People Analytics: Como o uso de dados transformou a área de RH

Você sabe o que é People Analytics e como ela pode ajudar você em sua rotina de trabalho?

Diariamente os membros do RH fazem uma série de escolhas importantes, como a contratação de um novo funcionário ou a reavaliação do portfólio de benefícios, por exemplo. Qualquer erro de avaliação nessas decisões pode causar grandes prejuízos para o negócio. Então, como aumentar a taxa de acerto?

Não podemos negar que o uso de dados está transformando o ambiente de trabalho. A área de Recursos Humanos cada vez mais utiliza a captação de dados para criar soluções efetivas e os especialistas não estão ignorando esta tendência.

Conhecido por ter uma das maiores quantidades de dados e informações em uma organização, o RH durante muito tempo apenas para criar relatórios descritivos. Faltava neste cenário a habilidade de usá-los de forma adequada e estrategicamente, alinhado os objetivos de negócio.

O que é People Analytics?

People Analytics ou análise de pessoas é a abordagem orientada a dados que coleta, organiza e diagnostica dados sobre as equipes da empresa por meio de softwares que cruzam as informações de diversas fontes.

Também conhecido como análise de talentos ou análise de RH, ele pode ajudar gerentes e executivos a tomar decisões mais assertivas sobre seus funcionários ou força de trabalho.

É considerada por muitos como uma nova conquista para o setor de recursos humanos, pois as organizações estão buscando por um melhor retorno sobre o investimento (ROI) com a aquisição de pessoal.

Os velhos métodos intuitivos não são mais suficientes e a tecnologia tem impulsionado o People Analytics. O aumento do uso da análise de dados é causado por três fatores principais:

1. Quantidade de dados

A explosão da quantidade de dados a partir dos avanços em tecnologia e em softwares. Essa adoção pode ser vista recentemente na transformação dos departamentos de vendas e marketing.

2. Justificar decisões

O setor de RH tem sido cada vez mais questionado para justificar suas decisões com base em resultados mensuráveis. Isso tem direcionado as decisões de negócio a serem tomadas a partir da analítica e dados ao invés de julgamentos subjetivos e instinto.

3. Transformar dados em informação

Grande parte dos departamentos de RH estão “sentados” em montanhas de dados sobre seus funcionários, incluindo demografia, performance, histórico de jobs, compensação e treinamento. Hoje transformar dados em informação já se tornou um diferencial competitivo.

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Por que analisar os dados?

Nos dias de hoje, o maior ativo de qualquer empresa independente de seu porte é a informação. Através dos dados coletados, estruturados e bem avaliados é possível tomar decisões assertivas, otimizar custos, estruturar e criar processos.

Além disso, é fundamental para a criação novos produtos, serviços e, principalmente, mapear e entender o comportamento e necessidades de seus clientes, gerando novas experiências e oportunidades.

Neste cenário, coletar, manipular e analisar os dados torna-se uma questão de competitividade. Veja alguns benefícios:

  • Reconhecer as raízes de um determinado problema;
  • Identificar hábitos e tendências de consumo dos clientes;
  • Ajustar estratégias e ações da empresa;
  • Descobrir riscos de possíveis falhas, vulnerabilidades e fraudes;
  • Tomar decisões mais rápidas;
  • Identificar oportunidades de novos negócios e fontes de receitas;
  • Melhorar a experiência do cliente e aumentar upsell e cross-sell.

 

O que pode ser analisado?

Recentemente, esses dados ainda estavam para serem usados de maneira efetiva e estratégica pelas agências, quadro que tem mudado com a popularidade do People Analytics.

Os principais tipos de dados relacionados a talentos que podem ser analisados são:

  • Dados pessoais, como demografia, habilidades e engajamento;
  • Informações de programa, como frequência, adesão, participação em treinamentos, desenvolvimento e programas de liderança e, por fim, resultados de projetos importantes e atribuições;
  • Dados de performance, como avaliação de rendimento e informações capturadas de instrumentos como avaliações holísticas e de sucessão.

 

Com esses dados, é possível acompanhar de perto e de forma imediata fatores como o engajamento, a produtividade e a satisfação dos colaboradores. Calcular o impacto comercial do seu orçamento de aprendizado e desenvolvimento, prever quais de seus novos contratados terão o melhor desempenho em dois anos. Ou ainda, prever quais novas contratações deixarão sua empresa no primeiro ano.

Com certeza possuir essas informações também irão alterar seus procedimentos e decisões de recrutamento e seleção.

Como é o processo de People Analytics?

O processo do People Analytics acontece em quatro etapas:

1. Coleta

Esse é o momento de coletar os dados e informações que serão, então, analisados pelo People Analytics.

Eles podem vir das redes sociais, de pesquisas realizadas dentro da empresa e com candidatos, dos currículos dos interessados, dos sistemas de gestão da organização e de outros serviços.

2. Cálculo

O cálculo é a etapa de análise de todos os dados coletados. Quanto mais variados forem os dados coletados, mais amplas são as suas possibilidades de análise.

Aqui você descobrirá as respostas para todas as perguntas que fez ao People Analytics, todas de maneira estruturada e clara, o que facilita bastante o próximo passo, que é justamente a análise dessas informações.

3. Análise

A partir dos dados analisados e das respostas aos cálculos feitos anteriormente, você poderá tomar decisões com mais embasamento para a gestão da companhia, permitindo assim que ela cresça cada vez mais.

