Perfil Analítico: Conheça um dos perfis mais requisitados no mercado

O perfil analítico tem sido muito requisitado nas mais variadas oportunidades de emprego. Pois se trata de uma característica importante tanto para a empresa como para o profissional.

Esse perfil é na verdade a capacidade de analisar e trabalhar com dados e informações, de modo a encontrar uma solução. Por meio disso é possível realizar um trabalho detalhado e mais assertivo com o que o cliente espera.

Dessa forma você apresenta um bom desempenho e atinge melhores resultados. Neste post você vai entender o que é o perfil analítico, por que é importante para a empresa, suas principais características e como desenvolvê-lo.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é perfil analítico?

A pessoa que tem o perfil analítico é curiosa e por isso sempre busca informações, estuda dados de maneira detalhada e analisa bem as questões antes de partir para a ação.

Além disso, quem tem esse perfil é atento aos detalhes, organizado, reservado, metódico, assertivo, focado e comedido.

Pois precisa sentir que está no controle da situação, preferindo atuar de acordo com fatos ao invés de intuições para não correr riscos.

Por que o perfil analítico é importante para a empresa?

Porque o perfil analítico permite que você analise da melhor maneira seu trabalho antes de realizá-lo, o que economiza o tempo que você passaria corrigindo os erros e diminui seu esforço.

Dessa forma você apresenta um desempenho melhor, o que garante que haja melhores resultados.

Os setores que mais precisam de pessoas com perfil analítico são: marketing, financeiro e tecnologia da informação.

Além disso, ter o perfil analítico também pode ajudar em sua vida pessoal, pois assim você passa a melhorar suas relações com familiares e amigos e se torna uma pessoa mais confiável para solucionar problemas e participar de projetos.

Quais as características do perfil analítico?

Pessoas que têm perfil analítico costumam apresentar algumas características que as diferenciam de indivíduos com outros perfis e que ao mesmo tempo possibilitam que realizem seu trabalho de maneira mais detalhada e assertiva. Vamos conhecê-las.

Pensamento crítico

A característica principal desse perfil é ter o pensamento crítico, pois por meio dele a pessoa é capaz de analisar vários aspectos de um mesmo problema e entender a razão de sua existência.

As pessoas com esse perfil são bem observadoras e levam algum tempo para compreender o problema totalmente para que assim possam encontrar a solução mais adequada.

Curiosidade

As pessoas com perfil analítico desejam compreender o problema por completo, para isso refletem sobre ele de acordo com os dados que lhe são oferecidos, conseguindo chegar a reflexões profundas e que são capazes de explicá-lo.

Isso se deve à sua curiosidade de se aprofundar na questão e encontrar respostas que não estão em suas camadas superficiais.

Análise de dados e informações

Outra característica importante de quem tem o perfil analítico é a análise de dados e informações, que é realizada de maneira detalhada e organizada.

Por meio disso é possível entender o problema e chegar à solução do mesmo.
Realização de pesquisas frequentes

As pessoas que têm perfil analítico também costumam realizar pesquisas frequentes, as quais tem a finalidade de obter informações relevantes para a resolução do problema.

Comunicação constante

Quem tem esse perfil também está sempre em contato com a parte interessada no problema, pois assim obtém dados, discute resultados e comunica a causa do problema para poder solucioná-lo.

A pessoa com perfil analítico transmite as informações de forma clara, objetiva e precisa, o que permite que a parte interessada esteja sempre bem informada.

Solução de problemas

Todas as características anteriores levam à solução dos problemas, a qual quem tem esse perfil se esforça em buscar.
Pois esse tipo de pessoa volta toda a sua atenção para a resolução, sendo uma habilidade que é muito admirada nos profissionais de transformação digital, pois permite a criação de programas, aparelhos, entre outros dispositivos que facilitam a vida do ser humano.

Como desenvolver o perfil analítico?

Para desenvolver o perfil analítico é importante realizar algumas ações que devem fazer parte do seu dia a dia. Pois quanto mais você praticar mais você vai desenvolver um pensamento analítico.

Saiba quais são essas ações:

Seja mais observador

Você deve observar mais as coisas ao seu redor e analisar sobre tudo o que acontece. Pergunte quanto tiver dúvidas, teste recursos e acompanhe as tendências.

Dessa forma você será capaz de refletir mais sobre as coisas e desenvolver um pensamento analítico.

Desenvolva o hábito da leitura

Outra ação que você deve tomar é ler bastante, pois dessa forma você será capaz de desenvolver habilidades cognitivas, conhecendo diferentes assuntos e aprendendo a questionar paradigmas.

Realize pesquisas

Você também deve saber buscar respostas, por isso deve pesquisar em diferentes áreas. Assim poderá desenvolver habilidades, aprender coisas novas e compreender problemas rotineiros.

