As pessoas vão admirá-lo por isso porque mostra vontade de aprender com os outros, mesmo que você esteja em desacordo.

Além disso, ao entender a perspectiva dos outros, será mais fácil explicar o que você quer deles e por quê.
Incentive os comentários

Com essa perspectiva de mente aberta, incentive sua equipe a fornecer feedback sobre você, incluindo feedback sobre sua comunicação.

Use um sistema anônimo para que a equipe se sinta mais confortável em fornecê-lo.

Sua equipe irá respeitá-lo por isso, pois é um acordo justo, considerando que eles recebem feedback.

Você receberá informações valiosas sobre como você é percebido e no que precisa trabalhar. Tudo isso ajudará a melhorar sua comunicação.

Como você está em uma posição de autoridade, nem sempre receberá feedback direto. Você precisará ouvir o que está sendo dito e estudar pistas não verbais, como linguagem corporal, para captar o que você precisa saber.

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