O que é Trabalho Híbrido? Será o Futuro das Empresas?

Em 2020, quase todas as equipes falavam sobre trabalho remoto. Como fazer de forma eficaz, quais foram os desafios e se foi adequado para as organizações.

Em 2021, o assunto agora mudou para a discussão do modelo híbrido.

Como as organizações podem combinar efetivamente os funcionários remotos com um componente presencial, agora que as pessoas estão começando a se reunir novamente?

Conforme os locais de trabalho começam a reabrir, as organizações estão descobrindo que sua força de trabalho não está disposta a desistir do trabalho remoto.

As pessoas que começaram a trabalhar remotamente devido ao COVID-19 apoiam este modelo e desejam continuar a fazê-lo.

Mas nem todas as empresas podem operar remotamente. A solução mais adequada é encontrar o equilíbrio que pode estar na implementação do modelo híbrido.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

O que é trabalho híbrido

O modelo de trabalho híbrido é um estilo de trabalho que permite aos funcionários combinar a realização de suas atividades em diferentes locais: em casa, em trânsito ou na empresa. Um sistema de trabalho híbrido eficaz incentiva:

  • Autonomia
  • Flexibilidade
  • Alta performance
  • Colaboração
  • Relações de trabalho positivas
  • Hábitos de trabalho eficazes

 

À medida que os pensamentos se voltam para o retorno aos locais de trabalho, há uma nova maneira de trabalhar nas mentes dos líderes de negócios em todos os lugares.

Bem-vindo ao mundo do trabalho híbrido

As empresas estão reabrindo seus espaços físicos e muitos empregadores optaram por manter algum nível de trabalho remoto.

De acordo com pesquisas, grande parte das organizações pretende combinar trabalho remoto e local como parte de seus planos de longo prazo.

A maioria dos funcionários agora tem um escritório bem configurado em casa e a pandemia provou que o trabalho remoto pode ser eficaz.

Mas, embora esses trabalhadores tenham mantido a produtividade, eles podem ter perdido o senso de contato pessoal e conexão de que precisam para crescer.

O trabalho híbrido é uma forma de combinar os dois elementos: a autonomia do trabalho remoto e as vantagens sociais e culturais do contato pessoal.

Apesar de ser relativamente fácil oferecer um modelo híbrido, fazê-lo funcionar para o seu negócio requer muito planejamento, bem como suporte adicional para funcionários que podem achar difícil operar pela nova maneira descentralizada de trabalhar.

A ameaça de uma organização desconectada representa um desafio real, em um mundo híbrido.

Uma cultura de apoio e confiança desempenhará um papel crítico durante esses períodos transitórios, tanto para a mudança pós-pandemia como além, para garantir que uma organização mude positivamente e para todos os envolvidos.

Então, como as organizações podem obter o equilíbrio certo e estar mais bem posicionadas para ter sucesso em um mundo pós-pandemia?

Qual é o modelo de trabalho híbrido?

Um modelo de trabalho híbrido oferece o melhor dos dois. Por exemplo, um funcionário pode trabalhar em casa três dias por semana e passar dois dias na empresa.

Ou pode haver dias específicos em que os líderes esperam que os membros da equipe participem de reuniões pessoais.

Esse tipo de arranjo permite que os funcionários mantenham a flexibilidade de que desfrutavam quando trabalhavam em casa, mas ainda mantenham as conexões pessoais com colegas que são tão importantes para a colaboração e o bem-estar.

O trabalho híbrido é um pouco diferente de uma equipe híbrida, em que alguns membros do grupo trabalham juntos no local, algum ou todo o tempo, enquanto outros estão totalmente remotos.

Vamos dar uma olhada nos diferentes tipos de modelo de trabalho híbrido:

Remoto primeiro

Neste caso, qualquer pessoa que tenha as ferramentas para trabalhar remotamente pode fazê-lo na maior parte do tempo.

A maioria das organizações adotou o modelo remoto primeiro no início da pandemia, quando era considerado inseguro viajar de transporte público e conviver com pessoas de fora de casa.

E alguns delas afirmam que vão ficar com o primeiro modelo remoto, mesmo depois que a pandemia terminar.

Empresa ocasional

As empresas continuam a trabalhar remotamente e buscam aproveitar as vantagens das reuniões pessoais e da formação de equipes que um ambiente de trabalho pode nutrir.

Nesse modelo, os funcionários vão na empresa um ou dois dias por semana, permitindo que eles conversem com os colegas de trabalho e participem pessoalmente de reuniões de equipe importantes.

Empresa primeiro

Onde as organizações preferem que a maioria das pessoas trabalhe no escritório, embora ainda ofereçam uma política remota.

Alguns funcionários têm liberdade para trabalhar em casa quando necessário, mas isso não é incentivado ativamente.

Por que trabalho híbrido?

Há algum tempo, o trabalho híbrido tem crescido em popularidade graças a uma Internet mais rápida, ferramentas de colaboração em nuvem e uma maior ênfase na promoção de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

Mas ela só se destacou durante a pandemia na urgência de empresas de todos os lugares romperem os laços do trabalho tradicional.