Dessa forma quando lhe for apresentada uma ideia nova ou problema que desconhece saberá como encontrar a solução para ele.

Questione mais

Não fique preso à rotina, questione a razão de ser das coisas, para entender o porquê delas serem realizadas de uma determinada forma. Assim você será capaz de desenvolver o pensamento analítico.

Aprenda cada vez mais

É importante estar sempre atualizado e estudar, por isso você deve se empenhar em fazer cursos novos de qualificação ou que ajude você a desenvolver alguma habilidade.

Uma boa forma de fazer isso é por meio de cursos online que são práticos e permitem que você estude de onde quiser.

Desenvolva uma comunicação clara e objetiva

É importante que você aprenda a desenvolver uma comunicação clara e objetiva, pois no mundo empresarial o que é relevante são os dados.

Dessa forma as informações são passadas de maneira devida, evitando erros e facilitando a compreensão da mensagem.

Além disso, a empresa é capaz de realizar um planejamento mais estruturado, contendo todos os detalhes necessários, o que permite uma melhor tomada de decisão.

Realize análises críticas

Você também deve aprender a realizar análises críticas, pois assim você consegue avaliar as informações de processos importantes da empresa, pois isso possibilita uma melhor tomada de decisão, proporcionando mais agilidade ao processo.

Replique ideias

Quando encontrar ideias que já deram certo em outros projetos não há problema nenhum em replicá-las, pois assim você estará aplicando algo que anteriormente gerou bons resultados.
Por meio de ideias replicadas você é capaz de analisar os detalhes do problema, refletir melhor e realizar as ações necessárias de maneira mais rápida.

No entanto, mesmo que algo seja replicado em uma situação similar o resultado não será igual, pois as situações são diferentes.

Saber lidar com uma grande quantidade de informações

Quem desenvolve o perfil analítico é capaz de lidar com uma grande quantidade de dados, conseguindo interpretá-los, organizá-los e cruzá-los corretamente para então realizar a análise e planejar uma estratégia para solucionar o problema.

Assim você consegue ter informações mais precisas e de qualidade, que ajudarão a empresa na hora de tomar decisões.

Participe de projetos

Uma boa forma de desenvolver o perfil analítico é participar de projetos, seja na sua empresa ou algo voluntário.

Pois assim você poderá aprender técnicas, métodos, conceitos e ter contato com pessoas de áreas diferentes, o que poderá gerar uma boa troca de experiências que será essencial para você como profissional.

Pratique jogos de lógica

Os jogos de lógica são uma forma divertida de desenvolver seu pensamento analítico. Entre os que mais ajudam estão: quebra-cabeças, palavras-cruzadas, xadrez e sudoku.

Essas atividades te ajudam a desenvolver habilidades de observação e estratégia, assim auxiliando na construção do perfil analítico.

» Processos Seletivos + Rápidos e Eficientes
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Agora é com você!

Neste post vimos que o perfil analítico está relacionado com pessoas que são curiosas, detalhistas, metódicas, reservadas e focadas. Que preferem encontrar a solução de problemas por meio da análise de dados concretos e assim não correr riscos.

Este perfil tem sido muito valorizado nas empresas, pois possibilita que o trabalho seja realizado de forma detalhada e assertiva, o que diminui o tempo que gastaria corrigindo erros.

Isso proporciona uma performance melhor e resultados mais satisfatórios, sendo que os setores que mais se beneficiam desse perfil são financeiro, marketing e tecnologia da informação.

As pessoas que pertencem a esse perfil possuem algumas características que as diferenciam das outras e que também fazem toda a diferença no desempenho do seu trabalho.

Entre as características de quem tem o perfil analítico estão:

  • pensamento crítico;
  • curiosidade;
  • análise de dados e informações;
  • realização de pesquisas frequentes;
  • comunicação constante;
  • solução de problemas.

 

São essas características que possibilitam que pessoas com esse perfil apresentem uma boa performance e sejam capazes de entregar resultados mais assertivos e que estejam de acordo com o que o cliente e a empresa espera.

Para desenvolver o perfil analítico é necessário tomar algumas ações, como: ser mais observador, desenvolver o hábito da leitura, realizar pesquisas, questionar e aprender mais.

Além disso, você também deve desenvolver uma comunicação clara e objetiva, realizar análises críticas, replicar ideias, saber lidar com uma grande quantidade de informações, participar de projetos e praticar jogos de lógica.

Dessa forma você conseguirá construir um pensamento analítico e realizar seu trabalho de maneira mais detalhada e planejada.

Isso contribuirá muito para seu desempenho na empresa, possibilitando que você acerte mais no desenvolvimento de projetos e entregue melhores resultados.

Descubra seu Perfil Comportamental!

Responda ao rápido questionário e receba um relatório completo sobre suas habilidades pessoais e interpessoais!