É aqui que as vantagens e possibilidades do People Analytics mostram seu potencial para revolucionar a gestão de RH da sua empresa. Dessa forma, você pode descobrir novas tendências, lacunas, forças e problemas da sua equipe e da empresa como um todo.

4. Modelagem

A modelagem é o cruzamento de todos os dados, variáveis, números e pesquisas colhidos anteriormente.

Assim, é possível pensar em maneiras de melhor estruturar a equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo e até mesmo elaborar campanhas de conscientização.

Quais os benefícios do People Analytics?

  • Contratações mais acertadas;
  • Ações e resultados mensuráveis;
  • Mais possibilidade de controle dos processos;
  • Melhor rendimento do RH;
  • Redução de custos.

 

Como utilizar o Analytics nos processos de recrutamento e seleção?

Os processos de recrutamento e seleção de novos talentos foram os que mais sofreram mudanças dentro da gestão de pessoas. O People Analytics neste caso, auxilia na definição das características que correspondem ao perfil desejado para determinada função.

Logo, os dados são cruzados com as informações dos potenciais candidatos e é possível indicar o profissional que melhor se encaixa no que foi desejado pela empresa. Além disso, a ferramenta ainda indica quais são os candidatos com maior propensão a deixar a organização e quais são os fatores que poderiam causar essa desistência.

Dessa forma, a empresa pode evitar a contratação de uma determinada pessoa ou agir para solucionar o motivo que faria o profissional sair da organização, reduzindo o turnover.

Contudo, não é dispensada a necessidade de um profissional responsável por analisar e avaliar os talentos e suas condições de alinhamento às exigências da empresa.

Ao unir uma equipe talentosa com ferramentas da tecnologia, sua empresa vai mais longe!

Qual é a ligação e como incorporar o People Analytics ao RH estratégico?

O People Analytics tem uma ligação direta com o RH estratégico, pois proporciona ferramentas valiosas para otimizar o tempo, os gastos e os processos do setor de modo geral. Para incorporar o método não há uma maneira exata, até porque cada gestor tem sua subjetividade no momento de planejar suas estratégias.

De qualquer maneira, vamos expor a seguir um passo a passo que pode servir de norte para a implantação do People Analytics em sua empresa.

1. Trace um objetivo

O primeiro passo para incorporar o People Analytics ao RH estratégico é o gestor compreender quais são os problemas da organização e fazer um planejamento de como iniciar a análise com os dados cruzados.

2. Colete os dados

O setor de RH deve criar uma estratégia que sincronize as observações nas redes sociais dos profissionais, aplicação de entrevistas e elaboração de questionários.

3. Defina métricas e indicadores

A coleta de dados gera um resultado bruto, que pode ter informações relevantes ou não e, se não analisadas corretamente, podem gerar confusões. Logo, é necessário definir métricas e indicadores para direcionar a sua avaliação. Com isso, surgirão inúmeras variáveis a ser analisadas, porém, sob a mesma perspectiva.

4. Correlacione os dados

Para correlacionar os dados e planejar as ações estratégicas, é necessário ter os dados brutos, as métricas e os indicadores em mãos. Feito isso, é necessário observar qual influencia uma variável tem sobre a outra.

Ou seja, se o seu profissional é extremamente produtivo e interessado, no entanto, não é muito pontual e tem problemas ao se relacionar com os colegas. Vale a pena verificar se o perfil dele de fato é para o setor em questão, se ele está infeliz com algum problema pessoal ou se ele tem outra demanda que poderia gerar a ponte entre uma variável e outra.

5. Faça projeções

Por último faça projeções. O setor de Recursos Humanos tem um material valioso para criar um planejamento estratégico, criando resoluções para os desafios que foram levantados quando os objetivos estavam sendo ainda definidos.

Não se esqueça que o plano estratégico, para resolver os desafios, será mais eficaz se a coleta de dados for bastante abrangente.

O que é relatório de performance de RH?

Outro benefício trazido pelo People Analytics é o relatório de performance de RH. Este relatório busca documentar os resultados dos esforços do time de Recursos Humanos regularmente.

Para isso, são usadas métricas e indicadores que apontam os resultados de cada atividade realizada pelo departamento, criando uma avaliação periódica do setor, identificando acertos e erros da equipe. Após essa análise, os líderes montam um plano de ação para fazer as devidas correções de rota, caso seja necessário.

Assim, os gestores de RH garantem que o departamento esteja sempre em evolução e gere os melhores resultados todos os dias.

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Aplique as soluções estratégica definidas!

Procure seguir seu planejamento ao pé da letra. Esteja sempre avaliando o que está ou não gerando resultados para aprimorar cada vez mais o seu plano de ação. Assim, você vai alavancar cada vez mais os seus resultados e tornar sua empresa mais competitiva e reconhecida no mercado, atraindo inúmeras oportunidades valiosas.

Vale lembrar ainda, que o People Analytics atua com a intenção de tornar a gestão de pessoas mais eficiente e adequada às reais demandas da empresa. O sistema permite conhecer a fundo cada indivíduo da organização, formando equipes mais harmônicas e produtivas.

Dessa forma, você poderá fazer melhor proveito de todos os dados disponíveis e colhidos pela organização em redes sociais, e-mails, bancos de talentos e outros meios e aplicá-los no constante aprimoramento e na evolução da sua equipe.

Agora que você já conhece os benefícios de uma gestão de pessoas baseada em dados realísticos da empresa e como o People Analytics pode revolucionar os processos, que tal continuar por dentro das melhores estratégias para o RH da sua empresa?

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