Embora nem toda organização possa adotar um modelo híbrido, ele está se tornando a forma dominante de trabalhar em alguns setores como finanças e tecnologia.

Marcas importantes como Facebook, Microsoft, PwC e KPMG estão entre as empresas que agora adotam o trabalho híbrido.

Trabalhar em casa traz muitos benefícios que os funcionários não querem perder. Tanto que está se tornando cada vez mais importante para as organizações oferecerem trabalho híbrido para atrair e reter talentos.

Na verdade, 30% dos funcionários dizem que considerariam mudar de emprego se sua organização voltasse a trabalhar inteiramente no local após a pandemia.

Ainda temos que ver como o modelo de trabalho híbrido funcionará a longo prazo. Políticas, práticas e tecnologia de colaboração evoluirão à medida que as organizações encontrarem seu caminho para elas.

Mas é justo presumir que ir para o local de trabalho não será mais uma parte necessária da vida profissional.

Vantagens do trabalho híbrido

Um modelo de trabalho híbrido bem pensado pode ser ótimo para colaboração, produtividade e satisfação do funcionário. As razões para adotar um modelo híbrido incluem:

Saúde pública

Restrições covid, incluindo distanciamento social, ainda existem em muitos países, e ainda há muita ansiedade sobre o retorno aos escritórios.

O trabalho híbrido torna possível ter alguma presença local, ao mesmo tempo que ajuda as pessoas a se sentirem seguras.

Isso é particularmente crítico para pessoas com sistema imunológico comprometido ou para aqueles que são cuidadores de alguma forma.

Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Ao oferecer trabalho híbrido, você está dando aos funcionários a chance de alcançar um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com redução do estresse, menos deslocamento e mais tempo para outras atividades além do trabalho.

Mais de 50% dos funcionários afirmam que gostariam de trabalhar remotamente pelo menos parte do tempo, com muitos preferindo um padrão de trabalho híbrido porque lhes dá a liberdade de escolher onde se sentem mais confortáveis para trabalhar.

Maior pool de talentos

Se sua organização oferece uma combinação de trabalho presencial e remoto, você poderá ampliar sua rede de talentos e atrair pessoas que, de outra forma, não teriam se candidatado a um emprego com você.

Isso significa que você não estará mais limitado a contratar funcionários na área local. Alguém que more em um local mais distante pode querer trabalhar para você se precisar apenas estar fisicamente no escritório, digamos, um dia por semana ou apenas para reuniões.

Maior produtividade

Mesmo antes da pandemia, as evidências sugeriam que o trabalho remoto poderia aumentar a produtividade por causa de menos distrações em casa.

Os empregadores também podem ver os benefícios. Depois de adotar práticas de trabalho remoto durante a pandemia, muitos líderes empresariais perceberam que suas organizações eram pelo menos tão produtivas quanto antes.

Satisfação do empregado

O trabalho híbrido é popular entre os funcionários devido à flexibilidade de trabalhar fora do escritório pelo menos durante parte do tempo.

Algumas pessoas preferem a agitação de estar no escritório, enquanto outras gostam de estar em casa.

O trabalho híbrido pode fornecer a experiência certa do funcionário para ambos os grupos. Também traz oportunidades de trabalho colaborativo, o que pode elevar o moral e um sentimento de união.

Economia em custos de escritório

O trabalho remoto reduz a necessidade de espaço físico, economizando muito dinheiro para as organizações, tanto em termos de tamanho do escritório quanto no custo de manutenção do prédio.

A economia em serviços públicos como ar-condicionado, bem como impressão e material de escritório, pode ser substancial.

Uma grande oportunidade de mudar a cultura

A pandemia trouxe uma mudança positiva na mentalidade em direção a uma cultura de trabalho em qualquer lugar.

Os líderes de negócios podem confiar que a maioria das pessoas trabalhará por sua própria iniciativa e, em muitos casos, essa mudança cultivou relacionamentos mais atenciosos entre os gerentes e suas equipes.

Um local de trabalho híbrido também pode ajudar a construir uma cultura resiliente, preparando você para interrupções futuras.

Com muitos funcionários já trabalhando em casa, você pode facilmente voltar para uma operação totalmente remota, se necessário.

Desafios do trabalho híbrido

Embora o modelo de local de trabalho híbrido pareça encontrar o equilíbrio certo, ele apresenta suas falhas.

Os desafios de adotar um modelo híbrido incluem:

Incompatibilidade nas expectativas de trabalho híbrido

Em termos gerais, os empregadores desejam que os funcionários voltem ao trabalho de forma presencial.

Essa desconexão é deixada clara em pesquisas recentes. Mais de três quartos dos executivos do alto escalão pesquisados esperam que o funcionário “essencial” volte ao escritório pelo menos três dias por semana.

Mas quase três quartos dos funcionários afirmam que gostariam de trabalhar em casa dois ou mais dias por semana e 52% desejam pelo menos três dias de trabalho remoto.

Dificuldades em manter relacionamentos

Estar em uma equipe híbrida é um pouco como estar em um relacionamento à distância. Requer confiança, contato regular e muita determinação para que funcione.

Quando as pessoas estão trabalhando juntas o tempo todo, é relativamente fácil colaborar, dar feedback, obter ajuda, participar de reuniões e construir bases sólidas dentro das equipes.

E quando todos estão trabalhando remotamente, as pessoas se familiarizam com a colaboração virtual e sabem que devem manter contato com check-ins regulares e bate-papos virtuais.

Mas quando as equipes são divididas, pode ocorrer uma desconexão entre as que estão no escritório e as que estão em casa.

Falta de interação espontânea

Muitas pessoas gostam de chats aleatórios que acontecem no local de trabalho. Funcionários remotos podem sentir que perdem a cultura do escritório, a comunicação espontânea e as atividades da equipe.

Estar presente torna mais fácil a interação, ter conversas instantâneas e socializar depois do trabalho.

Muitos dos desafios que as equipes híbridas enfrentam se resumem à facilidade de conexão.

Dificulta a aprendizagem

Este é um dos maiores desafios do trabalho híbrido. Os novos contratados podem encontrar dificuldade em aprender o básico se passarem um tempo limitado com os colegas de escritório.

Além disso, formar laços com colegas de trabalho é muito mais difícil se eles não tiverem nenhuma interação pessoal. Isso pode levar a sentimentos de isolamento e frustração.

Impacto na cultura

O sentimento de pertencer a uma organização pode não ser tão forte como quando as pessoas estão lá o tempo todo.

Os funcionários remotos podem se sentir menos conectados, fora do circuito e como se não pudessem contribuir tanto, acabando por sentir que não se encaixam realmente.

Todos os membros da equipe precisam se sentir investidos no sucesso uns dos outros e do negócio.

Trabalho híbrido na prática

Simplesmente dizer às pessoas que elas podem dividir seu tempo entre a casa e o escritório e torcer para que tudo corra bem não vai resolver o problema.

Você precisará desenvolver uma estratégia sólida de local de trabalho híbrido. Aqui estão algumas sugestões que você deve considerar e que irão ajudá-lo a acertar.

Transparência nas políticas de trabalho híbrido

Implemente políticas que definam claramente o que se espera de sua força de trabalho.

Se alguns funcionários têm permissão para trabalhar remotamente, mas outros não, as pessoas precisam saber a razão por trás dessa decisão para evitar conflitos e ressentimentos.

As perguntas a serem respondidas incluem:

  • Quantos dias as pessoas devem estar no local?
  • Que trabalho é feito melhor pessoalmente do que virtualmente?
  • Devem certos membros da equipe estar no escritório ao mesmo tempo para reuniões e colaboração?

 

É importante obter feedback sobre as novas políticas e fazer ajustes conforme você avança, até encontrar um modelo híbrido que funcione melhor para você.

Horário de trabalho híbrido

Assim como muitas empresas têm escalas para diferentes padrões de turnos, considere o mesmo para seus trabalhadores híbridos.

Isso pode evitar que os funcionários fiquem sempre no local com as mesmas pessoas ou fiquem sozinhos no escritório quando todos estão trabalhando em casa.

Além de mostrar onde os funcionários estão trabalhando, os turnos podem ajudá-lo a ver o que as pessoas estão fazendo, para que todos estejam informados.

Como alternativa, você pode usar calendários compartilhados, para que saibam quando as pessoas planejam ficar no escritório.

» Sistema Online de Recrutamento e Seleção
Recrute de forma Assertiva com Análises Comportamentais e Diminua o Turnover com a Gestão de Talentos!

Com o RHbot você encontra o talento ideal para cada vaga, criando um processo seletivo mais ágil e assertivo. Automatizando processos você elimina erros e economiza dinheiro!

Cadastre-se no link abaixo, experimente nosso sistema online de forma gratuita e transforme os resultados do seu RH.

Comunicação

A comunicação com funcionários remotos é diferente da comunicação local e pode exigir mais reflexão.

Você pode precisar de check-ins mais frequentes para ver como as pessoas estão lidando com o trabalho de casa e se precisam de qualquer suporte extra, seja mais TI, uma cadeira melhor ou orientação de atenção plena.

Pode ser útil realizar pesquisas regulares que forneçam feedback instantâneo sobre o engajamento e o moral dos funcionários em um ambiente de trabalho híbrido.

Mostre que você aceita a honestidade e as expressões de vulnerabilidade e que todos têm voz.
Inclusão

Pense bem na inclusão e em como as equipes podem trabalhar juntas em uma configuração híbrida.

É vital não aumentar as desigualdades existentes, marginalizando aqueles que trabalham principalmente de forma remota, como cuidadores, mães que trabalham e pessoas com deficiência.

Frequentemente, há um preconceito inconsciente contra os trabalhadores domésticos, portanto, certifique-se de que eles tenham as mesmas oportunidades e se sintam tão valorizados quanto aqueles que voltam ao escritório.

Planilha Gratuita

Controle o Desempenho dos Colaboradores de Forma Prática, Fácil e Eficiente!

Insira seu MELHOR E-MAIL abaixo e receba a planilha agora mesmo, de forma gratuita.